Para que você compreenda melhor as informações operacionais contidas neste manual, primeiramente, é importante que se tenha uma noção bem resumida dos termos mais utilizados, além
Pedido de Venda
É o documento que expressa as necessidades do cliente, em produtos e/ou serviços, junto à empresa. O pedido é uma confirmação da venda e quando há a necessidade de formalização das necessidades do cliente em relação ao que sua empresa pode lhe oferecer é o principal instrumento de efetivação deste atendimento.
Pré-pedido de Venda
Um pré-pedido consiste, basicamente, em um orçamento de venda. Todos os pedidos que se encontram nessa situação serão exibidos o status pré-pedido.
Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)
A NF-e é um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente. Cria facilidades para o contribuinte e para as atividades de fiscalização, como a confiabilidade da Nota Fiscal, a melhoria no processo de controle fiscal, a diminuição da sonegação e aumento da arrecadação. Além da redução de custos de impressão ou de armazenamento de documentos fiscais.
A validade jurídica é garantida pela assinatura digital do remetente (garantia de autoria e de integridade) e pela recepção do Fisco.
Ordem de Entrega (OE)
Essa rotina é utilizada nos casos em que a empresa emite notas fiscais sem gerar financeiro e, semanalmente, ou mesmo mensalmente, realiza o fechamento desses documentos que geram uma Ordem de Entrega de títulos a receber.
Em uma loja de construção, um cliente vai a todo momento comprar um material que está faltando para a sua obra e paga-o cada vez que vai ao estabelecimento. Então, é feito um acordo entre o cliente e a loja, para que o cliente não tenha que pagar a todo momento que vai à loja comprar um material:
O cliente leva os produtos e a empresa gera uma Nota Fiscal, porém ela movimentará apenas o estoque. Assim, no final do mês, o cliente pagará o total dos materiais que levou neste período. Nesse momento, será gerada uma Ordem de Entrega originando a movimentação financeira.
Documento Auxiliar de venda (DAV)
O Documento Auxiliar de Venda (DAV) é o documento emitido e impresso em conformidade com os requisitos estabelecidos para atender as necessidades operacionais do estabelecimento usuário de ECF para a emissão e impressão de orçamento, pedido ou outro documento de controle interno do estabelecimento, antes de concretizada a operação.
Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e)
A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) é um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar as operações comerciais de venda presencial ou venda para entrega em domicílio ao consumidor final (pessoa física ou jurídica) em operação interna e sem geração de crédito de ICMS ao adquirente.
Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE)
O DANFE é uma representação simplificada da NF-e e tem funções específicas.
- Conter a chave numérica com 44 posições para consulta das informações da Nota Fiscal Eletrônica (Chave de Acesso).
- Acompanhar a mercadoria em trânsito, fornecendo informações básicas sobre a operação em curso (emitente, destinatário, valores, etc.).
- Auxiliar a escrituração das operações documentadas por NF-e, caso o destinatário não seja contribuinte credenciado a emitir uma NF-e.
Características do DANFE:
- O DANFE deve ser impresso pelo vendedor da mercadoria antes da circulação da mesma.
- O DANFE somente poderá ser utilizado para transitar com as mercadorias após a concessão da autorização de uso da respectiva NF-e.
- Quando a legislação tributária exigir a utilização específica de vias adicionais das Notas Fiscais, modelo 1, o contribuinte, credenciado a emitir NF-e, deverá imprimir o DANFE em tantas cópias quantas forem necessárias para atender à exigência, sendo todas elas consideradas originais.
- Deverá ser impresso em papel comum, exceto papel jornal, de tamanho A4 (210 x 297 mm), podendo ser utilizadas folhas soltas, formulário contínuo, formulário pré-impresso ou formulário de segurança.
- O DANFE poderá conter outros elementos gráficos como o logotipo da empresa, desde que não prejudiquem a leitura do seu conteúdo ou do código de barras por leitor óptico.
