eSocial - Erro no evento S-1299 - 162 - O Trabalhador X com CPF : X e Matrícula : X consta na base de dados do Ambiente Nacional do eSocial, mas não foi informada sua remuneração


Autor do artigo: MatheusMota.sup.pack


Quando ocorre o erro


Essa mensagem de erro de validação ocorre no retorno do evento S-1299 (Fechamento dos Eventos Periódicos) quando NÃO foram informados valores para esse funcionário no mês, e neste caso, o funcionário teve sua folha processada no mês, mas não foi enviada para o eSocial através do evento S-1200.


Como solucionar - Enviando a remuneração para o eSocial


Para realizar o envio da folha de pagamento para o eSocial através do S-1200, devemos nos certificar que a folha realmente está processada no sistema e após, seguir os passos:

  1. Acesse: Central eSocial > Remunerações e Pagamentos. 
  2. Selecione o evento S-1200 (Remunerações)
  3. Selecione os funcionários, clique em "Enviar" e aguarde o retorno do eSocial!

Prontinho, agora basta localizar o S-1299 com erro, clicar em Detalhes e após, Reenviar o evento. (piscar o olho)

Como solucionar - S-1200 com status "Processado com erros"


Quando o evento S-1200 foi gerado, mas não foi aceito pelo Portal eSocial, é preciso verificar a mensagem de retorno do eSocial e ajustar para o seu devido envio. Vamos conferir como fazer este processo?

  1. Acesse a "Central eSocial" > "Andamento dos eventos";
  2. Localize o(s)  registro(s)  S-1200 deste funcionário, clique em "Detalhes";
  3. Será apresentada a tela com a mensagem de retorno do eSocial na aba "Erros/Advertências", para cada mensagem o sistema irá apresentar uma dica ao clicar em ;
  4. Após seguir o passo a passo de orientação de como resolver e o S-1200 ter sido aceito pelo eSocial, volte ao S-1299 com erro;
  5. Clique em "Detalhes" > "Reprocessar";
  6. Na aba andamento dos envios será apresentado um evento S-1299 que será reenviado ao eSocial.