A seção Manutenções de Contrato localizada nas opções da pessoa no CRM - (Administrador de Relacionamentos), disponibiliza os recursos necessários para geração de cobranças periódicas, referentes a contratos de manutenção de qualquer tipo de prestação de serviços, bem como a consulta das cobranças enviadas aos clientes.

Quando os contratos de manutenção não são gerados automaticamente no Manutenção de Contratos a medida em que as vendas acontecem no CRM - Vendas (Follow Up), o contrato pode ser gerado manualmente de três maneiras, de acordo com a sua necessidade:

  • Contrato de negociação: este tipo de contrato permite informar um prazo para os contratos com tipo de movimento de cobrança configurado para gerar cobrança, ou seja, o valor poderá ser dividido em diversas parcelas no lugar de ter apenas uma data de vencimento estipulada.
  • Contrato fixo: este tipo de contrato é utilizado quando a cobrança for gerada com frequência, geralmente em contratos que possuam mensalidades.
  • Contrato variável: este tipo de contrato é utilizado quando a cobrança for gerada uma única vez. Quando for realizada uma prestação de serviço única que não está contratada como periódica, por exemplo.

Antes de iniciar a utilização desta rotina é importante que as suas configurações já tenham sido realizadas. Para ter acesso a informações mais detalhadas dos contratos de manutenção, bem como realizar outras rotinas, acesse o manual do módulo Manutenção de contratos (FinManutencaoContratos).


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Novo Contrato de Negociação


contrato de negociação é utilizado quando a cobrança é gerada uma única vez, porém permite informar um prazo para os contratos com tipo de movimento configurado para gerar cobrança. Ou seja, é semelhante ao contrato variável, porém o valor pode ser dividido em diversas parcelas no lugar de ter apenas uma única data de vencimento estipulada.

Exemplo:

Um escritório de contabilidade, além de cobrar os honorários fixos (contrato fixo), pode eventualmente prestar serviço extra. Para isso, será necessário criar uma cobrança de negociação visto que o cliente quer pagar, por esse serviço extra, o valor dividido em 10 vezes sem juros no cartão.


  1. Informe o Código da Pessoa ou clique em Localizar , no CRM - Administrador de relacionamentos.

  2. Clique na seção Manutenções de contratos/ menu Negociação.

    Alguns campos presentes na tela de cadastro do contrato possuem uma proteção para que somente usuários com acesso à rotina no sistema Cadastro de Usuários possam acessá-los. Esses campos são protegidos pelo ícone . Ao clicar sobre ele e inserir os dados de acesso do usuário, o campo em questão é habilitado para preenchimento ou alteração da informação padrão.

    Este acesso estará liberado sem a proteção somente se marcada a opção Não mostrar tela de senha caso o usuário tenha acesso liberado localizada no Configurador Bimer, em Financeiro/ Opções/ Manutenção de contratos/ Outras configurações do contrato.

  3. Informe o Número do contrato.
  4. Selecione a Empresa que está fornecendo o serviço.
  5. Selecione o Cliente contratado.
  6. (Opcional) Altere o Cliente responsável pelo financeiro (envio de boletos), caso o cliente do financeiro seja diferente do que estiver contratado.
  7. Selecione os endereços de cobrança entrega do cliente.

    O recurso Auditoria será habilitado somente após a criação do contrato. Através deste recurso, você se informa sobre todas as ações realizadas em relação ao contrato. Ele apresenta: o usuário que realizou o procedimento, a data e qual o procedimento feito. Para saber mais sobre Auditoria do contrato, clique aqui.

  8. (Opcional) Clique em Outros contratos para consultar os vencimentos dos demais contratos em aberto do cliente em questão, caso haja. 

  9. Cadastre o Contrato de negociação nas abas seguintes, incluindo os campos:

    GrupoDescrição
    Destino

    Selecione uma das opções, de acordo com a cobrança a ser realizada:

    • Nota fiscal: o contrato passa pelo sistema Bimer - Faturamento e será necessário imprimir a nota para que, posteriormente, possa ser gerado um boleto a receber. Ex: Compra do serviço de internet.

    • Título a receber: o contrato cria títulos a receber sem a criação de nota fiscal para que, posteriormente, possa ser gerado um boleto a receber. Ex: Reajuste de cobrança.

    Liberação do contrato

    Contrato liberado

    (Opcional) Desmarque, caso necessário, esta opção que vem marcada por padrão para que possa gerar a cobrança e efetuar o reajuste do contrato. Todavia, caso o item de um determinado contrato seja movido para outro, esta será apresentada como desmarcada.

    Exemplo:

    Um determinado item do contrato X é movido para o contrato Y. O contrato Y fica com o status de Aguardando. Para liberar o contrato Y deve-se, portanto, editar e marcar a opção Contrato liberado para que seja gerada a cobrança.

    Registrar cobranças até a data

    (Opcional) Marque está opção e informe uma data final da cobrança para que o sistema não permita gerar cobrança com a data de vencimento inferior à data de inicio da utilização da Manutenção de contrato. Com isso, o sistema só permitirá cadastrar um contrato com a data superior.

    Taxa bancáriaCobrança de tarifa bancária

    Marque esta opção para que a tarifa de impressão do boleto a receber seja somada ao valor do título.

    Exemplo:

    O valor do título '1434901-1/1' é de R$100,00. Ao imprimir o boleto, o valor foi de R$103,47 (R$100,00 título + R$3,47 tarifa).

    Para habilitar ou desabilitar a cobrança da tarifa bancária, siga os passos abaixo:

    1 -  Acesse o módulo Pessoa

    Dica:

    Você também pode realizar esta configuração diretamente no CRM Administrador de Relacionamento, na seção Manutenção de Contratos. Ao selecionar o contrato, o sistema permite que você altere esta opção diretamente no quadro Taxa bancária, presente no rodapé da tela principal do CRM.


    2 - Selecione o menu Cliente.
    3 - Acesse a seção Cadastros.
    4 - Clique na aba Dados.
    5 -
    Marque a opção Cobrar taxa bancária (impressão de boleto / arquivo remessa) para que a cobrança da tarifa seja ativada.
    6 - (Opcional) Em Cobrar tarifa bancária somente para títulos emitidos a partir de:, informe a data pela qual, a partir dela, a cobrança da taxa bancária será aplicada. 

    Esta opção é habilitada somente se marcada a opção acima Cobrar taxa bancária (impressão de boleto/ arquivo remessa).

