REINF - Como gerar o REINF em ambiente de produção (real)?
Autor do artigo: Thifany.sup.pack


Este artigo demonstra como preencher as informações da carga inicial para o ambiente de produção do SPED Reinf. 

1º Passo: Configurar Empresa


  1. Acesse aba Cadastro → Empresas → Selecionar a empresa → Aba Área Federal → SPED Reinf.
  2. No campo Ambiente série R-xxxx, será necessário informar o tipo 1 - REAL.

    Ao selecionar o ambiente de produção ( Real ) não será mais possível retornar ao ambiente de Teste!

  3. Faça o preenchimento das demais informações para a geração da carga inicial, registro R-1000.
  4. Selecione a Classificação Tributária de acordo com cada empresa.
    1. Caso sejam selecionados os códigos de Classificação:

      • 60 - Missão Diplomática ou Repartição Consular de carreira estrangeira, será habilitada a opção: Acordo Internacional para isenção de multa

      • 85 - Ente Federativo, Órgãos da União, Autarquias e Fundações Públicas, será habilitada a opção de informar se o órgão público é Ente Federativo Responsável pelo CNPJ ou não. Onde ao se marcar a opção Não, deverá ser informado o CNPJ do Ente Responsável.

  5. Por meio da opção "Processos Administrativos→Judiciais", é possível realizar a inclusão de cadastros referentes a processos judiciais e administrativos que influenciam no cumprimento das obrigações tributárias principais e acessórias.

    Caso seja necessário configurar o envio de Processos Administrativos/Judiciais (R-1070)clique aqui e veja uma dica.

  6. Grave o cadastro.

OBS: Somente após esse procedimento o usuário poderá efetuar a geração dos eventos periódicos.

 

Caso a empresa já tenha feito a entrega da Carga Inicial por outro sistema (SoftHouse), clique aqui para saber como configurar.

Junto a Carga Inicial, deverão ser enviadas informações da empresa desenvolvedora da aplicação que gera os arquivos transmitidos para o ambiente nacional do SPED Reinf. Sendo assim, se anteriormente a empresa efetuou o envio da Carga Inicial por meio de outro software, deverá ser enviado um novo evento, do tipo ALTERAÇÃO, contendo as informações da nova SoftHouse.



2º Passo: Gerar a carga inicial do SPED Reinf


Depois de configurar a empresa em seu cadastro para enviar o SPED Reinf. Siga os passos abaixo:

  1. Acesse a aba "Federal → SPED Reinf → SPED Reinf ou DCTFWeb REINF/MIT → SPED REINF → SPED Reinf;
  2. Em Opções de Geração, selecione o tipo Carga inicial e avance;

  3.  Informe o código da empresa que deseja realizar o envio do SPED Reinf e Clique em Avançar;
  4. Em seguida, poderá verificar se o Certificado digital foi configurado corretamente para a empresa, e/ou realizar a edição do mesmo. (Clique aqui e saiba como configurar o certificado digital)
  5. Clique sobre o botão "Concluir", será gerado um relatório sobre a geração dos eventos da Carga Inicial.

3º Passo: Gerar os eventos periódicos


Após a geração da carga inicial, você já pode gerar os eventos periódicos. No geral, serão gerados os seguintes eventos:

Para verificar mais detalhes sobre cada evento, basta clicar sobre ele!  

Após configurar os cadastros, para gerar os eventos periódicos, você deve:

  1. Acesse a aba Federal → SPED Reinf →SPED Reinf ou DCTFWeb REINF/MIT → SPED REINF → SPED Reinf;

  2. Em Opções de Geração, selecione o tipo Eventos periódicos e avance. 

  3.  Informe o código da empresa que deseja realizar o envio do SPED Reinf e clique em Avançar;
  4. Clique sobre o botão "Concluir", será gerado um relatório sobre a geração dos eventos.



4º Passo: Como conferir os envios


Para acompanhar os envios do SPED REINF acesse a aba Central Sped REINF, lá serão apresentados os eventos que foram processados pelo sistema.

Você deverá acompanhar o status conforme o exemplo abaixo:

  • Pronto para envio: Quando o evento é gerado pelo sistema (através da geração da carga inicial ou dos eventos periódicos), ele estará com a situação "Pronto para envio". Nesta situação, ele estará aguardando o sistema enviá-lo para o web service do SPED Reinf.

  • Processado: Após o sistema realizar o envio do evento, a sua situação será alterada automaticamente para "Processado", indicando que o evento já foi enviado com sucesso para o web service do SPED Reinf. Após essa situação ser atribuída ao evento, ele receberá um número de recibo que poderá ser utilizado para futuras consultas na DCTF Web.

  • Lote Rejeitado: Caso durante o envio do evento haja necessidade de algum ajuste (por exemplo: alguma informação consta preenchida incorretamente no cadastro da empresa), a situação do evento será alterada automaticamente para "Lote Rejeitado". Para verificar os detalhes do motivo do evento ter sido rejeitado, basta clicar em "Detalhes".

  • Em fechamento: Após o envio do evento R-2099, realizando o fechamento dos eventos periódicos, esta situação será atribuída a este evento, indicando que está aguardando o web service do SPED Reinf enviar o resultado do fechamento do período.

  • Aberto: Período encontra-se em aberto, o que permite inclusões, exclusões e retificações de informações. 

  • Fechado: Neste momento foram consolidadas todas as informações prestadas nos eventos R-2010 a R-2060. A aceitação deste evento pela EFD-Reinf após processadas as devidas validações, conclui a totalização das bases de cálculo e possibilita a integração com a respectiva Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais - DCTF. Após o fechamento, eventos retificações e exclusões, bem como inclusões de informações, só serão permitidas após o envio do evento R-2098 (Reabertura dos Eventos Periódicos).

5º Passo: Envio do Fechamento do Reinf


Após a geração dos eventos periódicos, será gerada uma linha com o R-2099 automaticamente na Central Reinf, para que o usuário envie. O evento R-2099 é o evento de fechamento do Reinf, ele deve ser enviado após a conferência e envio dos eventos periódicos. Clique aqui para mais informações sobre o R-2099. 

 Para enviar o fechamento, você deve:

  1. Acessar a aba "DCTFWeb REINF/MIT → SPED REINF "
  2. Informe a empresa e período e clique em filtrar.
  3. Clique na opção "Enviar" e aguarde o processamento do envio.

Como gerar o REINF em ambiente de produção (real)? Onde gerar o REINF em ambiente de produção? Como emitir o REINF no ambiente real? Como funciona o envio do REINF em produção? Onde configurar o REINF para ambiente de produção? É possível transmitir o REINF em ambiente real? Como validar o REINF em produção? Onde acessar o ambiente de produção do REINF? Como habilitar empresa para gerar o REINF em produção? Preciso de certificado digital para enviar o REINF em produção? REINF ambiente de produção? Gerar REINF produção real? Emitir REINF ambiente produção? Enviar REINF produção? Configurar REINF ambiente real? Transmitir REINF produção? Cadastro empresa produção REINF? REINF envio ambiente real? REINF produção certificado? Consultar REINF produção?l