162 - O Trabalhador X com CPF : X possui Matrícula : X no eSocial, mas está cadastrado com outra matrícula no DP.Ação: Verificar se a falta de informação é decorrente de dificuldades operacionais ou se é possível efetuar a regularização.
Autor do artigo: MatheusMota.sup.pack
Quando ocorre o erro
Essa mensagem de erro de validação ocorre no retorno do evento S-1299 (Fechamento dos Eventos Periódicos) quando NÃO foram informados valores para esse funcionário no mês, pois no evento S-2200 foi informada uma matrícula diferente da informada no cadastro inicial enviado por outro softhouse.
Como solucionar caso o funcionário esteja com a matrícula divergente do eSocial
O campo de Matrícula eSocial no cadastro do funcionário é um campo protegido pelo sistema e só ficará habilitado se para o funcionário não existir nenhum evento do eSocial processado.
Exatamente para evitar erros de validação como o mencionado neste artigo!
Primeiramente, na Central eSocial será necessário localizar os eventos já processados para o funcionário, após localizar, clique em Detalhes > Excluir.
Vale lembrar que se os períodos estiverem fechados, isto é, houve o envio do S-1299 para a referência da exclusão do evento, será preciso reabrir, mas acalme-se, se tiver dúvidas de como reabrir o período, é só Clicar Aqui e conferir a dica com o passo a passo para enviar o S-1298 para reabertura.
- A seguir, localize o S-2200 do funcionário que foi enviado com a matricula incorreta;
- Clique em Detalhes > Excluir e monitore o processamento do S-3000 de exclusão;
Após todos os eventos do funcionário estarem excluídos, o campo apara alterar a matricula ficará habilitado; - No cadastro Funcionário, aba Dados Contratuais, preencha o campo Matricula eSocial com a mesma matricula que consta no site;
- Após preenchido o campo, clique em Gravar.
Como reenviar os dados do funcionários
Visto que todos os eventos já enviados para o funcionário precisaram ser excluídos, será necessário reenviá-los, desde o S-2200 aos eventos de remuneração (S-1200 e S-1210). Então confira como reenviar os eventos:
Outros motivos para o erro 162 no S-1299
O código "162" de retorno ao S-1299 pode ocorrer por diferentes motivos, mas fique tranquilo, temos estas outras dicas para lhe ajudar com os outros motivos também, clique sobre o assunto e confira a dica:
- O funcionário NÃO TEM valores, pois, foi desligado no mês mas o seu desligamento (S-2299) não foi enviado para o eSocial.
- O funcionário NÃO TEM valores, pois, está afastado no mês e o afastamento (S-2230) não foi enviado para o eSocial.
- O funcionário NÃO TEM valores, pois, foi excluído do sistema e não foi excluído do eSocial (S-2200)
- O funcionário TEM valores no mês, mas as remunerações (S-1200) não foram enviadas para o eSocial