Autor do artigo: MatheusMota.sup.pack
Quando ocorre o erro
Essa mensagem de erro de validação ocorre no retorno do evento S-1299 (Fechamento dos Eventos Periódicos) quando não foram informados valores para esse funcionário no mês, neste caso, o funcionário realmente não teve remuneração devido a afastamento, porém, este afastamento não consta no Portal eSocial.
Devemos então verificar se o afastamento está devidamente cadastrado, estando cadastrado, verificar se o afastamento começou antes ou depois da obrigatoriedade da 2º fase.
Como solucionar - Afastamento começando antes da obrigatoriedade
A informação do afastamento com início antes da obrigatoriedade deve ser levada no registro S-2200.
Para realizar a conferência e ajuste, siga estes passos:
- Acesse a "Central eSocial" > "Andamento dos eventos";
- Localize o evento S-2200 deste funcionário, clique em "Detalhes" > "Arquivos";
Na demonstração do xml, verifique se teve o preenchimento de informação referente a afastamento (conforme exemplo da imagem ao lado);
Também poderá ser feita a pesquisa no xml, digite Afast no campo de busca- Caso não tenha preenchimento será necessário recadastrar esse afastamento para que o sistema faça a retificação automática no S-2200;
- Após recadastrar o afastamento, aguarde até a conclusão da retificação do S-2200;
- Após acesse a "Central eSocial" > "Andamento dos Envios";
- Selecione o evento S-1299 com erro, clique em "Detalhes" > "Reprocessar";
- Na aba andamento dos envios será apresentado um evento S-1299 que será reenviado ao eSocial.
Como solucionar - Afastamento começando depois da obrigatoriedade
Quando o afastamento tem seu início depois da obrigatoriedade, deve ser levado no registro S-2230. Para conferir:
- Acesse a "Central eSocial" > "Andamento dos eventos";
- Localize o(s) registro(s) S-2230 deste funcionário, clique em "Detalhes" > "Arquivos";
- Na demonstração do xml, verifique se está levando o período do referente afastamento;
Caso não tenha encontrado o período em questão, será necessário recadastrar o afastamento para que o sistema crie um novo registro S-2230;
Para recadastrar o afastamento acesse a aba "Funcionário" > "Afastamento", localize o afastamento (salve os dados), clique em "Excluir" e confirme, depois faça o cadastro novamente na opção "Novo" com os dados anteriores e clique em "Gravar".- Após recadastrar o afastamento, aguarde até a conclusão de processamento do S-2230;
- Selecione o evento S-1299 com erro, clique em "Detalhes" > "Reprocessar";
Na aba andamento dos envios será apresentado um evento S-1299 que será reenviado ao eSocial.
Como solucionar - Afastamento com status "Processado com erros"
Quando o evento S-2230 foi gerado, mas não foi aceito pelo Portal eSocial, é preciso verificar a mensagem de retorno do eSocial e ajustar para o seu devido envio. Vamos conferir como fazer este processo?
- Acesse a "Central eSocial" > "Andamento dos eventos";
- Localize o(s) registro(s) S-2230 deste funcionário, clique em "Detalhes";
- Será apresentada a tela com a mensagem de retorno do eSocial na aba "Erros/Advertências", para cada mensagem o sistema irá apresentar uma dica ao clicar em ;
- Após seguir o passo a passo de orientação de como resolver e o S-2230 ter sido aceito pelo eSocial, volte ao S-1299 com erro;
- Clique em "Detalhes" > "Reprocessar";
Na aba andamento dos envios será apresentado um evento S-1299 que será reenviado ao eSocial.
Como solucionar - Afastamento que deve ter S-1200 enviado
Quando o evento S-2230 foi gerado e enviado, mas o afastamento se enquadra nos que devem ter remuneração enviada de acordo ao Manual de Orientação do eSocial (MOS).
Para este caso, é preciso certificar que houve processo de remuneração para o funcionário e a situação do S-1200 gerado por conta deste processo, para isto,
- S-1200 não foi gerado: para que o mesmo seja gerado, reprocesse a folha do funcionário;
- S-1200 com erro: identifique o evento na Central eSocial > Andamento dos envios, clique em Detalhes e clique em "Como resolver" para conferir como proceder para o adequado envio deste;
Se você quiser saber mais sobre este tópico, temos um vídeo com mais sobre o assunto e como fazer esta solução na prática, então Clique Aqui para assistir.
Outros motivos para o erro 162 no S-1299
O código "162" de retorno ao S-1299 pode ocorrer por diferentes motivos, mas fique tranquilo, temos estas outras dicas para lhe ajudar com os outros motivos também, clique sobre o assunto e confira a dica:
- O funcionário NÃO TEM valores, pois, foi desligado no mês mas o seu desligamento (S-2299) não foi enviado para o eSocial.
- O funcionário NÃO TEM valores, pois, foi excluído do sistema e não foi excluído do eSocial (S-2200)
- O funcionário TEM valores no mês, mas as remunerações (S-1200) não foram enviadas para o eSocial
- O funcionário TEM valores no mês, mas está cadastrado no sistema com uma matricula diferente da matricula que está cadastrada no eSocial