REINF - O que é o evento R-2099 e quando será gerado no REINF

Neste artigo iremos apresentar o evento R-2099 e o período de envio do mesmo. 

Autor do artigo: Clara.sup.pack


O que é o evento R-2099?


Este evento se destina a informar o encerramento da transmissão dos eventos periódicos na EFD-Reinf, no período de apuração. Neste momento são consolidadas todas as informações prestadas nos eventos R-2010 a R-2070. A aceitação deste evento pela EFD-Reinf após processadas as devidas validações, conclui a totalização das bases de cálculo e possibilita a integração com a respectiva Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais – DCTF.

Quem está obrigado e Pré-requisitos


Todos os contribuintes que transmitirem eventos R-2010 a R-2070, no mês de referência, precisam enviar o R-2099 - Fechamento dos Eventos Periódicos.

Como pré-requisito deve-se  realizar o envio do primeiro evento da EFD-Reinf, que presume a abertura do movimento para o período de apuração ou envio do evento R-2098 Reabertura dos Eventos Periódicos, com o consequente envio de retificações ou novos eventos que necessitarão de novo fechamento para o período de apuração em questão.

Informações adicionais


  1. Até a aceitação desse evento pela EFD-Reinf são permitidas inclusão, exclusão e retificação de informações. Após o fechamento, eventuais retificações e exclusões, bem como inclusões de informações, só serão permitidas após o envio do evento R- 2098 - Reabertura dos Eventos Periódicos;
  2. Não havendo informações a prestar, no mês de referência, o contribuinte deve enviar com a situação " Sem movimento", na primeira competência a partir da qual não houve movimento. Esta informação terá validade até que haja uma nova movimentação. 

Caso sua empresa não tenha movimento clique aqui para saber mais como enviar com a situação " sem movimento ".


Como gerar o evento R-2099?


Após gerar os Eventos Periódicos, automaticamente será gerado o R-2099. Para a geração siga os passos a seguir:

  1. Acesse a aba "Federal / SPED Reinf / SPED Reinf";
  2. Em Opções de Geração, selecione o tipo de envio "Eventos Periódicos", informe o período e avance;
  3. Informe o código da empresa que deseja realizar o envio do SPED Reinf e avance;
  4. Em seguida, poderá verificar se o Certificado digital foi configurado corretamente para a empresa, e/ou realizar a edição do mesmo;
  5. Clique sobre o botão "Processar".

Ao selecionar a opção "GERAR" o evento será gerado e enfileirado na "Central SPED REINF" para que possa efetuar o envio manualmente.