Através da seção Vendas (follow up), presente nas opções da pessoa, você pode administrar seus contatos de venda que estão em aberto. Visando facilitar a rotina de retorno diária que é fundamental para a qualidade de atendimento da empresa, pois é através dela que é possível visualizar todos os compromissos agendados com seus clientes.

Além de criar contatos de venda, você também pode acompanhar e inserir pareceres em contatos já criados.

As principais informações que serão utilizadas nesta rotina devem ser previamente cadastradas nas tabelas do Configurador Bimer, na aba CRM/ Opções/ Contato (vendas folow up).


Criar Contato de Venda


  1. Informe o Código da Pessoa ou clique em Localizar , no CRM - Administrador de relacionamentos.

  2. Clique na seção Vendas (follow up) / menu Novo.

  3. Informe a Data de contato ou mantenha a data atual.

  4. Descreva o nome do contato.
  5. Cadastre o contato de venda, incluindo os campos:

    CampoDescrição
    Ambiente

    Este é um campo livre e personalizado, uma tabela adicional que a empresa cadastra, assumindo objetivos como por exemplo: Colher informação de um prospectado, sobre sua estrutura ou fornecedor utilizado. Imagine o exemplo da Alterdata que usa este campo para saber qual é o software que o prospectado usa atualmente.

    Para configurar essa tabela acesse o Configurador Bimer em CRM / Opções / Contato (vendas follow-up) / Complementar / Geral / Campo Genérico que será utilizado no contato de venda e informe a Descrição do campo e da tabela .

    Meio de contatoEscolha o meio de contato usado na comunicação empresa X cliente.
    Tipo de atendimento

    Informe o tipo de atendimento que será  prestado ao cliente.

    Pessoa de indicaçãoInforme a pessoa de indicação de acordo com o meio de contato selecionado.
    Sucesso

    Defina em percentual a probabilidade de realizar o fechamento da venda. 

    A definição deste campo varia de acordo com a política comercial de cada empresa, que pode definir métricas como: grau de satisfação com a demonstração, produto ou valor.

    Previsão fechamentoSelecione uma data de previsão para o fechamento da venda. 
    Vl. aproximadoEsse valor é carregado automaticamente de acordo com o total dos itens, mas você pode ajustar conforme necessário. Com algum tipo de taxa de expedição, por exemplo.
    Repasses

    Ajuste os valores de repasse para representantes e funcionários, caso necessário. Esses repasses são carregados automaticamente, de acordo com as configurações do Bimer

    No contato de venda, as regras de comissão seguem o padrão usado em outros módulos do Bimer. 

    Você sabia que é possível alterar a alíquota de repasse sem que seja solicitado o preenchimento do usuário e senha?

     Esse procedimento, somente será possível se o usuário estiver com o acesso habilitado no Cadastro de usuários/ Perfil de usuários/ CRM - Vendas (Follow Up)/ Assinatura eletrônica, 'Alteração de al. de repasse da duplicata' e 'Alteração de al. de repasse do faturamento', e o sistema estiver configurado para solicitar senha na alteração da alíquota de repasse, em:  Configurador/ Geral/ Opções/ Pessoa/ Adicionais/ Solicitação de senha para alteração de alíquota de repasse.

    Assunto atualInforme qual é o assunto atual do contato com o cliente.
    ConcorrentesInsira aqui aquelas pessoas que estão na corrida e competindo com a empresa para conquistar o cliente e fechar a venda.
    CampoDescrição
    Entrega parcialInforme se o pedido de vendas pode ser atendido de modo parcial ou não na rotina de Faturamento.
    Pessoa de contato no cliente

    Escreva o nome da pessoa de contato no cliente que está mantendo relação com a empresa.

    Na maioria dos pareceres dados, esse nome será adicionado como pessoa de contato.

    Nr. pedido do clientePreencha o número do pedido de compras do cliente, caso este tenha um número interno.
    Nr. contato do clientePreencha o número do contrato do cliente, caso este possua um número de contrato de aquisição interno.
    Data de entregaSelecione o período para a entrega dos produtos, esta será replicada para os itens mas pode ser ajustada para indicar datas de entregas individuais em cada produto.
    Operação da nota fiscal

    Selecione a operação padrão de nota fiscal.

    O sistema trás automaticamente a operação informada em Configurador Bimer / Faturamento / Opções / Operação / Nota Fiscal.

