Na tela principal do BI - Pessoa estão presentes as opções relacionadas aos filtros que podem ser realizados no sistema. Além disso, você tem a possibilidade de criar vários cenários de filtro no intuito de localizar rapidamente, sempre que necessário, as informações do aplicativo.
Filtrar Pessoas
- Clique em Novo, no menu do BI - Pessoa.
Insira as informações, de acordo com a sua necessidade, nos Filtros principais:
Campo Opção Descrição Área de pesquisa Pessoa (padrão) Exibe todos as pessoas conforme as opções de filtro selecionadas. Data de cadastro Período Informe o período de cadastro fazendo com que o sistema exiba todos as pessoas que foram cadastradas no período informado. Este ícone é apresentado ao lado do campo onde é solicitado o período referente a data de cadastro da pessoa. Através desse recurso, a data informada manualmente será perdida e você configura a composição da data inicial e final de forma que o período seja atualizado com base na data atual.
Categoria
Selecione o tipo de categoria a qual a pessoa relacionada pertença como, por exemplo, clientes, funcionários, representantes, etc.
Tipo de endereço Selcecione o tipo de endereço fazendo com que o sistema exiba somente as Pessoas cadastradas no endereço com o tipo de endereço selecionado. Clientes com mais de XX dias sem prestar contas Esta opção será habilitada somente se o sistema estiver configurado para Trabalhar com consignação de produtos no Configurador Bimer Faturamento / Opções / Venda / Consignação.
- Marcado: exibe apenas os clientes cuja Prestação de contas, realizada no módulo FatPrestacaoContas, ainda não tenha sido feita com quantidade de dias igual ou superior informada na configuração.
- Desmarcado: exibe todas as pessoas com base no filtro informado, independentemente da sua prestação de contas.
Compras baseadas no contato (vendas folow up)
Com compra Marque esta opção para que o sistema exiba apenas as pessoas que tiveram contatos de venda encerrados no Período de compra informado. Com isso, na tela de resultado, a coluna Última compra de produto ficará sem informação.
Trabalha em conjunto com os seguintes filtros, que poderão ser informados opcionalmente: Com estes tipos de mov. de cobrança (negociação), Sem estes tipos de mov. de cobrança (negociação), Contatos encerrados pelos motivos abaixo e Contatos encerrados sem os motivos abaixo. As informações das opções de filtro Com estes tipos de mov. de cobrança (negociação) e Sem estes tipos de mov. de cobrança (negociação) irão considerar os tipos de movimento de cobrança dos itens informados nos contatos.Sem compra Marque esta opção para que o sistema exiba apenas pessoas que não tiveram contatos de venda encerrados no período de compra informado. Com isso, na tela de resultado, a coluna Última compra de produto ficará sem informação.
Trabalha em conjunto com as seguintes filtros, que poderão ser informados opcionalmente: Com estes tipos de mov. de cobrança (negociação), Sem estes tipos de mov. de cobrança (negociação), Contatos encerrados pelos motivos abaixo e Contatos encerrados sem os motivos abaixo. As informações das opções de filtro Com estes tipos de mov. de cobrança (negociação) e Sem estes tipos de mov. de cobrança (negociação) irão considerar os tipos de movimento de cobrança dos itens informados nos contatos.Última compra Marque esta opção para que o sistema exiba apenas as pessoas que tiveram ou não contatos de venda encerrados. Ao marcar essa opção, a opção de filtro Período de compras ficará desabilitada.
O sistema não filtrará as pessoas que tiveram contatos de venda, porém processa a informação da coluna Última compra de produto contida na tela de resultado. Nesta coluna, será exibida a data do último contato de venda encerrado, todavia, ficará em branco caso não haja contatos de venda encerrados com os filtros informados para a pessoa.
