Para melhor compreensão das informações operacionais contidas neste manual, é importante que se tenha uma noção dos termos mais utilizados e dos principais conceitos relacionados às funcionalidades que serão apresentadas. São elas:
Boleto Bancário
Boleto Bancário é uma forma de pagamento segura, prática e barata para comerciantes e consumidores. Um sistema robusto de emissão de boletos pode certamente reduzir custos e aumentar a agilidade nas cobranças realizadas pela empresa. Para a emissão de boletos, a empresa deve:
- Possuir conta bancária capaz de receber pagamentos;
- Selecionar a modalidade de cobrança (carteira) mais adequada para a empresa, podendo ser com registro e sem registro;
- Homologação dos boletos junto ao banco.
Conta Bancária
Para a emissão de boletos é necessário que a empresa possua uma conta corrente habilitada para cobrança bancária. A abertura da conta ou a ativação para cobrança é realizada juntamente ao gerente da conta no banco. É necessário que a empresa exponha para o seu gerente suas necessidades para que ele possa apresentar as carteiras de cobrança, ou seja, os produtos e serviços de cobrança ofertados pelo banco que se enquadrem no seu perfil.
Carteiras
As carteiras de cobrança definem como o boleto gerado no sistema será tratado pelo banco. Existem duas grandes divisões:
- Carteiras Não Registradas;
- Carteiras Registradas.
Carteira de Cobrança Não Registrada
Neste caso, normalmente existe uma taxa bancária por boleto GERADO, independente do mesmo ter sido pago.
Partes do Boleto
De acordo com as regras da FEBRABAN*, o boleto deve ser dividido em duas partes:
- Recibo do Pagador;
- Ficha de Compensação.
Recibo do Pagador
- Nome do Beneficiário;
- Agência e Código do Beneficiário;
- Valor do Título;
- Vencimento;
- Nosso Número;
- Nome do Pagador.
Ficha de Compensação
É a parte do boleto que fica em poder do banco quando o boleto é pago para que seja encaminhada para a compensação bancária.
Além disso, o boleto bancário também possui:
Linha Digitável
A linha digitável é baseada no valor do código de barras, mas não é o mesmo número. Ela serve para o pagamento do boleto via internet e também é utilizada quando o código de barras está danificado.
Código de Barras
O código de barras é composto por 44 dígitos numéricos que representam o valor, data de vencimento, entre outras informações do boleto. A composição e disposição desses números variam de banco pra banco, podendo conter o número da agência, conta corrente, código do cliente, e etc.
Verificação das Informações
A forma com que os dados devem ser inseridos na configuração no ERP está especificada no manual do banco. Cada campo, posição e forma de preenchimento tem que estar obrigatoriamente de acordo com o manual do banco. Se houver dúvida no preenchimento de alguma informação, será necessário que a empresa entre em contato com o suporte do banco a fim de obter mais informações para o preenchimento.
Arquivo Remessa
O Arquivo Remessa como o próprio nome sugere, envia da empresa para o banco, uma remessa de dados contendo instruções de cobranças a serem realizadas e que são interpretadas pelos computadores bancários. Todo arquivo remessa gera um arquivo retorno pelo banco, que é a confirmação dos pagamentos efetuados ou a crítica no caso de movimentos não efetuados.
O Arquivo Remessa é utilizado na cobrança do tipo registrada, que é aquela em que as informações a serem cobradas são enviadas previamente ao banco para a prestação de serviços adicionais, tais como: impressão e postagem de boletos (quando os mesmos são emitidos pelo banco e não pela empresa), serviço de Protesto, serviço de Controle do Recebimento da cobrança, solicitações de baixas, alterações, e etc.
Nosso número
É utilizado para identificação do título no arquivo remessa que será enviado para o banco. Alguns bancos fornecem uma faixa de números para a emissão de boletos ou remessa, outros já deixam a critério do cliente. É importante que a empresa dê atenção especial a este campo, porque é o número que o banco considera para a identificação dos títulos. É esse número também que aparece nos extratos, sendo possível identificar o boleto pago. Portanto, esse número deve ser diferente para cada boleto emitido e não pode haver duplicidades.
CNAB
Na utilização do CNAB, que significa Centro Nacional de Automação Bancária, clientes e bancos mantêm uma interface de informações por meio de arquivos digitais. Quem estabelece o padrão de cada um destes arquivos é a FEBRABAN*, que determina o formato texto com colunas definidas, contudo, podem ocorrer variações de acordo com as peculiaridades de cada banco.
Os bancos usam o padrão FEBRABAN* 400 ou 240 para fazer o intercâmbio de informações digitalmente entre o sistema do banco e o da empresa. Geralmente, o arquivo CNAB contém texto puro e colunas fixas definidas para cada banco, porém pode possuir peculiaridades, tendo variações que são previstas dentro do padrão, gerando diferentes Layouts para cada instituição bancária. Os arquivos são enviados ou recebidos de diversas formas, mas principalmente pelo site do banco.
Composição do Arquivo Remessa ou Retorno
A composição básica do Arquivo Remessa ou Retorno é:
- Header de arquivo: Cabeçalho do arquivo. Encabeçará o arquivo levando informações de tipo de remessa, o banco e a empresa;
- Header de lote: Cabeçalhos do lote (os lotes são subdivisões do arquivo). Subseção no arquivo, separando os tipos de cobrança. Ex. DOC, TED, boletos de concessionária e etc.;
- Detail: Dependendo do segmento, pode haver mais de um Detail (detalhes) para cada Header de lote (cabeçalhos do lote). É o centro do arquivo e onde são inseridos os dados de cada título enviado no remessa;
- Trailer de lote: Rodapé do lote. Subseção no arquivo, fechando com o header de lote (cabeçalhos do lote) separador;
- Trailer de arquivo: Rodapé do arquivo, com informações de tipo de registro e nº sequencial do remessa, fechando o Header de arquivo (Cabeçalho do arquivo).
