O aplicativo Ordem de Serviço está preparado para gerar uma OS através de um pedido de venda, um documento de venda ou até mesmo um cupom fiscal. Rotina utilizada em casos onde, por exemplo, é realizada a venda de um microcomputador e uma ordem de serviço é emitida para que o produto seja instalado na casa do cliente. Todavia, o sistema também possibilita a inclusão manual de uma OS, ou seja, é utilizada quando uma ordem de serviço não foi gerada em consequência de uma venda no Bimer. Ambas situações devem ser definidas no momento da criação da OS, na aba Dados do serviço, conforme informado abaixo. 

Não é possível excluir o registro de uma Ordem de Serviço, somente encerrá-la. Neste caso, insira um parecer no atendimento da OS e selecione um CR de encerramento.


Criar Ordem de Serviço


  1. Clique em Nova ordem de serviço do menu principal ou no botão Novo da sessão Ordem de serviço.

  2. Cadastre a OS, incluindo os campos:

    Campo

    Descrição

    Empresa da vendaA empresa que está vendendo o serviço a ser executado.
    Unidade de negócio

    Este recurso permite que a empresa analise suas vendas de forma segmentada como, por exemplo, por área de negócio, linha de produto, segmento de atuação de mercado ou, em alguns casos, até setores. Essa divisão tem como objetivo facilitar a apuração de resultados financeiros, investimento e crescimento de acordo com esta determinada segmentação.

    • Cadastrar as Unidades de negócios no Configurador Bimer, em Geral/ Outros cadastros;
    • (Opcional) Obrigar o preenchimento do campo de unidade de negócio no Configurador Bimer, em Geral / Opções / Diversos / aba Unidade de negócio. Com esta opção marcada, o sistema não permitirá gravar documentos sem esta informação.
    • Informar quais unidades de negócio que o usuário pertence e terá acesso no Cadastro de usuários, em Usuários/Configurações de usuário / Unidades de negócio. Ao criar ou editar um documento, esta configuração pode agir da seguinte forma:
      - Se o usuário não tiver vínculo com nenhuma 'Unidade de Negócio', o campo fica vazio e o sistema desabilita a sua digitação;
      - Caso o usuário possua vinculo com somente uma 'Unidade de Negócio', o campo é preenchido automaticamente e o sistema desabilita a sua digitação;
      - Se o usuário possuir vínculo com mais de uma 'Unidade de Negócio', o campo fica vazio e o sistema habilita suas opções.
    Exemplo:

    A empresa SILVA & SILVA LTDA é dividida em 3 unidades de negócios: Atacado, Varejo e Televendas. Ao realizar essa divisão, é possível controlar, por exemplo, qual negócio teve maior faturamento, qual deles deve investir mais para aumentar os lucros e qual o pior meio de faturar.

    Consulta autorização gerencialCaso trabalhe com a rotina de autorização gerencial, após gravar uma ordem de serviço com desconto acima do permitido para o seu usuário, aqui serão exibidos os Usuários habilitados para autorização.
    Nr. controle(Opcional) Possibilita inserir uma informação alfanumérica para controle interno do serviço. Essa informação é diferente do número da OS (Nr. OS) que é atribuído automaticamente pelo sistema ao concluir o cadastro.
    Pessoa

    A pessoa para a qual deve ser realizado o serviço.

  3. Nas abas seguintes, informe os dados da OS incluindo os campos:

    Aqui você informa as principais informações do serviço e define se a OS deve ser gerada com ou sem vínculo com um pedido de venda.

    1. Clique no ícone , em Equipamentos.

    2. Selecione o equipamento (Ex: veículo) e, caso haja, o identificador (Ex: placa de um veículo) desse equipamento.
    3. Clique em Adicionar produto para vincular os produtos que serão consumidos ao serviço do equipamento.

    O vínculo com os produtos que serão consumidos pode ser realizado separadamente neste campo ou já estar vinculado ao serviço a ser prestado, informado na aba Produtos.

