O módulo Pré-pedido de Venda do Bimer UP consiste, basicamente, em um orçamento de venda. Seu principal objetivo é a reserva e verificação da quantidade disponível em estoque quando o pré-pedido é transformado em pedido de venda.

Com o pré-pedido, você pode registrar e gerenciar, também em dispositivos móveis, o que foi orçado com o cliente, suas condições comerciais e financeiras pré-negociadas e demais informações.

No Pré-Pedido Web, é possível validar os produtos que cada usuário pode acessar ao cadastrar ou editar uma venda. A restrição pode ser configurada por família de produto, grupo de produto ou produto específico. Para ajustar essas permissões, acesse o Cadastro de Usuário em Configuração do Usuário/ Produto Relacionado/ aba Pré-Pedido Web.


A rotina de pré-pedido no Bimer UP funciona da seguinte maneira:

fluxograma prepedido bimer up



Configurações


As configurações referentes as operações e números de dias para visualização das notas e pedidos não podem ser alteradas pelo Bimer UP.

Elas aparecem na tela de configurações no Bimer UP para facilitar a identificação sem a necessidade de sair do módulo.

  1. Acesse a aba Faturamento / Pré-pedido, no menu do Bimer UP.
  2. Clique em Configurações.
  3. Verifique as mesmas informações indicadas em Configurador Bimer / Faturamento / Opções
  4. Configure qual operação terá preferência de preenchimento ao criar um pré-pedido.
  5. Clique em Salvar.


Criar Pré-pedido


  1. Acesse a aba Faturamento / Pré-pedido, no menu do Bimer UP.
  2. Selecione a empresa.
  3. Clique em + Pré-pedido.
  4. Informe o cliente do pré-pedido.
  5. Selecione a operação do pré-pedido. 

    A operação já vem sugerida automaticamente conforme o configurado em Configurador Bimer / Faturamento / Opções / Operações .

  6. Clique em + Adicionar Itens.

    1. Informe o produto/serviço a ser adicionado.
    2. Defina o setor de onde o produto/serviço irá sair.
    3. Escolha a tabela de preço e/ou informe o valor unitário.
    4. Selecione percentual ou valor, e informe o acréscimo e/ou desconto.
    5. Clique em Salvar.

  7. Utilize as funcionalidades: 

    Negociação 


    Configure o meio de pagamento que vai gerar títulos a receber.

    1. Clique em Negociação.
    2. Escolha como deseja cadastrar a negociação:

      • Prazo cadastrado:
         
        1. Clique em Adicionar Negociação / Prazo Cadastrado.
        2. Selecione o prazo.
        3. Selecione a forma de pagamento de entrada.
        4. Selecione a forma de pagamento das parcelas (quando houver).

      • Parcelas manuais:

        1. Clique em Adicionar Negociação / Parcelas manuais.
        2. Selecione a Forma de pagamento .

        3. Informe os Dias ou a Data de vencimento.
        4. Defina a Alíquota ou Valor desta parcela.
        5. Clique em Salvar

          Repita este processo para cada parcela que deseje cadastrar.

    3. Clique em Salvar novamente.

    Repasses 


    Administre os funcionários ou representantes que receberão comissão da venda.

    1. Clique em Repasses.
    2. Clique em Adicionar Repasses.
    3. Informe a pessoa de repasse e, quando possível, a categoria, funcionário ou representante.
    4. Informe as alíquotas de faturamento e/ou duplicata do repasse.
    5. Clique em Salvar.

    Repita este processo para cada pessoa de repasse que deseje cadastrar.

    1. Clique em Salvar novamente.

    Endereços 


    Aqui, são informados os endereços referentes ao pedido cadastrado. 

    Selecione os endereços de entrega e de cobrança.

    Transporte 


    Cadastre as informações referentes ao frete, bem como a(s) transportadora(a) utilizada(s) para a entrega da mercadoria.

    Caso haja, será resgatada a transportadora informada no cadastro do Cliente.

    Observação 


    Nos campos Observações do pré-pedido e Observações da nota fiscal é permitido incluir "livremente" uma observação de maneira que será apresentada diretamente no corpo do pré-pedido ou no DANFE.

  8. (Opcional) Selecione e informe o percentual  ou valor de Acréscimo e/ou Desconto a ser aplicado para o valor total. 
    Cálculo de Impostos em Tempo Real!

    Os impostos são calculados conforme você preenche as informações do pedido, seguindo as configurações pré-definidas dos impostos. Você pode consultar esses valores ao clicar no ícone  . O cálculo é atualizado instantaneamente sempre que há alterações em itens, frete, acréscimos, descontos, cliente ou operação, garantindo precisão e agilidade no processo. 