- É permitido o deslocamento do comprovante de entrega, na forma de canhoto destacável, da extremidade inferior para a lateral direita ou para a extremidade superior do DANFE.
- A posição de carimbos no DANFE, quando do trânsito da mercadoria, deverá ser feita em seu verso.
- Poderão ser impressas, no verso do DANFE, informações complementares de interesse do emitente, hipótese que deverá ser reservada em um espaço de, no mínimo, 10 x 15 cm. Em qualquer sentido, para atendimento ao disposto acima, ressalta-se que o DANFE não é substituível, nem se confunde com uma Nota Fiscal Eletrônica.
- A Secretaria da Fazenda poderá, por regime especial, autorizar o contribuinte a alterar o layout do DANFE previsto em Ato Cotepe, para adequá-lo às operações por ele praticadas, desde que mantidos os campos obrigatórios da NF-e que constem no DANFE.
Uso de Formulário de Segurança:
O uso do formulário de segurança, para impressão do DANFE, só é obrigatório nos casos de emissão de NF-e em contingência. Na hipótese de utilização de formulário de segurança para a impressão de DANFE, as Secretarias de Fazenda simplificaram o processo, dispensaram a exigência de Regime Especial e Autorização de Impressão de Documentos Fiscais – AIDF, sendo necessária, apenas, a aprovação por parte da SEFAZ do Processo de Aquisição de Formulário de Segurança (PAFs).
Cabe ressaltar que o DANFE não é substituível nem se confunde com uma Nota Fiscal Eletrônica.
NF-easy
O sistema NF-easy é uma solução desenvolvida pela Alterdata para ajudar na implementação das Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), bem como o MDF-e nas empresas.
O NF-easy é adquirido separadamente e integra a nota fiscal gerada em sua empresa com a sua assinatura eletrônica, para que seja enviada ao site da Receita Federal. Desta maneira, a comunicação Empresa x Receita fica mais fácil, visto que o sistema também monitora a validação da nota e o recebimento do arquivo .xml por sua empresa.
O NF-easy pode ser conjugado ao sistema de automação comercial Alterdata.
- Gerar a nota no sistema.
- Incluir a assinatura eletrônica.
- Receber o .xml validado diretamente no aplicativo no software de emissão de notas após autorização da Receita Federal.
Para ter acesso ao manual do NF-easy, clique aqui.
Geração de Notas Ficais e/ou Ordens de Serviço no Pedido de Venda
Com o Pedido de Venda você pode Gerar Notas ficais e/ou Ordem de Serviço a partir de pedidos, porém ao realizar o filtro dos pedidos a serem faturados, em alguns momentos o sistema não marca automaticamente os pedidos no filtro. Saiba aqui os principais motivos pelo qual o sistema não marca esses pedidos:
- O pedido está com legenda de Não impressos (motivo: PDV).
- O pedido ainda não passou pelo PDV.
- Nenhum dos itens do pedido possui quantidade em estoque.
- O pedido possui pelo menos um item sem quantidade em estoque e não permite entrega parcial.
- O sistema trabalha com reserva de pedidos selecionados e o produto disponível em estoque já está reservado para um outro pedido. Esta "reserva" não funciona para serviços e somente para os pedidos que não possuem a legenda de Entregue parcial e/ou para os pedidos que possuem a legenda de Não impressos.
- O sistema trabalha com reserva de pedidos abertos e o produto disponível em estoque já está reservado para um outro pedido aberto. Esta "reserva" funciona somente para os pedidos abertos que vieram de um documento cancelado ou excluído.
- Existem itens do pedido vinculados a pelo menos um lote auxiliar.
- Existem itens do pedido que não estão com série informada.
- O sistema não está configurado para atender pedidos que não possuem quantidade em estoque.
- O pedido de venda irá gerar uma consignação e você não tem acesso ao setor padrão de consignação.
- O pedido de venda está vinculado a um indexador e foi informada uma data de cotação que está fora do mês atual.