Após criar um pré-pedido para o cliente e este resolver solicitar a compra, por exemplo, você pode transformar esse orçamento em um pedido de venda, de maneira que possa ser liberado e faturado posteriormente.
A transformação do pré-pedido em pedido pode ser realizada de duas formas: individual ou selecionando múltiplos pré-pedidos. Além disso, o sistema também dispõe de opções para cancelar essas ações.
Importante!
- Os pré-pedidos com restrição Pendente ou restrição Bloqueada não serão liberados.
- Caso trabalhe com Autorização Gerencial e precise que alguns vendedores tenham permissão para transformar o pré-pedido em pedido de venda quando existir uma autorização pendente, marque a opção Cadastro de Usuários / Perfil de acesso do usuário / Sistemas / Pedido de Venda / Pré-pedido / Transformar em pedido mesmo quando houver autorização gerencial pendente.
Transformar pré-pedido em pedido
Além dos passos abaixo, que possibilitam Transformar em pedido o pré-pedido através menu do sistema, você também pode realizar esta ação ao clicar com o botão direito do mouse diretamente no Pré-pedido.
Pré-Pedido individual
- Clique em Pré-pedido, no menu do Pedido de Venda.
- Selecione a opção Transformar em pedido/ Pré-pedido individual.
Informe o Código do pré-pedido que deseja transformar em pedido de venda.
Marque a opção Manter o pré-pedido original com quantidades indisponíveis para o sistema poder criar automaticamente um novo pedido de venda com a quantidade disponível em estoque quando a quantidade total não estiver disponível, mantendo as quantidades não disponíveis no pré-pedido original.
Dica:
Caso o pré-pedido possua pagamento com carta de crédito, o novo pedido de venda não será gerado utilizando a carta.
Essa opção só ficará habilitada se marcada a opção Transformar o pré-pedido em pedido de venda removendo apenas os itens sem quantidade disponível, localizada no Configurador Bimer, em Faturamento / Opções / Venda/ Estoque.
- Clique em Ok.
Seleção de Pré-pedidos
- Clique em Pré-pedido, no menu do Pedido de venda.
- Selecione a opção Transformar em pedido/ Seleção de pré-pedidos.
No filtro Inicial escolha uma opção para selecionar os pré-pedidos:
- Pré-pedido por código:
- Clique em Avançar.
- Informe o período inicial e final da criação dos pré-pedidos.
- Clique em Avançar.
No Filtro de Pré-pedido, inclua pré-pedidos que deseja transformar em pedido de venda.
- Clique em Concluir.
- Pré-pedido por cliente:
- Clique em Avançar.
- Informe o período inicial e final da criação dos pré-pedidos.
- Clique em Avançar.
No Filtro de Cliente, inclua os clientes que terão seus pré-pedidos transformados em pedido de venda.
No Filtro de Pré-pedido, inclua os pré-pedidos da pessoa selecionada.
- Clique em Concluir.
- Manter o pré-pedido original com quantidades indisponíveis:
Marque esta opção para o sistema poder criar automaticamente um novo pedido de venda com a quantidade disponível em estoque quando a quantidade total não estiver disponível, mantendo as quantidades não disponíveis no pré-pedido original.
Caso o pré-pedido possua pagamento com carta de crédito, o novo pedido de venda não será gerado utilizando a carta.
Essa opção só ficará habilitada se marcada a opção Transformar o pré-pedido em pedido de venda removendo apenas os itens sem quantidade disponível, localizada no Configurador Bimer, em Faturamento / Opções / Venda/ Estoque.
- Pré-pedido por código:
Cancelar transformação de Pré-pedidos
Pedido individual
Dica!
Além dos passos abaixo, que possibilitam Voltar o Pedido para pré-pedido através menu do sistema, você também pode realizar essa ação ao clicar com o botão direito do mouse diretamente no Pedido que tenha sido gerado a partir de um pré-pedido.
- Clique em Pré-pedido, no menu do Pedido de venda.
- Selecione a opção Cancelar transformação de pré-pedido/ Pedido individual.
Informe o Código do pedido que deseja retornar para pré-pedido de venda.
- Clique em Ok.
Seleção de Pedidos
- Clique em Pré-pedido, no menu do Pedido de venda.
- Selecione a opção Cancelar transformação de pré-pedido/ Seleção de pedidos.
No filtro Inicial escolha uma opção para selecionar os pré-pedidos:
- Pedido por código:
- Clique em Avançar.
- Informe o período inicial e final da criação dos pedidos.
- Clique em Avançar.
No Filtro de Pré-pedido, informe o pedido que deve retornar para pré-pedido.
- Clique em Concluir.
- Pedido por cliente:
- Clique em Avançar.
- Informe o período inicial e o final da criação dos pré-pedidos.
- Clique em Avançar.
- No Filtro de Cliente, inclua o cliente cujo pedido deve retornar para pré-pedido de venda.
- No Filtro de Pré-pedido, inclua os pedidos da pessoa selecionada.
- Clique em Concluir.
- Pedido por código: