Através deste recurso você se informa das ações realizadas no sistema em relação ao repasse de um determinado título após o mesmo ter sido renegociado. Nele, é apresentada a base de cálculo e alíquota de repasse utilizada, tanto em seu título de origem quanto no título de destino ("REN"). Além disso, em casos onde o novo título renegociado, criado pelo sistema, apresentar algum erro quanto ao cálculo de repasse, esta rotina possibilita também o alinhamento do valor do título até então negociado com o valor que foi renegociado de modo que não haja divergência de valores.

  

  1. Clique na aba Ferramentas do Contas a receber.
  2. Clique em Auditoria de repasses da renegociação no menu.
  3. Preencha as informações necessárias para filtrar os títulos.
  4. Clique em Atualizar Filtro.

    Ao gerar o filtro, caso tenha filtrado somente as Renegociações com erro, no campo Renegociações, os repasses serão apresentados em vermelho e, ainda no canto superior direito deste campo, serão informados o total de repasses com diferença e também o valor desta diferença. Para esta diferença, o sistema considera as seguintes questões:
    1. Repasses de títulos baixados com tipo de baixa que gera numerário ou configurado para gerar repasse;

    2. Repasses de títulos em aberto;

    3. Repasses de títulos encontrados conforme filtro informado.

  5. No campo Renegociações, selecione um repasse apresentado em vermelho indicando erro, para realização do ajuste.

    Ao selecioná-lo serão apresentados no campo Origem dos repasses o valor, bem como a base de cálculo e a alíquota de repasse utilizados no título original em comparação ao título apresentado no campo Destino dos Repasses que foi gerado pelo sistema na renegociação, ou seja, o título "REN".

    Caso no campo Destino dos repasses exista diferença entre o valor calculado e o valor gerado, será exibida no campo de Conta corrente a prévia dos lançamentos de ajuste a serem gerados na conta corrente (desde que os títulos baixados estejam configurados com um tipo de baixa que gera numerário ou configurado para gerar repasse).

  6. Em Destino dos repasses, clique em Acerta os repasses para ajustar a renegociação selecionada. 

    Dica:

    Clique sobre o título e em seguida no botão para abrir a Linha do tempo. Desta forma será possível rastrear a movimentação que originou o título renegociado assim como todos os seus processos posteriores.

  7. (Opcional) Selecione todas as renegociações que possuírem erro no campo renegociações e clique em Acerta as renegociações para ajustar todas uma única vez;

  8. Clique novamente em Atualizar filtro e note que as renegociações com erro não serão mais apresentadas neste quadro.