Esta rotina permite imprimir boletos de títulos distintos.
- Clique na aba Ferramentas do Contas a receber.
- Clique em Imprimir Boletos no menu.
Nos filtros apresentados em sequência, informe os dados nos respectivos campos de cada tela para localizar e selecionar os títulos a serem impressos.
Clique em Avançar para seguir à próxima tela até a conclusão do processo ou em Voltar, caso queira retornar alguma etapa.
Campo Descrição Mostrar somente títulos cadastrados com esta conta bancária do "Histórico de Carteira" - Marcada: Seleciona somente os títulos cadastrados com a conta bancária informada no campo Histórico de Carteira do título.
Esta rotina evita que títulos com uma conta bancária informada no histórico de carteira sejam enviados para a conta bancária informada nesta tela de impressão do boleto ou até mesmo de geração do arquivo remessa. - Desmarcada: Seleciona apenas títulos cadastrados com a conta bancária informada no campo acima, independentemente de estarem ou não cadastrados também no campo Histórico de Carteira do título.
Gerar boleto bancário sem valor - Marcada: Os boletos bancários serão gerados com as informações das pessoas selecionadas. Estes boletos não terão nenhum vínculo com títulos já cadastrados.
- Desmarcada: Gera boletos independentemente de estarem ou não com valores cadastrados.
Reimpressão de boleto Tipo de cobrança para reimpressão de boleto bancário Marcada: Seleciona somente os títulos já impressos com um tipo de cobrança específico para realizar a reimpressão. Caso este campo não seja preenchido, o sistema utilizará o último tipo de cobrança informado no título.
- Desmarcada: Filtra os títulos independentemente do tipo de cobrança cadastrado ou somente o tipo de cobrança incluso no filtro.
Calcular um novo "Nosso Número" para títulos com boletos já impressos Marcada: O número será sequencial e calcula uma nova numeração que iniciará o boleto no campo "Nosso Número", cujos boletos já foram impressos. Essa opção deve ser utilizada quando realmente houver necessidade de alteração do "Nosso Número", pois o banco identificará o título como uma nova cobrança, visto que o número dele será outro.
- Desmarcada: Mantém o mesmo "Nosso Número" nos boletos dos títulos cujos boletos já foram impressos.
- Marcada: Seleciona somente os títulos cadastrados com a conta bancária informada no campo Histórico de Carteira do título.
- No quadro Filtro por títulos, no campo Títulos disponíveis, selecione cada título individualmente ou a primeira caixa de seleção para marcar todos eles.
- (Opcional) Altere o "Nosso número" inicial sugerido para o sistema dar sequência nos boletos impressos dos títulos selecionados.
- Clique em Avançar.
(Opcional) No Filtro por títulos selecionados, clique em caso seja necessário alterar o Layout para impressão dos boletos a serem gerados.
Este layout é apresentado automaticamente com base no RTM padrão para impressão de boleto, configurado no Configurador Bimer, em Financeiro/ Informações bancárias/ Contas bancárias/ aba Boleto bancário/Arquivo Remessa / Dados para cobrança.
(Opcional) Clique em caso seja necessário alterar o Layout alternativo para impressão de títulos com mais de X itens dos boletos a serem gerados.
Escolha uma ação de envio:
Ao enviar o boleto de cobrança, será registrado, no histórico de carteira, a informação da data de envio, o tipo de envio dos boletos e em qual aplicativo foi enviado.Recurso Descrição Visualizar Abre a tela de visualização do boleto, conforme layout de impressão selecionado. Caso a conta bancária informada estiver configurada para Integração de boletos com o banco, localizado no Configurador Bimer em Financeiro/ Informações bancárias/ Conta bancária/ aba Dados da conta corrente e já houver registro do título no banco, será aberto a visualização do boleto. Do contrário, o sistema emitirá um alerta informando que o título não foi registrado e questionando se deseja enviar.
Imprimir Abre a tela de impressão do boleto, conforme layout de impressão selecionado. Caso a conta bancária informada estiver configurada para Integração de boletos com o banco, localizado no Configurador Bimer em Financeiro/ Informações bancárias/ Conta bancária/ aba Dados da conta corrente e já houver registro do título no banco, será aberta a tela de impressão do boleto. Do contrário, o sistema emitirá um alerta informando que o título não foi registrado e questionando se deseja enviar. Ao clicar em "Sim" será enviado o boleto ao banco e após ser registrado será aberto a tela de impressão do boleto. Gerar PDF Abre a tela para geração do boleto em PDF, conforme layout de impressão selecionado.Caso a conta bancária informada estiver configurada para Integração de boletos com o banco, localizado no Configurador Bimer Financeiro/ Informações bancárias/ Conta bancária/ aba Dados da conta corrente e já houver registro do título no banco, será aberto a tela para geração do boleto em PDF. Do contrário, o sistema emitirá um alerta informando que o título não foi registrado e questionando se deseja enviar. Ao clicar em "Sim" será enviado o boleto ao banco e após ser registrado será aberto a tela para geração do PDF do boleto.
Este recurso não será habilitado caso seja informada uma conta bancária do banco GerenciaNet que esteja configurada para Integração de boletos com o banco, localizado no Configurador Bimer, em Financeiro / Informações bancárias/ Contas bancárias/ Dados da conta corrente.
E-mail Abre a tela para envio do boleto para o cliente por e-mail. Caso a conta bancária informada estiver configurada para Integração de boletos com o banco, localizado no Configurador Bimer em Financeiro/ Informações bancárias/ Conta bancária/ aba Dados da conta corrente e já houver registro do título no banco, será aberta a tela de envio de boleto por e-mail. Do contrário, o sistema emitirá um alerta informando que o título não foi registrado e questionando se deseja enviar. Ao clicar em "Sim" será enviado o boleto ao banco e após ser registrado será aberta a tela de envio de boleto por e-mail. Envio para cliente Permite enviar documentos, como modelos de folders, cartas pós-vendas, informativos e aviso de reajuste de cobrança à pessoas do título selecionado.
Este recurso não será habilitado caso seja informada uma conta bancária do banco GerenciaNet que esteja configurada para Integração de boletos com o banco, localizado no Configurador Bimer, em Financeiro / Informações bancárias/ Contas bancárias/ Dados da conta corrente.
Enviar boleto ao banco A comunicação com o banco é realizada com o envio do título e registro do boleto. Caso o título já tenha sido enviado, será apresentada mensagem informando que o boleto já foi registrado. Este recurso será habilitado apenas quando a conta informada estiver configurada para Integração de boletos com o banco, localizado no Configurador Bimer em Financeiro/ Informações bancárias/ Conta bancária/ aba Dados da conta corrente. WhatsApp Permite enviar uma cobrança a partir do aplicativo de troca de mensagens WhatsApp Web.
Para esta rotina, será enviado informações e dados de pagamento do boleto para o WhatsApp® do contato selecionado do cliente ou outro número indicado. Para boletos com pagamento via PIX, a conta selecionada deve possuir uma chave pix cadastrada, assim como ter selecionado um layout que gere chave pix.
O envio é feito através do WhatsApp, portanto, você precisa definir qual máquina terá o WhatsApp Web configurado. Ou seja, você pode trabalhar em qualquer máquina, mas lembre-se que o envio deve ser realizado sempre na máquina que está o WhatsApp Web configurado. O envio por outra máquina anula automaticamente a sessão do WhatsApp Web na máquina configurada anteriormente. Ao seguir as orientações do sistema, o seu cliente irá receber os dados pelo WhatsApp!