Um pré-pedido consiste, basicamente, em um orçamento de venda. Permite que você registre e gerencie o que foi orçado para o cliente e quais as condições comerciais e financeiras pré-negociadas e demais informações, proporcionando uma clara visão do que está em negociação.
O aplicativo Pedido de Venda do Alterdata Bimer possibilita a inclusão manual de pré-pedidos através da tela de Cadastro de pedidos. A geração deste é igual a do pedido de venda, basta escolher essa opção ao final do cadastramento.
Informe a Empresa de venda, no filtro principal do Pedido de Venda.
Clique em Novo.
Cadastre o pré-pedido, incluindo os campos:
CampoDescriçãoCliente Ao informar o cliente, o sistema verifica no cadastro se há alguma operação, prazo e preço específico para a pessoa informada, priorizando essas informações.
O pedido será faturado por terceiros A rotina de faturamento por terceiros é utilizada quando a empresa realiza o contato de venda com o cliente, porém, quando a venda é fechada, o fornecedor do produto vendido é quem emitirá a nota fiscal de venda, gerando, assim, um repasse da comissão para a empresa, visto que manteve contato com o cliente para realizar a venda.
Para ter acesso a essa rotina é necessário habilitar a opção no Configurador Bimer, em Faturamento / Opções / Pedido de Venda / Geral / O pedido poderá ser faturado por terceiros.
Operação da Nota Fiscal O tipo de operação fiscal que identifica o documento criado. Ao selecionar o cliente, se não houver uma operação padrão informada no cadastro da pessoa, o sistema utiliza a operação que estiver no Configurador Bimer, em Faturamento / Opções / Operação / Nota fiscal / Operação padrão para nota fiscal. No entanto, você poderá alterar a operação manualmente neste campo. Operação da Ordem de Entrega Ao selecionar o cliente, se não houver uma operação padrão informada no cadastro da pessoa, o sistema utiliza a operação que estiver no Configurador Bimer, em Faturamento / Opções / Operação / Ordem de entrega / Operação padrão para ordem de entrega. No entanto, você pode alterar a operação manualmente neste campo. Indicação de Presença Aqui, você informa como foi realizado o trâmite da negociação, indicando se essa operação foi realizada de forma presencial (ou presencial, porém fora do estabelecimento) ou não presencial (teleatendimento, internet ou outros).
A indicação de presença Operação presencial, fora do estabelecimento poderá ser utilizada somente se o layout da empresa estiver configurado como '4.00' no Configurador Bimer, em Geral / Empresas.
Unidade de negócio Este recurso permite que a empresa analise suas vendas de forma segmentada como, por exemplo, por área de negócio, linha de produto, segmento de atuação de mercado ou, em alguns casos, até setores. Essa divisão tem como objetivo facilitar a apuração de resultados financeiros, investimento e crescimento de acordo com esta determinada segmentação.
Exemplo:A empresa SILVA & SILVA LTDA é dividida em 3 unidades de negócios: Atacado, Varejo e Televendas. Ao realizar essa divisão, é possível controlar, por exemplo, qual negócio teve maior faturamento, qual deles deve investir mais para aumentar os lucros e qual o pior meio de faturar.
Nas abas seguintes, ainda na tela de cadastramento do pré-pedido, insira as demais informações, incluindo os campos:
Clique em Ok.
Caso tenha inserido um desconto acima do permitido para o seu usuário, seja sobre o item ou no total do pedido, e necessite de autorização gerencial para liberação do desconto concedido, clique aqui para acessar o manual da rotina de Autorização gerencial.
Selecione a opção Pré-Pedido.
(Opcional) Além das opções acima, ainda na tela de cadastro do pré-pedido, o sistema também apresenta os seguintes recursos que podem ser utilizados sempre que desejar:
Botão | Descrição |
---|---|
Centro de Custo | O conceito de Centros de Custos tem por objetivo determinar todas as atividades de uma empresa. É como fragmentá-la em vários setores que podem gerar receitas e despesas de forma independente. Isso permite medir o seu desempenho por si só e tomar decisões melhores quanto aos gastos, produtos e serviços oferecidos. Pensando nisto, o aplicativo Faturamento possibilita que sejam informados Centros de Custos pré-configurados no aplicativo Cobertura Contábil em Cadastros e Configurações / Centro de Custo, sendo apenas necessário que a distribuição do valor pelos Centros de Custo totalize em 100%. |
EC | Possibilita enviar o pedido realizado para o cliente em questão. |