Nesta documentação serão abordados os erros mais comuns encontrados nos clientes e um passo a passo de como devem ser solucionados. 

Antes de analisar os problemas de forma individual, existem algumas verificações que devem ser realizadas na máquina e/ou na rede do cliente.

 

Caso seja necessário entrar em contato com o suporte Cirrus, o analista já deve ter em mãos as seguintes informações:

  1. Deve ter realizado todas as verificações presentes nesta documentação
  2. Quantidade de máquinas na rede
  3. Versão do Updater
  4. Log de eventos
  5. Base do Updater
  6. Print do erro com detalhes
  7. O erro acontece apenas em uma máquina?
  8. O erro ocorrer em outros sistema?

 


Verificar se o Updater está instalado na máquina

  1. Verificar se o diretório "C:\Arquivos de Programas (x86)\Alterdata\Updater\Bin" existe e se dentro dele estão os arquivos do Updater, que a partir da versão 2.11.6.6 são aproximadamente 60 arquivos.
  2. Acessar os serviços do windows e verificar se o 'Alterdata Updater' consta na lista de serviços.

 

Caso os arquivos existam no diretório indicado, porém o serviço do Alterdata Updater não esteja na lista de serviços do windows execute os procedimentos abaixo:

  1. Verificar no registro do windows a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\RunOnce\InstaladorUpdater. Caso a Chave exista, então basta reiniciar a máquina e verificar se o Updater foi iniciado normalmente.
  2. Verificar se o Microsoft .Net Framework está instalado na máquina (Versão 4.0 ou superior), caso não esteja, então é necessário ajustar o framework.
  3. Executar o arquivo install.bat no diretório "C:\Arquivos de Programas (x86)\Alterdata\Updater\Bin" e verificar se o Updater foi iniciado normalmente.

Caso nenhum dos procedimentos acima resolva o problema, contacte o supervisor ou alguém da equipe Cirrus.

Verificar o serviço do Bonjour está instalado e sendo executado

  1. Acessar os serviços do windows e verificar se o "Serviço do Bonjour" ou "Bonjour Service" consta na lista de serviços e se o mesmo está sendo executado.

 

Updaters com versão igual ou superior a 2.11.6.0 tentam instalar o Bonjour caso o mesmo não esteja presente na máquina.

Verificar se o serviço do Updater está sendo executado

Existem duas formas de verificar se o serviço do Updater está sendo executado.

Forma 1:

  1. Acessar o Updater Manager pelo "Menu > Iniciar > Alterdata > Updater > Tools > UpdaterManager.exe" ou pelo diretório "C:\Arquivos de Programas (x86)\Alterdata\Updater\Bin\UpdaterManager.exe";
  2. Verificar se o botão "Iniciar Serviço" está desabilitado;
  3. Verificar na parte inferior se o status está como master ou slave.


Forma 2:

  1. Acessar os serviços do windows e verificar se o "Alterdata Updater" consta na lista de serviços e se o mesmo está sendo executado.

 

Updaters com versão igual ou superior a 2.11.6.0 possuem o Updater Guardian, que por sua vez sempre tenta reparar o serviço do Updater.

Verificar se o Updater local é o master. Caso não seja, verificar se a rede possui um master

Essa verificação pode ser feita pelo Updater Manager, na área de "Serviços Publicados". O Updater Manager pode ser acessado pelo "Menu > Iniciar > Alterdata > Updater > Tools > UpdaterManager.exe" ou pelo diretório "C:\Arquivos de Programas (x86)\Alterdata\Updater\Bin\UpdaterManager.exe"

Verificar se a identidade cadastrada no Updater condiz com o CRM/CNPJ/CPF/CEI do cliente

Para verificar as identidades cadastradas e acordadas no Updater, basta acessar a área de "Licenças" no Updater Manager.

Verificar a existência de proxy na rede

  1. Verificar se a rede do cliente contém proxy
  2. Caso tenha configuração de proxy, então é necessário configurar a mesma na área de "Configurações" do Updater Manager.

 

Após realizar as verificações acima, veja quais são os erros mais comuns nos clientes e como os mesmos devem ser resolvidos.

Erros mais comuns

Verificações de portas no firewall

Logs de eventos mais comuns