Antes de iniciar a utilização do aplicativo Cotação de Compras é importante que as seguintes configurações já tenham sido realizadas.
Opções Gerais
Nas configurações de Cotação você define suas preferências gerais sobre como a rotina deve funcionar.
- Acesse o Configurador Bimer, em Estoque/ Opções/ Cotação/ Geral.
Realize as configurações de acordo com sua preferência, incluindo os campos:
Campo Descrição Status inicial do pedido de compra Selecione qual status o pedido de compras deve ser criado após a sua emissão pelo módulo Cotação de compras. Característica que impede a compra com fornecedores
Escolha a característica para impedir que o usuário insira um fornecedor na cotação que possua a característica informada neste campo. Característica que impede a compra de produtos
Selecione a característica para impedir que o usuário selecione um item na cotação que possua a característica informada neste campo. CFOP
Selecione os códigos de CFOP nos campos de CFOP dentro do estado, fora do estado e também Exterior, para que o sistema realize o cálculo automático do ICMS no momento da realização da tomada de preços.
Usuários p/ spy system (liberação de cotação) Selecione os usuários que devem receber uma notificação por e-mail assim que a cotação for liberada. No módulo "decisão de compra", ao selecionar a opção "gerar pedido", permitir criar uma nova cotação quando ficarem itens pendentes Marque esta opção para que ao realizar a decisão de compra, caso a quantidade informada seja menor com relação à quantidade cotada, o sistema emita uma mensagem questionando se o usuário deseja ou não gerar uma nova cotação com os itens que ficaram pendentes. Nesta mensagem, caso o usuário clique em Sim, é gerado um novo número de documento de cotação, do contrário, ao clicar em Não, a cotação é encerrada com os itens que ficaram pendentes. No módulo "decisão de compra", agregar na coluna descrição do produto o código do produto Marque esta opção para que na rotina de Decisão de compra o sistema exiba o código principal do produto com a sua descrição. Recuperar observação do produto (EstProduto) Marque esta opção para que a observação do produto informada no Cadastro de Produtos seja recuperada na observação do item no Cotação de compras.
Caso haja alguma observação preenchida e o produto for trocado, o sistema irá sobrepor a observação da cotação pela do produto.
Trabalhar autorizador gerencial no aplicativo EstCotacao Marque esta opção para que habilite a opção Possui permissão para autorizar cotações no Cadastro do usuário / Configurações do usuário autorizador gerencial) / Cotação.
Trabalhar com autorizador gerencial para decisão de compras Marque esta opção para que habilite a opção Possui permissão para autorizar decisão de compras no Cadastro do usuário / Configurações do usuário / autorizador gerencial / Cotação. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
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Centro de Responsabilidade
A configuração do Centro de responsabilidade na rotina de cotação, é utilizada quando a empresa deseja gerar um atendimento no CRM a cada cotação gerada.
Ao habilitar esta configuração, serão exibidos os seguintes recursos no módulo Cotação de compras:
- Colunas da tela principal:
<Possui atendimento> : a letra S mostra que a cotação possui um atendimento vinculado. Já a letra N quer dizer que a cotação não possui atendimento.
<Atendimento encerrado> : a letra S mostra que a cotação possui um atendimento encerrado. Já a letra N quer dizer que o atendimento continua aberto.
<CR Atual> : exibe o atual centro de responsabilidade do atendimento. - Menu Histórico do atendimento: permite visualizar o atendimento criado e fornecer pareceres se necessário.
- Menu Parecer do atendimento: permite incluir pareceres sem precisar abrir o histórico do atendimento pela cotação selecionada.
- Acesse o Configurador Bimer em Estoque/ Opções/ Cotação/ Centro de responsabilidade.
- Marque a opção A cotação será acompanhada com centro de responsabilidade.
- Selecione um Tipo de atendimento e o Centro de Responsabilidade de encerramento para o atendimento ser criado e encerrado no momento correto.
- Clique em Gravar.
Autorizador Gerencial de Cotação
As configurações para trabalhar com a rotina de autorização gerencial são individuais. Portanto, o usuário pode optar por ter este controle para pedidos de compra (desktop), cotações (desktop) e/ou requisições (web).
Geral
- Acesse o Configurador Bimer/ Estoque/ Opções/ Cotação/ Geral.
- Marque as opções:
- Trabalhar com autorizador gerencial no aplicativo EstCotacao: possibilita trabalhar com autorizador gerencial para cotações criadas no módulo Cotação.
- Trabalhar com autorizador gerencial para decisão de compra: possibilita trabalhar com autorizador gerencial para a decisão de compra em cotações feitas no módulo Cotação.
- Clique em Gravar.
Acesso do Usuário
- Acesse o módulo Cadastro de Usuário / Usuário.
- Localize o usuário.
- Com o usuário exibido na tela, clique em Editar no menu.
- Conceda o acesso ao Autorizador Gerencial na aba Perfis de acesso do usuário.
- Na aba Configurações do usuário/ Autorizador gerencial/ Cotação, marque as opções:
- Possui permissão para autorizar cotações.
- Possui permissão para autorizar decisão de compras.
- Informe a família, grupo ou os produtos que devem ser considerados autorizados para o usuário em todas as cotações que estiverem com itens nas condições informadas.
- Selecione a Faixa de valor que deve ser considerada autorizada para o usuário em todas as requisições que estiverem com o valor total dos itens na faixa informada.
- Clique em Salvar.