    Marque está opção para que ao gerar boleto bancário e arquivo remessa, seja criado um item de tarifa bancária no título a receber nas seguintes situações:

    a) Se a opção acima Cobrar taxa bancária (impressão de boleto/arquivo remessa) estiver marcada;
    b) Se o campo abaixo Data da taxa bancária estiver vazio;
    c) Se o campo abaixo Data da taxa bancária estiver preenchido, e a data de emissão do título for igual ou maior que a data informada no campo de taxa bancária.

    • Ao informar ou alterar o campo de data da tarifa bancária em um dos contratos no sistema Manutenção de Contratos, irá refletir em todos os contratos do cliente e também no aplicativo Pessoa;
    • Ao informar ou alterar o campo de data da taxa bancária em um cliente no aplicativo Pessoa, irá refletir em todos os contratos do cliente no aplicativo Manutenção de Contratos;
    • Caso a data da taxa bancária fique em branco, o sistema gerará a tarifa bancária independente do dia de emissão do título.

    Valor e vencimentoEste campo será preenchido automaticamente contendo a totalidade dos itens contratados.
    Período de vigência do contrato

    (Opcional) Informe o período inicial e final da duração do contrato.

    Adicionais


     




    Agrupamento

    Este campo permite que contratos diferentes sejam controlados por associação. Ao gerar um relatório financeiro no BI- Contratos, por exemplo, é possível selecionar um agrupamento e ter uma melhor análise gerencial. O nome do campo será apresentado de acordo com a sua descrição definida no Configurador Bimer, em Financeiro/ Opções/ Consultas/ Agrupamento/ Título da coluna de agrupamento (contratos).

    Operação da nota fiscal

    Selecione um tipo de operação fiscal que deve identificar o contrato criado. Ao criar o contrato, o sistema utilizará a Operação padrão para nota fiscal de serviço informada no Configurador Bimer, em Financeiro / Opções/ Manutenção de Contratos/ Cadastro de contratos. No entanto, se estiver marcada a opção No cadastro de contrato, permitir alterar as informações acima, localizada nesta mesma configuração, você pode alterar a operação manualmente neste campo.

    Ao informar uma operação que esteja marcada para calcular ISS do destino, será exibido o campo pra informar a Cidade de tributação. Do contrário, caso informe uma operação que não esteja marcada para calcular ISS do destino, serão exibidas as opções de Endereço prestador (município da empresa que está prestando o serviço) e Endereço tomador (município do cliente, sendo resgatado no sistema do endereço de entrega).

    Operação da ordem de Entrega

    Selecione uma operação configurada para gerar Ordem de entrega, caso o destino do contrato seja Nota Fiscal.

    Aglutinar cobranças em título

    Este recurso estará ativo apenas para cobrança cujo destino é título a receber. Para tratar aglutinação de cobrança cujo destino é nota fiscal, marque a opção Vincular apenas um contrato por nota fiscal localizada no Configurador Bimer, em Financeiro / Opções / Manutenção de contratos / Geração de cobranças / Geral. Desta forma, ao gerar a cobrança, o sistema poderá vincular vários contratos em apenas uma nota fiscal. 

    • Marcada: ao criar a cobrança, o sistema gera os títulos a receber de maneira aglutinada, considerando as seguintes informações: cliente, vencimento, natureza de lançamento, tipo de cobrança, forma de pagamento e conta bancária.
    • Desmarcada: ao criar a cobrança, o sistema gera os títulos a receber separadamente.

    O campo Valor do quadro Valor e vencimento será preenchido automaticamente, contendo a totalidade dos itens contratados.

    CampoDescrição
    Itens sem cobrança

    Marque o contrato como cobrança suspensa, paralisada ou doação, para que o sistema não gere cobranças, mesmo que a validade esteja no período aceitável para geração de cobrança.

    (informação)  Se o contrato for marcado como Doação, a data atual será automaticamente registrada como a data de sua efetivação. Para filtrar as doações ativas, utilize o BI Contrato na tela de filtros, onde é possível filtrar contratos pelo campo Data de doação, presente nas áreas de pesquisa Padrão e Itens de contrato X cobranças.

    Código do produto

    Informe um produto ativo que deseja incluir no contrato. 

    Nr. série

    Informe o número de série de identificação do produto, caso trabalhe com controle de série.

    Tipo de movimento de cobrança

    Selecione um tipo de movimento de cobrança configurado para gerar cobrança.

    Os tipos de movimento de cobrança configurados para gerar nota fiscal não são utilizados pelo aplicativo Manutenção de Contratos. Desta forma, ao finalizar uma venda pelo CRM - Vendas (Follow Up) cujo movimento de cobrança dos itens esteja configurado para gerar nota fiscal, o sistema gera pedido de venda e nota fiscal referente à venda dos itens. No entanto, ao finalizar uma venda pelo CRM - Vendas(Follow Up) com o tipo de movimento de cobrança de um ou mais itens configurado para gerar cobrança, o sistema gera contrato de manutenção referente aos itens no aplicativo Manutenção de Contratos.

    Situação do produto

    Selecione a situação do produto. Ela influencia na geração ou não de notas e títulos de cobrança relacionados ao contrato de manutenção.

    Valor

    Informe o valor do produto ou serviço contratado.

    Vigência

    (Opcional) Informe o período inicial e final da duração do contrato.

    Observação

    Informe uma observação que julgue necessário com relação ao contrato criado.

    AbaDescrição
    Repasse

    Neste quadro você informa a pessoa para receber a comissão devida da venda que é pré-cadastrada no sistema Pessoa (Pessoa). Aqui, para cada pessoa de repasse você deve informar os valores a serem considerados como Alíquota de comissão do faturamento e também como Alíquota de comissão da duplicata. Além disso, também pode definir o número de cobranças que permitirá repasses, a partir da data de validade do contrato.

    Dica:

    Para simplificar a sua busca na hora de localizar a pessoa de repasse, quando o cadastro da pessoa selecionada estiver ativo, será exibido na cor preto e, caso inativo, na cor cinza.

    CampoDescrição
    Unidade de negócio

    Este recurso permite que a empresa analise suas vendas de forma segmentada como, por exemplo, por área de negócio, linha de produto, segmento de atuação de mercado ou, em alguns casos, até setores. Essa divisão tem como objetivo facilitar a apuração de resultados financeiros, investimento e crescimento de acordo com esta determinada segmentação.

