A seção Manutenções de Contrato localizada nas opções da pessoa no CRM - (Administrador de Relacionamentos), disponibiliza os recursos necessários para geração de cobranças periódicas, referentes a contratos de manutenção de qualquer tipo de prestação de serviços, bem como a consulta das cobranças enviadas aos clientes.
Quando os contratos de manutenção não são gerados automaticamente no Manutenção de Contratos a medida em que as vendas acontecem no CRM - Vendas (Follow Up), o contrato pode ser gerado manualmente de três maneiras, de acordo com a sua necessidade:
- Contrato de negociação: este tipo de contrato permite informar um prazo para os contratos com tipo de movimento de cobrança configurado para gerar cobrança, ou seja, o valor poderá ser dividido em diversas parcelas no lugar de ter apenas uma data de vencimento estipulada.
- Contrato fixo: este tipo de contrato é utilizado quando a cobrança for gerada com frequência, geralmente em contratos que possuam mensalidades.
- Contrato variável: este tipo de contrato é utilizado quando a cobrança for gerada uma única vez. Quando for realizada uma prestação de serviço única que não está contratada como periódica, por exemplo.
Antes de iniciar a utilização desta rotina é importante que as suas configurações já tenham sido realizadas. Para ter acesso a informações mais detalhadas dos contratos de manutenção, bem como realizar outras rotinas, acesse o manual do módulo Manutenção de contratos (FinManutencaoContratos).
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Novo Contrato de Negociação
O contrato de negociação é utilizado quando a cobrança é gerada uma única vez, porém permite informar um prazo para os contratos com tipo de movimento configurado para gerar cobrança. Ou seja, é semelhante ao contrato variável, porém o valor pode ser dividido em diversas parcelas no lugar de ter apenas uma única data de vencimento estipulada.
Um escritório de contabilidade, além de cobrar os honorários fixos (contrato fixo), pode eventualmente prestar serviço extra. Para isso, será necessário criar uma cobrança de negociação visto que o cliente quer pagar, por esse serviço extra, o valor dividido em 10 vezes sem juros no cartão.
Informe o Código da Pessoa ou clique em Localizar , no CRM - Administrador de relacionamentos.
Clique na seção Manutenções de contratos/ menu Negociação.
Alguns campos presentes na tela de cadastro do contrato possuem uma proteção para que somente usuários com acesso à rotina no sistema Cadastro de Usuários possam acessá-los. Esses campos são protegidos pelo ícone . Ao clicar sobre ele e inserir os dados de acesso do usuário, o campo em questão é habilitado para preenchimento ou alteração da informação padrão.
Este acesso estará liberado sem a proteção somente se marcada a opção Não mostrar tela de senha caso o usuário tenha acesso liberado localizada no Configurador Bimer, em Financeiro/ Opções/ Manutenção de contratos/ Outras configurações do contrato.
- Informe o Número do contrato.
- Selecione a Empresa que está fornecendo o serviço.
- Selecione o Cliente contratado.
- (Opcional) Altere o Cliente responsável pelo financeiro (envio de boletos), caso o cliente do financeiro seja diferente do que estiver contratado.
Selecione os endereços de cobrança e entrega do cliente.
O recurso Auditoria será habilitado somente após a criação do contrato. Através deste recurso, você se informa sobre todas as ações realizadas em relação ao contrato. Ele apresenta: o usuário que realizou o procedimento, a data e qual o procedimento feito. Para saber mais sobre Auditoria do contrato, clique aqui.
(Opcional) Clique em Outros contratos para consultar os vencimentos dos demais contratos em aberto do cliente em questão, caso haja.
Cadastre o Contrato de negociação nas abas seguintes, incluindo os campos:
Clique em Ok.
Novo Contrato Variável
O contrato variável é utilizado quando a cobrança é gerada uma única vez, quando é realizada uma prestação de serviço única, que não está contratada como periódica. Caso haja uma nova prestação do mesmo serviço, deve ser cadastrado um novo contrato variável.
Um escritório de contabilidade, além de cobrar os honorários fixos (contrato fixo), pode eventualmente prestar serviço extra. Para isso, é necessário criar uma cobrança variável com dia, mês e ano para pagamento.
- Informe o Código da Pessoa ou clique em Localizar , no CRM - Administrador de relacionamentos.
Clique na seção Manutenções de contratos/ menu Variável.
Alguns campos presentes na tela de cadastro do contrato possuem uma proteção para que somente usuários com acesso à rotina no sistema Cadastro de Usuários possam acessá-los. Esses campos são protegidos pelo ícone . Ao clicar sobre ele e inserir os dados de acesso do usuário, o campo em questão é habilitado para preenchimento ou alteração da informação padrão.
Este acesso estará liberado sem a proteção somente se marcada a opção Não mostrar tela de senha caso o usuário tenha acesso liberado localizada no Configurador Bimer, em Financeiro/ Opções/ Manutenção de contratos/ Outras configurações do contrato.
- Informe o Número do contrato.
- Selecione a Empresa que está fornecendo o serviço.
- Selecione o Cliente contratado.
- (Opcional) Altere o Cliente responsável pelo financeiro (envio de boletos), caso o cliente do financeiro seja diferente do que for contratado.
Selecione os endereços de cobrança e entrega do cliente.
O recurso Auditoria será habilitado somente após a criação do contrato. Através deste recurso, você se informa sobre todas as ações realizadas em relação ao contrato. Ele apresenta: o usuário que realizou o procedimento, a data e qual o procedimento feito. Para saber mais sobre Auditoria do contrato, clique aqui.
(Opcional) Clique em Outros contratos para consultar os vencimentos dos demais contratos em aberto do cliente em questão, caso haja.
