Através da seção Vendas (follow up), presente nas opções da pessoa, você pode administrar seus contatos de venda que estão em aberto. Visando facilitar a rotina de retorno diária que é fundamental para a qualidade de atendimento da empresa, pois é através dela que é possível visualizar todos os compromissos agendados com seus clientes.
Além de criar contatos de venda, você também pode acompanhar e inserir pareceres em contatos já criados.
As principais informações que serão utilizadas nesta rotina devem ser previamente cadastradas nas tabelas do Configurador Bimer, na aba CRM/ Opções/ Contato (vendas folow up).
Criar Contato de Venda
Informe o Código da Pessoa ou clique em Localizar , no CRM - Administrador de relacionamentos.
Clique na seção Vendas (follow up) / menu Novo.
Informe a Data de contato ou mantenha a data atual.
- Descreva o nome do contato.
Cadastre o contato de venda, incluindo os campos:
- (Opcional) Clique em Ciclo de atendimento e responda às questões levantadas para compor o ciclo.
- (Opcional) Clique em Agendamento para realizar um agendamento vinculado ao contato de venda. Além de possibilitar a consulta dos agendamentos anteriores e excluídos, esta opção também permite a consulta dos Dias livres dos usuários selecionados, ou seja, os usuários que não possuam agendamentos no período informado.
Clique em Ok.
Quando a comercialização de excedente for realizada, ou seja, quando houver a comercialização de um novo produto no mesmo contato de venda, ao realizar o fechamento da venda, será gerado um contrato separado para os produtos da nova venda e outro para a venda de excedente.
Para configurar o sistema para trabalhar com essa rotina, bem como ter acesso as regras dessa comercialização de Venda excendente, acesse o Configurador Bimer, em CRM / Opções / Contato (vendas follow-up) / Fechamento da venda / Complementar/ Tipo de movimento de cobrança (negociação) para venda de excedente.
Localizar Contato
Informe o Código da Pessoa ou clique em Localizar , no CRM - Administrador de relacionamentos.
- Clique na seção Vendas (follow up), nas opções da pessoa.
Marque as opções do Contato no menu para filtrar sua busca: Em aberto ou Em Aberto e encerrados .
Analise os contatos exibidos com base no filtro informado, ao qual será exibido conforme a Legenda:
Cor Texto Contatos desta data (data atual do sistema) Contatos vencidos Contatos abertos Contatos encerrados Contatos com data interna
Inserir Parecer no Contato de Venda
Informe o Código da Pessoa ou clique em Localizar no CRM - Administrador de relacionamentos.
- Clique na seção Vendas (follow up), nas opções da pessoa.
- Localize e selecione o contato.
- Clique no menu Parecer.
- Descreva o que foi realizado no atendimento e outras informações que possam ser importantes para solucionar o problema do cliente ou que seja necessário para executar algum procedimento.
(Opcional) Além das opções já informadas no momento da criação do contato, utilize as funcionalidades da tela de inclusão de parecer, conforme a sua necessidade:
Campo Descrição Agendamentos Permite realizar agendamentos para a pessoa atual, assim como consultar os agendamento anteriores e excluídos. Nesta opção também é possível você consultar os Dias livres dos usuários selecionados para consulta, ou seja, os usuários que não possuam agendamentos no período informado. E-mail É utilizado no acesso rápido para envio de e-mails, sem precisar sair da aplicação. Ao confirmar o envio, o sistema copia o e-mail e cola diretamente em seu Parecer e também grava automaticamente em um parecer separado no atendimento.
Além disso, o envio através da tela de parecer, permite que você utilize um Texto padrão para envio que será exibido de acordo com o Tipo de atendimento selecionado no Configurador Bimer/ Geral/ Atendimento/agendamento/ Tipos de atendimento/ Envio de e-mail.
Histórico Possibilita consultar tudo o que já foi tratado anteriormente no atendimento selecionado, inclusive os registros de atendimentos e/ou e-mails gerados automaticamente, caso haja. Proposta Permite cadastrar propostas de vendas vinculadas a pessoa atual, assim como consultar as propostas anteriores. Editar contato Caso o atendimento esteja vinculado a um contato de venda, este recurso permite sua edição, sem sair da aplicação. Envio para cliente Esta funcionalidade permite enviar documentos, como modelos de Folders, cartas pós-vendas, informativos e aviso de reajuste de cobrança para as pessoas selecionadas.
Anexos Possibilita carregar um arquivo a ser enviado junto ao atendimento.
O limite desse arquivo (que pode chegar até 10MB), bem como a exibição dessa opção dependem da configuração Permite anexar arquivo, presente no cadastro do Tipo de atendimento selecionado.
A concluir Ao clicar em A concluir, o seu parecer será gravado de forma temporária. Assim, você pode fazer outras coisas no CRM e quando quiser voltar a digitar o parecer de onde parou, basta clicar em Pareceres pendentes.
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Clique em Ok.
