Através desta rotina é possível cadastrar as instituições bancárias que serão utilizadas nos sistemas Contas a Receber, Contas a Pagar e Movimento Bancário.

Cadastrar Banco


  1. Acesse o Configurador Bimer, em Financeiro / Informações bancárias/ Bancos.
  2. Clique em Novo.
  3. Cadastre o banco, incluindo os campos:

    CampoDescrição
    CódigoInforme o código do banco (código junto a Febraban, que normalmente é usado por exemplo em qualquer operação de transferência).
    NomeInforme a descrição do banco (razão social do banco, por exemplo).
    Taxa bancária

    Informe o valor da taxa bancária cobrada pelo banco. Esse valor é utilizado na emissão de boletos e acrescido ao valor do título a receber.

    Calcular 'NOSSO NÚMERO' para títulos enviados via arquivo remessa

    Marque esta opção para que o sistema realize o cálculo do Nosso número de acordo com as informações da conta bancária.

    Antes de marcar esta opção, confirme com o banco se este realizará cálculo do Nosso número ou se pode ser realizado diretamente pelo sistema. Esta opção é marcada para a maioria dos bancos e influencia diretamente no cálculo do Dígito Verificador (DV) do Nosso Número (número do título no banco). Quando há emissão de boletos, esta opção precisa estar marcada para impressão correta do código de barras.

  4. Nas abas seguintes, informe o arquivo e diretório do banco incluindo os campos:

    CampoDescrição
    BoletoInforme o layout no formato RTM ou HTML que será utilizado pelo sistema para a emissão dos boletos. Este mesmo layout também pode ser informado no cadastro de contas, caso seja um layout específico para a conta.
    Guia de depósitoInforme o arquivo de layout (.RTM) a ser utilizado pela empresa na impressão da guia de depósito.

    Cálculo do DV

    Selecione a forma de cálculo utilizada para achar o dígito verificador do Nosso Número. Deve ser selecionado de acordo com o banco que estiver sendo cadastrado, visto que cada banco tem seu padrão de Dígito Verificador. Portanto, se um boleto ou um arquivo remessa for rejeitado no banco por erro no DV, é provável que esta configuração esteja incorreta.
    No cadastro da conta também é possível vincular esse cálculo, caso uma determinada conta tenha um padrão de DV específico. Vale salientar ainda que existem bancos que utilizam o padrão de dígito verificador de outros bancos, porém esses casos são uma exceção.

    Exemplo:

     Se você está realizando as configurações no cadastro do Banco do Brasil, então o cálculo do DV a ser utilizado é o do Banco do Brasil.

    AbaQuadroDescrição
    MensagensMensagens

    Informe as mensagens previamente cadastradas que serão utilizadas no arquivo remessa e impressão de boletos de Contas a Receber.

    Caso queira cadastrar uma nova mensagem, acesse o Configurador Bimer em Geral / Outros cadastros / Mensagens.

    Baixa automática (leitura de arquivo retorno)OcorrênciaAs ocorrências cadastradas nesse quadro serão utilizadas na rotina de importação do arquivo retorno, que é o arquivo que o banco envia contendo os pagamentos e registros de boletos que foram feitos no período. Essa ocorrência indica o tipo de movimentação realizada, se um boleto foi pago pelo cliente ou enviado para protesto, por exemplo. Os códigos de ocorrência variam para cada banco, e para cadastrar essas informações será preciso consultar primeiramente o manual do banco. Através dessas ocorrências é possível definir, por exemplo, quais deverão baixar automaticamente um título ao serem encontradas na importação do arquivo retorno no financeiro A Receber, podendo definir ainda o tipo de baixa que será utilizado.
    Motivo

    Cadastre o motivo para o detalhamento de uma ocorrência. Dependendo da ocorrência cadastrada, poderá conter alguns motivos.

    O motivo é utilizado quando uma ocorrência indica, por exemplo, uma rejeição do boleto por algum motivo.

    CampoDescrição
    Layout do cheque (avulso)

    Informe o arquivo layout para impressão de cheques avulsos desse banco.

