O módulo Pré-pedido de Venda do Bimer UP consiste, basicamente, em um orçamento de venda. Seu principal objetivo é a reserva e verificação da quantidade disponível em estoque quando o pré-pedido é transformado em pedido de venda.
Com o pré-pedido, você pode registrar e gerenciar, também em dispositivos móveis, o que foi orçado com o cliente, suas condições comerciais e financeiras pré-negociadas e demais informações.
No Pré-Pedido Web, é possível validar os produtos que cada usuário pode acessar ao cadastrar ou editar uma venda. A restrição pode ser configurada por família de produto, grupo de produto ou produto específico. Para ajustar essas permissões, acesse o Cadastro de Usuário em Configuração do Usuário/ Produto Relacionado/ aba Pré-Pedido Web.
Configurações
As configurações referentes as operações e números de dias para visualização das notas e pedidos não podem ser alteradas pelo Bimer UP.
Elas aparecem na tela de configurações no Bimer UP para facilitar a identificação sem a necessidade de sair do módulo.
- Acesse a aba Faturamento / Pré-pedido, no menu do Bimer UP.
- Clique em Configurações.
- Verifique as mesmas informações indicadas em Configurador Bimer / Faturamento / Opções.
- Configure qual operação terá preferência de preenchimento ao criar um pré-pedido.
- Clique em Salvar.
Criar Pré-pedido
- Acesse a aba Faturamento / Pré-pedido, no menu do Bimer UP.
- Selecione a empresa.
- Clique em + Pré-pedido.
- Informe o cliente do pré-pedido.
Selecione a operação do pré-pedido.
A operação já vem sugerida automaticamente conforme o configurado em Configurador Bimer / Faturamento / Opções / Operações .
- Clique em + Adicionar Itens.
- Informe o produto/serviço a ser adicionado.
- Defina o setor de onde o produto/serviço irá sair.
- Escolha a tabela de preço e/ou informe o valor unitário.
- Selecione percentual ou valor, e informe o acréscimo e/ou desconto.
- Clique em Salvar.
Utilize as funcionalidades:
Negociação
Configure o meio de pagamento que vai gerar títulos a receber.- Clique em Negociação.
- Escolha como deseja cadastrar a negociação:
- Prazo cadastrado:
- Clique em Adicionar Negociação / Prazo Cadastrado.
- Selecione o prazo.
- Selecione a forma de pagamento de entrada.
- Selecione a forma de pagamento das parcelas (quando houver).
- Parcelas manuais:
- Clique em Adicionar Negociação / Parcelas manuais.
Selecione a Forma de pagamento .
- Informe os Dias ou a Data de vencimento.
- Defina a Alíquota ou Valor desta parcela.
Clique em Salvar.
Repita este processo para cada parcela que deseje cadastrar.
- Prazo cadastrado:
- Clique em Salvar novamente.
Repasses
Administre os funcionários ou representantes que receberão comissão da venda.- Clique em Repasses.
- Clique em Adicionar Repasses.
- Informe a pessoa de repasse e, quando possível, a categoria, funcionário ou representante.
- Informe as alíquotas de faturamento e/ou duplicata do repasse.
- Clique em Salvar.
Repita este processo para cada pessoa de repasse que deseje cadastrar.
- Clique em Salvar novamente.
Endereços
Aqui, são informados os endereços referentes ao pedido cadastrado.Selecione os endereços de entrega e de cobrança.
Transporte
Cadastre as informações referentes ao frete, bem como a(s) transportadora(a) utilizada(s) para a entrega da mercadoria.Caso haja, será resgatada a transportadora informada no cadastro do Cliente.
Observação
Nos campos Observações do pré-pedido e Observações da nota fiscal é permitido incluir "livremente" uma observação de maneira que será apresentada diretamente no corpo do pré-pedido ou no DANFE.
- (Opcional) Selecione e informe o percentual ou valor de Acréscimo e/ou Desconto a ser aplicado para o valor total. Cálculo de Impostos em Tempo Real!
Os impostos são calculados conforme você preenche as informações do pedido, seguindo as configurações pré-definidas dos impostos. Você pode consultar esses valores ao clicar no ícone . O cálculo é atualizado instantaneamente sempre que há alterações em itens, frete, acréscimos, descontos, cliente ou operação, garantindo precisão e agilidade no processo.
