REINF - Como configurar o certificado digital para os envios do REINF

Autor do artigo: Daiana.sup.pack



Como configurar?


Para realizar a geração da carga inicial e dos eventos periódicos, é necessário acessar Federal > SPED Reinf > SPED Reinf.

  1. Informe a empresa e avance até a tela 'Configurar Certificado'.
  2.  Nesta tela, para cada empresa selecionada, a coluna “Certificado” pode estar com o status “Configurado” ou “A configurar”. Caso o status esteja como “À Configurar”, é necessário configurar o certificado digital para a empresa. 
  3. Clique em “Configurar” e, na tela exibida, preencher os dados do certificado.

Segue uma descrição dos campos:
1Tipo de Certificado: Deve-se selecionar o tipo de certificado a ser vinculado (A1 ou A3). 
2Certificado é procuração digital: Caso o envio do Sped Reinf seja por procuração digital, esta opção deverá estar marcada.
3PIN/Senha: Deve-se informar a senha do certificado digital
4Abaixo, há duas formas de importar o certificado: É possível selecionar um certificado instalado na máquina (para isso, basta marcar a opção “Selecionar um certificado instalado na máquina” e clicar em “Importar”. Em seguida, o sistema exibirá os certificados instalados e o usuário deve selecionar o certificado devido. Para importar da outra forma, basta localizar o arquivo do certificado (com extensão .pfx) no campo “Caminho do Certificado a ser importado” e clicar em “Importar”.