Esta rotina permite imprimir boletos de títulos distintos.

  1. Clique na aba Ferramentas do Contas a receber.
  2. Clique em Imprimir Boletos no menu.
  3. Nos filtros apresentados em sequência, informe os dados nos respectivos campos de cada tela para localizar e selecionar os títulos a serem impressos. 

  4. Clique em Avançar para seguir à próxima tela até a conclusão do processo ou em Voltarcaso queira retornar alguma etapa. 

    CampoDescrição
    Mostrar somente títulos cadastrados com esta conta bancária do "Histórico de Carteira"
    • Marcada: Seleciona somente os títulos cadastrados com a conta bancária informada no campo Histórico de Carteira do título.
      Esta rotina evita que títulos com uma conta bancária informada no histórico de carteira sejam enviados para a conta bancária informada nesta tela de impressão do boleto ou até mesmo de geração do arquivo remessa.

    • Desmarcada: Seleciona apenas títulos cadastrados com a conta bancária informada no campo acima, independentemente de estarem ou não cadastrados também no campo Histórico de Carteira do título.
    Gerar boleto bancário sem valor
    • Marcada: Os boletos bancários serão gerados com as informações das pessoas selecionadas. Estes boletos não terão nenhum vínculo com títulos já cadastrados.

    • Desmarcada: Gera boletos independentemente de estarem ou não com valores cadastrados.
    Reimpressão de boletoTipo de cobrança para reimpressão de boleto bancário
    • Marcada: Seleciona somente os títulos já impressos com um tipo de cobrança específico para realizar a reimpressão. Caso este campo não seja preenchido, o sistema utilizará o último tipo de cobrança informado no título.

    • Desmarcada: Filtra os títulos independentemente do tipo de cobrança cadastrado ou somente o tipo de cobrança incluso no filtro.
    Calcular um novo "Nosso Número" para títulos com boletos já impressos


    • Marcada: O número será sequencial e calcula uma nova numeração que iniciará o boleto no campo "Nosso Número", cujos boletos já foram impressos. Essa opção deve ser utilizada quando realmente houver necessidade de alteração do "Nosso Número", pois o banco identificará o título como uma nova cobrança, visto que o número dele será outro.

    • Desmarcada: Mantém o mesmo "Nosso Número" nos boletos dos títulos cujos boletos já foram impressos.


  5. No quadro Filtro por títulos, no campo Títulos disponíveis, selecione cada título individualmente ou a primeira caixa de seleção para marcar todos eles. 
  6. (Opcional) Altere o "Nosso número" inicial sugerido para o sistema dar sequência nos boletos impressos dos títulos selecionados. 
  7. Clique em Avançar.
  8. (Opcional) No Filtro por títulos selecionados, clique em Layout caso seja necessário alterar o Layout para impressão dos boletos a serem gerados.

    Este layout é apresentado automaticamente com base no RTM padrão para impressão de boleto, configurado no Configurador Bimer, em Financeiro/ Informações bancárias/ Contas bancárias/ aba Boleto bancário/Arquivo Remessa / Dados para cobrança.

  9. (Opcional) Clique em Layout caso seja necessário alterar o Layout alternativo para impressão de títulos com mais de X itens dos boletos a serem gerados. 

    Este quadro é apresentado somente quando habilitado no Configurador Bimer, em Financeiro/ Opções/ Boleto bancário/Arquivo remessa/ Emissão de boleto/ Geral, a opção "Utilizar arquivo de layout alternativo na impressão de boleto quando o título possui mais de "X" itens". Este recurso visa verificar o número de itens do título que será impresso e, caso possua mais do que o número de itens definido na configuração citada, será utilizado o Layout alternativo. Do contrário, será usado o Layout para impressão (Layout padrão). Caso seja impresso mais de um título, o sistema realizará um filtro com aqueles que possuem a quantidade de itens menor ou igual ao número de itens da configuração e realizará a impressão com o Layout para impressão (Layout padrão). Fará também uma segunda impressão com o Layout alternativo para títulos que possuem mais itens do que os especificados na configuração.

  10. Escolha uma ação de envio:

    (informação)  Ao enviar o boleto de cobrança, será registrado, no histórico de carteira, a informação da data de envio, o tipo de envio dos boletos e em qual aplicativo foi enviado.

    RecursoDescrição
    Visualizar

    Abre a tela de visualização do boleto, conforme layout de impressão selecionado. Caso a conta bancária informada estiver configurada para Integração de boletos com o banco, localizado no Configurador Bimer em Financeiro/ Informações bancárias/ Conta bancária/ aba Dados da conta corrente e já houver registro do título no banco, será aberto a visualização do boleto. Do contrário, o sistema emitirá um alerta informando que o título não foi registrado e questionando se deseja enviar.

