Antes de iniciar a utilização do aplicativo Disponível é importante que as seguintes configurações já tenham sido realizadas. 


  


Tipos de Conciliação Bancária


Para trabalhar com a rotina de conciliação bancária, seja manual ou automática, é necessário que a conta bancária esteja configurada para a rotina. 


  1. Acesse o Configurador Bimer em Financeiro / Informações bancárias / Contas Bancárias.
  2. Clique sobre a Empresa para expandir.
  3. Selecione a Conta bancária.
  4. Clique em Editar.
  5. Informe os dados na seguinte aba apresentada, incluindo os campos:

    Nesta aba, será possível configurar os dados da conta junto a instituição bancária, o tipo de conciliação de movimentos bancários que será utilizado, entre outras informações.

    CampoDescrição
    Tipo de Conta

    Selecione a informação do tipo de conta representada por sigla. Ex.: CC (Conta Corrente).

    Os principais tipos de conta são: conta corrente, conta de poupança e conta salário.

    A conta corrente é o tipo mais comum. Nela, o dinheiro fica à sua disposição para ser sacado a qualquer momento.

    Número da Conta

    Informe o Número de Identificação Bancária (NIB).

    Disponível (D+)Informe o número de dias de compensação a ser utilizado em relatórios do aplicativo Fluxo de caixa, indicando quantos dias após o pagamento o valor irá compor o caixa da empresa.

    Tipo conciliação bancária

    A conciliação bancária consiste na conferência das movimentações financeiras feitas no sistema com o extrato bancário retirado do banco, para identificar se existe equivalência entre os valores. Neste campo, é possível selecionar de que forma será feita essa conciliação:

    • Automática: tem como objetivo importar um arquivo de extrato bancário gerado pelo banco e, através de sincronismos, realizar as devidas amarrações entre as movimentações do sistema e do extrato bancário. Ao selecionar esta opção, informe também a Data início da conciliação automática, indicando a partir de que período as movimentações serão conciliadas dessa forma.

      Marcando este tipo, será habilitada a opção Utilizar Nr. Documento na importação do extrato bancário.

    • Manual: ao trabalhar com conciliação manual será necessário informar a data de compensação de cada movimentação manualmente, além de também lançar o saldo diário no banco.

      Por motivo de integridade dos dados, após utilizar a conciliação automática, não é recomendável voltar para a manual.

    Utilizar Nr. Documento na importação do extrato bancário

    Essa opção será habilitada quando o tipo de conciliação for "automática".

    Quando marcada, ao importar um extrato bancário, será utilizada uma validação adicional através do campo "CHKNUM" para confirmar se um lançamento está duplicado.

    Quando desmarcada, essa informação não é validada.

    Ao alterar a configuração Utilizar Nr. Documento na importação do extrato bancário após já existirem importações de lançamentos no sistema, pode ser que estes sejam excluídos. Antes de realizar o ajuste, entre em contato com o suporte da Alterdata para verificar se a sua situação se enquadra nesta configuração.

    Data início da conciliação automática Selecione a data em que será iniciado o processo de conciliação automática. Só será permitindo realizar conciliações dessa forma a partir dessa data.
    Data fechamento contaInforme a data que será utilizada como trava, não permitindo realizar quaisquer movimentações na conta anteriores a essa data.
    Data último lançamento Importado

    Será registrado nesse campo a data do último lançamento importado via extrato bancário. Qualquer importação anterior a essa data poderá desconciliar movimentos realizados antes para refazer a movimentação. Caso seja importado um extrato que contenha um "salto" de data (do dia 10 para o 15, por exemplo), o usuário receberá um alerta informando que existem alguns dias desde a última importação, confirmando se deseja realizar a ação mesmo assim.

    BancoSelecione o banco ao qual pertence a conta bancária.
    AgênciaSelecione a agência da conta bancária.

