eSocial - Erro no evento S-1299 - 162 - O trabalhador com CPF: X e Matrícula: X consta na base de dados do Ambiente Nacional do eSocial, mas não está cadastrado no DP



Autor do artigo: JoaoValle.sup.pack

Quando ocorre o erro


Essa mensagem de erro de validação ocorre no retorno do evento S-1299 (Fechamento dos Eventos Periódicos) quando NÃO foram informados valores para esse funcionário no mês, neste caso, não foi feito o envio pois o funcionário foi excluído ou não consta no sistema Departamento Pessoal (WDP).


Como solucionar - Funcionário excluído do sistema que consta como ativo no eSocial


  1. Verifique na 'Central eSocial' - em  'Andamento dos envios' se o evento S-3000 referente a exclusão do S-2200 consta como processado com numeração de recibo
  2. Estando processado com erros, verifique a mensagem de erro para que ocorra o ajuste;
  3. Após ajustar, reprocesse o evento S-3000
  4. Feito isso, acesse a Central eSocial - Andamento dos Envios selecione o evento S-1299 e clique em "Detalhes" e reenvie o evento.
  5. Na aba andamento dos envios será apresentado um evento S-1299 que será reenviado ao eSocial.

Como solucionar - Funcionário que não consta no sistema, mas que consta como ativo no eSocial


Existem casos em que o funcionário não foi cadastrado no sistema WDP e por isso não constam dados e nem mesmo eventos por ele enviados, para resolver esta questão precisamos realizar os seguintes passos:

Identificar o funcionário no Portal eSocial


  1. Acesse o Portal eSocial > aba Empregados > Gestão de Empregados;
  2. Preencha o campo com o CPF apresentado na mensagem de retorno, assim o Portal irá apresentar o funcionário que consta ativo e não tem seu cadastro no sistema Departamento Pessoal (WDP).

Como solucionar


  • Funcionário já desligado mas sem S-2299 no Portal: Caso o funcionário já tenha sido desligado da empresa e o seu cadastro não foi feito no sistema Departamento Pessoal (WDP), podendo acontecer por funcionários já enviados ao Portal por outro escritório contábil ou software house, será necessário efetuar o cadastro do mesmo no sistema Departamento Pessoal (WDP) para enviar os eventos (Clique Aqui para saber como fazer), principalmente o desligamento S-2299 ou, informar o desligamento diretamente no cadastro desse funcionário no Portal;
  • Funcionário ativo na empresa e não consta no sistema WDP: Será preciso efetuar o cadastro deste funcionário no sistema e conferir se o mesmo possuí movimentação na referência para a processar ou cadastrar um afastamento se este for o caso;
  • Funcionário demitido antes da obrigatoriedade: Caso o funcionário tenha sido enviado ao Portal eSocial, mas o seu desligamento foi antes do início da obrigatoriedade da segunda fase desta empresa (Clique Aqui para saber mais sobre o cronograma das empresas), deverá ser feita a exclusão do envio deste ao eSocial, para este procedimento será necessário excluir os eventos de forma retroativa, isto é, do evento com referência mais recente até o mais antigo, sendo o S-2200.