    4. (Opcional) Clique no ícone para consultar o detalhamento do número de série utilizado no identificador do equipamento.

    Este recurso é usado quando o sistema está configurado para trabalhar com garantia na Ordem de serviço. Ao cadastrar um novo equipamento com o produto configurado e selecionar o identificador do equipamento (que deve ser um número de série do produto utilizado em seu cadastro), o botão de detalhamento de número de série fica habilitado para uso.

    1 - Marque a configuração Trabalhar com garantia no Configurador Bimer, em Geral/ Opções/ Diversos.
    2 - Cadastre um tipo de detalhamento no Configurador Bimer, em Estoque/ Outros cadastros/ Tipo de detalhamento de série.
    3 - Cadastre um produto que controle a série e informe o Tipo de detalhamento de série na aba Lote/série/ Tipos de detalhamento de série.


    5. Clique em Ok.
    6. Cadastre as demais informações, incluindo os campos:

    CampoDescrição
    Data/hora atendimentoDados preenchidos automaticamente pelo sistema no momento da criação de nova ordem de serviço.
    Data/hora prevista Estes campos se referem a uma previsão do dia e hora em que o serviço será executado.
    Data/hora efetiva Dia e hora em que o serviço foi de fato executado.
    Data limite Prazo máximo para execução do serviço.
    Tipo de atendimento

    Define o tipo de atendimento que será aberto para execução do serviço.

    Descrição do serviçoAqui você registra qual e o que deve ser feito no serviço a ser executado.

    1. Clique no botão Pedidos para visualizar os pedidos em aberto para pessoa selecionada.

    Esse recurso estará disponível somente quando informada uma pessoa com pedidos de venda em aberto no seu nome, tornando possível selecionar um ou mais produtos de pedidos que tenha gerado um documento no Faturamento, importando este item para o campo Equipamento, gerando assim uma OS vinculada ao pedido em questão. Ao selecionar um pedido de venda que tenha gerado um documento no Faturamento e importar esse item para a OS, o campo Nr. doc. venda será preenchido automaticamente com o número do documento gerado pelo pedido de venda.

    2. Clique no pedido para expandir os itens (equipamento).
    3. Selecione o item.
    4. Clique em Selecionar.
    3. Cadastre as demais informações, incluindo os campos:

    CampoDescrição
    Data/hora atendimentoEssas dados são preenchidos automaticamente pelo sistema no momento da criação de nova ordem de serviço.
    Data/hora prevista Estes campos se referem a uma previsão do dia e hora em que o serviço será executado.
    Data/hora efetiva Dia e hora em que o serviço foi de fato executado.
    Data limite Prazo máximo para execução do serviço.
    Tipo de atendimento

    Define o tipo de atendimento que a ser aberto para execução do serviço.

    Descrição do serviçoAqui você registra o que deve ser feito no serviço a ser executado.


    Dica!

    Altere o endereço de cobrança e de entrega caso o cliente informe um endereço diferente do que aparecer nesses campos, ou seja, diferente do que está cadastrado no sistema Pessoa.

    Esta aba é habilitada a opção Trabalhar com informação complementar por ordem de serviço, localizada no Configurador Bimer, em Faturamento / Opções / Ordem de serviço / Complementar estiver marcada, contendo os campos personalizados da informação complementar configurada. Se estiver desmarcada, toda ordem de serviço é criada sem informação complementar, todavia, é possível trabalhar com elas diretamente pelo equipamento da OS.

    Para as ordens de serviços criadas anteriormente e que não possuem informação complementar, ao marcar a configuração Trabalhar com informação complementar por ordem de serviço é possível copiá-la do primeiro equipamento vinculado na respectiva ordem de serviço.

    Aqui serão exibidos os endereços do cadastro da pessoa selecionada para a qual deve ser realizado o serviço. Através desta aba, você também deve informar as operações para geração dos documentos criados a partir do faturamento da ordem de serviço. 

