Seguem abaixo as situações e os erros mais comuns nos clientes e como os mesmos devem ser resolvidos.
Caso seja necessário entrar em contato com o suporte Cirrus, o analista já deve ter em mãos as seguintes informações:
- Deve ter realizado todas as verificações presentes na documentação de Dicas
- Quantidade de máquinas na rede
- Versão do Updater
- Log de eventos
- Base do Updater
- Print do erro com detalhes
- O erro acontece apenas em uma máquina?
- O erro ocorrer em outros sistema?
Situações mais frequentes:
O serviço do Updater não inicia
- Verificar se o .NET Framework está instalado na máquina no mínimo na versão 4.0 com Client Profile e Extended.
- Verificar se o Updater se atualizou no dia atual ou anterior. Caso tenha se atualizado, tente reiniciar a máquina.
- Verificar no log de eventos do windows se está sendo apresentado algum log de erro ou alerta referente ao Updater;
- Desativar antivirus e firewall que possam estar bloqueando o serviço de iniciar.
Se ao realizar as verificações acima não for encontrada nenhuma inconsistência, então será necessário salvar e limpar o log de eventos da máquina e tentar iniciar o serviço novamente, após realizar esse procedimento, verifique novamente no log de eventos a existência de algum erro ou alerta referente ao Updater ou .Net Framework.
Updater não inicia o download da versão
Faça as seguintes verificações:
- Se a versão desejada foi liberada no Update Center para o cliente.
- Se a versão do sistema instalado na máquina e já se comunicou com o Updater;
- O sistema está registrado com o código do cliente corretamente;
- A versão que precisa ser baixada está liberada para o código do cliente corretamente no site;
- O cliente em questão possui mais de um CRM com o mesmo CNPJ. Caso possua, o cadastro do mesmo deve ser acertado na administração;
- Procure no log de eventos do master algum log referente ao download em questão;
- O sistema já está cadastrado na base do Updater master. Essa verificação pode ser feita através da área "Licenças" do Updater Manager do master, bastando clicar em detalhes da licença do cliente, aba Aplicativos Registrados no Updater.
Se ao realizar as verificações acima não for encontrada nenhuma inconsistência, então será necessário salvar e limpar o log de eventos da máquina do master e então clicar no botão "Buscar Atualizações Agora" do Updater Manager. Dois minutos após realizar esse procedimento acompanhe no log de eventos se o download da versão iniciou ou se ocorreu algum erro ou alerta referente ao Updater.
O download da versão está na pasta mas o Updater não entrega para o sistema
- Verifique se o sistema está registrado com o código do cliente corretamente
- Verifique na base do Updater se o download em questão está vinculado ao código do cliente corretamente
O sistema não está se comunicando com o Updater
Essa constatação pode ser feita através da área "Licenças" do Updater Manager do master, bastando clicar em detalhes da licença do cliente, aba Aplicativos Registrados no Updater. Se o sistema em questão não for apresentado na lista de aplicativos registrados no Updater, então provavelmente o mesmo não está se comunicando com o Updater. Antes de realizar esse procedimento no Updater Manager, é necessário fechar o sistema e abrir novamente.
As possíveis causas desse problema podem ser:
- Bonjour não está instalado ou com o serviço paralisado;
- Presença de Malware/Vírus na máquina que possa estar influenciando na comunicação entre o sistema e o Updater
Se mesmo com as dicas acima o problema não for resolvido, verifique no log de eventos do windows a existência de alguma ocorrência do Updater que possa ajudar.
Erros mais frequentes:
Erro | Diagnóstico | Solução |
---|---|---|
Log de Erro: "Não é possível carregar dnssd.dll: Não foi Possível Encontrar o | Bonjour desinstalado. | Instale ou reinstale o Bonjour. |
Log de Erro: "Erro: System.Data.SQLite.SQLiteException (0x80004005): Abortar devido a violação de restrição ..." | Base de dados do Updater local está corrompida. |
Caso o problema continue, procure o supervisor ou |
Log de Erro: "Erro ao abrir a conexão com o servidor: Uma tentativa de conexão falhou porque o componente conectado não respondeu corretamente após um período de tempo ou a conexão estabelecida falhou porque o host conectado não respondeu xx.x.x.x:8767" | A porta 8767 não está liberada no firewall. |
|
Log de Erro: "Erro ao tentar publicar o Updater local como client (Via Socket)... System.IO.FileLoadException: Não foi possível carregar arquivo ou assembly 'Newtonsoft.Json..." | Framework desatualizado. | Instalar Framework 4.5 e reiniciar a máquina. |
Log de Erro: "...System.IO.FileNotFoundException: Não foi possível carregar arquivo ou assembly 'System.EnterpriseServices.Wrapper.dll' ou uma de suas dependências. De: Não foi Possível Encontrar o módulo Especificado..." | Problema com o Framework do cliente. | Reinstalar o Framework ( NÃO REPARAR ) |
Log Warning: "Retorno da validação de parâmetros na rotina VerificarVersaoV2: | A versão do Updater está desatualizada. |
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Base do Updater Corrompida ou atualização incompleta do Updater. |
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Error: (Socket Client) Erro ao enviar identidades para o Server: The database file is locked database is locked | Base do updater sem acesso de gravação |
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Erro na rotina 'ProcurarNovasAtualizacoesOnLine' System.Reflection.TargetInvocationException: Uma exceção foi acionada pelo destino de uma chamada. ---> System.InvalidOperationException: Esta implementação não faz parte dos algoritmos criptográficos validados por FIPS da Plataforma Windows. em System.Security.Cryptography.RijndaelManaged..ctor() --- Fim do rastreamento de pilha de exceções internas --- em System.RuntimeMethodHandle.InvokeMethod(Object target, Object[] arguments, Signature sig, Boolean constructor) em System.Reflection.RuntimeConstructorInfo.Invoke(BindingFlags invokeAttr, Binder binder, Object[] parameters, CultureInfo culture) em System.Security.Cryptography.CryptoConfig.CreateFromName(String name, Object[] args) em System.Security.Cryptography.SymmetricAlgorithm.Create() em Seguranca.AES.Rijndael.Encrypt(String s, String p) na C:\dsn\update-center\net\updater\tags\2.11.7.0\Seguranca\AES\Rijndael.cs:linha 86 em Classes.UpdateServerManager.FormatarObjetoAtualizacoesAPI(List`1 aplicativos) na C:\dsn\update-center\net\updater\tags\2.11.7.0\Updater\Classes\UpdateServerManager.cs:linha 48 em Classes.UpdateServerManager.VerificarAtualizacoesAPI(List`1 aplicativos, Boolean filtrarRetornos, Boolean byVipera) na C:\dsn\update-center\net\updater\tags\2.11.7.0\Updater\Classes\UpdateServerManager.cs:linha 112 em Alterdata.Updater.Updater.Classes.UpdaterProcesses.ProcurarNovasAtualizacoesOnLine(Aplicativo aplicativoParaAtualizar, Boolean byVipera) na C:\dsn\update-center\net\updater\tags\2.11.7.0\Updater\Classes\UpdaterProcesses.cs:linha 134 | É necessário fazer uma configuração no gpedit do Windows | Usando uma conta com credenciais administrativas:
Obs: Se desejar fazer isso manualmente, você também pode simplesmente alterar a chave de registro HKLM \ System \ CurrentControlSet \ Control \ Lsa \ FIPSAlgorithmPolicy \ Habilitado para 1
Fonte: http://stackoverflow.com/questions/4886368/how-to-enable-fips-on-windows-7 |