Trabalha em conjunto com as seguintes filtros, que poderão ser informados opcionalmente: Com estes tipos de mov. de cobrança (negociação), Sem estes tipos de mov. de cobrança (negociação), Contatos encerrados pelos motivos abaixo e Contatos encerrados sem os motivos abaixo. Caso sejam informados registros nestes filtros, o sistema trará a data do último encerramento de contato de acordo com os registros informados. As informações das opções de filtro Com estes tipos de mov. de cobrança (negociação) e Sem estes tipos de mov. de cobrança (negociação) irão considerar os tipos de movimento de cobrança dos itens informados nos contatos.
Período de compra Somente os produtos informados no filtro - Marcado: irá trabalhar em conjunto com as seguintes opções de filtro: Com estes produtos, Sem estes produtos, Com estes grupos de produto, Sem estes grupos de produto, Pessoas com produtos nas situações abaixo, Pessoas sem produtos nas situações abaixo, Pessoas com grupos nas situações abaixo e Pessoas sem grupos nas situações abaixo.
Quando houver registro em alguma dessas opções e esta configuração estiver marcada, o sistema exibirá as pessoas que compraram, ou não, os produtos referentes a estas opções no Período de compra informado em Com compra em ou Sem compra em. - Desmarcado: o sistema exibirá todas as pessoas que tiveram compras no período, independentemente de qual produto compraram.
Faixa de CEP Selecione uma faixa inical e final de CEP para que o sistema exiba as informações apenas de clientes que se localizem dentro da faixa de CEP selecionada. Essa opção de filtro é mais utilizada por empresas que trabalham com entregas.++ Pessoas com estas características Não utilizar as características para filtro - Marcado: o sistema levará para a tela de resultado todas as pessoas que possuem a(s) característica(s) informada(s) no campo Com estas Características e as pessoas que não as possuem. O que possibilita, inclusive, a inclusão ou remoção da(s) característica(s).
- Desmarcado: o sistema levará para a tela de resultado apenas as pessoas com a(s) característica(s) inserida(s) no campo Com estas Características.
Pessoas sem estas características Selecione as características ao qual não devem ser apresentadas no resultado do filtro as pessoas que possuírem a(s) característica(s) inserida(s) neste campo. Aqui o sistema ainda oferece, em cada um dos filtros, duas opções para que o usuário escolha se deseja filtrar pessoas com todas as características selecionadas ou que possuam pelo menos uma delas.
Pessoas relacionadas x Características das pessoas relacionadas Neste filtro o sistema oferece duas opções de busca. Você poderá filtrar as informações vinculadas à Pessoa relacionada ou filtrar a partir de uma característica da pessoa relacionada. Para alternar os filtros, deve-se clicar no ícone . Ainda nesta opção, o sistema permite selecionar o tipo de categoria a qual a pessoa relacionada pertença, por exemplo, clientes, funcionários ou representantes.
Dica:
Ao utilizar o filtro Pessoa relacionada, desmarque a opção Incluir no resultado as pessoas informadas no filtro acima, que já vem marcada por padrão pelo sistema, para que, além de trazer na tela de resultados os representantes das pessoas informadas no filtro, também exiba a própria pessoa informada no filtro, de modo que esta também seja apresentada na tela de resultado.
Tanto os representantes da pessoa informada no filtro, quanto a própria pessoa do filtro, só serão apresentadas na tela de resultado, caso elas pertençam à mesma categoria selecionada no filtro "Categoria".
- Marcado: exibe apenas os clientes cuja Prestação de contas, realizada no módulo FatPrestacaoContas, ainda não tenha sido feita com quantidade de dias igual ou superior informada na configuração.
Clique na aba Demais filtros e insira outras informações de acordo com a sua necessidade.
Campo Opção Descrição Com estes tipos de atendimento Com/ sem estes tipos de atendimento Exibe todos os clientes que tiveram atendimentos com o tipo informado. Para essa opção, o sistema disponibiliza de condições que trabalham junto com as opções de filtro Com estes tipos de atendimentos ou Sem estes tipos de atendimentos.