    Operação da ordem de entrega

    Selecione a operação padrão de ordem de entrega.

    O sistema trás automaticamente a operação informada em Configurador Bimer / Faturamento / Opções / Operação / Ordem de Entrega.

    Cliente responsável pelo financeiro (envio de boletas)

    Esta opção permite alterar o responsável pelo pagamento dos títulos. Ao preencher este campo, quando o prospect for convertido em cliente, a pessoa indicada no financeiro será automaticamente registrada em seu cadastro. No entanto, ao salvar o contato, você poderá escolher entre:

    • Manter a alteração apenas para este contato de venda;
    • Aplicar a alteração a todos os contatos de venda em aberto e ao cadastro do cliente.

    Gerar pedido de venda para responsável pelo financeiro

    Marque esta opção para gerar o pedido de venda para a pessoa responsável pelo financeiro. 

    Caso a opção esteja desmarcada, o pedido de venda será gerado para pessoa do contato de venda.

    TransportadoraDefina, além da transportadora responsável por levar as mercadorias até o cliente, os dados da nota de transporte como Espécie, Marca e Número de via.
    Tipo de freteSelecione o tipo de frete aplicado na entrega.
    Acréscimo / Desconto / Seguro / Despesas acessóriasAdicione valores gerais ao pedido, em formato de percentual ou valor em real.
    Observação do pedidoSelecione um texto padrão da observação do pedido ou digite um texto manualmente como observação.

    Informe Mensagens para controle interno no documento de venda.

    Insira também uma Observação que sairá na nota fiscal, como o número do benefício fiscal. 

    Aqui, informe os itens e detalhes que foram acertados com o cliente. 

    1. Clique em Adicionar

      Para facilitar!

      Você pode preencher as informações utilizadas na inclusão de produtos, que incluem o tipo de movimento de cobrança, empresa, forma de envio e preço, para que esses campos já sejam carregados automaticamente ao adicionar um produto.

      Isso facilita muito na inserção de vários produtos que possuam os mesmos dados.

    2. Preencha os campos: 

      CampoDescrição
      Produto

      Selecione o produto que está sendo negociado com o cliente.

      Tipo de movimento de cobrança (negociação)

      Selecione a tabela que será utilizada para definir o tipo de movimentação aplicada sobre o produto, como por exemplo, se o produto gera contrato de cobrança ou nota fiscal.  

      O cadastro dessa tabela pode ser feita em Configurador Bimer / Financeiro / Tipo de movimento de cobrança.

      Nr. item pedido do cliente

      (Opcional) Preencha esse campo, caso trabalhe emitindo os Pedidos de Venda a partir do CRM (Vendas Follow Up). Este recurso pode ser utilizando em casos onde é gerado o pedido informando vários itens iguais por se tratar de pedidos do cliente diferentes. Logo, ao utilizar este campo, você pode distinguir cada item selecionado. 

      Este campo será apresentado somente se estiver marcada a opção Permitir informar o código do item do pedido do cliente no Configurador Bimer/ Faturamento/ Opções/ NF-e/ Complementar, e estiver informado o Nr. pedido do cliente na aba Complemento do Contato de venda.

      Empresa para venda

      Selecione a empresa que está efetuando a venda.

      Setor de saídaSelecione o setor de estoque a qual o produto pertence.
      Complemento(Opcional) Digite alguma informação que julgue necessária para complementar o item.
      Peso bruto

      Informe o peso bruto do produto. 

      Esta informação está no Cadastro de Produtos / Detalhes / Volume / Peso bruto.

      Peso líquido

      Informe o peso líquido do produto. 

      Esta informação está no Cadastro de Produtos / Detalhes / Volume / Peso líquido.

      AcréscimoInforme a alíquota e o valor de acréscimo.
      DescontoInforme a alíquota e o valor de desconto.
      ObservaçãoDigite uma observação sobre o produto.
    3. Preencha também as abas: 

      CampoDescrição
      Forma de envioSelecione como o produto será enviado ao cliente.
      Preço

      Informe a tabela de preço do produto, de forma que o sistema utilizará a informação contida no cadastro deste preço no Configurador Bimer em Estoque / Preço.

      Este campo vem preenchido automaticamente com o Preço informado no Cadastro do Produto, mas caso necessário você pode alterar.

