Um pré-pedido consiste, basicamente, em um orçamento de venda. Permite que você registre e gerencie o que foi orçado para o cliente e quais as condições comerciais e financeiras pré-negociadas e demais informações, proporcionando uma clara visão do que está em negociação. 

O aplicativo Pedido de Venda do Alterdata Bimer possibilita a inclusão manual de pré-pedidos através da tela de Cadastro de pedidosA geração deste é igual a do pedido de venda, basta escolher essa opção ao final do cadastramento.

  1. Informe a Empresa de venda, no filtro principal do Pedido de Venda.

  2. Clique em Novo.

  3. Cadastre o pré-pedido, incluindo os campos:

    Campo
    Descrição
    Cliente

    Ao informar o cliente, o sistema verifica no cadastro se há alguma operação, prazo e preço específico para a pessoa informada, priorizando essas informações.

    O pedido será faturado por terceiros

    A rotina de faturamento por terceiros é utilizada quando a empresa realiza o contato de venda com o cliente, porém, quando a venda é fechada, o fornecedor do produto vendido é quem emitirá a nota fiscal de venda, gerando, assim, um repasse da comissão para a empresa, visto que manteve contato com o cliente para realizar a venda.

    Para ter acesso a essa rotina é necessário habilitar a opção no Configurador Bimer, em Faturamento / Opções / Pedido de Venda / Geral / O pedido poderá ser faturado por terceiros.

    Operação da Nota FiscalO tipo de operação fiscal que identifica o documento criado. Ao selecionar o cliente, se não houver uma operação padrão informada no cadastro da pessoa, o sistema utiliza a operação que estiver no Configurador Bimer, em Faturamento / Opções / Operação / Nota fiscal / Operação padrão para nota fiscal. No entanto, você poderá alterar a operação manualmente neste campo.
    Operação da Ordem de EntregaAo selecionar o cliente, se não houver uma operação padrão informada no cadastro da pessoa, o sistema utiliza a operação que estiver no Configurador Bimer, em Faturamento / Opções / Operação / Ordem de entrega / Operação padrão para ordem de entrega. No entanto, você pode alterar a operação manualmente neste campo.
    Indicação de Presença

    Aqui, você informa como foi realizado o trâmite da negociação, indicando se essa operação foi realizada de forma presencial (ou presencial, porém fora do estabelecimento) ou não presencial (teleatendimento, internet ou outros).

    A indicação de presença Operação presencial, fora do estabelecimento poderá ser utilizada somente se o layout da empresa estiver configurado como '4.00' no Configurador Bimer, em Geral / Empresas.

    Unidade de negócio

    Este recurso permite que a empresa analise suas vendas de forma segmentada como, por exemplo, por área de negócio, linha de produto, segmento de atuação de mercado ou, em alguns casos, até setores. Essa divisão tem como objetivo facilitar a apuração de resultados financeiros, investimento e crescimento de acordo com esta determinada segmentação.

    • Cadastrar as Unidades de negócios no Configurador Bimer, em Geral/ Outros cadastros;
    • (Opcional) Obrigar o preenchimento do campo de unidade de negócio no Configurador Bimer, em Geral / Opções / Diversos / aba Unidade de negócio. Com esta opção marcada, o sistema não permitirá gravar documentos sem esta informação.
    • Informar quais unidades de negócio que o usuário pertence e terá acesso no Cadastro de usuários, em Usuários/Configurações de usuário / Unidades de negócio. Ao criar ou editar um documento, esta configuração pode agir da seguinte forma:
      - Se o usuário não tiver vínculo com nenhuma 'Unidade de Negócio', o campo fica vazio e o sistema desabilita a sua digitação;
      - Caso o usuário possua vinculo com somente uma 'Unidade de Negócio', o campo é preenchido automaticamente e o sistema desabilita a sua digitação;
      - Se o usuário possuir vínculo com mais de uma 'Unidade de Negócio', o campo fica vazio e o sistema habilita suas opções.
    Exemplo:

    A empresa SILVA & SILVA LTDA é dividida em 3 unidades de negócios: Atacado, Varejo e Televendas. Ao realizar essa divisão, é possível controlar, por exemplo, qual negócio teve maior faturamento, qual deles deve investir mais para aumentar os lucros e qual o pior meio de faturar.

  4. Nas abas seguintes, ainda na tela de cadastramento do pré-pedido, insira as demais informações, incluindo os campos: 

    Nesta aba, são apresentadas duas funcionalidades que permitem incluir ou editar toda a informação do pré-pedido através das abas:

    • Itens: possibilita o cadastramento de itens no pedido. Para ter acesso a todas as funcionalidades desses campos, clique aqui.
    • Repasses do Item da Nota: este campo informa a(s) pessoa(s) que recebe a comissão devida da venda, sendo possível apenas visualizar as informações de repasse. Todavia, caso deseje alterar tais dados, acesse a aba Repasses.

