Uma vez o Disponível configurado para integrar com os movimentos do Financeiro Pagar e Receber da empresa, automaticamente toda baixa de título a pagar e a receber gera um movimento no Disponível. No entanto, é possível lançar movimentos de entrada e saída manualmente no sistema.

Novo Movimento


  1. Selecione a Empresa e a Conta para movimentação, no filtro principal do Disponível

    • A data ao lado da Empresa, caso seja exibida, representa a data de fechamento da atividade contábil da empresa informada no Configurador Bimer em Geral/ Empresas/ aba Cadastro/ Complementar/ Data de fechamento contábil e uma vez cadastrada será utilizada para todas as contas dessa empresa. Esta data bloqueia qualquer inclusão, edição ou exclusão de um movimento com data inferior à informada neste campo.

    • A data ao lado da Conta, caso seja exibida, representa a data de fechamento da atividade contábil da conta informada no Configurador Bimer, em Financeiro/ Informações bancárias/ Contas bancárias/ aba Dados conta corrente/ Data fechamento conta. Esta data bloqueia qualquer inclusão, edição ou exclusão de um movimento cuja a data seja inferior à informada neste campo, todavia, pode ser editada ou até mesmo inserida. Pra isso, clique sobre o campo e insira ou altere os dados. Lembrando que para ter acesso à movimentação da conta é imprescindível que esteja vinculada ao cadastro do usuário (CadastroUsuarios) que vai realizar as movimentações financeiras.

  2. Clique em Novo, no menu da aba Principal.

  3. Cadastre o movimento, incluindo os campos:

    CampoDescrição
    Data de movimentoInforme o período em que, de fato, ocorreu a movimentação na conta bancária ao qual foi utilizada para efetuar os lançamentos.
    Data de conciliação

    Informe a data que o movimento vai estar disponível na conta.

    A data da conciliação é utilizada pelo Disponível para conciliar os movimentos da conta bancária com os da empresa. Caso seja inferior à data de movimento de algum movimento bancário marcado para conciliação, será apresentada uma mensagem informativa, permitindo continuar se quiser. Todavia, caso a data de conciliação seja inferior ou igual à data de fechamento da conta selecionada, será apresentada uma mensagem impedindo que o usuário realize a rotina.

    Ao cadastrar um lançamento manual, caso essa data não seja informada, será necessário realizar, posteriormente, a conciliação deste lançamento.

    • Se a conta informada não estiver cadastrada como Conta Caixa, visto que este tipo é utilizado apenas para "dinheiro em caixa";
    • Se a conta informada estiver configurada para trabalhar com tipo de conciliação bancária Manual;
    • Se a data de conciliação do lançamento estiver no período informado no filtro. Neste caso, o movimento será apresentado no campo Movimentação na cor Laranja, indicando que o lançamento está com data superior ao filtro.
    Valor de entrada/ saída

    Informe o valor do lançamento, caso este seja um movimento de Entrada ou de Saída.

    (Opcional) Realize o desmembramento do valor de saída por Naturezas de Lançamento. Caso a Natureza de Lançamento selecionada possua controle de centro de custos, este também deve ser informado.

    Imprimir Recibo
    • Marcada: após a inclusão do lançamento, imprime um recibo referente à movimentação bancária realizada.
    • Desmarcada: não imprime nenhum recibo após a conclusão do lançamento. Todavia, é possível utilizar da rotina Imprimir Recibo para imprimi-lo sempre que achar necessário.
    Pagamento antecipado

    Com esta opção marcada, indica que o cadastro do título a pagar trata-se de um pagamento antecipado, possibilitando que a empresa realize o controle das antecipações de valores feitas para cada fornecedor. O que proporciona gerenciar se o valor antecipado foi utilizado ou não, como foi utilizado, se há algum saldo pendente com o fornecedor; entre outros pontos.
    Esta opção, portanto, recupera a natureza padrão informada na configuração (obrigatória para esta rotina) Natureza de lançamento dos títulos de pagamento antecipado localizada no Configurador Bimer em Geral/ Opções/ Pagamento antecipado.

    Esta opção será marcada automaticamente caso utilize no título, uma natureza de lançamento configurada como padrão ou que esteja presente no quadro de naturezas já utilizadas. Para saber mais detalhes sobre a rotina de Pagamento antecipado, clique aqui para assistir a um vídeo explicativo.

    Centro de Custo

    Selecione o Centro de Custo de modo a agrupar despesas e receitas para uma melhor análise de partes do negócio.

    Este botão é habilitado quando a Natureza de Lançamento informada no campo acima estiver configurada para trabalhar com controle de centros de custos.

    Carta de Crédito

    (Opcional) Selecione uma carta de crédito que é correspondente a um vale, originado por uma devolução ou troca de produtos, cujo valor total ou parcial já tenha sido pago, gerando assim um crédito através de um título a pagar da empresa para o cliente. Sendo assim, esta opção só será habilitada quando o lançamento inserido for um Movimento de Entrada.

    → Caso a data de conciliação esteja informada, o sistema cria o título a receber com vínculo de lançamento de repasse (conta corrente) e carta de crédito.

    → Caso a data de conciliação não esteja informada, o sistema emite uma mensagem com esta crítica, não permitindo concluir a rotina sem esta informação. 

    → Caso a data de conciliação seja removida:

    • O sistema realiza o estorno do repasse;

    • Se a carta de crédito não for utilizada, será excluída pelo sistema;

    • Se a carta de crédito estiver sendo utilizada, o sistema não permite remover a data de conciliação.

