A rotina de Decisão de compra permite escolher o fornecedor para fechar a compra, realizando uma comparação de acordo com os dados colhidos na tomada de preços.
Caso a sua base esteja configurada para trabalhar com a rotina de Autorização gerencial para realizar a decisão de compras, clique aqui para acessar ao manual.
- Na tela principal do Cotação de compras, informe a empresa.
- Localize a cotação no status Liberada.
- Clique em Decisão de compra.
Selecione um critério de avaliação do melhor fornecedor.
Critérios Descrição Preço Este critério considera o valor unitário informado na tomada de preço de cada fornecedor. Entrega Este critério considera o menor prazo de entrega. Valor presente (VP) O valor presente refere-se ao valor atual de um montante que será pago no futuro.
Essa técnica é utilizada para comparar valores em diferentes momentos do tempo, considerando que o valor pode mudar devido a fatores como inflação, taxas de juros e risco.Este critério corresponde ao resultado do seguinte cálculo:
ICMS Este critério corresponde ao resultado da opção de compra que gerará mais crédito de ICMS para a empresa.
Exemplo:Se o valor unitário de 2 fornecedores é igual, porém um veio de MG com ICMS de 12%, e outro do RJ com ICMS de 18%, o do RJ dará mais crédito de ICMS.
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(Opcional) Marque a opção Apresentar consumo médio no relatório.
O consumo médio é exibido ao Visualizar ou Imprimir um relatório dos dados apresentados na tela. Para o seu cálculo, soma-se as quantidades movimentadas em determinado período, dividido pela quantidade de meses deste mesmo período. Este período é configurado através de opções existentes no módulo Configurador Bimer, em Estoque ⁄ Opções ⁄ Cálculos ⁄ Consumo e consumo médio. Neste local, se configura a quantidade de meses para cálculo do consumo médio, excetuando-se ou incluindo-se determinadas variantes.
Clique em Preencher quantidade compra para que o sistema preencha automaticamente a Quantidade cotada com a Quantidade a comprar dos produtos, caso queira gerar pedidos para vários fornecedores.
Esta situação é utilizada em casos quando, por exemplo, alguns produtos podem ter a quantidade sugerida informada para um fornecedor e outros produtos para outro e ao clicar em Gerar Pedido serão gerados os pedidos separadamente. Caso prefira realizar esta rotina manualmente, clique sobre a cotação e, em seguida, em Tomada de preço para editar a quantidade a comprar do produto selecionado. As quantidades para compra só serão preenchidas automaticamente para produtos cuja tomada de preço tenha sido concluída e as quantidades para compra ainda não tenham sido preenchidas.
(Opcional) Clique em um dos recursos de acordo com a necessidade:
Recurso Descrição Parecer Permite registrar o andamento da cotação de compra no atendimento.
Para esta rotina, é primordial que as configurações do centro de responsabilidade já tenham sido realizadas previamente, a fim de que o recurso Parecer possa ser exibido no menu.
Histórico Possibilita consultar o histórico do atendimento da cotação.
Para esta rotina, é primordial que as configurações do centro de responsabilidade já tenham sido realizadas previamente, a fim de que o recurso Histórico possa ser exibido no menu.
Imprimir Permite imprimir ou visualizar o relatório de decisão de compra de acordo com os critérios selecionados.
Os arquivos com extensão ".rtm" estão disponíveis no Diretório padrão do ERP localizado no ConfiguradorBimer em Geral/ Opções/ Geral.
Anexos Permite visualizar, adicionar e remover anexos à cotação, semelhante à sua criação ou edição.
Clique em Gerar Pedido de compra para fechar a melhor cotação, considerando o critério escolhido, exibida na cor amarela .
Confirme a geração do pedido de compra.