    • Cadastrar as Unidades de negócios no Configurador Bimer, em Geral/ Outros cadastros;
    • (Opcional) Obrigar o preenchimento do campo de unidade de negócio no Configurador Bimer, em Geral / Opções / Diversos / aba Unidade de negócio. Com esta opção marcada, o sistema não permitirá gravar documentos sem esta informação.
    • Informar quais unidades de negócio que o usuário pertence e terá acesso no Cadastro de usuários, em Usuários/Configurações de usuário / Unidades de negócio. Ao criar ou editar um documento, esta configuração pode agir da seguinte forma:
      - Se o usuário não tiver vínculo com nenhuma 'Unidade de Negócio', o campo fica vazio e o sistema desabilita a sua digitação;
      - Caso o usuário possua vinculo com somente uma 'Unidade de Negócio', o campo é preenchido automaticamente e o sistema desabilita a sua digitação;
      - Se o usuário possuir vínculo com mais de uma 'Unidade de Negócio', o campo fica vazio e o sistema habilita suas opções.
    Exemplo:

    A empresa SILVA & SILVA LTDA é dividida em 3 unidades de negócios: Atacado, Varejo e Televendas. Ao realizar essa divisão, é possível controlar, por exemplo, qual negócio teve maior faturamento, qual deles deve investir mais para aumentar os lucros e qual o pior meio de faturar.

    Aqui você deve informar o meio de pagamento utilizado pelo cliente que gerará títulos a receber. Além disso, permite incluir um desconto ou acréscimo diretamente sobre o contrato.

    Ao cadastrar o Prazo, o sistema automaticamente calcula esse período conforme as parcelas e valores a serem pagos que vão gerar títulos a receber. Todavia, neste campo também é possível editar o prazo dando um clique com o mouse sobre a parcela inserida ou incluir manualmente um novo prazo.

    Para habilitar o botão Centro de custo no item do contrato, você deve informar na aba Negociação, em Parcelas, uma natureza de lançamento configurada para trabalhar com centro de custo.

    A informação nesta aba é preenchida automaticamente ao informar o Cliente e permite a consulta de todos os contatos telefônicos, bem como observações relevantes referente à pessoa contratada.

    Esta aba será preenchida pelo sistema, após a geração do contrato, com todas as cobranças relativas ao contrato.

    Nesta aba serão apresentados, caso haja, outros contratos do cliente responsável pelo financeiro para consulta. Sendo necessário ajuste, clicar duas vezes sobre um contrato para editá-lo. 

  10. Clique em Ok.



Novo Contrato Variável


contrato variável é utilizado quando a cobrança é gerada uma única vez, quando é realizada uma prestação de serviço única, que não está contratada como periódica. Caso haja uma nova prestação do mesmo serviço, deve ser cadastrado um novo contrato variável. 

Exemplo:

Um escritório de contabilidade, além de cobrar os honorários fixos (contrato fixo), pode eventualmente prestar serviço extra. Para isso, é necessário criar uma cobrança variável com dia, mês e ano para pagamento.


  1. Informe o Código da Pessoa ou clique em Localizar , no CRM - Administrador de relacionamentos.
  2. Clique na seção Manutenções de contratos/ menu Variável.

    Alguns campos presentes na tela de cadastro do contrato possuem uma proteção para que somente usuários com acesso à rotina no sistema Cadastro de Usuários possam acessá-los. Esses campos são protegidos pelo ícone . Ao clicar sobre ele e inserir os dados de acesso do usuário, o campo em questão é habilitado para preenchimento ou alteração da informação padrão.

    Este acesso estará liberado sem a proteção somente se marcada a opção Não mostrar tela de senha caso o usuário tenha acesso liberado localizada no Configurador Bimer, em Financeiro/ Opções/ Manutenção de contratos/ Outras configurações do contrato.

  3. Informe o Número do contrato.
  4. Selecione a Empresa que está fornecendo o serviço.
  5. Selecione o Cliente contratado.
  6. (Opcional) Altere o Cliente responsável pelo financeiro (envio de boletos), caso o cliente do financeiro seja diferente do que for contratado.
  7. Selecione os endereços de cobrança entrega do cliente.

    O recurso Auditoria será habilitado somente após a criação do contrato. Através deste recurso, você se informa sobre todas as ações realizadas em relação ao contrato. Ele apresenta: o usuário que realizou o procedimento, a data e qual o procedimento feito. Para saber mais sobre Auditoria do contrato, clique aqui.

  8. (Opcional) Clique em Outros contratos para consultar os vencimentos dos demais contratos em aberto do cliente em questão, caso haja. 

  9. Cadastre o contrato variável nas abas seguintes, incluindo os campos:

    GrupoDescrição
    Destino

    Selecione uma das opções, de acordo com a cobrança a ser realizada:

    • Nota fiscal: o contrato passa pelo sistema Bimer - Faturamento e será necessário imprimir a nota para que, posteriormente, possa ser gerado um boleto a receber. Ex: Compra do serviço de internet.

    • Título a receber: o contrato cria títulos a receber sem a criação de nota fiscal para que, posteriormente, possa ser gerado um boleto a receber. Ex: Reajuste de cobrança.

    Liberação do contratoContrato liberado

    (Opcional) Desmarque, caso necessário, esta opção que vem marcada por padrão para que possa gerar a cobrança e efetuar o reajuste do contrato. Todavia, caso o item de um determinado contrato seja movido para outro, esta será apresentada como desmarcada.

    Exemplo:

    Um determinado item do contrato X é movido para o contrato Y. O contrato Y fica com o status de Aguardando. Para liberar o contrato Y deve-se, portanto, editar e marcar a opção Contrato liberado para que seja gerada a cobrança.

    Registrar cobranças até a data

    (Opcional) Marque está opção e informe uma data final da cobrança para que o sistema não permita gerar cobrança com a data de vencimento inferior à data de inicio da utilização da Manutenção de contrato. Com isso, o sistema só permitirá cadastrar um contrato com a data superior.

    Taxa bancáriaCobrança de tarifa bancária

    Marque esta opção para que a tarifa de impressão do boleto a receber seja somada ao valor do título.

    Exemplo:

    O valor do título '1434901-1/1' é de R$100,00. Ao imprimir o boleto, o valor foi de R$103,47 (R$100,00 título + R$3,47 tarifa).

    Para habilitar ou desabilitar a cobrança da tarifa bancária, siga os passos abaixo:

    1 -  Acesse o módulo Pessoa

    Dica:

    Você também pode realizar esta configuração diretamente no CRM Administrador de Relacionamento, na seção Manutenção de Contratos. Ao selecionar o contrato, o sistema permite que você altere esta opção diretamente no quadro Taxa bancária, presente no rodapé da tela principal do CRM.


    2 - Selecione o menu Cliente.
    3 - Acesse a seção Cadastros.
    4 - Clique na aba Dados.
    5 -
    Marque a opção Cobrar taxa bancária (impressão de boleto / arquivo remessa) para que a cobrança da tarifa seja ativada.
    6 - (Opcional) Em Cobrar tarifa bancária somente para títulos emitidos a partir de:, informe a data pela qual, a partir dela, a cobrança da taxa bancária será aplicada. 