    ImprimirAbre a tela de impressão do boleto, conforme layout de impressão selecionado. Caso a conta bancária informada estiver configurada para Integração de boletos com o banco, localizado no Configurador Bimer em Financeiro/ Informações bancárias/ Conta bancária/ aba Dados da conta corrente e já houver registro do título no banco, será aberta a tela de impressão do boleto. Do contrário, o sistema emitirá um alerta informando que o título não foi registrado e questionando se deseja enviar. Ao clicar em "Sim" será enviado o boleto ao banco e após ser registrado será aberto a tela de impressão do boleto.
    Gerar PDF

    Abre a tela para geração do boleto em PDF, conforme layout de impressão selecionado.Caso a conta bancária informada estiver configurada para Integração de boletos com o banco, localizado no Configurador Bimer Financeiro/ Informações bancárias/ Conta bancária/ aba Dados da conta corrente e já houver registro do título no banco, será abert a tela para geração do boleto em PDF. Do contrário, o sistema emitirá um alerta informando que o título não foi registrado e questionando se deseja enviar. Ao clicar em "Sim" será enviado o boleto ao banco e após ser registrado será aberto a tela para geração do PDF do boleto.

    Este recurso não será habilitado caso seja informada uma conta bancária do banco GerenciaNet que esteja configurada para Integração de boletos com o banco, localizado no Configurador Bimer, em Financeiro / Informações bancárias/ Contas bancárias/ Dados da conta corrente.

    E-mailAbre a tela para envio do boleto para o cliente por e-mail. Caso a conta bancária informada estiver configurada para Integração de boletos com o banco, localizado no Configurador Bimer em Financeiro/ Informações bancárias/ Conta bancária/ aba Dados da conta corrente e já houver registro do título no banco, será aberta a tela de envio de boleto por e-mail. Do contrário, o sistema emitirá um alerta informando que o título não foi registrado e questionando se deseja enviar. Ao clicar em "Sim" será enviado o boleto ao banco e após ser registrado será aberta a tela de envio de boleto por e-mail.
    Envio para cliente

    Permite enviar documentos, como modelos de folders, cartas pós-vendas, informativos e aviso de reajuste de cobrança à pessoas do título selecionado.

    Os HTML's dos folders, cartas pós-vendas, informativos, aviso de reajuste de cobrança, entre outros modelos, são cadastrados no Configurador Bimer, em Geral / Outros Cadastros / Modelos de envio para cliente. Eles também deverão estar vinculados ao cadastro de perfil do usuário ou ao perfil individual do usuário no sistema Cadastro de Usuário, em Usuários/ Perfis de acesso do usuário/ Sistemas: Acessos gerais / Acessos: Envio em massa para o cliente/ quadro Modelos de envio para cliente.

    Este recurso não será habilitado caso seja informada uma conta bancária do banco GerenciaNet que esteja configurada para Integração de boletos com o banco, localizado no Configurador Bimer, em Financeiro / Informações bancárias/ Contas bancárias/ Dados da conta corrente.

    Enviar boleto ao bancoA comunicação com o banco é realizada com o envio do título e registro do boleto. Caso o título já tenha sido enviado, será apresentada mensagem informando que o boleto já foi registrado.  Este recurso será habilitado apenas quando a conta informada estiver configurada para Integração de boletos com o banco, localizado no Configurador Bimer em Financeiro/ Informações bancárias/ Conta bancária/ aba Dados da conta corrente.
    WhatsApp

    Permite enviar uma cobrança a partir do aplicativo de troca de mensagens WhatsApp Web.

    Para esta rotina, será enviado informações e dados de pagamento do boleto para o WhatsApp® do contato selecionado do cliente ou outro número indicado. Para boletos com pagamento via PIX, a conta selecionada deve possuir uma chave pix cadastrada, assim como ter selecionado um layout que gere chave pix.

    O envio é feito através do WhatsApp, portanto, você precisa definir qual máquina terá o WhatsApp Web configurado. Ou seja, você pode trabalhar em qualquer máquina, mas lembre-se que o envio deve ser realizado sempre na máquina que está o WhatsApp Web configurado. O envio por outra máquina anula automaticamente a sessão do WhatsApp Web na máquina configurada anteriormente. Ao seguir as orientações do sistema, o seu cliente irá receber os dados pelo WhatsApp!