Tipos de Arquivos Remessa
São dois os tipos de Arquivos Remessa que podem ser gerados através do ERP da Alterdata:
Remessa de Liquidação
Arquivo Retorno
Tipos de Arquivos Retorno
São dois os tipos de Arquivos Retorno que podem ser gerados através do ERP da Alterdata:
Retorno de Liquidação
Baixa de Títulos a Receber
Ao realizar uma venda, será registrado um título a receber, que deve estar vinculado ao respectivo documento (NF) de origem, seja esse recebimento negociado em uma ou mais parcelas. Além de contas a receber originadas das vendas, a empresa também pode ter outras receitas, tais como rendimento de aplicações, aluguéis, prêmios, e etc.
A liquidação do título da venda à vista acontece quando a empresa executa a baixa do título no instante em que se procede a venda, finalizando ali, o direito de recebimento. Já o título de venda a prazo, gera um direito de recebimento que deve ser controlado pelo financeiro, podendo exigir um trabalho de cobrança, caso o cliente não pague no prazo previsto. O registro dessas informações são importantes para a manutenção do histórico de pagamento dos clientes e para o devido controle de saldos de caixa e bancos. Caso a empresa não separe esses dois tipos de recebimento (à vista e a prazo), corre o risco de considerar como pago quem não pagou ou gerar cobrança para quem já pagou, resultando em desgastes na relação com o cliente e expondo a empresa a sanções judiciais previstas.
Desta forma, logo que o cliente efetivar o pagamento do compromisso assumido é necessário registrar o recebimento, ou seja, realizar a baixa, controlando todas as informações relativas a esta obrigação.
Com o sistema Contas a Receber, o vínculo dos valores recebidos é feito de forma automática à conta de destino (caixa ou banco), registrando automaticamente na conta o recebimento do valor X, na data Y, referente ao título número Z, por exemplo. Além disso, o módulo também dispõe de outras formas para realização da rotina de baixa.
A permissão para a realização da rotina de baixa é concedida no módulo Cadastro de Usuários em Usuários/ Perfis de acesso do usuário / Perfis do usuário/ Sistemas:A Receber / Acessos: Baixa. Caso o módulo Contas a receber esteja vinculado a um perfil diferente do Perfil Individual, é necessário acessar o Cadastro de Usuários em Perfil de Usuário/ Perfil do usuário/ Controle de acesso ao sistema: A Receber/ Controle de acesso aos módulos do sistema: Baixa.
Os tipos de baixa disponibilizados pelo sistema para a rotina de geração de baixas de Títulos a Receber são:
- Pagamento Total (Banco): utilizado quando há confirmação de um recebimento através de uma conta bancária da empresa e o título tenha sido liquidado integralmente.
- Pagamento Total (Caixa): utilizado quando há confirmação de um recebimento através da conta caixa da empresa e o título tenha sido liquidado integralmente.
- Pagamento Parcial (Banco): utilizado quando há confirmação de um recebimento através de uma conta bancária da empresa e o título tenha sido liquidado parcialmente.
- Pagamento Parcial (Caixa): utilizado quando há confirmação de um recebimento através da conta caixa da empresa e o título tenha sido liquidado parcialmente.
- Baixa sem numerário: utilizado quando for necessário baixar um título a receber do qual tenha certeza de que o valor do mesmo não será recebido ou pago por algum motivo, ou porque o título tenha sido cadastrado erroneamente, ou até mesmo que esteja vinculado a uma operação que não o permita ser excluído.
- Baixa Parcial sem numerário: utilizado quando for necessário baixar parcialmente um título a receber do qual tenha certeza de que o valor do mesmo não será recebido ou pago integralmente por algum motivo, ou porque o título tenha sido recebido anteriormente por parte do mesmo de alguma outra forma.
Termo de Quitação de Débito
Com o aplicativo Contas a receber é possível enviar e-mail de Termo de Quitação de Débitos para todos os clientes (por empresa) que não tiverem nenhum título em aberto com vencimento até 31 de dezembro do ano anterior. Esta declaração permite ainda que o consumidor substitua os comprovantes de quitação por um único documento que comprove sua adimplência e facilita o exercício da sua defesa em caso de cobrança indevida.
O envio do Termo de Quitação Débito é uma rotina obrigatória e sancionada por lei, onde a mesma obriga pessoas jurídicas prestadoras de serviços públicos ou privados a emitir e a encaminhar ao consumidor a declaração de quitação anual de débitos.
Carta de Cobrança
A Carta de Cobrança é o documento pelo qual se notifica a empresa ou pessoa que se encontra com débitos pendentes, concedendo um determinado prazo para regularização da situação sob pena da adoção de medidas cabíveis para recebimento.
Auditoria Interna
De forma simples, é possível definir auditorias como o levantamento, estudo e avaliação sistemática das transações, procedimentos, operações, rotina e demonstrações de uma empresa. Constitui o conjunto de procedimentos que tem por objetivo examinar a integridade, adequação e eficácia dos controles internos e das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da entidade.
O sistema Contas a Receber apresenta algumas formas de realizar uma auditoria que são de fundamental importância para averiguações das movimentações financeiras da empresa. São elas:
Baixa de Títulos a Receber : Fonte: http://blog.mahagestao.com.br/baixa-de-titulos-a-receber/