    Esta opção é habilitada somente se marcada a opção acima Cobrar taxa bancária (impressão de boleto/ arquivo remessa).

    Marque está opção para que ao gerar boleto bancário e arquivo remessa, seja criado um item de tarifa bancária no título a receber nas seguintes situações:

    a) Se a opção acima Cobrar taxa bancária (impressão de boleto/arquivo remessa) estiver marcada;
    b) Se o campo abaixo Data da taxa bancária estiver vazio;
    c) Se o campo abaixo Data da taxa bancária estiver preenchido, e a data de emissão do título for igual ou maior que a data informada no campo de taxa bancária.

    • Ao informar ou alterar o campo de data da tarifa bancária em um dos contratos no sistema Manutenção de Contratos, irá refletir em todos os contratos do cliente e também no aplicativo Pessoa;
    • Ao informar ou alterar o campo de data da taxa bancária em um cliente no aplicativo Pessoa, irá refletir em todos os contratos do cliente no aplicativo Manutenção de Contratos;
    • Caso a data da taxa bancária fique em branco, o sistema gerará a tarifa bancária independente do dia de emissão do título.

    Valor e vencimentoVencimento (data)

    Informe a data de vencimento da cobrança.

    O campo Valor será preenchido automaticamente contendo a totalidade dos itens contratados.

    Dias para antecipação da cobrança

    Este campo é habilitado somente quando informado no Configurador Bimer em Financeiro/ Opções/ Manutenção de contratos/ Cadastro de contratos/ Dias para antecipação para geração de cobrança.

    Selecione uma data, pré-configurada, para gerar a cobrança antecipada.

    Exemplo:

    Ao configurar 5 dias para antecipação da cobrança no Configurador Bimer.

    O contrato vence todo dia 22, como hoje é 18 o sistema não permite gerar a cobrança (antecipar a cobrança). Com essa configuração é possível gerar a cobrança antes da data, no caso é 5 dias antes da data prevista.

    Adicionais




    Agrupamento

    Este campo permite que contratos diferentes sejam controlados por associação. Ao gerar um relatório financeiro no BI- Contratos, por exemplo, é possível selecionar um agrupamento e ter uma melhor análise gerencial. O nome do campo será apresentado de acordo com a sua descrição definida no Configurador Bimer, em Financeiro/ Opções/ Consultas/ Agrupamento/ Título da coluna de agrupamento (contratos).

    Operação da nota fiscal

    Selecione um tipo de operação fiscal que deve identificar o contrato criado. Ao criar o contrato, o sistema utilizará a Operação padrão para nota fiscal de serviço informada no Configurador Bimer, em Financeiro / Opções/ Manutenção de Contratos/ Cadastro de contratos. No entanto, se estiver marcada a opção No cadastro de contrato, permitir alterar as informações acima, localizada nesta mesma configuração, você pode alterar a operação manualmente neste campo.

    Ao informar uma operação que esteja marcada para calcular ISS do destino, será exibido o campo pra informar a Cidade de tributação. Do contrário, caso informe uma operação que não esteja marcada para calcular ISS do destino, serão exibidas as opções de Endereço prestador (município da empresa que está prestando o serviço) e Endereço tomador (município do cliente, sendo resgatado no sistema do endereço de entrega).

    Operação da ordem de Entrega

    Selecione uma operação configurada para gerar Ordem de entrega, caso o destino do contrato seja Nota Fiscal.

    Aglutinar cobranças em título

    Este recurso estará ativo apenas para cobrança cujo destino é título a receber. Para tratar aglutinação de cobrança cujo destino é nota fiscal, marque a opção Vincular apenas um contrato por nota fiscal localizada no Configurador Bimer, em Financeiro / Opções / Manutenção de contratos / Geração de cobranças / Geral. Desta forma, ao gerar a cobrança, o sistema poderá vincular vários contratos em apenas uma nota fiscal. 

    • Marcada: ao criar a cobrança, o sistema gera os títulos a receber de maneira aglutinada, considerando as seguintes informações: cliente, vencimento, natureza de lançamento, tipo de cobrança, forma de pagamento e conta bancária.
    • Desmarcada: ao criar a cobrança, o sistema gera os títulos a receber separadamente.

    CampoDescrição
    Itens sem cobrança

    Marque o contrato como cobrança suspensa, paralisada ou doação, para que o sistema não gere cobranças, mesmo que a validade esteja no período aceitável para geração de cobrança.

    (informação)  Se o contrato for marcado como Doação, a data atual será automaticamente registrada como a data de sua efetivação. Para filtrar as doações ativas, utilize o BI Contrato na tela de filtros, onde é possível filtrar contratos pelo campo Data de doação, presente nas áreas de pesquisa Padrão e Itens de contrato X cobranças.

    Código do produto

    Informe um produto ativo que deseja incluir no contrato. 

    Nr. série

    Informe o número de série de identificação do produto, caso trabalhe com controle de série.

    Tipo de movimento de cobrança

    Selecione um tipo de movimento de cobrança configurado para gerar cobrança.

    Os tipos de movimento de cobrança configurados para gerar nota fiscal não são utilizados pelo aplicativo Manutenção de Contratos. Desta forma, ao finalizar uma venda pelo CRM - Vendas (Follow Up) cujo movimento de cobrança dos itens esteja configurado para gerar nota fiscal, o sistema gera pedido de venda e nota fiscal referente à venda dos itens. No entanto, ao finalizar uma venda pelo CRM - Vendas(Follow Up) com o tipo de movimento de cobrança de um ou mais itens configurado para gerar cobrança, o sistema gera contrato de manutenção referente aos itens no aplicativo Manutenção de Contratos.

    Situação do produto

    Selecione a situação do produto. Ela influencia na geração ou não de notas e títulos de cobrança relacionados ao contrato de manutenção.

    Valor

    Informe o valor do produto ou serviço contratado.

    Período da cobrança do contrato

    (Opcional) Informe o período inicial e final da duração do contrato.

    Observação

    Informe uma observação que julgue necessário com relação ao contrato criado.

    Centro de custo

    Clique em Centro de custo fazendo com que o valor do item do contrato seja distribuído pelos centros de custos, de maneira que totalize em 100% do valor total do produto. 

    O Centro de Custo tem por objetivo determinar todas as atividades de uma empresa. É como fragmentá-la em vários setores, que podem gerar receitas e despesas de forma independente. Isso permite medir o desempenho de um Centro de Custo por si só e tomar decisões melhores quanto aos gastos, produtos e serviços oferecidos.