As configurações de impostos do Bimer desktop são refletidas diretamente no Bimer UP, garantindo que todas as regras configuradas sejam consideradas nos cálculos. Para usufruir desse recurso, é obrigatória a instalação do componente Bimer Connect para os impostos serem calculados.
- Clique em Salvar.
Filtrar Pré-pedidos
- Acesse a aba Faturamento / Pré-pedido, no menu do Bimer UP.
- Selecione a empresa.
- Clique em Filtros.
- Preencha os filtros conforme necessário.
- Clique em Filtrar.
Editar Pré-pedido
- Acesse a aba Faturamento / Pré-pedido, no menu do Bimer UP.
- Selecione a empresa.
- Localize o pré-pedido a ser alterado.
- Clique em Editar.
- Faça as alterações necessárias.
- Clique em Salvar.
Duplicar Pré-pedido
- Acesse a aba Faturamento / Pré-pedido, no menu do Bimer UP.
- Selecione a empresa.
- Localize o pré-pedido a ser duplicado.
- Clique em Duplicar.
- Faça as alterações, se necessárias.
- Clique em Salvar.
Visualizar Linha do Tempo
Na tela da Linha do Tempo você tem acesso a todas as informações ancestrais e descendentes do pré-pedido.
- Acesse a aba Faturamento / Pré-pedido, no menu do Bimer UP.
- Selecione a empresa.
- Localize o pré-pedido.
- Clique em Linha do Tempo.
- (Opcional) No campo Pesquisar, digite o texto desejado.
- (Opcional) Caso o pré-pedido tenha nota fiscal eletrônica ou de serviço gerada, você pode baixar o arquivo DANFE no formato PDF ou XML.
- Clique em Fechar para concluir a visualização da linha do tempo.
Visualizar Pré-pedido
- Acesse a aba Faturamento / Pré-pedido, no menu do Bimer UP.
- Selecione a empresa.
- Localize o pré-pedido a ser visualizado.
- Clique em Mais Opções / Visualizar.
- Visualize as informações do pré-pedido.
Cancelar Pré-pedido
- Acesse a aba Faturamento / Pré-pedido, no menu do Bimer UP.
- Selecione a empresa.
- Localize o pré-pedido a ser cancelado.
- Clique em Mais Opções / Cancelar.
- Se desejar, informe o motivo do cancelamento.
- Confirme o cancelamento do pré-pedido.
Excluir Pré-pedido
- Acesse a aba Faturamento / Pré-pedido, no menu do Bimer UP.
- Selecione a empresa.
- Localize o pré-pedido a ser excluído.
- Clique em Mais Opções / Excluir.
- Confirme a exclusão do pré-pedido.
Imprimir Pré-pedido
- Acesse a aba Faturamento / Pré-pedido, no menu do Bimer UP.
- Selecione a empresa.
- Localize o pré-pedido a ser impresso.
- Clique em Mais Opções / Imprimir.
- Selecione uma das opções de impressão:
- Resumido: os valores detalhados do pré-pedido não são exibidos, fornecendo apenas os totalizadores.
- Completo: são apresentados os valores detalhados de todos os impostos, frete, seguro e outras despesas, permitindo um detalhamento completo do pré-pedido.
Enviar por E-mail
Esta rotina permite enviar o pré-pedido para o cliente por e-mail em formato PDF.
Para utilizar esta rotina, é necessário configurar corretamente o Servidor SMTP no Configurador Bimer / Geral / Opções / Spy System.
- Acesse a aba Faturamento / Pré-pedido, no menu do Bimer UP.
- Selecione a empresa.
- Localize o pré-pedido a ser enviado.
- Clique em Mais Opções / Enviar por e-mail.
- Informe o destinatário para qual o e-mail será enviado.
Caso precise enviar para mais de um destinatário, basta separar os e-mails com uma vírgula. - Escreva o assunto e o conteúdo do e-mail.
- Selecione o Formato do relatório em Anexo para envio, se:
- Resumido: os valores detalhados do pré-pedido não são exibidos, fornecendo apenas os totalizadores.
- Completo: são apresentados os valores detalhados de todos os impostos, frete, seguro e outras despesas, permitindo um detalhamento completo do pré-pedido.
- Clique em Enviar.