Neste momento o sistema irá confirmar as informações inseridas e, dependendo da forma que esteja configurado o Workflow (ou Fluxo de Trabalho)*, será questionado qual será o próximo Centro de responsabilidade (CR) atual ou gerará uma nova decisão.
*WorkFlow representa o caminho que um tipo de atendimento deve seguir conforme a sua situação atual, por exemplo, um atendimento de venda seguirá o percurso onde serão questionados os contatos obtidos com o cliente, se esses contatos foram bem-sucedidos e se a venda foi realizada ou não.
Saiba mais sobre como cadastrar um Workflow.
Reabrir Contato de Venda
Informe o Código da Pessoa ou clique em Localizar no CRM - Administrador de relacionamentos.
- Clique na seção Vendas (follow up), nas opções da pessoa.
- Localize e selecione o contato encerrado.
Clique no menu Reabrir.
O sistema não permitirá a reabertura do contato de venda nos seguintes casos:
• Caso tenha ocorrido a venda de algum produto excedente. Ou seja, caso tenha ocorrido a comercialização de um novo produto no mesmo contato de venda;
• Caso algum pedido de venda tenha sido gerado anteriormente. Neste caso será necessário primeiro excluí-lo.
- Solicite o acesso de um supervisor para esta rotina, caso você não tenha acesso para realizar a abertura do contato de venda,
- Descreva o motivo da reabertura do contato.
- Clique em Ok.
Visualizar Histórico do Contato
Informe o Código da Pessoa ou clique em Localizar no CRM - Administrador de relacionamentos.
- Clique na seção Vendas (follow up), nas opções da pessoa.
- Localize e selecione o contato.
- No menu Histórico, selecione uma das opções para a visualização:
- Histórico do contato: para visualizar um histórico completo com todos os pareceres deste contato.
- Histórico padrão do contato: para visualizar somente o s contatos com pareceres padrão. Ou seja, pareceres onde foi utilizado o Texto padrão do parecer, exibido de acordo com o Tipo de atendimento selecionado no Configurador Bimer/ Geral/ Atendimento/agendamento/ Tipos de atendimento/ Parecer padrão.
Criar Agendamento (Vinculado ao Contato)
Informe o Código da Pessoa ou clique em Localizar no CRM - Administrador de relacionamentos.
- Clique na seção Vendas (follow up), nas opções da pessoa.
- Localize e selecione o contato.
- Clique no menu Agenda.
- (Opcional) Clique em Dias livres para listar todos os usuários que não possuam agendamentos no período selecionado, sendo possível consultar se estes estão com dias livres ou parcialmente livres.
Consultar Ciclo de Atendimento
A rotina de Ciclo de Atendimento é um recurso que tem como principal funcionalidade criar um padrão para a venda utilizando perguntas previamente cadastradas no sistema.
Antes de iniciar a utilização desta rotina é importante que as suas configurações já tenham sido realizadas.
Informe o Código da Pessoa ou clique em Localizar no CRM - Administrador de relacionamentos.
- Clique na seção Vendas (follow up), nas opções da pessoa.
- Localize e selecione o contato.
- Clique em Ciclo no menu.
- Responda às questões levantadas para compor o ciclo.
- Clique em Gravar.
Criar Proposta de Venda (Vinculada ao Contato)
Informe o Código da Pessoa ou clique em Localizar no CRM - Administrador de relacionamentos.
- Clique na seção Vendas (follow up), nas opções da pessoa.
- Localize e selecione o contato.
- Clique em Proposta no menu.
Dica:
Caso trabalhe com envio da Proposta de venda via HTML e não saiba quais variáveis estão disponíveis para utilizar na rotina, basta clicar em Consultar variáveis, presente na tela de Proposta de venda. Este recurso, permite visualizar todas as variáveis disponíveis para utilizar no envio do HTML para o seu cliente com os dados da Proposta de venda.
Enviar Ficha de Visita
Informe o Código da Pessoa ou clique em Localizar no CRM - Administrador de relacionamentos.
- Clique na seção Vendas (follow up), nas opções da pessoa.
- Localize e selecione o contato.
- Clique em Ficha.
- Selecione o layout da ficha de visita.
- Escolha se irá imprimir a ficha ou enviar por e-mail.
Enviar Documentos para Cliente
Esta funcionalidade permite enviar documentos, como modelos de Folders, cartas pós-vendas, informativos e aviso de reajuste de cobrança para as pessoas selecionadas.
Informe o Código da Pessoa ou clique em Localizar no CRM - Administrador de relacionamentos.
- Clique na seção Vendas (follow up), nas opções da pessoa.
- Localize e selecione o contato.
- Clique em Envio para Clientes.
- Escolha a ordenação do relatório.
- Escreva o texto informativo do envio, que sairá no cabeçalho do e-mail enviado.
- Selecione a empresa responsável pelo envio dos documentos.
- Clique em Enviar e-mail.