eSocial - Tudo que você precisa saber para envio da 3ª fase do eSocial

DCTFweb é a Declaração por meio da qual o contribuinte emite as guias com os valores referente aos débitos de contribuições previdenciárias e de contribuições destinadas a terceiros.

Essa declaração será gerada, automaticamente, a partir das informações que são enviadas ao eSocial e/ou EFD-Reinf.



Autor do artigo: AnaClara.sup.pack


Tudo que você precisa saber para envio da 3ª fase do eSocial


1º Passo: Entenda o que será entregue nesta etapa


Na Terceira fase de entrega do eSocial as empresas efetuarão a entrega do os eventos periódicos. Então, basicamente nesta etapa será realizada a entrega dos processamentos da empresa e seu fechamento periódico. Nesta etapa será realizado o envio dos eventos:

Ahh se você tiver alguma dúvida sobre cada um destes eventos, basta clicar sobre o mesmo que explicaremos um pouquinho de cada um! 

Vídeos, Cursos e Materias

Uma dica importante! Semanalmente a UCA (Universidade Corporativa Alterdata) efetua treinamentos e plantões AO VIVO sobre o eSocial com novidades, temas de impacto e tudo o que você precisa saber sobre esses envios! Além dos treinamentos também divulga semanalmente videos do minuto eSocial com temas bem legais! (grande sorriso) Então clique aqui e se inscreva no nosso canal do youtube!

2º Passo:  Entenda qual o seu prazo de entrega



Se sua empresa está no 2º Grupo, o  prazo de entrega para essa etapa se inicia em 10/01/2019 e você terá até 07/02/2019 para realizar a entrega desta etapa, porém esta, diferentemente das outras não será uma única entrega. Mensalmente realizará o envio referente a competência anterior.


Se sua empresa está no 3º Grupo, o  prazo de entrega para essa etapa se inicia em 10/07/2019 e você terá até 07/08/2019 para realizar a entrega desta etapa, porém esta, diferentemente das outras não será uma única entrega. Mensalmente realizará o envio referente a competência anterior.


O envio periódico desta fase se dará até o dia 07 do mês subsequente ao mês de referência, por exemplo:

Os eventos S-1200 da referência 01/2019; os eventos S-1210 com pagamento em 01/2019, bem como o fechamento deste período deverão ser enviados até 07/02/2019.

Se no vencimento não houver expediente bancário, antecipa-se o vencimento para o dia útil imediatamente anterior.

3º Passo:  Conferência dos valores de da folha


Antes de realizar o envio dos valores da folha de pagamento é de extrema importância que você efetue a conferência de valores! Isso irá evitar que você tenha que reabrir o período caso identifique alguma falha. (piscar o olho)


Ahh se você tiver alguma dúvida sobre os valores, um bom relatório para realizar a conferência é a Folha Geral. Nele você pode verificar todos os adicionais e descontos calculados para cada funcionário além das informações de IRRF, FGTS e INSS. 

4º Passo:  Entenda como gerar e realizar o envio


Para realizar o envio da 3ª fase com os valores da folha de pagamento, você irá realizar a geração da sua folha de pagamento normalmente sem realizar nenhuma configuração adicional! Com base na geração da folha o sistema irá efetuar de forma automática a criação dos eventos para envio ao eSocial!

Para efetuar os envios, siga o passo a passo abaixo:

  1. O primeiro passo será realizar o envio dos eventos de remuneração (S-1200), para isso:

    1. Acesse: Central eSocial – Remunerações e Pagamentos. 
    2. Selecione os funcionários, clique em "Enviar" e aguarde o retorno do eSocial.
    3. Após retornar, clicando em detalhes, serão exibidas as abas “Contribuições previdenciárias” e “FGTS” onde você poderá verificar se os valores apurados pelo eSocial ficaram corretos.

  2.  Agora que efetuou o envio dos eventos de Remuneração (S-1200), você deverá realizar o envio dos eventos de Pagamentos (S-1210). Lembrando que esse envio será por funcionário, ok? (piscar o olho)
    1. Ainda na Central eSocial – Remunerações e Pagamentos. 
    2. Selecione os funcionários e clique em “Enviar” e aguarde o retorno do mesmo. 
    3. Após retornar, clicando em detalhes, será exibida a aba “IRRF” onde você poderá verificar se os valores apurados pelo eSocial para imposto de renda ficaram corretos.

  3. Após concluir os envios das remunerações e pagamentos, você terá que enviar fechamento do mês! Para isso será enviado um evento de Fechamento do Período (S-1299).
    1. . Para realizar o envio do fechamento, acesse a Central eSocial – Remunerações e Pagamentos. 
    2. Selecione o evento S-1299  e clique em “Enviar fechamento” e aguarde o retorno do mesmo. 
    3. Após retornar,  estará disponível para conferência as abas Contribuições sociais e IRRF com os totalizadores dos valores enviados ao eSocial. 


Para maiores detalhes de como enviar a terceira fase, clique aqui.

Se chegou o dia 07 e você não conseguiu enviar tudo ainda, você pode enviar o evento de contingência (S-1295) para apurar os valores parciais de INSS e IRRF, e para você conseguir gerar a DCTFWeb.

Se precisar de maiores detalhes de como realizar o envio de contingência, clique aqui.

Lembre-se: o S-1295 não substitui o envio do S-1299! Você deverá enviar o S-1299 assim que tudo estiver ok. 










5º Passo: Entenda o Status "Processado com divergência"


No retorno dos eventos S-1200 quando existem diferenças no "Cálculo da contribuição previdenciária - INSS" o evento será demonstrado com o status "Processado com divergência", ou seja, quando o Valor calculado pelo sistema e o Valore calculado pelo eSocial estão  diferentes.

Logo será necessário realizar o ajuste de valores para que a sua DCTFWeb seja gerada com sucesso.



O Evento retornou com o status: "Processado com divergência"?! Fique tranquilo, temos uma dica que pode te auxiliar na conferência e nos ajustes. Clique aqui e veja


6º Passo: DCTF Web


A DCTFweb é a Declaração onde contribuinte emite as guias com os valores referente aos débitos de contribuições previdenciárias e de contribuições destinadas a terceiros.

Após enviadas essas informações do eSocial e/ou EFD-Reinf você poderá acessar a DCTF web para realizar a emissão das Guias.

Para maiores detalhes de como gerar as guias, clique aqui.