A rotina de Decisão de compra permite escolher o fornecedor para fechar a compra, realizando uma comparação de acordo com os dados colhidos na tomada de preços.

Caso a sua base esteja configurada para trabalhar com a rotina de Autorização gerencial para realizar a decisão de compras, clique aqui para acessar ao manual.

  1. Na tela principal do Cotação de compras, informe a empresa.
  2. Localize a cotação no status Liberada.
  3. Clique em Decisão de compra.
  4. Selecione um critério de avaliação do melhor fornecedor.

    CritériosDescrição
    PreçoEste critério considera o valor unitário informado na tomada de preço de cada fornecedor.
    Entrega Este critério considera o menor prazo de entrega.
    Valor presente (VP)

    O valor presente refere-se ao valor atual de um montante que será pago no futuro.
    Essa técnica é utilizada para comparar valores em diferentes momentos do tempo, considerando que o valor pode mudar devido a fatores como inflação, taxas de juros e risco.

    Este critério corresponde ao resultado do seguinte cálculo:

    VP (Valor Presente) = valor líquido - ( valor líquido * ( 0,02 * número dias da 1ª parcela))

    Sendo valor líquido = somatório dos valores abaixo agrupados por fornecedor, número de dias da parcela de pagamento e alíquota da parcela de pagamento da cotação selecionada. Ou seja: 
    Valor Líquido = (VlUnitario + VlAcrescimoRateado + VlIPI + Valor ICMS ST + VlFreteRateado + VlSeguroRateado  + ( VlOutrasDespesasRateado * ( * AlParcela) / 100 )) - (VlDescontoRateado  + VlDesconto ))

    Vamos supor que temos uma cotação de um produto para dois fornecedores: Fornecedor 01 e Fornecedor 02.

    Fornecedor 01 informou as seguintes condições:
    Valor do produto => R$ 90,00
    Número de dias da primeira parcela => 30 dias

    Fornecedor 02 as seguintes condições:
    Valor do produto => R$ 100,00
    Número de dias da primeira parcela => 50 dias

    Apliquemos a fórmula para o Fornecedor 01:
    VP (Valor Presente) = valor líquido - (valor líquido * ( 0,02 * número de dias da 1ª parcela))
    VP = 90,00  -  ( 90,00 * ( 0,02 * 30) )
    VP = 90,00  -  (90,00 *0,6)
    VP = 90,00  - 54
    VP = 36,00

    Agora para o Fornecedor 02:
    VP (Valor Presente) = valor líquido - (valor líquido * ( 0,02 * número dias da 1ª parcela))
    VP = 100,00 - (100,00 * ( 0,02 * 40))
    VP = 100,00 - (100,00 * 0,8)
    VP = 100 - 80
    VP = 20

    Observe que o valor presente do Fornecedor 02 é menor do que o do Fornecedor 01, embora o valor unitário do produto do Fornecedor 01 (R$ 90,00) seja inferior ao do Fornecedor 02 (R$ 100,00).

    Conclusão:

    A melhor opção, portanto, seria comprar o produto a R$ 100,00 para pagar daqui a 50 dias, do que comprar a R$ 90,00 para pagar daqui a 30 dias. 

    ICMS

    Este critério corresponde ao resultado da opção de compra que gerará mais crédito de ICMS para a empresa.

    Exemplo:

    Se o valor unitário de 2 fornecedores é igual, porém um veio de MG com ICMS de 12%, e outro do RJ com ICMS de 18%, o do RJ dará mais crédito de ICMS.

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  5. (Opcional) Marque a opção Apresentar consumo médio no relatório

    O consumo médio é exibido ao Visualizar ou Imprimir um relatório dos dados apresentados na tela. Para o seu cálculo, soma-se as quantidades movimentadas em determinado período, dividido pela quantidade de meses deste mesmo período. Este período é configurado através de opções existentes no módulo Configurador Bimer, em Estoque ⁄ Opções ⁄ Cálculos ⁄ Consumo e consumo médio. Neste local, se configura a quantidade de meses para cálculo do consumo médio, excetuando-se ou incluindo-se determinadas variantes.

  6. Clique em Preencher quantidade compra para que o sistema preencha automaticamente a Quantidade cotada com a Quantidade a comprar dos produtos, caso queira gerar pedidos para vários fornecedores. 

    Esta situação é utilizada em casos quando, por exemplo, alguns produtos podem ter a quantidade sugerida informada para um fornecedor e outros produtos para outro e ao clicar em Gerar Pedido serão gerados os pedidos separadamente. Caso prefira realizar esta rotina manualmente, clique sobre a cotação e, em seguida, em Tomada de preço para editar a quantidade a comprar do produto selecionado. As quantidades para compra só serão preenchidas automaticamente para produtos cuja tomada de preço tenha sido concluída e as quantidades para compra ainda não tenham sido preenchidas.

  7. (Opcional) Clique em um dos recursos de acordo com a necessidade:

    RecursoDescrição
    Parecer

    Permite registrar o andamento da cotação de compra no atendimento.

    Para esta rotina, é primordial que as configurações do centro de responsabilidade já tenham sido realizadas previamente, a fim de que o recurso Parecer possa ser exibido no menu.

    Histórico

    Possibilita consultar o histórico do atendimento da cotação.

    Para esta rotina, é primordial que as configurações do centro de responsabilidade já tenham sido realizadas previamente, a fim de que o recurso Histórico possa ser exibido no menu.

    Imprimir

    Permite imprimir ou visualizar o relatório de decisão de compra de acordo com os critérios selecionados.

    Os arquivos com extensão ".rtm" estão disponíveis no Diretório padrão do ERP localizado no ConfiguradorBimer em Geral/ Opções/ Geral.

    Anexos

    Permite visualizar, adicionar e remover anexos à cotação, semelhante à sua criação ou edição.

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  8. Clique em Gerar Pedido de compra para fechar a melhor cotação, considerando o critério escolhido, exibida na cor amarela .

  9. Confirme a geração do pedido de compra.