    Esta aba permite informar um (ou mais) serviço composto, que é um produto cadastrado com o tipo de serviço e que possui composição. Ao informar um serviço composto, o sistema preenche automaticamente os produtos consumidos e os insumos que compõem o serviço informado. Esses itens consumidos são os mesmos configurados no Cadastro de Produtos (EstProduto), no Cadastro ou edição do produto/ aba Produtos relacionados/ Composição.

    Caso não informe um serviço composto, você também pode inserir os produtos e/ou serviços consumidos manualmente, um a um, através dos botões Produto e/ou Serviço no quadro Produtos consumidos, assim como seus Insumos.

    Esta aba possibilita informar eventuais acréscimos e/ou descontos ao serviço e registrar o recebimento do sinal (caso seja cobrado um sinal para execução da ordem de serviço), além de informar um prazo para pagamento e, ainda, caso o cliente possua carta de crédito, selecioná-la para utilização do pagamento total ou parcial da OS.

    No Bimer, uma carta de crédito corresponde a um vale originado por uma devolução ou troca de produto onde o valor total ou parcial foi pago, resultando em crédito para o cliente. Desta forma, é gerado um título a pagar da empresa para o cliente. Esse botão é habilitado somente se a pessoa informada possuir carta de crédito que possibilite selecionar e creditar o valor do serviço.

  4. (Opcional) Informe o Centro de custo fazendo com que a distribuição do valor pelos centros de custos totalize em 100% do valor total do serviço.

    O Centro de Custo tem por objetivo determinar todas as atividades de uma empresa. É como fragmentá-la em vários setores que podem gerar receitas e despesas de forma independente. Isso permite medir o desempenho de um Centro de Custo por si só e tomar decisões melhores quanto aos gastos, produtos e serviços oferecidos. Por isso, é possível informar Centros de Custos pré-configurados no aplicativo Cobertura Contábil, em Cadastros e Configurações / Centro de Custo.

  5. (Opcional) Clique em Gravar a OS. 

    Ao clicar em Gravar, a OS é salva e a tela de inclusão é fechada. Para saber como faturá-la posteriormente, clique aqui.

  6. Clique em Faturar.

  7. Clique sobre a opção desejada para faturar a OS:

    • PDVo sistema habilita a opção de faturar a OS pelo PDV Alterdata. Lembrando que somente alguns municípios permitem o faturamento de um serviço através do PDV.

    • Faturamento (emissão de notas)será gerado o documento no módulo faturamento para emissão da Nota Fiscal. 

      Importante:

      As opções de faturamento estão condicionadas diretamente à configuração Habilita o faturamento das ordens de serviço, localizada no Configurador Bimer, em Faturamento/ Opções/ Ordem de serviço/ Faturamento.

  8. Confirme o faturamento.

Localizar Ordem de Serviço 


A localização das ordens de serviço é realizada, primeiramente, através da utilização dos filtros do sistema onde é possível montar um cenário para exibição dos resultados de busca, fazendo com que seja apresentado na tela principal do sistema. Após este procedimento, o sistema permite ainda localizar a ordem de serviço dentro desse resultado de duas formas: 

  • Localização por número do documento: presente na tela principal, o campo Número do documento possibilita a busca de uma ordem de serviço específica dentro do resultado do cenário exibido.
  • Localização através do recurso "Consulta": presente na sessão Consulta, possibilita refinar a busca de todas as OS's presentes no resultado do cenário pelo identificador do equipamento.

Editar Ordem de Serviço


  1. Localize a OS desejada.
  2. Clique sobre ela para selecioná-la.
  3. Clique em Editar no menu principal ou no botão Editar da sessão Ordem de serviço.

  4. Realize as alterações necessárias.
  5. Clique em Gravar.

Duplicar Ordem de Serviço


  1. Localize a OS desejada.
  2. Clique sobre ela para selecioná-la.
  3. Clique em Duplicar da sessão Ordem de serviço.

  4. Confirme a duplicidade.