    Este campo só ficará habilitado caso o layout para impressão de cheques não tenha sido configurado em Configurador Bimer / Financeiro / Opções / Cheque/ A pagar campo Layout impressora de cheque.

    Layout do cheque (formulário contínuo)Informe o arquivo layout para impressão de cheques em formulário contínuo desse banco.
    Impressora comumSelecione a empresa a ser utilizada como padrão para impressão de cheques desse banco.

    Ocorrência

    As ocorrências cadastradas nesse quadro serão utilizadas na rotina de importação do arquivo retorno, que é o arquivo que o banco envia contendo os pagamentos e registros de boletos que foram feitos no período. Essa ocorrência indica que tipo de movimentação foi feita, se um boleto foi pago pelo cliente ou enviado para protesto, por exemplo. Os códigos de ocorrência variam para cada banco, e para cadastrar essas informações será preciso consultar primeiramente o manual do banco. Através dessas ocorrências é possível definir, por exemplo, quais deverão baixar automaticamente um título ao serem encontradas na importação do arquivo retorno no financeiro A Pagar, podendo definir ainda o tipo de baixa que será utilizado.
    Motivo

    Cadastre o motivo para o detalhamento de uma ocorrência. Dependendo da ocorrência cadastrada, poderá conter alguns motivos.

    O motivo é utilizado quando uma ocorrência indica, por exemplo, uma rejeição do boleto por algum motivo.

    Campo

    Descrição

    Descrição que irá representar um depósito de cheque no extrato bancárioInforme a descrição que será utilizada para representar um depósito específico de cheques no extrato bancário.
    Diretório para importação do extrato bancário (conciliação bancária automática)Informe o diretório criado para importação de extratos utilizado na rotina de conciliação automática.
    Padrão do arquivo a ser utilizado pela conciliação bancária automática

    Marque o tipo de arquivo que será utilizado na importação de extratos bancários para esse banco, podendo ser Money (.OFX), Quicken (.OFC) ou Específico (.DLL).

    Dica:

    Cada banco trabalha com um tipo de arquivo. Se tentar importar com o arquivo .ofx e não der certo, tente com o .ofc.

    Para saber mais sobre Arquivo .OFX  x Arquivo .OFC, clique aqui.

    Informe o nome da DLL a ser utilizada para conciliação bancária automática específicaInforme a descrição da respectiva DLL a ser utilizada para conciliação bancária automática, caso tenha marcado a opção “Específico (.DLL) no campo acima.

  5. Clique em Ok.


Localizar Banco 


  1. Acesse o Configurador Bimer, em Financeiro / Informações bancárias/ Bancos.
  2. Clique em Localizar.
  3. Selecione o Campo a ser selecionado.

  4. Insira no campo Procurar por a informação relativa ao campo selecionado.

  5. Clique em Localizar.
  6. Selecione o banco.
  7. Clique em Ok.

Editar Banco


  1. Acesse o Configurador Bimer em Financeiro / Informações bancárias/ Bancos.
  2. Localize o banco.
  3. Clique em Editar.
  4. Altere as informações.

  5. Clique em Ok.


Excluir Banco


Não é permitido realizar a exclusão de um banco já utilizado.

  1. Acesse o Configurador Bimer em Financeiro / Informações bancárias/ Bancos.
  2. Localize o banco.
  3. Clique em Excluir.

Visualizar Banco


Permite visualizar um relatório de todas os bancos que foram cadastrados nesta rotina. 

  1. Acesse o Configurador Bimer em Financeiro / Informações bancárias/ Bancos.
  2. Escolha o campo no qual será ordenado o relatório.
  3. Clique em Ok.

    Dica:

    Maximize a tela para melhor exibição do relatório.

Imprimir Banco


Permite imprimir todas os bancos que foram cadastrados nesta rotina. 

  1. Acesse o Configurador Bimer, em Financeiro / Informações bancárias/ Bancos.
  2. Escolha o campo no qual será ordenado o relatório.
  3. Clique em Imprimir.