Para criar uma Nota Fiscal é primordial que as configurações necessárias para a realização da rotina já tenham sido realizadas. Você pode emitir notas a partir de pedidos de venda ou emitir esses documentos de forma avulsa, sem vínculo com o pedidos ou cupom fiscal.
Dica!
Para saber mais sobre a rotina de geração de Notas Fiscais a partir de pedidos, acesse o manual A Partir do Pedido de Venda ou A Partir de Cupom Fiscal .
Novo Documento
- Informe a empresa de venda em Empresa do Estoque, no filtro do Faturamento.
Clique na aba Nota Fiscal, localizada no rodapé do aplicativo.
Clique em Novo, na aba Principal.
Cadastre a nota, incluindo os campos:
Campo Descrição Destinatário/ Emitente Informe a pessoa para a qual deve ser emitido o documento fiscal. Através dessa informação, o sistema verifica se há alguma operação, prazo e preço específico para a pessoa informada, priorizando essas informações.
Recurso do sistema onde é possível selecionar um ou mais documentos de compra ou de entrada e, com isso, criar uma nota de devolução ou saída a partir de um (ou mais) documento (s) de compra ou entrada já faturado, podendo optar também por reprocessar ou não os impostos dos itens deste documento para a nova nota gerada.
Indicação de Presença Aqui, você informa como foi o trâmite da negociação, indicando se essa operação foi realizada de forma presencial (ou presencial, porém fora do estabelecimento) ou não presencial (teleatendimento, internet ou outros).
A indicação de presença Operação presencial, fora do estabelecimento poderá ser utilizada somente se o layout da empresa estiver configurado como '4.00' no Configurador Bimer, em Geral / Empresas.
Unidade de negócio Este recurso permite que a empresa analise suas vendas de forma segmentada como, por exemplo, por área de negócio, linha de produto, segmento de atuação de mercado ou, em alguns casos, até setores. Essa divisão tem como objetivo facilitar a apuração de resultados financeiros, investimento e crescimento de acordo com esta determinada segmentação.
Exemplo:A empresa SILVA & SILVA LTDA é dividida em 3 unidades de negócios: Atacado, Varejo e Televendas. Ao realizar essa divisão, é possível controlar, por exemplo, qual negócio teve maior faturamento, qual deles deve investir mais para aumentar os lucros e qual o pior meio de faturar.
Nas abas seguintes, ainda na tela de cadastramento da nota, informe os dados:
(Opcional) Informe o Centro de custo fazendo com que a distribuição do valor pelos centros de custos totalize em 100% da quantia do documento.
O Centro de Custo tem por objetivo determinar todas as atividades de uma empresa. É como fragmentá-la em vários setores que podem gerar receitas e despesas de forma independente. Isso permite medir o desempenho de um Centro de Custo por si só e tomar decisões melhores quanto aos gastos, produtos e serviços oferecidos. Para isso, basta realizar a pré-configuração no aplicativo Cobertura Contábil, em Cadastros e Configurações / Centro de Custo .
(Opcional) Clique em Ok.
Clicando em Ok, a nota será criada, porém sem a validação fiscal. Para saber como enviá-la posteriormente, clique aqui .
Clique em Enviar para que o sistema gere o .xml e envie a Nota Fiscal para a Secretaria de Estado de Fazenda (SEFAZ) para autorização de uso.
Localizar Documento
- Informe a empresa de venda em Empresa do Estoque, no filtro do Faturamento.
Clique na aba Nota Fiscal, localizada no rodapé do aplicativo.
Clique em Localizar, na aba Principal.
Selecione um campo a ser localizado.
(Opcional) Informe um trecho da sua busca em Procurar por.
Clique em Localizar.
Selecione o documento.
Clique em Ok.
Dica!
Você também pode localizar as notas utilizando as opções do filtro do sistema .
Editar Documento
A edição da nota só poderá ser realizada se ainda não tiver sido impressa. Caso seja necessário corrigir a informação contida na Nota Fiscal após o envio e autorização da SEFAZ, crie uma Enviar Carta de Correção de maneira que você possa comunicar à Secretaria de Fazenda a alteração realizada.
- Informe a empresa de venda em Empresa do Estoque, no filtro do Faturamento.
Clique na aba Nota Fiscal, localizada no rodapé do aplicativo.
Localize o documento.
- Clique sobre ele para selecioná-lo.
Clique em Abrir na aba Principal.
Altere os campos necessários.
- Clique em Ok.
Editar dados de autorização manual da NF/NFS-e
Esta rotina permite a edição da chave de acesso ou protocolo de uma NF-e ou NFS-e que foram autorizadas manualmente no sistema de faturamento. Ela também permite a edição dos dados de uma NF-e ou o cancelamento autorizado manualmente, bem como a NFS-e autorizada manualmente.
Configuração Necessária
- Acesse o módulo Cadastro de Usuário.
- Acesse o Perfil do Usuário.
- Em Controle de acesso aos sistemas, acesse a árvore do Faturamento/ Faturamento.
- Em Controle de acessos aos módulos do sistema, acesse: Faturamento/ Assinatura eletrônica.
- Clique com o mouse esquedo sobre os acessos Editar dados de autorização manual da NF-e e/ou Editar dados de autorização manual da NFS-e para habilitar a função e conceder o acesso.
Editar dados de autorização manual da NF/NFS-e no Faturamento
- Informe a empresa de venda em Empresa do Estoque, no filtro do Faturamento.
Clique na aba Nota Fiscal ou Nota Fiscal de Serviço, localizada no rodapé do aplicativo.
Localize o documento.
- Clique sobre ele para selecioná-lo.
- Clique com o mouse esquerdo sobre o documento para ter acesso ao recurso no menu de contexto.
- Clique em Editar dados de autorização manual da NF-e
- Edite os dados
- Clique em Confirmar.
As edições realizadas na NF-e ou NFS-e autorizadas manualmente serão gravadas na Auditoria dos sistemas, localizado no Configurador em Geral / Ferramentas.
Visualizar Documento
- Informe a empresa de venda em Empresa do Estoque, no filtro do Faturamento.
Clique na aba Nota Fiscal, localizada no rodapé do aplicativo.
Localize o documento.
- Clique sobre ele para selecioná-lo.
Clique em Visualizar, na aba Principal.
- (Opcional) Clique no botão para visualizar o detalhamento dos tributos inseridos na nota. Este botão é habilitado somente quando a nota já tiver sido enviada para a SEFAZ, desde que a configuração Exibe total dos tributos na NF-e esteja marcada no Configurador Bimer, em Estoque / Operação / no cadastro da operação.
Excluir ou Cancelar Documento
Para excluir ou cancelar uma nota fiscal, existem algumas regras que devem ser respeitadas, principalmente com relação ao prazo legal para realizar a rotina. Para ter acesso a essas e outras rotinas e seus critérios legais para realizá-las, clique aqui para acessar os seguintes dos tópicos:
- Excluir (documento)
- Cancelar nota
- Desfazer o cancelamento da nota
- Estornar nota
- Excluir nota
- Devolver nota
- Inutilizar nota
Duplicar Documento
- Informe a empresa de venda no campo Empresa do Estoque.
Clique na aba Nota Fiscal, localizada no rodapé do aplicativo.
- Localize e selecione o documento desejado.
Clique em Duplicar na aba Principal, ou, clique com o mouse direito sobre o documento para ter acesso ao recurso no menu de contexto.
A duplicação de documentos irá realizar o recalculo dos impostos de acordo com as configurações atuais.
Altere os campos se desejar.
- Clique em Ok.