    Para habilitar este recurso você deve informar na aba Negociação, em Parcelas, uma natureza de lançamento configurada para trabalhar com centro de custo.

    AbaDescrição
    Repasse

    Neste quadro você informa a pessoa para receber a comissão devida da venda que é pré-cadastrada no sistema Pessoa (Pessoa). Aqui, para cada pessoa de repasse você deve informar os valores a serem considerados como Alíquota de comissão do faturamento e também como Alíquota de comissão da duplicata. Além disso, também pode definir o número de cobranças que permitirá repasses, a partir da data de validade do contrato.

    Dica:

    Para simplificar a sua busca na hora de localizar a pessoa de repasse, quando o cadastro da pessoa selecionada estiver ativo, será exibido na cor preto e, caso inativo, na cor cinza.

    CampoDescrição
    Natureza de lançamento

    Selecione uma natureza de lançamento a ser utilizada pelo sistema como um facilitador no cadastro dos contratos, sendo definida como parâmetro no momento da inclusão do contrato como "Manutenção", por exemplo. Ao criar o contrato, o sistema utilizará a Natureza de lançamento informada no Configurador Bimer, em Financeiro / Opções/ Manutenção de Contratos/ Cadastro de contratos. No entanto, caso marcada a opção No cadastro de contrato, permitir alterar as informações acima, localizada na mesma configuração, você pode alterar a operação manualmente neste campo. 

    Tipo de cobrança

    Selecione um tipo de cobrança conforme contrato da empresa com o Banco onde os pagamentos dos títulos por parte do cliente serão feitos. Ao criar o contrato, o sistema utiliza o Tipo de cobrança informado no Configurador Bimer, em Financeiro / Opções/ Manutenção de Contratos/ Cadastro de contratos. No entanto, caso marcada a opção No cadastro de contrato, permitir alterar as informações acima, localizada na mesma configuração, você pode alterar a operação manualmente neste campo. 

    Conta bancária para cobrança

    Selecione uma conta bancária a ser utilizada para a geração da cobrança. O sistema levará essa informação para a geração do título a receber quando for gerada a cobrança do contrato.

    Forma de pagamento

    Selecione uma forma de pagamento a ser utilizada pelo sistema como um facilitador no cadastro dos contratos, sendo definida como parâmetro no momento da inclusão do contrato como "Boleto bancário", por exemplo. Caso o tipo de pagamento selecionado seja "Cheque", informe seus dados em Informações complementares para forma de pagamento cheque.

    Unidade de negócio

    Este recurso permite que a empresa analise suas vendas de forma segmentada como, por exemplo, por área de negócio, linha de produto, segmento de atuação de mercado ou, em alguns casos, até setores. Essa divisão tem como objetivo facilitar a apuração de resultados financeiros, investimento e crescimento de acordo com esta determinada segmentação.

    • Cadastrar as Unidades de negócios no Configurador Bimer, em Geral/ Outros cadastros;
    • (Opcional) Obrigar o preenchimento do campo de unidade de negócio no Configurador Bimer, em Geral / Opções / Diversos / aba Unidade de negócio. Com esta opção marcada, o sistema não permitirá gravar documentos sem esta informação.
    • Informar quais unidades de negócio que o usuário pertence e terá acesso no Cadastro de usuários, em Usuários/Configurações de usuário / Unidades de negócio. Ao criar ou editar um documento, esta configuração pode agir da seguinte forma:
      - Se o usuário não tiver vínculo com nenhuma 'Unidade de Negócio', o campo fica vazio e o sistema desabilita a sua digitação;
      - Caso o usuário possua vinculo com somente uma 'Unidade de Negócio', o campo é preenchido automaticamente e o sistema desabilita a sua digitação;
      - Se o usuário possuir vínculo com mais de uma 'Unidade de Negócio', o campo fica vazio e o sistema habilita suas opções.
    Exemplo:

    A empresa SILVA & SILVA LTDA é dividida em 3 unidades de negócios: Atacado, Varejo e Televendas. Ao realizar essa divisão, é possível controlar, por exemplo, qual negócio teve maior faturamento, qual deles deve investir mais para aumentar os lucros e qual o pior meio de faturar.

    Informações complementares para forma de pagamento em cheque

    Preencha esse campo para que o sistema indique essa informação no título a receber, caso o contrato tenha a forma de pagamento cheque.

    A informação nesta aba é preenchida automaticamente ao informar o Cliente e permite a consulta de todos os contatos telefônicos, bem como observações relevantes referente à pessoa contratada.

    Esta aba será preenchida pelo sistema, após a geração do contrato, com todas as cobranças relativas ao contrato.

    Nesta aba serão apresentados, caso haja, outros contratos do cliente responsável pelo financeiro para consulta. Sendo necessário ajuste, clicar duas vezes sobre um contrato para editá-lo. 

  10. Clique em Ok.




Novo Contrato Fixo


O contrato fixo é cobrado mês a mês ou de período a período com valor fixo, ou seja, todo mês terá cobrança do contrato ou de todo período selecionado. 

Exemplo:

Em um serviço para ter acesso à internet geralmente são utilizados contratos que possuam mensalidades onde mês a mês será realizada uma cobrança fixa. 

  1. Informe o Código da Pessoa ou clique em Localizar , no CRM - Administrador de relacionamentos.

  2. Clique na seção Manutenções de contratos/ menu Fixo.

    Alguns campos presentes na tela de cadastro do contrato possuem uma proteção para que somente usuários com acesso à rotina no sistema Cadastro de Usuários possam acessá-los. Esses campos são protegidos pelo ícone . Ao clicar sobre ele e inserir os dados de acesso do usuário, o campo em questão é habilitado para preenchimento ou alteração da informação padrão.

    Este acesso estará liberado sem a proteção somente se marcada a opção Não mostrar tela de senha caso o usuário tenha acesso liberado localizada no Configurador Bimer, em Financeiro/ Opções/ Manutenção de contratos/ Outras configurações do contrato.

  3. Informe o Número do contrato.
  4. Selecione a Empresa que está fornecendo o serviço.
  5. (Opcional) Altere o Cliente ou Cliente responsável pelo financeiro (envio de boletos), caso este seja diferente do cliente contratado.
  6. Selecione os endereços de cobrança entrega do cliente.

    O recurso Auditoria será habilitado somente após a criação do contrato. Através deste recurso, você se informa sobre todas as ações realizadas em relação ao contrato. Ele apresenta: o usuário que realizou o procedimento, a data e qual o procedimento feito. Para saber mais sobre Auditoria do contrato, clique aqui.

  7. (Opcional) Clique em Outros contratos para consultar os vencimentos de outros contratos em aberto do cliente em questão, caso haja. 