    Aqui, você deve inserir os principais dados do pedido, tais como: data de entrega, data prevista de faturamento, setor de saída do produto, etc. Além disso, a informação do preço a ser utilizado na negociação (à vista, à prazo, preço de custo, etc.) e a informação do índice de reajuste através do Indexador, caso opte por trabalhar com atualizador da moeda ou índice. No momento da inclusão do produto, automaticamente é informada a configuração do setor (entrada ou saída), sendo possível também a sua alteração no próprio campo.

    O Indexador é utilizado quando existem empresas que trabalham com aquisições em outras moedas e estas precisam ser controladas e convertidas para o pagamento. O sistema Alterdata possibilita que o título seja cadastrado na moeda de origem e transformado em real no vencimento do título. Para que essa rotina funcione, é necessário que seja realizado o cadastramento diário do índice ou valor da moeda de origem através do Configurador Bimer, em Geral / Outros cadastros / Indexadores. Além disso, junto ao indexador, o sistema disponibiliza o campo Data da cotação, que irá representar a data que será considerada no momento de aplicar o valor da cotação do indexador. Com isso, nas rotinas de liberação e transformação de pedidos em notas fiscais ou ordens de entrega, não será possível liberar/faturar um pedido de venda que tenha informada uma data da cotação fora do mês de liberação (mês atual).

    Aqui, são informados os endereços referentes ao pedido cadastrado. Para cada endereço inserido (destinatário, cobrança e entrega) o aplicativo possui o botão, que possibilita consultar todas as informações cadastrais da pessoa. Nesta tela, também é permitido editar esse endereço ou até mesmo a sua referência

    (Opcional) Marque a opção Retirada da mercadoria no estabelecimento (operação interna) caso o destinatário da nota fiscal seja de fora do estado, porém está retirando a mercadoria no estabelecimento da venda. Essa opção influenciará na tributação do documento, deixando de ser interestadual para ser interna.

    Em respeito às normas da nota técnica da Nota Fiscal, o campo Endereço do destinatário permite a seleção de um endereço diferente do principal configurado no sistema. Todavia, não será possível localizar um endereço com a mesma Inscrição estadual do endereço definido como principal no cadastro da pessoa.


    Possibilita incluir até três alíquotas adicionais que implicarão no valor total do pré-pedido. Para incluir um adicional, basta clicar no botão  para localizar um adicional previamente cadastrado no Configurador Bimer, em Faturamento / Adicionais.

    Nesta aba você pode incluir outros adicionais como: valor de frete, seguro, despesas, etc, ou acréscimos, descontos e alíquotas. Além disso, caso a sua empresa trabalhe com mapa de carregamento, poderá incluir o mapa a ser utilizado para realização da entrega, visto que tem como objetivo mostrar o roteiro que deve ser seguido para entrega do produto.

    Nr. pedido do cliente tem a finalidade de informar qual pedido gerou o financeiro em casos de venda gerada a partir de um pedido de venda.

    Ao conceder ou alterar um desconto, seja no pedido de venda ou diretamente nos itens do pedido, caso o usuário não possua acesso a essa funcionalidade no Cadastro de Usuários, é exigido um usuário de autorização para essa rotina. Com isso, é gravada na auditoria de sistemas um registro da alteração e do usuário que autorizou o desconto.

    Aqui, você administra a comissão devida da venda e também as alíquotas de repasse.

    Campo

    Descrição

    Definir pessoas de repasse por pedido de vendaAo desmarcar esta opção, o vínculo da(s) pessoa(s) de repasse relacionada(s) a esse pré-pedido de venda será perdido, mas o vínculo de cada pessoa com cada item será mantido, o que pode ser alterado na edição do item (Aba Itens / Itens do Pedido / Tela de cadastro ou edição do pedido / Aba Complementar / Repasses).
    Repasse principal

    Esta opção ficará ativa quando não tiver nenhum repasse marcado como principal e quando o pré-pedido não estiver em modo de visualização. Ao selecioná-la, ficará desabilitada para todos os outros repasses que não forem o principal. Ao escolher o principal, a opção fica ativa novamente, permitindo ser desmarcada.

    Para trocar o representante principal basta selecionar o repasse que está marcado como Principal e desmarcá-lo. Nesse momento, o campo estará habilitado para os demais repasses da tela. Ao marcar a opção Repasse Principal e localizar uma pessoa, esta será automaticamente vinculada como repasse principal. 

    Nesta aba serão cadastradas informações referentes ao frete, bem como o conhecimento do transporte utilizado para a entrega da mercadoria.

    Aqui podem ser apresentadas até quatro mensagens informativas da nota configurada como padrão no Configurador Bimer / Geral / Outros cadastros / Mensagens ou, nos campos Pedido e/ou Nota fiscal, incluir "livremente" uma observação de maneira que as mensagens configuradas sejam apresentadas diretamente no DANFE em Dados Adicionais / Informações complementares e/ou no espelho do pré-pedido.