  6. Clique em  Ok.


Diretório de Importação do Extrato


Após realizar as devidas configurações da conta bancária, agora é necessário informar para o sistema onde salvar o arquivo do extrato.


  1. Acesse o Configurador Bimer em Financeiro/ Informações bancárias/ Bancos.
  2. Selecione o Banco.
  3. Clique em Editar
  4. Marque a opção Calcular 'NOSSO NÚMERO' para títulos enviados via arquivo remessa

    Antes de marcar esta opção, confirme com o banco se o mesmo realizará cálculo do Nosso número ou se o mesmo pode ser realizado diretamente pelo sistema. Esta opção é marcada para a maioria dos bancos e influência diretamente no cálculo do Dígito Verificador (DV) do Nosso Número (número do título no banco). Quando há emissão de boletos, esta opção precisa estar marcada para impressão correta do código de barras.

  5. Informe os dados na seguinte aba apresentada, incluindo os campos:

    Campo

    Descrição

    Descrição que irá representar um depósito de cheque no extrato bancárioInforme a descrição que será utilizada para representar um depósito específico de cheques no extrato bancário.
    Diretório para importação do extrato bancário (conciliação bancária automática)Informe o diretório criado para importação de extratos utilizado na rotina de conciliação automática.
    Padrão do arquivo a ser utilizado pela conciliação bancária automática

    Marque o tipo de arquivo que será utilizado na importação de extratos bancários para esse banco, podendo ser Money (.OFX), Quicken (.OFC) ou Específico (.DLL).

    Dica:

    Cada banco trabalha com um tipo de arquivo. Se tentar importar com o arquivo .ofx e não der certo, tente com o .ofc.

    Para saber mais sobre Arquivo .OFX  x Arquivo .OFC, clique aqui.

    Informe o nome da DLL a ser utilizada para conciliação bancária automática específicaInforme a descrição da respectiva DLL a ser utilizada para conciliação bancária automática, caso tenha marcado a opção “Específico (.DLL) no campo acima.

  6. Clique em Ok.



Integração com o Disponível


Ao  gerar um movimento bancário a partir da baixa de um título, o movimento é apresentado no Disponível com o status " Pendente", salvo quando a forma de pagamento utilizada estiver configurada para gerar o movimento bancário já conciliado. Isto só ocorre quando o  Disponível  estiver configurado para integrar  esses movimentos do financeiro A Pagar  A Receber  da empresa.


  1. Acesse o Configurador Bimer em Financeiro / Opções / Disponível.
  2. Cadastre as opções do disponível, incluindo os campos:

    CampoOpçãoDescrição

    Máscara para montagem do histórico do controle bancário

    Integrar o Contas a Pagar / Disponível

    Com esta opção marcada, o sistema fará a integração entre os aplicativos Contas a pagar e Disponível. Selecionando esta opção, será habilitada também a opção abaixo Campos Disponíveis para o histórico das movimentações a pagar para selecionar um ou mais campos que devem ser apresentados no histórico das movimentações que tiveram origem do módulo Contas a pagar.

    Integrar o Contas a Receber / Disponível

    Com esta opção marcada, o sistema fará a integração entre os aplicativos Contas a receber e Disponível. Selecionando esta opção, será habilitada também a opção abaixo  Campos Disponíveis para o histórico das movimentações a receber para selecionar um ou mais campos que devem ser apresentados no histórico das movimentações que tiveram origem do módulo Contas a receber.

    Integração com Disponível para baixas utilizando a CONTA CAIXA

    Ao baixar um título, será criado no aplicativo Disponível um lançamento bancário pendente equivalente. Para CONTA CAIXA, é possível utilizar esta configuração com a finalidade de escolher com que tipo de data este lançamento será criado.

    • Data da baixa: data informada pelo usuário no momento da baixa. Esta data não pode ser a data atual.
    • data do processamento da baixa: data atual do momento da baixa gravada internamente pelo sistema não sendo possível alteração pelo usuário.