  8. Cadastre o contrato fixo nas abas seguintes, incluindo os campos:

    GrupoDescrição
    Destino

    Selecione uma das opções, de acordo com a cobrança a ser realizada:

    • Nota fiscal: o contrato passa pelo sistema Bimer - Faturamento e será necessário imprimir a nota para que, posteriormente, possa ser gerado um boleto a receber. Ex: Compra do serviço de internet.

    • Título a receber: o contrato cria títulos a receber sem a criação de nota fiscal para que, posteriormente, possa ser gerado um boleto a receber. Ex: Reajuste de cobrança.

    Liberação do contratoContrato liberado

    (Opcional) Desmarque, caso necessário, esta opção que vem marcada por padrão para que possa gerar a cobrança e efetuar o reajuste do contrato. Todavia, caso o item de um determinado contrato seja movido para outro, esta será apresentada como desmarcada.

    Exemplo:

    Um determinado item do contrato X é movido para o contrato Y. O contrato Y fica com o status de Aguardando. Para liberar o contrato Y deve-se, portanto, editar e marcar a opção Contrato liberado para que seja gerada a cobrança.

    Registrar cobranças até a data

    (Opcional) Marque está opção e informe uma data final da cobrança para que o sistema não permita gerar cobrança com a data de vencimento inferior à data de inicio da utilização da Manutenção de contrato. Com isso, o sistema só permitirá cadastrar um contrato com a data superior.

    Taxa bancáriaCobrança de tarifa bancária

    Marque esta opção para que a tarifa de impressão do boleto a receber seja somada ao valor do título.

    Exemplo:

    O valor do título '1434901-1/1' é de R$100,00. Ao imprimir o boleto, o valor foi de R$103,47 (R$100,00 título + R$3,47 tarifa).

    Para habilitar ou desabilitar a cobrança da tarifa bancária, siga os passos abaixo:

    1 -  Acesse o módulo Pessoa

    Dica:

    Você também pode realizar esta configuração diretamente no CRM Administrador de Relacionamento, na seção Manutenção de Contratos. Ao selecionar o contrato, o sistema permite que você altere esta opção diretamente no quadro Taxa bancária, presente no rodapé da tela principal do CRM.


    2 - Selecione o menu Cliente.
    3 - Acesse a seção Cadastros.
    4 - Clique na aba Dados.
    5 -
    Marque a opção Cobrar taxa bancária (impressão de boleto / arquivo remessa) para que a cobrança da tarifa seja ativada.
    6 - (Opcional) Em Cobrar tarifa bancária somente para títulos emitidos a partir de:, informe a data pela qual, a partir dela, a cobrança da taxa bancária será aplicada. 

    Esta opção é habilitada somente se marcada a opção acima Cobrar taxa bancária (impressão de boleto/ arquivo remessa).

    Marque está opção para que ao gerar boleto bancário e arquivo remessa, seja criado um item de tarifa bancária no título a receber nas seguintes situações:

    a) Se a opção acima Cobrar taxa bancária (impressão de boleto/arquivo remessa) estiver marcada;
    b) Se o campo abaixo Data da taxa bancária estiver vazio;
    c) Se o campo abaixo Data da taxa bancária estiver preenchido, e a data de emissão do título for igual ou maior que a data informada no campo de taxa bancária.

    • Ao informar ou alterar o campo de data da tarifa bancária em um dos contratos no sistema Manutenção de Contratos, irá refletir em todos os contratos do cliente e também no aplicativo Pessoa;
    • Ao informar ou alterar o campo de data da taxa bancária em um cliente no aplicativo Pessoa, irá refletir em todos os contratos do cliente no aplicativo Manutenção de Contratos;
    • Caso a data da taxa bancária fique em branco, o sistema gerará a tarifa bancária independente do dia de emissão do título.

    Valor e vencimentoVencimento (dia)

    Informe o dia do vencimento da cobrança.

    O campo Valor será preenchido automaticamente contendo a totalidade dos itens contratados.

    Dias para antecipação da cobrança

    Este campo é habilitado somente quando informado no Configurador Bimer em Financeiro/ Opções/ Manutenção de contratos/ Cadastro de contratos/ Dias para antecipação para geração de cobrança.

    Selecione uma data, pré configurada, para gerar a cobrança antecipada.

    Exemplo:

    Ao configurar 5 dias para antecipação da cobrança no Configurador Bimer.

    O contrato vence todo dia 22, como hoje é 18 o sistema não permite gerar a cobrança (antecipar a cobrança). Com essa configuração é possível gerar a cobrança antes da data, no caso é 5 dias antes da data prevista.

    Período de vigência do contrato

    (Opcional) Informe o período inicial e final da duração do contrato.

    Adicionais


    Agrupamento

    Este campo permite que contratos diferentes sejam controlados por associação. Ao gerar um relatório financeiro no BI- Contratos, por exemplo, é possível selecionar um agrupamento e ter uma melhor análise gerencial. O nome do campo será apresentado de acordo com a sua descrição definida no Configurador Bimer, em Financeiro/ Opções/ Consultas/ Agrupamento/ Título da coluna de agrupamento (contratos).

    Operação da nota fiscal

    Selecione um tipo de operação fiscal que deve identificar o contrato criado. Ao criar o contrato, o sistema utilizará a Operação padrão para nota fiscal de serviço informada no Configurador Bimer, em Financeiro / Opções/ Manutenção de Contratos/ Cadastro de contratos. No entanto, se estiver marcada a opção No cadastro de contrato, permitir alterar as informações acima, localizada nesta mesma configuração, você pode alterar a operação manualmente neste campo.

    Ao informar uma operação que esteja marcada para calcular ISS do destino, será exibido o campo pra informar a Cidade de tributação. Do contrário, caso informe uma operação que não esteja marcada para calcular ISS do destino, serão exibidas as opções de Endereço prestador (município da empresa que está prestando o serviço) e Endereço tomador (município do cliente, sendo resgatado no sistema do endereço de entrega).

    Operação da ordem de entrega

    Selecione uma operação configurada para gerar Ordem de entrega, caso o destino do contrato seja Nota Fiscal.


    Aglutinar cobranças em título

    Este recurso estará ativo apenas para cobrança cujo destino é título a receber. Para tratar aglutinação de cobrança cujo destino é nota fiscal, marque a opção Vincular apenas um contrato por nota fiscal localizada no Configurador Bimer, em Financeiro / Opções / Manutenção de contratos / Geração de cobranças. Desta forma, ao gerar a cobrança, o sistema poderá vincular vários contratos em apenas uma nota fiscal. 

