Antes de iniciar a utilização do aplicativo Cotação de Compras é importante que as seguintes configurações já tenham sido realizadas.

Opções Gerais


Nas configurações de Cotação você define suas preferências gerais sobre como a rotina deve funcionar.


  1. Acesse o Configurador Bimer, em Estoque/ Opções/ Cotação/ Geral.
  2. Realize as configurações de acordo com sua preferência, incluindo os campos:

    CampoDescrição
    Status inicial do pedido de compraSelecione qual status o pedido de compras deve ser criado após a sua emissão pelo módulo Cotação de compras.

    Característica que impede a compra com fornecedores

    Escolha a característica para impedir que o usuário insira um fornecedor na cotação que possua a característica informada neste campo.

    Característica que impede a compra de produtos

    Selecione a característica para impedir que o usuário selecione um item na cotação que possua a característica informada neste campo.

    CFOP

    Selecione os códigos de CFOP nos campos de CFOP dentro do estado, fora do estado e também Exterior, para que o sistema realize o cálculo automático do ICMS no momento da realização da tomada de preços.

    • Vincular a tabela de cálculo e ICMS do produto a ser cotado no Cadastro de Produtos em Impostos.

    Na tabela de cálculo de ICMS, localizado no Configurador Bimer em Estoque/ Tributos/ Cálculo de ICMS, informar: o estado de origem (fornecedor, o estado de destino (empresa compradora), o mesmo CFOP selecionado nesta configuração da aba Geral e também uma alíquota de ICMS.

    Desta forma, ao realizar a tomada de preço com o fornecedor que possua a mesma UF configurada no cálculo de ICMS, o sistema resgata a alíquota de ICMS já preenchida para que o usuário consulte o seu percentual de imposto e verifique o quanto ele pode se creditar em relação ao valor do imposto.

    Usuários p/ spy system (liberação de cotação)Selecione os usuários que devem receber uma notificação por e-mail assim que a cotação for liberada.
    No módulo "decisão de compra", ao selecionar a opção "gerar pedido", permitir criar uma nova cotação quando ficarem itens pendentesMarque esta opção para que ao realizar a decisão de compra, caso a quantidade informada seja menor com relação à quantidade cotada, o sistema emita uma mensagem questionando se o usuário deseja ou não gerar uma nova cotação com os itens que ficaram pendentes. Nesta mensagem, caso o usuário clique em Sim, é gerado um novo número de documento de cotação, do contrário, ao clicar em Não, a cotação é encerrada com os itens que ficaram pendentes.
    No módulo "decisão de compra", agregar na coluna descrição do produto o código do produtoMarque esta opção para que na rotina de Decisão de compra o sistema exiba o código principal do produto com a sua descrição.
    Recuperar observação do produto (EstProduto)

    Marque esta opção para que a observação do produto informada no Cadastro de Produtos seja recuperada na observação do item no Cotação de compras.

    Caso haja alguma observação preenchida e o produto for trocado, o sistema irá sobrepor a observação da cotação pela do produto.

    Trabalhar autorizador gerencial no aplicativo EstCotacao

    Marque esta opção para que habilite a opção Possui permissão para autorizar cotações no Cadastro do usuário / Configurações do usuário autorizador gerencial) / Cotação.

    Trabalhar com autorizador gerencial para decisão de comprasMarque esta opção para que habilite a opção Possui permissão para autorizar decisão de compras no Cadastro do usuário / Configurações do usuário / autorizador gerencial / Cotação.

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  3. Clique em Gravar.


Centro de Responsabilidade



A configuração do Centro de responsabilidade na rotina de cotação, é utilizada quando a empresa deseja gerar um atendimento no CRM a cada cotação gerada.

Ao habilitar esta configuração, serão exibidos os seguintes recursos no módulo Cotação de compras:

  • Colunas da tela principal: 
    <Possui atendimento> : a letra mostra que a cotação possui um atendimento vinculado. Já a letra quer dizer que a cotação não possui atendimento.
    <Atendimento encerrado> : a letra mostra que a cotação possui um atendimento encerrado. Já a letra quer dizer que o atendimento continua aberto.
    <CR Atual> : exibe o atual centro de responsabilidade do atendimento.
  • Menu Histórico do atendimento: permite visualizar o atendimento criado e fornecer pareceres se necessário.
  • Menu Parecer do atendimento: permite incluir pareceres sem precisar abrir o histórico do atendimento pela cotação selecionada.


  1. Acesse o Configurador Bimer em Estoque/ Opções/ Cotação/ Centro de responsabilidade.
  2. Marque a opção A cotação será acompanhada com centro de responsabilidade.
  3. Selecione um Tipo de atendimento e o Centro de Responsabilidade de encerramento para o atendimento ser criado e encerrado no momento correto.
  4. Clique em Gravar.


Autorizador Gerencial de Cotação


As configurações para trabalhar com a rotina de autorização gerencial são individuais. Portanto, o usuário pode optar por ter este controle para pedidos de compra (desktop), cotações (desktop) e/ou requisições (web). 

Geral

  1. Acesse o Configurador Bimer/ Estoque/ Opções/ Cotação/ Geral.
  2. Marque as opções:
    • Trabalhar com autorizador gerencial no aplicativo EstCotacao: possibilita trabalhar com autorizador gerencial para cotações criadas no módulo Cotação.
    • Trabalhar com autorizador gerencial para decisão de compra: possibilita trabalhar com autorizador gerencial para a decisão de compra em cotações feitas no módulo Cotação.
  3. Clique em Gravar.

Acesso do Usuário

  1. Acesse o módulo Cadastro de Usuário / Usuário.
  2. Localize o usuário.
  3. Com o usuário exibido na tela, clique em Editar no menu.
  4. Conceda o acesso ao Autorizador Gerencial na aba Perfis de acesso do usuário.
  5. Na aba Configurações do usuário/ Autorizador gerencial/ Cotação, marque as opções:
    • Possui permissão para autorizar cotações.
    • Possui permissão para autorizar decisão de compras.
  6. Informe a famíliagrupo ou os produtos que devem ser considerados autorizados para o usuário em todas as cotações que estiverem com itens nas condições informadas.
  7. Selecione a Faixa de valor que deve ser considerada autorizada para o usuário em todas as requisições que estiverem com o valor total dos itens na faixa informada.
  8. Clique em Salvar.