Após criar um pré-pedido para o cliente e este resolver solicitar a compra, por exemplo, você pode transformar esse orçamento em um pedido de venda, de maneira que possa ser liberado e faturado posteriormente.

A transformação do pré-pedido em pedido pode ser realizada de duas formas: individual ou selecionando múltiplos pré-pedidos. Além disso, o sistema também dispõe de opções para cancelar essas ações.

Importante!

  • Os pré-pedidos com restrição Pendente ou restrição Bloqueada não serão liberados.
  • Caso trabalhe com Autorização Gerencial e precise que alguns vendedores tenham permissão para transformar o pré-pedido em pedido de venda quando existir uma autorização pendente, marque a opção Cadastro de Usuários / Perfil de acesso do usuário / Sistemas / Pedido de Venda / Pré-pedido / Transformar em pedido mesmo quando houver autorização gerencial pendente

Transformar pré-pedido em pedido


Além dos passos abaixo, que possibilitam Transformar em pedido o pré-pedido através menu do sistema, você também pode realizar esta ação ao clicar com o botão direito do mouse diretamente no Pré-pedido.

Pré-Pedido individual

  1. Clique em Pré-pedido, no menu do Pedido de Venda.
  2. Selecione a opção Transformar em pedidoPré-pedido individual.
  3. Informe o Código do pré-pedido que deseja transformar em pedido de venda. 

  4. Marque a opção Manter o pré-pedido original com quantidades indisponíveis para o sistema poder criar automaticamente um novo pedido de venda com a quantidade disponível em estoque quando a quantidade total não estiver disponível, mantendo as quantidades não disponíveis no pré-pedido original.

    Dica:

    Caso o pré-pedido possua pagamento com carta de crédito, o novo pedido de venda não será gerado utilizando a carta.

    Essa opção só ficará habilitada se marcada a opção Transformar o pré-pedido em pedido de venda removendo apenas os itens sem quantidade disponível, localizada no Configurador Bimer, em Faturamento / Opções / Venda/ Estoque.

  5. Clique em Ok.

Seleção de Pré-pedidos

  1. Clique em Pré-pedido, no menu do Pedido de venda.
  2. Selecione a opção Transformar em pedidoSeleção de pré-pedidos.
  3. No filtro Inicial escolha uma opção para selecionar os pré-pedidos:

    • Pré-pedido por código:
      1. Clique em Avançar.
      2. Informe o período inicial e final da criação dos pré-pedidos.
      3. Clique em Avançar.
      4. No Filtro de Pré-pedido, inclua pré-pedidos que deseja transformar em pedido de venda.

      5. Clique em Concluir.

    • Pré-pedido por cliente:
      1. Clique em Avançar.
      2. Informe o período inicial e final da criação dos pré-pedidos.
      3. Clique em Avançar.
      4. No Filtro de Cliente, inclua os clientes que terão seus pré-pedidos transformados em pedido de venda.

      5. No Filtro de Pré-pedido, inclua os pré-pedidos da pessoa selecionada.

      6. Clique em Concluir.

    • Manter o pré-pedido original com quantidades indisponíveis:

      Marque esta opção para o sistema poder criar automaticamente um novo pedido de venda com a quantidade disponível em estoque quando a quantidade total não estiver disponível, mantendo as quantidades não disponíveis no pré-pedido original.

      Caso o pré-pedido possua pagamento com carta de crédito, o novo pedido de venda não será gerado utilizando a carta.

      (aviso)  Essa opção só ficará habilitada se marcada a opção Transformar o pré-pedido em pedido de venda removendo apenas os itens sem quantidade disponível, localizada no Configurador Bimer, em Faturamento / Opções / Venda/ Estoque.

Cancelar transformação de Pré-pedidos


Pedido individual

Dica!

Além dos passos abaixo, que possibilitam Voltar o Pedido para pré-pedido através menu do sistema, você também pode realizar essa ação ao clicar com o botão direito do mouse diretamente no Pedido que tenha sido gerado a partir de um pré-pedido.

  1. Clique em Pré-pedido, no menu do Pedido de venda.
  2. Selecione a opção Cancelar transformação de pré-pedidoPedido individual.
  3. Informe o Código do pedido que deseja retornar para pré-pedido de venda.

  4. Clique em Ok.

Seleção de Pedidos

  1. Clique em Pré-pedido, no menu do Pedido de venda.
  2. Selecione a opção Cancelar transformação de pré-pedidoSeleção de pedidos.
  3. No filtro Inicial escolha uma opção para selecionar os pré-pedidos:

    • Pedido por código:
      1. Clique em Avançar.
      2. Informe o período inicial e final da criação dos pedidos.
      3. Clique em Avançar.
      4. No Filtro de Pré-pedido, informe o pedido que deve retornar para pré-pedido.

      5. Clique em Concluir.

    • Pedido por cliente:
      1. Clique em Avançar.
      2. Informe o período inicial e o final da criação dos pré-pedidos.
      3. Clique em Avançar.
      4. No Filtro de Cliente, inclua o cliente cujo pedido deve retornar para pré-pedido de venda.
      5. No Filtro de Pré-pedido, inclua os pedidos da pessoa selecionada.
      6. Clique em Concluir.