    Estas opções só afetarão baixas que utilizem CONTA CAIXA. Para as demais contas, será sempre utilizada a Data da baixa.

    Outras configuraçõesAtualizar conciliação automática após concluir a rotina de conciliar manualmente

    Essa opção será utilizada no Disponível quando utilizada a rotina de conciliação manual.

    • Marcada: o sistema atualizará os campos de movimentos e extrato bancário toda vez que a rotina de conciliar manualmente for concluída.
    • Desmarcada: o sistema só atualizará os campos Movimentos e Extrato bancário quando o usuário clicar no botão atualizar.
    Atualizar saldo aplicação automática ao realizar o realinhamento de saldo. Essa opção será utilizada no Disponível na rotina de Realinhamento de saldos.
    • Marcada: o sistema irá atualizar o saldo de aplicação automática do lançamento de saldo no banco de cada dia de acordo com os movimentos de aplicação automática existentes naquela data, recalculando os valores dos saldos.
    • Desmarcada: o sistema não irá atualizar o saldo aplicação automática do lançamento de saldo no banco de nenhuma data, sendo necessário realizar o preenchimento manualmente dessa informação.
    Limite de dias para importação de extrato bancárioEssa configuração serve como opção para verificar se o último lançamento que está sendo importado no extrato é inferior ao último lançamento que já existe no Disponível. Caso a diferença em dias do último lançamento do extrato for inferior ao limite estipulado nessa configuração, o sistema exibirá uma mensagem e pedirá confirmação para continuar com a importação.
    Usuários para e-mail

    Ao informar um ou mais usuários neste campo, será habilitado para o mesmo o botão "E-mail" contido na rotina de lançamento de movimento manual, assim como a transferência entre contas no sistema. Com isto, o usuário que estiver realizando a rotina pode optar por enviar um e-mail para todos os usuários cadastrados neste campo sempre que essas rotinas forem executadas.

    Serão apresentados os usuários no campo de busca, somente os usuários que tiverem seu e-mail cadastrado no Cadastro de usuário em Usuário/ Configurações do usuário/ E-mail/ Utilizar para recebimento de e-mails.

  3. Clique em Ok.
 


Aplicação Automática


O Bimer possui um recurso de controle de aplicação que alcança alguns tipos de aplicação. É possível utilizar esse recurso quando o extrato importa os lançamentos de entrada e saída da conta corrente para a aplicação e vice-versa.

Dica:

Para saber mais sobre os conceitos que abrangem a rotina de aplicação automática, clique aqui.


Natureza de Lançamento

Em primeiro lugar, é preciso que as naturezas de aporte e resgate de aplicação estejam configuradas para não gerar título no financeiro (A Pagar e Receber), visto que não configuram obrigações.


  1. Acesse o Configurador Bimer em Financeiro / Natureza de lançamento.
  2. Selecione a Natureza de Lançamento.
  3. Clique em Editar.
  4. Marque a opção Através do disponível não gerar título a receber/ a pagar.
  5. Clique em Ok.


Conta

Configure a conta para trabalhar com a rotina de aplicação automática.


  1. Acesse o Configurador Bimer em Financeiro/ Informações bancárias/ Contas Bancárias.
  2. Selecione a Conta de uma Empresa para configurar.
  3. Clique em Editar.
  4. Acesse a aba Aplicação automática.
  5. Marque a opção Marque caso esta conta tenha aplicação automática.
  6. Preencha os campos necessários.

  7. Clique em Ok.



Sincronismo

Para que o sistema reconheça o valor que está sendo debitado da conta corrente e indo para a conta de aplicação, ou reconhecer o regate do valor, será necessário criar um sincronismo para estes movimentos referentes a aplicação automática.


  1. Selecione a Empresa e a Conta de movimentação, configurada para trabalhar com aplicação automáticano filtro principal do Disponível.

