O lançamento de vendas dependerá da forma de trabalho definida na aba Forma de Trabalho das Configurações do Spice.

As vendas do Caixa são destinadas ao cliente que não utiliza mesas/comandas no estabelecimento.

  1. Clique em Caixa, na tela principal do Spice.

    (Opcional) Informe os dados do cliente.

    • Clique em Alt + C para localizar o cliente que será vinculado à venda.
    • Clique em Alt + M para informar o CPF ou CNPJ do cliente.

      Dica:

      Caso o estabelecimento seja do estado de São Paulo ou de algum estado que possua a legislação CAT52 ou similar vigente, a tela para informar o CPF do cliente será exibida na abertura do cupom em Caixa e na abertura de mesa.

    (Opcional) Determine o preço que será utilizado.

    Esta definição só poderá ser realizada se a opção Utiliza tabela de preços 1 e 2, localizada na aba Forma de Trabalho das Configurações do Spice, estiver marcada.
    Desta forma, o sistema utiliza o preço sugerido e praticado informado no cadastro de produtos na retaguarda (no caso do Shop, na Composição de Preço do produto localizada na aba Principal do Cadastro de Produtos).

    • Preço Praticado
      Pressione Ctrl + 1 para utilizar o preço praticado.

    • Preço Sugerido
      Pressione Ctrl + 2 para utilizar o preço sugerido.

    (Opcional) Clique em para definir o tipo de forma de busca dos produtos.

    • Quantidade
      No campo Quantidade selecione a quantidade do item que será vendida.
      Se for necessário, é possível inserir quantidades acima de 10 (dez) ou com mais de uma casa decimal.




      1. Clique no botão .
      2. Informe a quantidade.

      3. Pressione Enter.


    • Código ou Descrição
      Caso utilize a forma de busca abaixo, insira a quantidade primeiro.

      1. Informe a quantidade.

        Dica:

        Para o item localizado, você pode informar como quantidade um valor em fração quando o produto for pesado.

      2. Indique o código ou a descrição do produto.

    • Localização de Produtos
      Independentemente da forma de pesquisa selecionada, clique no botão de busca para utilizar a Localização de Produtos.

      Se desejar, pressione F1 para utilizar esta localização. Ao clicar sobre qualquer coluna da Localização de Produtos do Spice, os itens visualizados serão ordenados de forma crescente ou decrescente.
      Ao localizar o produto por código, o sistema usará como padrão o que estiver informado nas configurações do sistema retaguarda, porém todos os códigos que o produto possui serão enviados ao Spice e poderão ser visualizados nas telas de venda.
      O código considerado como principal estará informado em Configurador Shop / Produtos / Localização/Códigos.

    • Localização por Grupo de Produtos

      Outra forma de realizar a inclusão de um item a ser vendido é por meio do Grupo de Produtos. Para isso, na tela de vendas do Spice, basta clicar na imagem do grupo desejado e depois selecionar o produto para que seja feita a inclusão na venda. Na tela de movimentação do Spice, o Grupo Indefinido identificado pela imagem  será exibido por último no quadro de grupos do Spice.
      Para que as imagens dos produtos e grupos sejam exibidas, a opção Trabalhar com o Alterdata Spice, do Configurador Spice, deve estar marcada.

      Dica:

      Caso o produto não possua grupo definido, este será agrupado no Spice como item pertencente ao Grupo Indefinido.
      Se o Automação Comercial Shop estiver configurado para utilizar descrição complementar e o produto possuir característica da cozinha ou da copa, após selecionar o item será possível incluí-la para que seja impressa nos pedidos para a copa ou para a cozinha. Assim, serão exibidos na tela Itens Pendentes, porém não serão impressos no cupom de venda. Não é possível utilizar descrições complementares inclusas no Cadastro do Produto, pois a descrição pode variar de cliente para cliente.

      Exemplo:

      Determinados clientes podem preferir picanha malpassada, outros bem-passada ou, até mesmo, alguns podem dispensar a cebola de determinado prato, enquanto outros fazem questão.


      O Spice utiliza as opções do campo Fabricação, localizado na aba Adicional do Cadastro de Produtos. A opção selecionada neste campo influenciará na utilização do sistema da seguinte forma:

      CampoDescrição
      Mercadoria de fabricação própriaSe marcar a opção Mercadoria de Fabricação Própria, o Spice entende que trata-se de algo produzido na cozinha e envia automaticamente o produto selecionado para a impressora da cozinha.
      Mercadoria de fabricação por terceirosSe a opção Mercadoria fabricada por terceiros for marcada, o sistema entende que não trata-se de um produto de cozinha e envia normalmente para lista de produtos a serem entregues, ou no balcão ou na mesa, dependendo da modalidade da venda.


  2. Clique na imagem do grupo para visualizar os produtos inseridos nele.

    Dica:

    Se tiver informado o cliente pelo atalho Alt + C, neste momento suas informações cadastrais serão exibidas na tela Dados do Cliente para que informe e confirme algum campo possivelmente pendente.

