Nesta documentação serão abordados os erros mais comuns encontrados nos clientes e um passo a passo de como devem ser solucionados.
Antes de analisar os problemas de forma individual, existem algumas verificações que devem ser realizadas na máquina e/ou na rede do cliente.
Caso seja necessário entrar em contato com o suporte Cirrus, o analista já deve ter em mãos as seguintes informações:
- Deve ter realizado todas as verificações presentes nesta documentação
- Quantidade de máquinas na rede
- Versão do Updater
- Log de eventos
- Base do Updater
- Print do erro com detalhes
- O erro acontece apenas em uma máquina?
- O erro ocorrer em outros sistema?
Verificar se o Updater está instalado na máquina
- Verificar se o diretório "C:\Arquivos de Programas (x86)\Alterdata\Updater\Bin" existe e se dentro dele estão os arquivos do Updater, que a partir da versão 2.11.6.6 são aproximadamente 60 arquivos.
- Acessar os serviços do windows e verificar se o 'Alterdata Updater' consta na lista de serviços.
Caso os arquivos existam no diretório indicado, porém o serviço do Alterdata Updater não esteja na lista de serviços do windows execute os procedimentos abaixo:
- Verificar no registro do windows a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\RunOnce\InstaladorUpdater. Caso a Chave exista, então basta reiniciar a máquina e verificar se o Updater foi iniciado normalmente.
- Verificar se o Microsoft .Net Framework está instalado na máquina (Versão 4.0 ou superior), caso não esteja, então é necessário ajustar o framework.
- Executar o arquivo install.bat no diretório "C:\Arquivos de Programas (x86)\Alterdata\Updater\Bin" e verificar se o Updater foi iniciado normalmente.
Caso nenhum dos procedimentos acima resolva o problema, contacte o supervisor ou alguém da equipe Cirrus.
Verificar o serviço do Bonjour está instalado e sendo executado
- Acessar os serviços do windows e verificar se o "Serviço do Bonjour" ou "Bonjour Service" consta na lista de serviços e se o mesmo está sendo executado.
Updaters com versão igual ou superior a 2.11.6.0 tentam instalar o Bonjour caso o mesmo não esteja presente na máquina.
Verificar se o serviço do Updater está sendo executado
Existem duas formas de verificar se o serviço do Updater está sendo executado.
Forma 1:
- Acessar o Updater Manager pelo "Menu > Iniciar > Alterdata > Updater > Tools > UpdaterManager.exe" ou pelo diretório "C:\Arquivos de Programas (x86)\Alterdata\Updater\Bin\UpdaterManager.exe";
- Verificar se o botão "Iniciar Serviço" está desabilitado;
- Verificar na parte inferior se o status está como master ou slave.
Forma 2:
- Acessar os serviços do windows e verificar se o "Alterdata Updater" consta na lista de serviços e se o mesmo está sendo executado.
Updaters com versão igual ou superior a 2.11.6.0 possuem o Updater Guardian, que por sua vez sempre tenta reparar o serviço do Updater.
Verificar se o Updater local é o master. Caso não seja, verificar se a rede possui um master
Essa verificação pode ser feita pelo Updater Manager, na área de "Serviços Publicados". O Updater Manager pode ser acessado pelo "Menu > Iniciar > Alterdata > Updater > Tools > UpdaterManager.exe" ou pelo diretório "C:\Arquivos de Programas (x86)\Alterdata\Updater\Bin\UpdaterManager.exe"
Verificar se a identidade cadastrada no Updater condiz com o CRM/CNPJ/CPF/CEI do cliente
Para verificar as identidades cadastradas e acordadas no Updater, basta acessar a área de "Licenças" no Updater Manager.
Verificar a existência de proxy na rede
- Verificar se a rede do cliente contém proxy
- Caso tenha configuração de proxy, então é necessário configurar a mesma na área de "Configurações" do Updater Manager.
Após realizar as verificações acima, veja quais são os erros mais comuns nos clientes e como os mesmos devem ser resolvidos.