      Data de carência

      Selecione a data de carência para que o cliente possa utilizar produto. 

      Esta opção permite informar uma data de carência retroativa. No entanto, somente usuários com permissão de acesso podem alterar a data de carência para uma data anterior à atual. Esta permissão é concedida ou revogada no Cadastro de Usuários/ Perfil de acesso do usuário/ CRM - Vendas (Follow Up)/ Assinatura eletrônica/ chave de acesso: Permitir informar uma data de carência retroativa.

      Além da permissão de acesso, ao informar uma data de carência anterior à atual no cadastro ou edição do contato de venda, um registro será gravado na Auditoria do Sistema, contendo as informações auditadas.

      Data de entregaSelecione a data de entrega 
      Quantidade

      Informe a quantidade de produto. 

      Ao adicionar a quantidade de um produto que controla lote, automaticamente abre uma tela para atribuir lote e será necessário informar os lotes que estão entrando na empresa e as quantidades contidas em cada lote. Posteriormente, é possível editar, remover ou adicionar informações de lote na aba Lotes.

      Valor do produtoInforme o valor unitário do produto.

      Nesta aba você pode verificar os dados de Repasse em cada item.

      Informe um complemento do produto.

      Essa aba é utilizada quando os produtos possuem complementos diferentes.

      Se o produto possuir um Tipo de movimento de cobrança que gera contrato de cobrança é necessário preencher esta aba, já prevendo a geração dos dados de contrato no Manutenção de Contratos.

    4. Clique em Ok.

    Nesta aba informe as condições de pagamento da venda.

    Você pode configurar essa aba de duas maneiras: 

    • Selecionando um Prazo já cadastrado em Configurador Bimer / Financeiro / Prazos. Assim os dados de forma de pagamento, natureza e tipo de cobrança serão incluídos nas parcelas a partir da tabela de prazo.

    • Incluindo as parcelas de modo manual, onde serão recuperados os dados preenchidos na aba Configurações de parcelas nas Opções do CRM, dentro do Configurador Bimer.

    Informe de modo geral o complemento dos produtos. Essa aba é usada quando os complementos são iguais, independentemente do produto adicionado.

  6. (Opcional) Clique em Ciclo de atendimento e responda às questões levantadas para compor o ciclo. 
  7. (Opcional) Clique em Agendamento para realizar um agendamento vinculado ao contato de venda. Além de possibilitar a consulta dos agendamentos anteriores e excluídos, esta opção também permite a consulta dos Dias livres dos usuários selecionados, ou seja, os usuários que não possuam agendamentos no período informado.
  8. Clique em Ok.

    Quando a comercialização de excedente for realizada, ou seja, quando houver a comercialização de um novo produto no mesmo contato de venda, ao realizar o fechamento da venda, será gerado um contrato separado para os produtos da nova venda e outro para a venda de excedente

    O cliente compra um produto e a empresa fecha o contato de venda. Três meses depois o cliente entra em contato e informa a necessidade de comprar mais um produto simultâneo. Essa Venda excendente portanto, deve ser incluída no mesmo contrato.

    Para configurar o sistema para trabalhar com essa rotina, bem como ter acesso as regras dessa comercialização de Venda excendente, acesse o Configurador Bimer, em CRM Opções / Contato (vendas follow-up) / Fechamento da venda / Complementar/ Tipo de movimento de cobrança (negociação) para venda de excedente.

Localizar Contato


  1. Informe o Código da Pessoa ou clique em Localizar , no CRM - Administrador de relacionamentos.

  2. Clique na seção Vendas (follow up), nas opções da pessoa.
  3. Marque as opções do Contato no menu para filtrar sua busca: Em aberto ou Em Aberto e encerrados .