    A tela Dados do Cliente será exibida ao selecionar o item da venda caso a opção Exibir tela de dados do cliente na abertura das vendas, localizada na seção Clientes do Configurador Spice, esteja selecionada.
    Preencha as informações na tela Dados do Cliente, que serão gravados no Cadastro de Clientes após a exportação do Integrador Spice.
    Caso localize um produto que seja unitário por dentro do grupo de produtos do Spice, e nas configurações do sistema estiver marcado para NuncaEditar quantidade / peso no Spice, o sistema o enviará direto para venda.

  3. Selecione o produto que o cliente deseja.

    Dica:

    Se o produto for vendido a peso, informe a quantidade fracionária no campo de quantidade da tela de venda.


    Caso o produto possua observações:

    1. Informe os Adicionais que deseja ou remova Ingredientes.

      Os itens adicionais são produtos acrescentados a um determinado prato do cardápio ou pedido do cliente que permite personalizar o atendimento, além de ser uma boa forma de impulsionar as vendas do seu estabelecimento.

      1. Os produtos que fazem parte deste grupo podem ser localizados na tela Adicionais.

        Se você possui muitas opções de adicionais, utilize a "Busca Sensitive". A medida que digitar o conteúdo, os adicionais correspondentes serão localizados pelo sistema de imediato.

        1. Clique em .

        2. Informe a descrição do adicional que o cliente deseja incluir.

        Dica:

        Os produtos adicionais disponíveis dependem de quais grupos o adicional está definido para utilização.
        Essa definição é feita na área Grupos que utilizarão este adicional da aba Dados Básicos do cadastro do adicional, localizado no Cadastro de Produtos Spice.

      2. Informe a quantidade do adicional que o cliente deseja acrescentar.

        Utilize os ícones para definir as quantidades.

      3. Clique em Próximo.

      4. Selecione as Observações para o produto escolhido pelo cliente.

        Exemplo!

        Pizza com cebola ou sem cebola.
        Refrigerante com gelo ou sem.
        Bife bem-passado ou malpassado.

        Para que a tela Observações seja exibida é necessário:

        • Shop Configurado

          Em Configurações e Manutenção / Opções / Produtos / Geral a opção Trabalha com Descrição Complementar deve estar marcada.

        • Produto configurado

          Na aba Adicional do cadastro do produto vinculado no pedido, a opção Descrição complementar deve estar marcada.
          Na aba Spice do cadastro do produto vinculado no pedido, as observações deste devem estar vinculadas.

      5. Clique em Confirmar ou pressione F9 para vincular ao produto os adicionais e observações selecionadas.

        O produto, adicionais e observações selecionados serão inseridos na área Itens Vendidos, à direta da tela do Spice.
        Se necessário, você pode alterar os dados ou remover itens da venda.


        • Editar Itens
          Caso precise alterar dados do produto incluído na área Itens Vendidos, siga os passos:

          1. Clique em ou pressione Ctrl + E para editar.

          2. Informe a quantidade.

          3. Clique ou pressione Enter.
          4. Informe a quantidade dos adicionais, caso o produto possua.
          5. Clique em Próximo.
          6. Informe as Observações do produto.
          7. Clique em Confirmar ou pressione F9 para vincular ao produto os adicionais e observações selecionadas.

        • Remover Itens
          Caso precise tirar um item da área Itens Vendidos, clique em daquele que deseja remover da venda, ou:

          1. Selecione o item da venda em Itens vendidos.

          2. Clique em .

          3. Clique em Sim para confirmar.

      Utilize esta opção caso o produto selecionado seja, por exemplo, um combo com vários ingredientes que permita a remoção de certos itens, caso o cliente solicite.

      Combo

      Itens comercializados por combinação de dois ou mais produtos com diferenciação de preço entre eles.
      Exemplo: Digamos que na venda do combo contendo SanduícheRefresco e Porção de Fritas você permite que o cliente remova a Porção de Fritas, se desejar.
      Neste caso, o item que poderá ser removido deve ter a opção 
      Opcional  habilitada no cadastro do Combo.

      Para remover o item do combo, siga os passos:

      1. (Opcional) Caso tenha muitos itens na tela Ingredientes, utilize os cursores para seleciona-los.

      2. Desmarque o produto que deseja remover: Item Presente ou Item Removido.

      Dica:

      Os adicionais e os ingredientes removidos serão impressos na comanda de copa e cozinha, pedido e conferência de conta.

  4. Informe a quantidade do produto que será incluído na venda.

    Caso precise, clique em ou pressione Ctrl + E para editar ou em para remover o produto da área Itens Vendidos da tela de venda.


  5. Clique em Confirmar ou pressione a tecla F10 após incluir os itens.

  6. (Opcional) Inclua as observações do pedido.

  7. Utilize as funcionalidade da tela Fechamento.

    Caso o pedido de ifood possua cupom de desconto ou acréscimo vinculado, os valores correspondentes serão exibidos na tela de fechamento.


