No conceito de aplicação automática o banco, em períodos consecutivos ou não, realiza o débito de um determinado valor de sua conta bancária para transferir essa quantia para uma conta de aplicação. É chamado valor de aplicação, quando o banco "investe" esse dinheiro em fundos de investimento (renda fixa, variável e etc.). O valor, somado aos juros obtidos, é creditado novamente na conta debitada. A diferença entre os juros que o banco repassa para a conta aplicação, nesse contexto, possui o termo em inglês spread, que traduzido significa margem ou lucro do banco

Para realizar a rotina de aplicação automática, conforme instruções a seguir, é imprescindível que as configurações necessárias para a realização da rotina já tenham sido realizadas. 

  1. Informe a Empresa e a Conta para movimentação, no filtro principal do Disponível.
  2. Clique na aba Ferramentas.

  3. Clique em Saldo de Abertura (Aplicação automática).

    Uma vez lançado o saldo, este recurso mudará seu nome para Editar Saldo de Abertura (Aplicação automática).

  4. Informe a data e o saldo de abertura da conta.

  5. Clique em Ok.

    No caso da aplicação automática, esse saldo de abertura não se refere à data e valor de quando a conta de aplicação começou a ser iniciada no banco, mas quando ela começará a ser utilizada e controlada pelo Bimer. É importante atentar para o extrato bancário importado futuramente, pois nele as movimentações referentes à aplicação automática devem ter a data superior à de abertura de saldo aplicação.

    Digamos que o contrato com o banco de utilizar a conta de aplicação automática começou em 01/01/2011, mas somente em 01/06/2015 sua empresa começará a integrar as movimentações de aplicação automática com o sistema. Neste caso, a data e valor no saldo de abertura deverá ser do dia 01/06/2015.

  6. (Opcional) Clique em Lançar taxa de aplicação no menu e informe a Data e o Valor relativo à taxa bancária de aplicação. O valor lançado neste campo será deduzido do saldo de aplicação automática e não será creditado à conta bancária por tratar-se de uma tarifa de operação da aplicação automática.

  7. Realize a rotina de conciliação automática normalmente ou crie um movimento marcando a opção Lançamento para conta de aplicação automáticaApós realizar a movimentação, a tela principal do Disponível é apresentada da seguinte forma:


A . Os movimentos referentes à aplicação automática possuem uma legenda de status com a cor ciano, representando o Lançamento de aplicações automática;


.  Através das colunas dos movimentos é possível identificar o Saldo contaSaldo aplicação e Saldo conta + aplic., de maneira que você possa analisar a movimentação separadamente do que está nas duas contas e o somatório delas.


C. Na parte inferior da tela serão apresentados os campos Saldo conciliação + aplicaçãoSaldo empresa + aplicaçãoItens a compensar e Saldo futuro + aplicação. Esses valores seguem a mesma lógica das colunas, porém com o diferencial de que estes campos serão somados com o valor do saldo de aplicação.

 


A visão de Entrada e Saída nos movimentos de aplicação automática é leva em consideração o ponto de vista da conta de aplicação. Por exemplo, se possui um valor na coluna de saída, isso significa que está saindo do saldo de aplicação e dando entrada no saldo da conta, ou seja, neste caso, está sendo realizado o resgate. Se fosse um débito do saldo da conta, haveria um movimento na coluna Entrada com o valor debitado para entrar na conta de aplicação.


6. Realize o Lançamento de saldo no banco.

O saldo final na Conta Aplicação tem rendimentos periodicamente, mas no extrato bancário não consta essa informação, possui somente movimentações em cima da Conta Corrente. Dessa forma, o sistema não sabe, de forma automática, quanto rende o dinheiro na Conta Aplicação e nem o seu saldo final atualizado/atual. Para isso, é necessário que esses valores sejam lançados manual e periodicamente no sistema para que o saldo e o recebimento sejam apresentados. Todavia, caso esteja marcada a configuração Atualizar saldo aplicação automática ao realizar o realinhamento de saldo, localizada no Configurador Bimer, em Financeiro / Opções / Disponível, não será necessário lançar diariamente os saldos de aplicação. Neste caso, o sistema verifica o saldo anterior e atualiza quando lançada movimentação como aplicação automática.