    Obs: Para esta situação, caso deseje conciliar novamente este movimento, será necessário marcar as opções Gerar repasse e Gerar carta de crédito.

    • Gerar Carta de Crédito: ao marcar esta opção, o sistema verifica se a Natureza de Lançamento configurada para geração de carta de crédito obriga ou não (conforme configurado no Cobertura Contábil) a informação de centro de custo. Caso ela obrigue, o sistema verificará a configuração dos centros de custos que serão lançados no título a pagar, como carta de crédito no Configurador Bimer, em Geral/ Opções/ Carta de crédito, e gerará o título referente à carta de crédito já com os centros de custos configurados. Caso haja obrigação e não esteja configurado, o sistema emitirá uma mensagem informando a obrigatoriedade desta configuração no Configurador Bimer, em Geral/ Opções/ Carta de crédito, para a empresa "X".
    • Gerar Repasse: esta opção será habilitada quando a opção acima Gerar carta de Crédito estiver marcada. Ao criar um lançamento de entrada no Disponível e marcar esta opção, o sistema cria um título no A Receber vinculado à pessoa de repasse configurada no cadastro da Pessoa do título criado. Lembrando que o repasse somente será gerado caso o sistema esteja configurado corretamente para gerar comissão.

    HistóricoInforme o histórico do título em questão, referente às cobranças ou pagamentos efetuados até o momento.
    Lançamento para conta de aplicação automática

    Esta opção é apresentada somente se a conta de movimentação informada estiver configurada para trabalhar com aplicação automática e não possuir conciliação automática. Caso possua aplicação e conciliação automática, o lançamento manual deve ser realizado em Ferramentas/ Conciliação automática/ Painel de extrato.

    • Marcada: cria uma movimentação de aplicação automática e uma conta "inversa" na conta bancária.

      Exemplo:

      Ao criar um movimento de entrada de R$100,00 na conta de aplicação, com esta opção marcada, o sistema irá criar um movimento de saída R$ 100,00 na conta bancária.

    • Desmarcada: cria uma movimentação de conta corrente.
  4. (Opcional) Clique no botão E-mail para que o sistema envie um e-mail referente à criação do novo movimento.

    Ao confirmar o envio de e-mail, as informações do novo movimento serão gravadas automaticamente. O recurso para envio de e-mail é habilitado somente se configurados os usuários para recebimento no Configurador Bimer em Financeiro / Opções / Disponível/ Usuários para e-mail

  5. Clique em Ok.

Localizar Movimento


  1. Selecione a Empresa e a Conta para movimentação, no filtro principal do Disponível

  2. Clique em Localizar, no menu da aba Principal.
  3. Informe um trecho a pesquisar em Procurar por.

  4. Selecione o campo onde este trecho deve ser localizado no filtro informado em Campo a ser localizado.

  5. Clique em Localizar.

    Dica:

    Caso a sua busca contenha mais de 3000 registros não conciliados, pode ocorrer lentidão ou até mesmo, alguma inconsistência por parte do sistema. Para que isto não ocorra, marque a opção Considerar o filtro de período da tela inicial para movimentos "pendentes", localizada nas opções do sistema da aba Ferramentas/Opções/ Geral.

  6. Clique em Ok.

Dica!

Você também pode localizar movimentos bancários utilizando as opções do Filtro do sistema.

Excluir Movimento


A exclusão do movimento é permitida caso:

  • Esteja com data superior à de fechamento contábil da empresa.

  • Não tenha sido gerado por outro módulo do financeiro. Para esta situação, verifique pela linha do tempo o título que o originou.

  • Não tenha sido gerado através de aplicação automática.
  • Ainda não tenha sido conciliado. Para esta situação, edite o movimento e remova a data de conciliação para que em seguida a exclusão possa ser realizada.
  • A movimentação de transferência bancária ser tanto pelo movimento de origem quando pelo movimento de destino, desde que ambas as contas de origem e destino estejam marcadas como "ativas" no cadastro da conta bancária.
  • Esteja com o tipo de baixa configurado no cadastro da conta bancária.
  • O Usuário tenha acesso para movimentar a conta bancária.
  1. Selecione a Empresa e a Conta para movimentação, no filtro principal do Disponível.

  2. Selecione o Tipo de Lançamento e o Período a ser exibido no filtro.
  3. Clique em Atualizar Filtro.
  4. Selecione o movimento.
  5. Clique em Excluir, no menu Principal.
  6. Confirme a exclusão.

Editar Movimento


A edição do movimento é permitida caso:

  • Não tenha sido gerado por outro módulo do financeiro. Para esta situação, verifique pela linha do tempo o título que o originou.

  • Não tenha sido gerado através de aplicação automática.
  • Ainda não tenha sido conciliado.
  1. Selecione a Empresa e a Conta para movimentação, no filtro principal do Disponível.

  2. Selecione o Tipo de Lançamento e o Período a ser exibido no filtro.
  3. Clique em Atualizar Filtro.
  4. Selecione o movimento.
  5. Clique em Editar, no menu Principal.
  6. Realize as alterações necessárias.
  7. (Opcional) Clique em Trocar Conta para transferir o lançamento deste movimento para outra conta.
    1. Informe seus dados de acesso para realizar a rotina.
    2. Clique em Liberar.
    3. Informe a nova conta de movimentação.
    4. Clique em Ok.
  8. Clique em Ok.