O aplicativo Ordem de Serviço está preparado para gerar uma OS através de um pedido de venda, um documento de venda ou até mesmo um cupom fiscal. Rotina utilizada em casos onde, por exemplo, é realizada a venda de um microcomputador e uma ordem de serviço é emitida para que o produto seja instalado na casa do cliente. Todavia, o sistema também possibilita a inclusão manual de uma OS, ou seja, é utilizada quando uma ordem de serviço não foi gerada em consequência de uma venda no Bimer. Ambas situações devem ser definidas no momento da criação da OS, na aba Dados do serviço, conforme informado abaixo.
Não é possível excluir o registro de uma Ordem de Serviço, somente encerrá-la. Neste caso, insira um parecer no atendimento da OS e selecione um CR de encerramento.
Criar Ordem de Serviço
Clique em Nova ordem de serviço do menu principal ou no botão Novo da sessão Ordem de serviço.
Cadastre a OS, incluindo os campos:
Campo
Descrição
Empresa da venda A empresa que está vendendo o serviço a ser executado. Unidade de negócio Este recurso permite que a empresa analise suas vendas de forma segmentada como, por exemplo, por área de negócio, linha de produto, segmento de atuação de mercado ou, em alguns casos, até setores. Essa divisão tem como objetivo facilitar a apuração de resultados financeiros, investimento e crescimento de acordo com esta determinada segmentação.
Exemplo:A empresa SILVA & SILVA LTDA é dividida em 3 unidades de negócios: Atacado, Varejo e Televendas. Ao realizar essa divisão, é possível controlar, por exemplo, qual negócio teve maior faturamento, qual deles deve investir mais para aumentar os lucros e qual o pior meio de faturar.
Consulta autorização gerencial Caso trabalhe com a rotina de autorização gerencial, após gravar uma ordem de serviço com desconto acima do permitido para o seu usuário, aqui serão exibidos os Usuários habilitados para autorização. Nr. controle (Opcional) Possibilita inserir uma informação alfanumérica para controle interno do serviço. Essa informação é diferente do número da OS (Nr. OS) que é atribuído automaticamente pelo sistema ao concluir o cadastro. Pessoa A pessoa para a qual deve ser realizado o serviço.
Nas abas seguintes, informe os dados da OS incluindo os campos:
(Opcional) Informe o Centro de custo fazendo com que a distribuição do valor pelos centros de custos totalize em 100% do valor total do serviço.
O Centro de Custo tem por objetivo determinar todas as atividades de uma empresa. É como fragmentá-la em vários setores que podem gerar receitas e despesas de forma independente. Isso permite medir o desempenho de um Centro de Custo por si só e tomar decisões melhores quanto aos gastos, produtos e serviços oferecidos. Por isso, é possível informar Centros de Custos pré-configurados no aplicativo Cobertura Contábil, em Cadastros e Configurações / Centro de Custo.
(Opcional) Clique em Gravar a OS.
Ao clicar em Gravar, a OS é salva e a tela de inclusão é fechada. Para saber como faturá-la posteriormente, clique aqui.
Clique em Faturar.
Clique sobre a opção desejada para faturar a OS:
PDV: o sistema habilita a opção de faturar a OS pelo PDV Alterdata. Lembrando que somente alguns municípios permitem o faturamento de um serviço através do PDV.
Faturamento (emissão de notas): será gerado o documento no módulo faturamento para emissão da Nota Fiscal.
Importante:
As opções de faturamento estão condicionadas diretamente à configuração Habilita o faturamento das ordens de serviço, localizada no Configurador Bimer, em Faturamento/ Opções/ Ordem de serviço/ Faturamento.
Confirme o faturamento.
Localizar Ordem de Serviço
A localização das ordens de serviço é realizada, primeiramente, através da utilização dos filtros do sistema onde é possível montar um cenário para exibição dos resultados de busca, fazendo com que seja apresentado na tela principal do sistema. Após este procedimento, o sistema permite ainda localizar a ordem de serviço dentro desse resultado de duas formas:
- Localização por número do documento: presente na tela principal, o campo Número do documento possibilita a busca de uma ordem de serviço específica dentro do resultado do cenário exibido.
- Localização através do recurso "Consulta": presente na sessão Consulta, possibilita refinar a busca de todas as OS's presentes no resultado do cenário pelo identificador do equipamento.
Editar Ordem de Serviço
- Localize a OS desejada.
- Clique sobre ela para selecioná-la.
Clique em Editar no menu principal ou no botão Editar da sessão Ordem de serviço.
- Realize as alterações necessárias.
Clique em Gravar.
Duplicar Ordem de Serviço
- Localize a OS desejada.
- Clique sobre ela para selecioná-la.
Clique em Duplicar da sessão Ordem de serviço.
- Confirme a duplicidade.