    • Marcada: ao criar a cobrança, o sistema gera os títulos a receber de maneira aglutinada, considerando as seguintes informações: cliente, vencimento, natureza de lançamento, tipo de cobrança, forma de pagamento e conta bancária.
    • Desmarcada: ao criar a cobrança, o sistema gera os títulos a receber separadamente.

    1ª cobrança proporcional

    Selecione esta opção para que seja possível gerar cobrança proporcional ao 1º dia entre a data de emissão do contrato e a data da primeira cobrança.
    CampoDescrição
    Itens sem cobrança

    Marque o contrato como cobrança suspensa, paralisada ou doação, para que o sistema não gere cobranças, mesmo que a validade esteja no período aceitável para geração de cobrança.

    (informação)  Se o contrato for marcado como Doação, a data atual será automaticamente registrada como a data de sua efetivação. Para filtrar as doações ativas, utilize o BI Contrato na tela de filtros, onde é possível filtrar contratos pelo campo Data de doação, presente nas áreas de pesquisa Padrão e Itens de contrato X cobranças.

    Código do produto

    Informe um produto ativo que deseja incluir no contrato.

    Nr. série

    Informe o número de série de identificação do produto, caso trabalhe com controle de série.

    Tipo de movimento de cobrança

    Selecione um tipo de movimento de cobrança configurado para gerar cobrança.

    Os tipos de movimento de cobrança configurados para gerar nota fiscal não são utilizados pelo aplicativo Manutenção de Contratos. Desta forma, ao finalizar uma venda pelo CRM - Vendas (Follow Up) cujo movimento de cobrança dos itens esteja configurado para gerar nota fiscal, o sistema gera pedido de venda e nota fiscal referente à venda dos itens. No entanto, ao finalizar uma venda pelo CRM - Vendas(Follow Up) com o tipo de movimento de cobrança de um ou mais itens configurado para gerar cobrança, o sistema gera contrato de manutenção referente aos itens no aplicativo Manutenção de Contratos.

    Situação do produto

    Selecione a situação do produto. Ela influencia na geração ou não de notas e títulos de cobrança relacionados ao contrato de manutenção.

    Caso a situação informada sobre o produto esteja configurada paraDesativar o item do contrato, o sistema exibe o campo de validade da cobrança no campo abaixo, em Período da cobrança do contrato. Estas situações são utilizadas somente nos contratos do tipo fixo com validade, como uma cortesia, por exemplo.

    Valor

    Informe o valor do produto ou serviço contratado.

    Período da cobrança do contrato

    Informe a data final da carência a ser considerada como início da cobrança do contrato.

    O campo para informação da Dt. final da cobrança vai ser apresentado se no contrato for selecionada uma situação do produto configurada para "Desativar o item do contrato", e também se o sistema estiver configurado para Não mostrar o campo 'Dt. final da cobrança' para itens cuja situação de produto não estiver configurada para desativar item do contrato no Configurador Bimer, em Financeiro/ Opções/ Manutenção de contratos/ Cadastro de contratos / Data de validade da cobrança.

    Meses para geração de notas ou títulos

    Selecione o período para geração das notas fiscais ou títulos a receber.

    Dica:

    Caso queira, você pode Bloquear alteração nos meses para geração de notas ou títulos para que somente pessoas autorizadas possam ajustar os meses para geração da cobrança. Para isso, habilite esta ação no Configurador Bimer, em Financeiro/ Opções/ Manutenção de contratos/ Outras configurações do contrato.

    Observação

    Informe uma observação que julgue necessário com relação ao contrato criado.

    Centro de custo

    Clique em Centro de custo fazendo com que o valor do item do contrato seja distribuído pelos centros de custos, de maneira que totalize em 100% do valor total do produto. 

    O Centro de Custo tem por objetivo determinar todas as atividades de uma empresa. É como fragmentá-la em vários setores, que podem gerar receitas e despesas de forma independente. Isso permite medir o desempenho de um Centro de Custo por si só e tomar decisões melhores quanto aos gastos, produtos e serviços oferecidos.

    Para habilitar este botão, você deve informar uma natureza de lançamento configurada para trabalhar com centro de custo.

    AbaDescrição
    ReajusteSelecione um Indexador a ser utilizado no reajuste de cobrança, caso necessite de alguma atualização monetária. Ao selecioná-lo, informe também quando será aplicado este reajuste (a cada ano, mês), bem como a data inicial para reajuste do item do contrato.
    Repasse

    Neste quadro você informa a pessoa para receber a comissão devida da venda que é pré-cadastrada no sistema Pessoa (Pessoa). Aqui, para cada pessoa de repasse você deve informar os valores a serem considerados como Alíquota de comissão do faturamento e também como Alíquota de comissão da duplicata. Além disso, também pode definir o número de cobranças que permitirá repasses, a partir da data de validade do contrato.

    Dica:

    Para simplificar a sua busca na hora de localizar a pessoa de repasse, quando o cadastro da pessoa selecionada estiver ativo, será exibido na cor preto e, caso inativo, na cor cinza.

    CampoDescrição
    Natureza de lançamento

    Selecione uma natureza de lançamento a ser utilizada pelo sistema como um facilitador no cadastro dos contratos, sendo definida como parâmetro no momento da inclusão do contrato como "Manutenção", por exemplo. Ao criar o contrato, o sistema utilizará a Natureza de lançamento informada no Configurador Bimer, em Financeiro / Opções/ Manutenção de Contratos/ Cadastro de contratos. No entanto, caso marcada a opção No cadastro de contrato, permitir alterar as informações acima, localizada na mesma configuração, você pode alterar a operação manualmente neste campo.

    Tipo de cobrança

    Selecione um tipo de cobrança conforme contrato da empresa com o Banco onde os pagamentos dos títulos por parte do cliente serão feitos. Ao criar o contrato, o sistema utiliza o Tipo de cobrança informado no Configurador Bimer, em Financeiro / Opções/ Manutenção de Contratos/ Cadastro de contratos. No entanto, caso marcada a opção No cadastro de contrato, permitir alterar as informações acima, localizada na mesma configuração, você pode alterar a operação manualmente neste campo.

    Conta bancária para cobrança

    Selecione uma conta bancária a ser utilizada para a geração da cobrança. O sistema levará essa informação para a geração do título a receber quando for gerada a cobrança do contrato.

    Forma de pagamento

    Selecione uma forma de pagamento a ser utilizada pelo sistema como um facilitador no cadastro dos contratos, sendo definida como parâmetro no momento da inclusão do contrato como "Boleto bancário", por exemplo. Caso o tipo de pagamento selecionado seja "Cheque", informe seus dados em Informações complementares para forma de pagamento cheque.