    Nesta aba deve-se configurar o meio de pagamento que vai gerar títulos a receber.

    CampoDescrição
    Valor totalApresenta o valor total da Nota Fiscal calculado da seguinte forma:

    Valor total do pedido + a tarifa de abertura de crédito (caso haja) - impostos (IRRF, INSS, PIS, COFINS e CSLL) = Valor Total da Nota Fiscal.

    Vl. carta de crédito

    No Bimer, uma carta de crédito corresponde a um vale originado por uma devolução ou troca de produto onde o valor total ou parcial foi pago, criando um crédito para o cliente. Desta forma, é gerado um título a pagar da empresa para o cliente. Sendo assim, esse botão é habilitado somente em casos onde a pessoa informada possui carta de crédito onde o valor do pedido possa ser selecionado e creditado.
    Entrada

    Neste campo você pode definir o percentual de entrada, caso o prazo de pagamento selecionado possua essa opção, ou informar diretamente o valor.

    Caso a configuração Permitir aumentar o percentual ou o valor da entrada, mesmo que o usuário não possua acesso para adicionar/editar/remover parcelas esteja habilitada no Configurador Bimer, em Faturamento/ Opções/ Venda/ Prazo, serão habilitados para edição os campos de percentual e valor de Entrada mesmo que o usuário não possua acesso para Adicionar/editar/remover as parcelas do pedido no Cadastro de Usuários, em Perfis do Usuário/ Sistemas: Pedido de venda/ Assinatura eletrônica, ou que o prazo esteja configurado para não permitir alterar as parcelas no Configurador Bimer, em Financeiro/ Prazo. Do contrário, caso a configuração esteja desabilitada, os campos de percentual e valor da entrada serão habilitados somente se o usuário possuir acesso para Adicionar/editar/remover as parcelas do pedido.

    Parcelamento otimizado

    Através deste recurso, é possível criar parcelas de forma rápida, utilizando as opções do Configurador Bimer como parâmetro, sem a necessidade de possuir prazo de pagamento cadastrado. Caso o parcelamento informado possua encargo, o valor unitário do item será modificado, somando o valor de encargo encontrado.

    Este recurso é habilitado somente se configurado no Configurador Bimer, em Faturamento / Opções / Venda / Prazo / Aplicar e somar os juros do prazo diretamente no valor unitário dos itense Habilitar a opção para parcelamento otimizado. 

    Ao marcar a opção Aplicar e somar os juros do prazo diretamente no valor unitário dos itens, os juros calculados pelo sistema vão alterar o valor unitário do item com base no percentual existente no cadastro para novo prazo. Ao retirar o código do prazo, o sistema deduz o valor dos juros lançado anteriormente pelo prazo.

    Ao marcar a opção Habilitar a opção para parcelamento otimizado, o sistema habilita, na tela de negociação, a funcionalidade de parcelamento otimizado. Através dessa configuração é possível criar parcelas sem possuir prazo de pagamento cadastrado, basta informar o número de parcelas, formas de pagamento e natureza de lançamento (quando necessário). Para utilizar o parcelamento otimizado e realizar corretamente o cálculo de encargos, é necessário preencher os seguintes campos que serão habilitados no Configurador Bimer, junto da opção Habilitar a opção para parcelamento otimizado.

    ParcelasNeste campo, após cadastrar o prazo, o sistema automaticamente calcula esse período de acordo com as parcelas e valores a serem pagos que vão gerar títulos a receber. Todavia, aqui também é possível editar este prazo dando um clique com o mouse sobre a parcela inserida ou incluir manualmente uma nova data.
  5. Clique em Ok

    Caso tenha inserido um desconto acima do permitido para o seu usuário, seja sobre o item ou no total do pedido, e necessite de autorização gerencial para liberação do desconto concedido, clique aqui para acessar o manual da rotina de Autorização gerencial.

  6. Selecione a opção Pré-Pedido.

  7. (Opcional) Além das opções acima, ainda na tela de cadastro do pré-pedido, o sistema também apresenta os seguintes recursos que podem ser utilizados sempre que desejar:

Botão
Descrição
Centro de CustoO conceito de Centros de Custos tem por objetivo determinar todas as atividades de uma empresa. É como fragmentá-la em vários setores que podem gerar receitas e despesas de forma independente. Isso permite medir o seu desempenho por si só e tomar decisões melhores quanto aos gastos, produtos e serviços oferecidos. Pensando nisto, o aplicativo Faturamento possibilita que sejam informados Centros de Custos pré-configurados no aplicativo Cobertura Contábil em Cadastros e Configurações / Centro de Custo, sendo apenas necessário que a distribuição do valor pelos Centros de Custo totalize em 100%.

 EC

Possibilita enviar o pedido realizado para o cliente em questão.