O que é Updater? 


 Uma ferramenta que tem como objetivo entregar aos sistemas atualizações disponíveis e informações sobre
o licenciamento dos produtos do cliente.
O Updater é basicamente um carteiro, sempre verificando no Updatecenter se existem atualizações
disponíveis e realizando o download dessas atualizações.
Tem a responsabilidade de entregar aos sistemas informações sobre o estado atual do cliente e dos
produtos contratados.
É de responsabilidade do sistema solicitar ao Updater as atualizações.


Como o Updater funciona?


 O Updater funciona em paralelo com os sistemas da Alterdata e com o Updatecenter.
Os sistemas da Alterdata fazem perguntas ao Updater. Como por exemplo:
-Este cliente pode acessar o sistema?
-Há alguma atualização deste módulo para este cliente?
-Este cliente pode utilizar essa versão?
 O Updater irá responder essas perguntas de acordo com as informações que ele recebeu do Updatecenter.
Os dados de um cliente são importados da base de dados da Alterdata (Bimer) e transformados em uma licença
para que o Updater possa ler estes dados e responder as perguntas feitas por um sistema da Alterdata.


 Qual a diferença entre Updater e Updatecenter? 


É comum confundir esses dois sistemas, pois até o nome deles é parecido. Para muitos se trata da mesma coisa,
mas vamos entender qual a diferença entre eles nesse tópico.

Updatecenter: Desamericanizando o nome temos a "Central de atualizações".Consideramos o Updatecenter um conjunto
de recursos, tais como: Página onde é cadastrada e liberada as versões para os clientes, os serviços que geram
a licença com os produtos que o cliente possui no CRM, os serviços antipirataria, a liberação de versão pelo
Karoo, etc. Então, podemos afirmar que o Updatecenter é o "cérebro" por trás das decisões tomadas pelo Updater.

Updater: Sistema desktop instalado em todos os computadores que possuem os sistemas Alterdata, ele consulta no
Updatecenter e transmite informações para os sistemas Alterdata, tais como: se o cliente pode acessar o sistema,
se tem alguma versão superior liberada, se o cliente está inadimplente, etc.

Agora que conhecemos um pouco das responsabilidades de cada um, conseguimos entender como são as relações no
dia a dia. Ex: Um cliente adquire um novo produto, este já está aparecendo no CRM, porém a abertura é negada
mesmo atualizando a licença com sucesso. Neste caso, podemos afirmar que não há erros no Updater, algo está
ocorrendo no Updatecenter e este novo produto ainda não foi adicionado à licença do cliente. Podendo ser: fila
de processamento de clientes alta, instabilidades, BIMER ainda não respondendo o produto novo para o cliente...
Situações que devem ser analisadas junto ao suporte cirrus.


Licença 


 No Updatecenter são processadas as informações do cliente, novas versões disponíveis para atualização
e configurações.

Com esses dados geramos uma licença para o cliente.
Esta licença possui:
Os dados principais do cliente (razão social, CNPJ,código crm...);
* Os produtos que ele possui no CRM;
* O tipo de manutenção que ele possui;
* O status da adimplência;
* As versões que o cliente pode utilizar;
 Todas as informações sobre a licença do cliente são importadas da base de dados da Alterdata (bimer).
 O Updater busca no Updatecenter de tempos em tempos, todos os dias, atualizações para essa licença e uma licença 
tem um prazo máximo de 15 dias.

Sempre que uma licença é atualizada ela é renovada por 15 dias, caso ocorra algum problema na atualização e ela
não seja atualizada, após os 15 dias o acesso é bloqueado por estar com a licença expirada.
 Caso seja necessário atualizar a licença imediatamente, pode ser feito através do recurso “Atualizar” pelo 
Updater Manager. Quando a atualização é feita manualmente, o processo irá forçar o Updater se comunicar com
o Updatecenter e gerar uma nova licença ignorando tudo que está em cache.