Condições:OU = Com estes tipos de atendimentos ou Sem estes tipos de atendimentos.
E = Com estes tipos de atendimentos e Sem estes tipos de atendimentos.
Somente verificar no(s) grupos(s) e produto(s) filtrados = o sistema exibirá apenas as pessoas vinculadas aos produtos informados nas opções de filtro Com estes grupos de produtos e Com estes produtos.
Este ícone é apresentado ao lado do campo onde é solicitado o período referente a data de cadastro da pessoa. Através desse recurso, a data informada manualmente será perdida e você configura a composição da data inicial e final de forma que o período seja atualizado com base na data atual.
Pessoas com/ sem grupos de produtos nas situações;
Com/ Sem estes grupos de produto
Somente produtos principais da composição - Marcado: o sistema realizará o filtro dos grupos de produto somente do produto principal da composição (Pai), ou seja, o primeiro produto da árvore de composição que a Pessoa possui. Ao marcar a opção, também serão desconsiderados os produtos complementares.
- Desmarcado: o sistema irá considerar os produtos compostos que a Pessoa possui, considerando seus os produtos complementares, caso haja.
Tipos de contato Permite recuperar as informações do tipo de contato do cadastro da pessoa e funciona como um facilitador para que sejam informados quais os tipos que serão apresentados no resultado. Serão criadas colunas ou linhas, por tipo de acordo, com a quantidade de contatos da pessoa. É influenciada pela opção Tipo de endereço, presente no filtro principal, onde serão apresentadas somente as informações dos contatos cadastrados no endereço com o tipo selecionado.
Adicionar colunas dos tipos de contato: serão exibidas, na tela de resultado, colunas com as informações de acordo com a quantidade de contatos cadastrados para a pessoa selecionada.
Adicionar linhas dos tipos de contato: serão exibidas, na tela de resultado, linhas com as informações de acordo com a quantidade de tipos de contatos cadastrados para a pessoa selecionada.
Clique em Filtrar.
Dica!
Sempre que necessário, utilize o recurso Alternar entre filtro e resultado para consultar o resultado do filtro informado sem que seja necessário criá-lo novamente.
Criar Cenário
Após filtrar as pessoas você pode salvar este filtro como um cenário no intuito de localizar rapidamente, sempre que necessário, as pessoas no aplicativo.
- Clique em Novo, no menu do BI - Pessoa.
- Realize o Filtro das Pessoas.
- Clique em Salvar no menu.
- Nomeie o cenário.
(Opcional) Insira em Descrição complementar do cenário uma informação que julgar necessário sobre o assunto.
Ao utilizar este cenário o botão Informação, localizado no menu, será habilitado e trará os dados sobre o cenário de filtro utilizado descrito neste quadro.
Caso queira editar essa informação posteriormente, basta clicar em Recuperar no menu.
- Clique em Gravar.
Recuperar Cenário
- Clique em Recuperar, no menu do BI - Pessoa.
- Selecione o cenário.
Clique em Selecionar.
Renomear Cenário
- Clique em Recuperar, no menu do BI - Pessoa.
- Selecione o cenário.
Clique em Renomear.
- Altere o nome do cenário.
- Clique em Selecionar.
Excluir Cenário
- Clique em Recuperar, no menu do BI - Pessoa.
- Selecione o cenário.
Clique em Excluir.
Confirme a exclusão do cenário selecionado.
Consultar Informações do Cenário
Este recurso permite exibir as informações do cenário de filtro salvo no sistema.
Ao criar um cenário, caso não seja informada a Descrição complementar do cenário, o botão Informação será desabilitado, visto que não há informações a serem apresentadas. Na tela de Informações do cenário não é possível realizar a edição das informações apresentadas, esse recurso é utilizado apenas para consulta. Caso queira editar esta informação, basta clicar em Recuperar no menu.
- Clique em Recuperar, no menu do BI - Pessoa.
- Selecione o cenário.
- Clique em Selecionar.
- Clique em Informação no menu.