    (informação)  As configurações de impostos do Bimer desktop são refletidas diretamente no Bimer UP, garantindo que todas as regras configuradas sejam consideradas nos cálculos. Para usufruir desse recurso, é obrigatória a instalação do componente Bimer Connect para os impostos serem calculados.

  9. Clique em Salvar.


Filtrar Pré-pedidos


  1. Acesse a aba Faturamento / Pré-pedido, no menu do Bimer UP.
  2. Selecione a empresa.
  3. Clique em Filtros.
  4. Preencha os filtros conforme necessário.
  5. Clique em Filtrar.


Editar Pré-pedido


  1. Acesse a aba Faturamento / Pré-pedido, no menu do Bimer UP.
  2. Selecione a empresa.
  3. Localize o pré-pedido a ser alterado.
  4. Clique em Editar.
  5. Faça as alterações necessárias.
  6. Clique em Salvar.


Duplicar Pré-pedido


  1. Acesse a aba Faturamento / Pré-pedido, no menu do Bimer UP.
  2. Selecione a empresa.
  3. Localize o pré-pedido a ser duplicado.
  4. Clique em Duplicar.
  5. Faça as alterações, se necessárias.
  6. Clique em Salvar.


Visualizar Linha do Tempo


Na tela da Linha do Tempo você tem acesso a todas as informações ancestrais e descendentes do pré-pedido.

  1. Acesse a aba Faturamento / Pré-pedido, no menu do Bimer UP.
  2. Selecione a empresa.
  3. Localize o pré-pedido.
  4. Clique em Linha do Tempo
  5. (Opcional) No campo Pesquisar, digite o texto desejado.
  6. (Opcional) Caso o pré-pedido tenha nota fiscal eletrônica ou de serviço gerada, você pode baixar o arquivo DANFE no formato PDF ou XML.
  7. Clique em Fechar para concluir a visualização da linha do tempo.


Visualizar Pré-pedido


  1. Acesse a aba Faturamento / Pré-pedido, no menu do Bimer UP.
  2. Selecione a empresa.
  3. Localize o pré-pedido a ser visualizado.
  4. Clique em Mais Opções / Visualizar.
  5. Visualize as informações do pré-pedido.


Cancelar Pré-pedido


  1. Acesse a aba Faturamento / Pré-pedido, no menu do Bimer UP.
  2. Selecione a empresa.
  3. Localize o pré-pedido a ser cancelado.
  4. Clique em Mais Opções / Cancelar.
  5. Se desejar, informe o motivo do cancelamento.
  6. Confirme o cancelamento do pré-pedido.


Excluir Pré-pedido


  1. Acesse a aba Faturamento / Pré-pedido, no menu do Bimer UP.
  2. Selecione a empresa.
  3. Localize o pré-pedido a ser excluído.
  4. Clique em Mais Opções / Excluir.
  5. Confirme a exclusão do pré-pedido.


Imprimir Pré-pedido  


  1. Acesse a aba Faturamento / Pré-pedido, no menu do Bimer UP.
  2. Selecione a empresa.
  3. Localize o pré-pedido a ser impresso.
  4. Clique em Mais Opções / Imprimir.
  5. Selecione uma das opções de impressão:
    • Resumido: os valores detalhados do pré-pedido não são exibidos, fornecendo apenas os totalizadores.
    • Completo: são apresentados os valores detalhados de todos os impostos, frete, seguro e outras despesas, permitindo um detalhamento completo do pré-pedido.


Enviar por E-mail  


Esta rotina permite enviar o pré-pedido para o cliente por e-mail em formato PDF

Para utilizar esta rotina, é necessário configurar corretamente o Servidor SMTP no Configurador Bimer / Geral / Opções / Spy System.


  1. Acesse a aba Faturamento / Pré-pedido, no menu do Bimer UP.
  2. Selecione a empresa.
  3. Localize o pré-pedido a ser enviado.
  4. Clique em Mais Opções / Enviar por e-mail.
  5. Informe o destinatário para qual o e-mail será enviado. 
    light bulb Caso precise enviar para mais de um destinatário, basta separar os e-mails com uma vírgula.

  6. Escreva o assunto e o conteúdo do e-mail.
  7. Selecione o Formato do relatório em Anexo para envio, se:
    • Resumido: os valores detalhados do pré-pedido não são exibidos, fornecendo apenas os totalizadores.
    • Completo: são apresentados os valores detalhados de todos os impostos, frete, seguro e outras despesas, permitindo um detalhamento completo do pré-pedido.
  8. Clique em Enviar