    Caso a opção Habilitar taxa como item, localizada na aba Taxas das Configurações do Spice não esteja marcada, utilize as funcionalidades da tela Fechamento:

    1. (Opcional) Aplique acréscimo ou desconto à venda.

      Você pode utilizar as teclas de atalho ou selecionar a opção correspondente para aplicar desconto ou acréscimo.

      1. Pressione Alt + A ou selecione a opção Acréscimo.

      2. Defina o tipo de acréscimo.

        • Por valor (R$)
          Pressione Ctrl + V para acréscimo por valor.

        • Por percentual (%)
          Pressione Ctrl + P para acréscimo por percentual.

      3. Informe o valor ou percentual de acréscimo.
      4. pressione Enter.
      1. Pressione Alt + D ou selecione a opção Desconto.

      2. Defina o tipo de desconto.

        • Por valor (R$)
          Pressione Ctrl + V para desconto por valor.

        • Por percentual (%)
          Pressione Ctrl + P para desconto por percentual.


      3. Informe o valor ou percentual de desconto.
      4. Pressione Enter.
    2. Informe a moeda de recebimento para o fechamento.

      Dica:

      Similar ao PDV Alterdata, o Spice respeita o limite máximo de 16 (parcelas) ou formas de pagamento. Se desejar sair da tela de escolha de recebimentos da venda do Spice, clique no botão Fechar.


      (Opcional) Utilize as opções da lista de itens da tela de Fechamento.

      • Abrir Gaveta
        Utilize as teclas de atalhos Ctrl + A para realizar a abertura de gaveta.

      • Aglutinar Itens
        Selecione a opção Aglutinar itens unitário para que os itens que se repetem no lançamento seja aglutinados (unificados) em único lançamento.

      • Ordenação
        Defina se os itens lançados serão ordenados por nome ou por digitação.

    Caso a opção Habilitar taxa como item, localizada na aba Taxas das Configurações do Spice esteja marcada, utilize as funcionalidades da tela Fechamento:

    Clique em para habilitar a opção de sua preferência.

    1. (Opcional) Habilite a opção Aglutinar itens unitários.

    2. (Opcional) Habilite a opção de ordenação.

      Você pode ordenar os produtos por Nome (Ordem Alfabética) ou por Digitação (Ordem de Digitação).

    3. (Opcional) Informe o valor (R$) ou percentual (%) de desconto ou acréscimo na venda.

    4. (Opcional) Informe a taxa de serviço ou entrega.

      Dica:

      Caso trabalhe com taxa de serviço padrão, ela será incluída na venda automaticamente.
      Se necessário, você pode incluir mais de uma taxa na venda.

      • Adicionar Taxa

        1. Clique em Adicionar Taxa.

        2. Selecione a taxa que você deseja incluir.

        3. Clique em Confirmar ou pressione F9.


      • Alterar Valor da Taxa

        Utilize este recurso para alterar o valor da taxa quando estiver fechando um pedido.

        Ao selecionar a taxa que você deseja alterar, o ícone de alteração muda para .
        Você pode editar qualquer tipo de taxa, seja ela de serviço, entrega ou uma taxa personalizada.

        No Cadastro de Usuários, por meio da opção de permissão "Alterar valor da taxa no fechamento da venda" você pode autorizar ou não a realização desse procedimento. Você também pode deixar liberado para os usuários se preferir.
        Quando um usuário estiver bloqueado, ao tentar editar a taxa uma tela será exibida para que um usuário que tenha autorização conceda o acesso.


        1. Clique em da taxa que você deseja alterar.

        2. Altere o valor ou percentual da Taxa.

        3. Clique em Confirmar ou pressione F9.


      • Remover Taxa

        Ao selecionar a taxa que você deseja excluir, o ícone de exclusão muda para .

        1. Clique em da taxa que você deseja remover.


    5. Informe a moeda de recebimento para o fechamento.

      Dica:

      Similar ao PDV Alterdata, o Spice respeita o limite máximo de 16 (parcelas) ou formas de pagamento. Se desejar sair da tela de escolha de recebimentos da venda do Spice, clique no botão Fechar.

      (Opcional) Utilize as opções da lista de itens da tela de Fechamento.

      • Abrir Gaveta
        Utilize as teclas de atalhos Ctrl + A para realizar a abertura de gaveta.

      • Consultar Detalhamento de Taxa

        Os itens que são isentos de taxas de serviço no cálculo da taxa serão considerados no fechamento.

        Clique em para consultar os produtos da venda que tenham ou não incidência taxa de serviço.

      • Aglutinar Itens
        Selecione a opção Aglutinar itens unitário para que os itens que se repetem no lançamento seja aglutinados (unificados) em único lançamento.

      • Ordenação
        Defina se os itens lançados serão ordenados por nome ou por digitação.

    6. (Opcional) Clique em para remover, caso tenha selecionado a moeda erroneamente.

    7. Clique em Pagar ou pressione F9.


    Caso a venda finalizada possua troco, o valor de troco aparecerá como informativo no Financeiro, na seção Complemento, no campo Observação do título.