eSocial - Erro no evento S-1299 - 162 - O Trabalhador X com CPF : X possui Matrícula : X no eSocial, mas está cadastrado com outra matrícula no DP.


162 - O Trabalhador X com CPF : X possui Matrícula : X no eSocial, mas está cadastrado com outra matrícula no DP.Ação: Verificar se a falta de informação é decorrente de dificuldades operacionais ou se é possível efetuar a regularização.

Autor do artigo: MatheusMota.sup.pack

Quando ocorre o erro


Essa mensagem de erro de validação ocorre no retorno do evento S-1299 (Fechamento dos Eventos Periódicos) quando NÃO foram informados valores para esse funcionário no mês, pois no evento S-2200 foi informada uma matrícula diferente da informada no cadastro inicial enviado por outro softhouse


Como solucionar caso o funcionário esteja com a matrícula divergente do eSocial


O campo de Matrícula eSocial no cadastro do funcionário é um campo protegido pelo sistema e só ficará habilitado se para o funcionário não existir nenhum evento do eSocial processado.

Exatamente para evitar erros de validação como o mencionado neste artigo! (piscar o olho)

  1. Primeiramente, na Central eSocial será necessário localizar os eventos já processados para o funcionário, após localizar, clique em Detalhes > Excluir.

    Na Central eSocial > Remunerações e pagamentos, identifique as referências em que o funcionário possuí eventos S-1210 e S-1200, os selecione e clique em "Excluir", após confirme na Central eSocial > Andamento dos envios se os S-3000 constam como Processados.

    (Lembrando que primeiro deve ser excluído o pagamento S-1210 e somente após, a remuneração S-1200)

    Na Central eSocial > Andamento dos envios, retire as datas de "Período", clique em "Filtrar", pesquise pelo nome do funcionário e identifique os eventos deste. Ao identificar, clique em Detalhes > ícone Excluir, agora acompanhe o envio do S-3000 que foi gerado para a exclusão deste, até que retorne Processado.

    (Lembrando de observar que os eventos S-2230 devem ser excluídos por ordem de mais recente até o mais antigo afastamento, para assim não incorrer em erro por divergência de datas; em seguida os eventos S-2206 e os S-2205 para não haver conflito de dados)

    Vale lembrar que se os períodos estiverem fechados, isto é, houve o envio do S-1299 para a referência da exclusão do evento, será preciso reabrir, mas acalme-se, se tiver dúvidas de como reabrir o período, é só Clicar Aqui e conferir a dica com o passo a passo para enviar o S-1298 para reabertura.

  2. A seguir, localize o S-2200 do funcionário que foi enviado com a matricula incorreta;
  3. Clique em Detalhes > Excluir  e monitore o processamento do S-3000 de exclusão;
     Após todos os eventos do funcionário estarem excluídos, o campo apara alterar a matricula ficará habilitado;
  4. No cadastro Funcionário, aba Dados Contratuais, preencha o campo Matricula eSocial com a mesma matricula que consta no site;
  5. Após preenchido o campo, clique em Gravar.


Como reenviar os dados do funcionários


Visto que todos os eventos já enviados para o funcionário precisaram ser excluídos, será necessário reenviá-los, desde o S-2200 aos eventos de remuneração (S-1200 e S-1210). Então confira como reenviar os eventos:

  1. Para enviar um novo S-2200, acesse o cadastro do Funcionário e clique no ícone ;
  2. Abrirá uma tela onde a AVA questionará se deseja que seja feito o envio do cadastro ao eSocial,
  3. Clique na pergunta demonstrada "", para que um novo S-2200 seja enviado;
  4. Retorne a Central eSocial e acompanhe o processamento do evento;

  1. Para reenviar os S-2230 será preciso ir na Central eSocial > Andamento dos envios, em "Filtrar" clique na seta ao lado e marque a opção "Exibir eventos excluídos";
  2. Após filtrar, selecione os S-2230 do funcionário, clique em Detalhes e dentro dos detalhes clique no ícone Reenviar ;
  3. O evento retornará com status de "Processado com erro", então acesse os detalhes dele novamente e clique no ícone Reprocessar;
  4. Agora é só acompanhar o envio destes com a matricula correta (piscar o olho)
  1. Para reenviar os S-1200 e S-1210 vá na Central eSocial > Remunerações e Pagamentos, selecione os eventos e clique em "enviar";
  2. Após todos os eventos do funcionários estarem processados, faça o envio do Fechamento (S-1299),
  3. Em Andamento dos Envios, aguarde o evento retornar como Processado.