  2. Clique na aba Conciliação bancária.

  3. Clique em Sincronismo ou Conciliação automática/ Sincronismo

  4. Clique em em Novo.
  5. Selecione o Tipo de sincronismo Considerar/Lançar.
  6. No campo Movimento do extrato, selecione uma das opções que será referente ao valor de movimentação da Conta corrente que irá constar no extrato bancário.

    • Positivo: Ao marcar essa opção, o sistema buscará apenas por valores positivos no extrato com o histórico correspondente e irá lançar uma entrada conforme configurado no agrupamento "Aplicação automática". Por exemplo, se o sinal estiver configurado como Positivo, representando os movimentos a receber, e houver um lançamento negativo de R$ -100,00, este não será considerado.

    • Negativo: Ao marcar esta opção, o sistema buscará apenas por valores negativos no extrato com o histórico correspondente e irá lançar uma saída conforme configurado no agrupamento "Aplicação automática". Por exemplo, se o sinal estiver configurado como Negativo, representando os movimentos a pagar, e houver um lançamento positivo de R$ 100,00, este não será considerado.

    • Ambos: Ao marcar esta opção, o sincronismo irá localizar movimentos positivos e negativos. Dependendo do movimento selecionado, lança uma entrada ou saída conforme configurado no agrupamento "Aplicação automática".

    Ao trabalhar com aplicação automática, o extrato bancário sempre virá com o movimento de aplicação com o valor com o sinal negativo e o resgate com sinal positivo como padrão, referente a movimentação feita na conta corrente. Desta forma, a opção Ambos é a mais recomendada, já que o banco sempre mandará os valores com os sinais corretos de forma que o sistema possa identificá-los.

  7. No campo Aplicação automática, selecione uma das opções para que o sistema determine se, ao rodar o sincronismo como será criado um lançamento automático:

    • Lançamento na conta aplicação / Contra partida na conta bancária: ao marcar esta opção, um movimento do extrato selecionado será lançado na conta aplicação e um movimento invertido na conta bancária. Ex: Ao selecionar um valor positivo, será lançado uma entrada na conta aplicação e uma saída na conta bancária.

    • Lançamento na conta bancária / Contra partida na conta aplicação: ao marcar esta opção, um movimento do extrato selecionado será lançado na conta bancária e um movimento invertido na conta aplicação. Ex: Ao selecionar um valor positivo, será lançado uma entrada na conta bancária e uma saída na conta aplicação.

    • Ignorar: Ao marcar esta opção, não será feito nenhuma alteração no saldo da Conta aplicação e não gerará nenhuma movimentação de aplicação.
  8. Preencha as demais configurações do sincronismo.

  9. Clique em Ok



Importação de extrato bancário de múltiplas contas


Criação de Registros

Através desta rotina de Criação de registros é possível configurar o layout para importação de extrato bancário de múltiplas contas no Disponível. O layout deve ser configurado conforme manual do banco, e será permitido apenas 1 (um) layout por banco.

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Exporta Registros

Através desta rotina é possível realizar a exportação do arquivo de registros do extrato bancário, já com layouts criados conforme o manual do banco.


  1. Acesse o Configurador Bimer em Financeiro / Informações bancárias / Extrato bancário/ Exporta Registros.
  2. Selecione o banco já com seu devido layout configurado.

  3. Clique em Adicionar para incluir o banco ao quadro Bancos Selecionados.
  4. Informe o caminho onde deve ser salvo o arquivo de exportação, no formato .txt

  5. Clique em Processar.

Importa Registros

Através desta rotina é possível realizar importação do arquivo de registros de extrato bancário, de modo que seja importado o layout conforme manual do banco.


  1. Acesse o Configurador Bimer em Financeiro / Informações bancárias / Extrato bancário/ Importa registros.
  2. Informe o caminho do arquivo de importação, no formato .txt.

  3. Clique em Processar

    Ao processar, será criado no Configurador Bimer em Financeiro / Informações bancárias / Extrato bancário/ Criação de registros, o layout no banco conforme informado no arquivo processado.