    Unidade de negócio

    Este recurso permite que a empresa analise suas vendas de forma segmentada como, por exemplo, por área de negócio, linha de produto, segmento de atuação de mercado ou, em alguns casos, até setores. Essa divisão tem como objetivo facilitar a apuração de resultados financeiros, investimento e crescimento de acordo com esta determinada segmentação.

    • Cadastrar as Unidades de negócios no Configurador Bimer, em Geral/ Outros cadastros;
    • (Opcional) Obrigar o preenchimento do campo de unidade de negócio no Configurador Bimer, em Geral / Opções / Diversos / aba Unidade de negócio. Com esta opção marcada, o sistema não permitirá gravar documentos sem esta informação.
    • Informar quais unidades de negócio que o usuário pertence e terá acesso no Cadastro de usuários, em Usuários/Configurações de usuário / Unidades de negócio. Ao criar ou editar um documento, esta configuração pode agir da seguinte forma:
      - Se o usuário não tiver vínculo com nenhuma 'Unidade de Negócio', o campo fica vazio e o sistema desabilita a sua digitação;
      - Caso o usuário possua vinculo com somente uma 'Unidade de Negócio', o campo é preenchido automaticamente e o sistema desabilita a sua digitação;
      - Se o usuário possuir vínculo com mais de uma 'Unidade de Negócio', o campo fica vazio e o sistema habilita suas opções.
    Exemplo:

    A empresa SILVA & SILVA LTDA é dividida em 3 unidades de negócios: Atacado, Varejo e Televendas. Ao realizar essa divisão, é possível controlar, por exemplo, qual negócio teve maior faturamento, qual deles deve investir mais para aumentar os lucros e qual o pior meio de faturar.

    Informações complementares para forma de pagamento em cheque

    Preencha esse campo para que o sistema indique essa informação no título a receber, caso o contrato tenha a forma de pagamento cheque.


    A informação nesta aba é preenchida automaticamente ao informar o Cliente e permite a consulta de todos os contatos telefônicos, bem como observações relevantes referente à pessoa contratada.

    Esta aba será preenchida pelo sistema, após a geração do contrato, com todas as cobranças relativas ao contrato.

    Esta aba será preenchida pelo sistema, após a geração do contrato, com todas os reajustes das cobranças relativas ao contrato.

    Nesta aba serão apresentados, caso haja, outros contratos do cliente responsável pelo financeiro para consulta. Sendo necessário ajuste, clicar duas vezes sobre um contrato para editá-lo.

  9. Clique em Ok.

 

Acessar Linha do Tempo 


  1. Informe o Código da Pessoa ou clique em Localizar , no CRM - Administrador de relacionamentos.

  2. Clique na seção Manutenções de contratos.

  3. Selecione o contrato.
  4. Clique no menu Linha do tempo para ter acesso a todas as informações ancestrais e descendentes do contrato que está sendo focado, dando condições de auditar o documento e ainda verificar os documentos gerados, entre outros.


Editar Contrato


  1. Informe o Código da Pessoa ou clique em Localizar , no CRM - Administrador de relacionamentos.

  2. Clique na seção Manutenções de contratos.

  3. Selecione o contrato.
  4. Clique no menu Editar.

  5. Realize as alterações necessárias.

  6. Clique em Ok.


Mover Item para Outro Contrato


Esta rotina permite que você transferira um item para um outro contrato existente, caso haja ou, até mesmo, mover o item para um novo contrato com outra data de vencimento da mesma pessoa.
  1. Informe o Código da Pessoa ou clique em Localizar , no CRM - Administrador de relacionamentos.

  2. Clique na seção Manutenções de contratos.

  3. Selecione o contrato.
  4. Clique em Editar.

  5. Acesse a aba Itens.

  6. Clique no item que deseja mover.

  7. Clique em Mover Item.

  8. Selecione uma das opções:

    • Mover para contrato existente: marque esta opção e selecione o contrato a ser movido.

    • Mover para um novo contrato: marque esta opção e informe o dia do vencimento do novo contrato.

  9. Clique em Ok.

 

Vincular Novo item ao Contrato


Esta rotina permite criar um vínculo entre novos itens no mesmo contrato

Dica:

Caso queira criar um vínculo entre os contratos da mesma pessoa, acesse a rotina Vincular contrato, presente nos recursos do sistema Manutenção de contratos (FinManutencaoContratos)

  1. Informe o Código da Pessoa ou clique em Localizar , no CRM - Administrador de relacionamentos.

  2. Clique na seção Manutenções de contratos.

  3. Selecione o contrato.
  4. Clique em Editar.

  5. Acesse a aba Itens.

  6. Adicione o novo item.
  7. Clique no item que deseja vincular.

  8. Clique emVincular contrato.

  9. Clique em Ok.


Duplicar Contrato


Ao clicar nessa função será criado um novo contrato contendo as principais informações do contrato original. Os campos de data de cadastro, data de emissão, data de exclusão e código de chamada não serão replicados. Ao duplicar um contrato, o seu número será o mesmo do contrato original acrescido da descrição "(Duplicado)". Todavia, pode ser modificado na descrição.

  1. Informe o Código da Pessoa ou clique em Localizar , no CRM - Administrador de relacionamentos.

  2. Clique na seção Manutenções de contratos.

  3. Selecione o contrato.
  4. Clique no menu Editar.

  5. Clique em Duplicar

  6. Confirme a duplicidade.
  7. Atualize os dados necessários do novo contrato.
  8. Clique em Ok.


Auditar Contrato


Este tipo de auditoria faz um rastreamento no item do contrato dividido por usuário conforme cada ação realizada pelo mesmo, permitindo que estejam disponíveis para análise, caso haja. 

Desta forma, você terá acesso e controle das alterações realizadas no sistema, facilitando a transparência e permitindo um levantamento das operações realizadas pelos usuários. 


Auditar Alterações no Contrato

  1. Selecione o Cliente, na tela principal do Manutenção de contratos.
  2. Localize e selecione o contrato.
  3. Clique em Editar.

  4. Clique em Auditoria.
  5. Informe um período inicial e final em que ocorreu a alteração, exclusão ou inclusão do registro de ocorrência que deseja consultar.

  6. Clique em Atualizar

Auditar Alteração no Status de Cobrança Suspensa e/ou Paralisada

  1. Selecione o Cliente, na tela principal do Manutenção de contratos.
  2. Localize e selecione o contrato.
  3. Clique em Editar.
  4. Acesse a aba Itens.
  5. Clique em Editar item 
  6. Clique em Auditar alteração no status de cobrança suspensa e/ou paralisada.