  4. Analise os contatos exibidos com base no filtro informado, ao qual será exibido conforme a Legenda:

    Cor Texto

    Contatos desta data (data atual do sistema)

    Contatos  vencidos

    Contatos abertos

    Contatos encerrados

    Contatos com data interna


Inserir Parecer no Contato de Venda


  1. Informe o  Código da Pessoa  ou clique em Localizar ,  no CRM - Administrador de relacionamentos.

  2. Clique na seção  Vendas (follow up), nas opções da pessoa.
  3. Localize e selecione o contato.
  4. Clique no menu Parecer.
  5. Descreva o que foi realizado no atendimento e outras informações que possam ser importantes para solucionar o problema do cliente ou que seja necessário para executar algum procedimento.
  6. (Opcional) Além das opções já informadas no momento da criação do contato, utilize as funcionalidades da tela de inclusão de parecer, conforme a sua necessidade:

    CampoDescrição
    AgendamentosPermite realizar agendamentos para a pessoa atual, assim como consultar os agendamento anteriores e excluídos. Nesta opção também é possível você consultar os Dias livres dos usuários selecionados para consulta, ou seja, os usuários que não possuam agendamentos no período informado.
    E-mail

    É utilizado no acesso rápido para envio de e-mails, sem precisar sair da aplicação. Ao confirmar o envio, o sistema copia o e-mail e cola diretamente em seu Parecer e também grava automaticamente em um parecer separado no atendimento.

    Além disso, o envio através da tela de parecer, permite que você utilize um Texto padrão para envio que será exibido de acordo com o Tipo de atendimento selecionado no Configurador Bimer/ Geral/ Atendimento/agendamento/ Tipos de atendimento/ Envio de e-mail.

    HistóricoPossibilita consultar tudo o que já foi tratado anteriormente no atendimento selecionado, inclusive os registros de atendimentos e/ou e-mails gerados automaticamente, caso haja.
    PropostaPermite cadastrar propostas de vendas vinculadas a pessoa atual, assim como consultar as propostas anteriores.
    Editar contatoCaso o atendimento esteja vinculado a um contato de venda, este recurso permite sua edição, sem sair da aplicação.
    Envio para cliente

    Esta funcionalidade permite enviar documentos, como modelos de Folders, cartas pós-vendas, informativos e aviso de reajuste de cobrança para as pessoas selecionadas. 

    Os HTML's dos folders, cartas pós-vendas, informativos, aviso de reajuste de cobrança, entre outros modelos, são cadastrados no Configurador Bimer, em Geral / Outros Cadastros / Modelos de envio para cliente. Estes modelos também deverão estar vinculados ao cadastro de perfil do usuário ou ao perfil individual do usuário no sistema  Cadastro de Usuário  em  Usuários/   Perfis de acesso do usuário/ Sistemas: Acessos gerais / Acessos: Envio em massa para o cliente/ Modelos de envio para cliente .

    Anexos

    Possibilita carregar um arquivo a ser enviado junto ao atendimento.

    O limite desse arquivo (que pode chegar até 10MB), bem como a exibição dessa opção dependem da configuração Permite anexar arquivo, presente no cadastro do Tipo de atendimento selecionado.

    A concluir

    Ao clicar em A concluir, o seu parecer será gravado de forma temporária. Assim, você pode fazer outras coisas no CRM e quando quiser voltar a digitar o parecer de onde parou, basta clicar em Pareceres pendentes.

    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

  7. Clique em Ok

    Neste momento o sistema irá confirmar as informações inseridas e, dependendo da forma que esteja configurado o Workflow (ou Fluxo de Trabalho)*, será questionado qual será o próximo Centro de responsabilidade (CR) atual ou gerará uma nova decisão.

    *WorkFlow representa o caminho que um tipo de atendimento deve seguir conforme a sua situação atual, por exemplo, um atendimento de venda seguirá o percurso onde serão questionados os contatos obtidos com o cliente, se esses contatos foram bem-sucedidos e se a venda foi realizada ou não.

    (ideia) Saiba mais sobre como cadastrar um Workflow.


Reabrir Contato de Venda 


  1. Informe o  Código da Pessoa  ou clique em Localizar , no CRM - Administrador de relacionamentos.

  2. Clique na seção  Vendas (follow up), nas opções da pessoa.
  3. Localize e selecione o contato encerrado.
  4. Clique no menu Reabrir

    O sistema não permitirá a reabertura do contato de venda nos seguintes casos:

    • Caso tenha ocorrido a venda de algum produto excedente. Ou seja, caso tenha ocorrido a comercialização de um novo produto no mesmo contato de venda;

    • Caso algum pedido de venda tenha sido gerado anteriormente. Neste caso será necessário primeiro excluí-lo.

  5. Solicite o acesso de um supervisor para esta rotina, caso você não tenha acesso para realizar a abertura do contato de venda, 
  6. Descreva o motivo da reabertura do contato.
  7. Clique em Ok.


