A rotina de venda com entrega futura ocorre quando a empresa fatura o pedido no fechamento da venda, porém, a entrega dos itens ocorrerá em data posterior.

Ah! Mas, para isso, basta informar a data de entrega no cadastro do pedido de venda, e quando chegar o dia, emitir a nota fiscal, certo?”. Não é bem assim.

 Nesta rotina, na venda com entrega futura, é necessário emitir ao menos duas notas fiscais. Uma, no ato da venda, e outra quando realmente o transporte para a entrega ocorrer. Isso, porque a mercadoria, além de não ter saído ainda do estoque no fechamento da venda, só pode circular acompanhada de uma nota fiscal. 

Caso 1: Uma loja de material de construção, em que o cliente compra, por exemplo, areia, cimento, pedras. Nesse caso, o cliente não leva os produtos. A loja faz a entrega na data combinada com o cliente.
Caso 2: Um cliente fecha uma grande compra de um determinado produto, para garantir um preço melhor. Porém, ele não tem lugar para guardar tudo, então combina entregas parciais com o fornecedor. 

Em ambos os casos, a empresa de venda emitirá dois tipos de notas fiscais:
Nota de simples faturamento: emitida no ato da venda e disponibilizada ao cliente. Essa nota gera financeiro, calcula comissão, porém não movimenta estoque.
Nota fiscal para transporte e entrega da mercadoria: emitida quando a empresa realmente fizer a entrega dos produtos. Essa nota não gera financeiro, não calcula comissão, mas, movimenta o estoque do produto.

No Bimer, é necessário configurar o sistema para trabalhar com esta rotina. Ao habilitar a opção Gerar documento de simples faturamento a partir do pedido de venda no Configurador Bimer, em Faturamento / Opções / Venda/ Entrega imediata ou futura, é possível faturar o pedido de venda com entrega futura, mantendo os itens de entrega futura com o status <Liberado>.

Para esta situação, além do pedido de venda deve estar com status Liberado <L>, ele só estará disponível em pedidos nos quais todos os itens estejam marcados para entrega futura, e que ainda não tenha sido emitida nenhuma outra nota, incluindo a nota de simples faturamento.

Na hora de entregar os itens é bem simples, basta Gerar a Nota Fiscal. Mas não se esqueça que para conseguir gerar o documento de entrega, deve ser configurada a Operação para gerar nota fiscal de itens de entrega futura.

Com a configuração Gerar documento de simples faturamento a partir de pedido de venda marcada no Configurador Bimer, em Faturamento / Opções / Venda/ Entrega imediata ou futura:

  • Será apresentado o botão Gerar nota fiscal de simples faturamento no aplicativo Pedido de Venda (FatPedido) no menu principal e no menu de contexto;

    • No menu de contexto, o botão será apresentado para pedidos que tiverem apenas itens de entrega futura;

    • No menu principal, serão apresentados pedidos que tiverem apenas itens de entrega futura na localização;

  • Os itens do pedido terão seu status mantido como <L> (Liberado) quando for faturado pela opção Gerar nota fiscal de simples faturamento. Desta forma, o pedido poderá ter vários documentos emitidos para transporte dos itens de entrega futura;

  • Ao enviar a nota fiscal de simples faturamento para a SEFAZ, será gerado financeiro no valor total do pedido, os itens permanecerão com estoque pendente, pois serão entregues posteriormente;

    • Lembrando que "Atualizar estoque" e "Atualizar financeiro" são configurações presentes na operação e o recurso está condicionado a elas;

  • Para faturar o pedido gerando o documento para entrega dos itens, será necessário informar uma operação no campo Operação para gerar nota fiscal de itens de entrega futura;

  • Ao enviar a nota fiscal de entrega dos itens para a SEFAZ, os itens serão removidos do estoque, devido a sua saída;

    • Lembrando que "Atualizar estoque" é uma configuração presente na operação e o recurso está condicionado a ela;

  • Não será possível fazer devolução ou estorno de uma nota de simples faturamento em nenhum módulo do sistema (FatDevolucao e Faturamento). Sendo assim, os ajustes financeiros deverão ser feitos manualmente. Já para o estoque, o pedido de venda deverá ser cancelado ou a nota de entrega devolvida. 

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  1. Clique em Faturar, no menu do Pedido de Venda.
  2. Selecione a opção Gerar nota fiscal para simples faturamento

    Dica!

    Além dos passos abaixo, que possibilitam Gerar nota fiscal para simples faturamento através menu do sistema, você também pode realizar esta ação ao clicar com o botão direito do mouse diretamente no Pedido já liberado na tela principal.

  3. Clique em Filtrar pedidos.
  4. Selecione os pedidos com os filtros desejados. 

    Nesta rotina, os itens do pedido são criados normalmente. Todavia, na aba Dados, a opção “Futura” deve estar marcada no campo Tipo de entrega.
    Lembrando apenas que, se o produto possuir a característica de entrega futura informada no Configurador Bimer em Faturamento/ Opções/ Vendas/ Entrega imediata e futura/ Característica, o tipo de entrega será marcado automaticamente como futura.

  5. Clique em Filtrar.
  6. Clique com o botão direito do mouse para marcar ou desmarcar os pedidos. 

    Os pedidos com status Liberado <L>, após filtrados, poderão ser marcados automaticamente pelo sistema para faturamento. Clique aqui para saber os principais motivos pelos quais o sistema não marca determinados pedidos automaticamente.

    (aviso) A emissão de nota de simples faturamento é sempre com o total de itens. Não é possível fazer emissões parciais.

  7. (Opcional) Clique no botão Itens do pedido para visualizar os produtos que compõem o pedido selecionado.

  8. (Opcional) Clique no botão Imprimir para verificar um relatório de conferência prévia antes da geração do documento para uma melhor análise gerencial.
  9. Clique em Gerar NF/OE

    Caso o sistema esteja configurado para trabalhar com bloqueio de venda no Configurador Bimer, em Faturamento / Opções / Venda / Bloqueio, onde este é realizado das mais variadas formas, o procedimento de venda não pode ser concluído sem autorização, devido a problemas na análise de crédito do cliente. O limite de crédito geral é informado em cada cliente em questão no aplicativo Cadastro de Pessoas (Pessoa) / Cadastro de clientes / aba crediários. Este valor se refere a quantia máxima que poderá comprar, seja em crediário e/ou à vista. Também pode ser definido o limite de crédito por parcela, desta forma, o cliente terá sua compra bloqueada se o valor da parcela ultrapassar esse limite. Sendo assim, pode ser necessário autorizar sua venda.

  10. (Opcional) Informe a Transportadora para os pedidos selecionados.

  11. Clique em Gerar.

  12. (Opcional) Confirme a impressão do relatório contendo as informações dos pedidos que foram transformados em Notas Fiscais.