Cadastre o contrato variável nas abas seguintes, incluindo os campos:
Clique em Ok.
Novo Contrato Fixo
O contrato fixo é cobrado mês a mês ou de período a período com valor fixo, ou seja, todo mês terá cobrança do contrato ou de todo período selecionado.
Em um serviço para ter acesso à internet geralmente são utilizados contratos que possuam mensalidades onde mês a mês será realizada uma cobrança fixa.
Informe o Código da Pessoa ou clique em Localizar , no CRM - Administrador de relacionamentos.
Clique na seção Manutenções de contratos/ menu Fixo.
Alguns campos presentes na tela de cadastro do contrato possuem uma proteção para que somente usuários com acesso à rotina no sistema Cadastro de Usuários possam acessá-los. Esses campos são protegidos pelo ícone . Ao clicar sobre ele e inserir os dados de acesso do usuário, o campo em questão é habilitado para preenchimento ou alteração da informação padrão.
Este acesso estará liberado sem a proteção somente se marcada a opção Não mostrar tela de senha caso o usuário tenha acesso liberado localizada no Configurador Bimer, em Financeiro/ Opções/ Manutenção de contratos/ Outras configurações do contrato.
- Informe o Número do contrato.
- Selecione a Empresa que está fornecendo o serviço.
- (Opcional) Altere o Cliente ou Cliente responsável pelo financeiro (envio de boletos), caso este seja diferente do cliente contratado.
Selecione os endereços de cobrança e entrega do cliente.
O recurso Auditoria será habilitado somente após a criação do contrato. Através deste recurso, você se informa sobre todas as ações realizadas em relação ao contrato. Ele apresenta: o usuário que realizou o procedimento, a data e qual o procedimento feito. Para saber mais sobre Auditoria do contrato, clique aqui.
(Opcional) Clique em Outros contratos para consultar os vencimentos de outros contratos em aberto do cliente em questão, caso haja.
Cadastre o contrato fixo nas abas seguintes, incluindo os campos:
Clique em Ok.
Acessar Linha do Tempo
Informe o Código da Pessoa ou clique em Localizar , no CRM - Administrador de relacionamentos.
Clique na seção Manutenções de contratos.
- Selecione o contrato.
Clique no menu Linha do tempo para ter acesso a todas as informações ancestrais e descendentes do contrato que está sendo focado, dando condições de auditar o documento e ainda verificar os documentos gerados, entre outros.
Editar Contrato
Informe o Código da Pessoa ou clique em Localizar , no CRM - Administrador de relacionamentos.
Clique na seção Manutenções de contratos.
- Selecione o contrato.
Clique no menu Editar.
Realize as alterações necessárias.
Clique em Ok.
Mover Item para Outro Contrato
Esta rotina permite que você transferira um item para um outro contrato existente, caso haja ou, até mesmo, mover o item para um novo contrato com outra data de vencimento da mesma pessoa.
Informe o Código da Pessoa ou clique em Localizar , no CRM - Administrador de relacionamentos.
Clique na seção Manutenções de contratos.
- Selecione o contrato.
Clique em Editar.
Acesse a aba Itens.
Clique no item que deseja mover.
Clique em Mover Item.
Selecione uma das opções:
Mover para contrato existente: marque esta opção e selecione o contrato a ser movido.
Mover para um novo contrato: marque esta opção e informe o dia do vencimento do novo contrato.
Clique em Ok.
Vincular Novo item ao Contrato
Esta rotina permite criar um vínculo entre novos itens no mesmo contrato.
Dica:
Caso queira criar um vínculo entre os contratos da mesma pessoa, acesse a rotina Vincular contrato, presente nos recursos do sistema Manutenção de contratos (FinManutencaoContratos)
Informe o Código da Pessoa ou clique em Localizar , no CRM - Administrador de relacionamentos.
Clique na seção Manutenções de contratos.
- Selecione o contrato.
Clique em Editar.
Acesse a aba Itens.
- Adicione o novo item.
Clique no item que deseja vincular.
Clique emVincular contrato.
- Clique em Ok.
Duplicar Contrato
Ao clicar nessa função será criado um novo contrato contendo as principais informações do contrato original. Os campos de data de cadastro, data de emissão, data de exclusão e código de chamada não serão replicados. Ao duplicar um contrato, o seu número será o mesmo do contrato original acrescido da descrição "(Duplicado)". Todavia, pode ser modificado na descrição.
Informe o Código da Pessoa ou clique em Localizar , no CRM - Administrador de relacionamentos.
Clique na seção Manutenções de contratos.
- Selecione o contrato.
Clique no menu Editar.
Clique em Duplicar.
- Confirme a duplicidade.
- Atualize os dados necessários do novo contrato.
- Clique em Ok.
Auditar Contrato
Este tipo de auditoria faz um rastreamento no item do contrato dividido por usuário conforme cada ação realizada pelo mesmo, permitindo que estejam disponíveis para análise, caso haja.
Desta forma, você terá acesso e controle das alterações realizadas no sistema, facilitando a transparência e permitindo um levantamento das operações realizadas pelos usuários.
Auditar Alterações no Contrato
- Selecione o Cliente, na tela principal do Manutenção de contratos.
- Localize e selecione o contrato.
Clique em Editar.
- Clique em Auditoria.
Informe um período inicial e final em que ocorreu a alteração, exclusão ou inclusão do registro de ocorrência que deseja consultar.
Clique em Atualizar.
Auditar Alteração no Status de Cobrança Suspensa e/ou Paralisada
- Selecione o Cliente, na tela principal do Manutenção de contratos.
- Localize e selecione o contrato.
- Clique em Editar.
- Acesse a aba Itens.
- Clique em Editar item
- Clique em Auditar alteração no status de cobrança suspensa e/ou paralisada.