Visualizar Histórico do Contato


  1. Informe o Código da Pessoa  ou clique em Localizar , no CRM - Administrador de relacionamentos.

  2. Clique na seção Vendas (follow up), nas opções da pessoa.
  3. Localize e selecione o contato.
  4. No menu Histórico, selecione uma das opções para a visualização:
    • Histórico do contato: para visualizar um histórico completo com todos os pareceres deste contato.
    • Histórico padrão do contato: para visualizar somente o s contatos com pareceres padrão. Ou seja, pareceres onde foi utilizado o Texto padrão do parecer, exibido de acordo com o Tipo de atendimento selecionado no Configurador Bimer/ Geral/ Atendimento/agendamento/ Tipos de atendimento/ Parecer padrão.


Criar Agendamento (Vinculado ao Contato)


  1. Informe o Código da Pessoa  ou clique em Localizar , no CRM - Administrador de relacionamentos.

  2. Clique na seção Vendas (follow up), nas opções da pessoa.
  3. Localize e selecione o contato.
  4. Clique no menu Agenda.
  5. (Opcional) Clique em Dias livres para listar  todos os usuários que não possuam agendamentos no período selecionado, sendo possível consultar se estes estão com dias livres ou parcialmente livres.
  6. Crie seu agendamento.


Consultar Ciclo de Atendimento


A rotina de Ciclo de Atendimento é um recurso que tem como principal funcionalidade criar um padrão para a venda utilizando perguntas previamente cadastradas no sistema.

Antes de iniciar a utilização desta rotina é importante que as suas configurações já tenham sido realizadas.


  1. Informe o Código da Pessoa  ou clique em Localizar , no CRM - Administrador de relacionamentos.

  2. Clique na seção Vendas (follow up), nas opções da pessoa. 
  3. Localize e selecione o contato.
  4. Clique em Ciclo no menu.
  5. Responda às questões levantadas para compor o ciclo.
  6. Clique em Gravar.


Criar Proposta de Venda (Vinculada ao Contato)


  1. Informe o Código da Pessoa  ou clique em Localizar , no CRM - Administrador de relacionamentos.

  2. Clique na seção Vendas (follow up), nas opções da pessoa. 
  3. Localize e selecione o contato.
  4. Clique em Proposta no menu.
  5. Crie sua proposta de venda

    Dica:

    Caso trabalhe com envio da Proposta de venda via HTML e não saiba quais variáveis estão disponíveis para utilizar na rotina, basta clicar em Consultar variáveis, presente na tela de Proposta de venda. Este recurso, permite visualizar todas as variáveis disponíveis para utilizar no envio do HTML para o seu cliente com os dados da Proposta de venda.


Enviar Ficha de Visita


  1. Informe o Código da Pessoa  ou clique em Localizar , no CRM - Administrador de relacionamentos.

  2. Clique na seção Vendas (follow up), nas opções da pessoa. 
  3. Localize e selecione o contato.
  4. Clique em Ficha.
  5. Selecione o layout da ficha de visita.
  6. Escolha se irá imprimir a ficha ou enviar por e-mail.


Enviar Documentos para Cliente


Esta funcionalidade permite enviar documentos, como modelos de Folders, cartas pós-vendas, informativos e aviso de reajuste de cobrança para as pessoas selecionadas.

Os HTML's dos folders, cartas pós-vendas, informativos, aviso de reajuste de cobrança, entre outros modelos, são cadastrados no Configurador Bimer, em Geral / Outros Cadastros / Modelos de envio para cliente. Estes modelos também deverão estar vinculados ao cadastro de perfil do usuário ou ao perfil individual do usuário no sistema Cadastro de Usuário em Usuários/ Perfis de acesso do usuário/ Sistemas: Acessos gerais / Acessos: Envio em massa para o cliente/ Modelos de envio para cliente.


  1. Informe o Código da Pessoa  ou clique em Localizar , no CRM - Administrador de relacionamentos.

  2. Clique na seção Vendas (follow up), nas opções da pessoa. 
  3. Localize e selecione o contato.
  4. Clique em Envio para Clientes.
  5. Escolha a ordenação do relatório.
  6. Escreva o texto informativo do envio, que sairá no cabeçalho do e-mail enviado.
  7. Selecione a empresa responsável pelo envio dos documentos.
  8. Clique em Enviar e-mail.