Esta rotina tem como objetivo gerar os arquivos remessa que serão enviados ao banco. O Arquivo Remessa é um arquivo enviado da empresa para o banco contendo instruções que são interpretadas pelos computadores do banco. Todo Arquivo Remessa gera um arquivo retorno pelo banco como contrapartida com o resultado do processamento. Várias informações podem ser enviadas pelo arquivo remessa, as mais comuns são:
- Registrar ou dar baixa em cobranças (boletos ou débito automático);
- Pagar títulos, impostos ou folha de pagamento.
Para gerar um Arquivo Remessa específico para movimentos cujo o meio de pagamento seja em Cheque, acesse o manual Gerar Arquivo Remessa (Cheque).
- Clique na aba Ferramentas do Contas a receber.
- Clique em Arquivo Remessa no menu.
- Nos filtros apresentados em sequência, informe os dados nos respectivos campos de cada tela para localizar e selecionar os títulos a serem enviados para o banco. Clique em Avançar para seguir à próxima tela até a conclusão do processo ou em Voltar, caso queira retornar alguma etapa.
No quadro Filtro por títulos, no campo Títulos, clique na caixa de seleção de cada título para selecioná-lo ou na primeira caixa de seleção para selecionar todos. Caso necessário, utilize os seguintes recursos presentes neste campo:
Campo Funcionalidade Rel. de conferência somente de títulos marcados - Marcado: ao clicar em Rel. de conferência, o sistema gera um relatório de Arquivo Remessa (cobrança) apenas dos títulos selecionados do campo Títulos.
- Desmarcado: ao clicar em Rel. de conferência, o sistema gera um relatório de Arquivo Remessa (cobrança) contendo todos os títulos filtrados apresentados no campo Títulos.
Rel. de conferência Gera um relatório do Arquivo Remessa (cobrança) para melhor análise dos títulos. Os títulos apresentados serão com base nos filtros realizados e também conforme a configuração em Rel. de conferência somente de título marcados. Abre a Linha do tempo para ter acesso a todas as informações ancestrais do título.
(Opcional) Selecione um Título para consultar seu histórico financeiro (caso haja), ao qual será apresentado no quadro Histórico de carteira.
Ainda na tela Filtro por títulos, informe:
Campo Descrição Nosso Número Aqui, você informa um número inicial no campo Nosso número, de forma que o sistema possa dar sequência aos boletos impressos dos títulos selecionados. O sistema por padrão já informará um número inicial, altere se necessário.
Ao gerar o arquivo remessa, caso você altere o sequencial do Nosso número, esse será gravado na conta bancária.
Imprimir relatório de conferência no final da operação - Marcado: Ao final da rotina será impresso automaticamente o relatório para realização da conferência dos arquivos enviados para o banco.
- Desmarcado: Ao final da rotina não será impresso o relatório para realização da conferência dos arquivos enviados para o banco, todavia, é possível clicar para imprimir no próprio relatório apresentado.
Gerar arquivo ordenado pelo 'Nome do título' - Marcado: O sistema gera o Arquivo Remessa ordenando os títulos por ordem alfabética a partir do nome do título. O sistema prioriza a seguinte ordem: 'Nm. Título' (nome do título), 'Dt. Vencimento' (data de vencimento) e 'Nr. Título' (número do título).
- Desmarcado: Ao gerar o Arquivo Remessa o mesmo segue a ordem selecionada no campo abaixo Ordenar o relatório de conferência por.
Arquivo Aqui, será informado o local do arquivo gerado pelo sistema, com as movimentações financeiras, que será enviado para o banco ao clicar em Gerar arquivo (remessa). Ordenar o relatório de conferência por Selecione uma das opções de ordenação para a apresentação da geração do relatório de conferência dos arquivos enviados para o banco após a geração do arquivo. Clique em Gerar arquivo.