Tomada de preço permite que a empresa registre os dados colhidos junto aos fornecedores no momento da cotação. Ou seja, o funcionário da empresa contata cada fornecedor e registra os prazos, preços, condições de pagamento, valores de impostos, dados que serão agrupados em cada fornecedor para que a empresa escolha um deles para fechar a compra


  1. Na tela principal do Cotação de compras, informe a empresa.
  2. Localize a cotação no status Liberada.
  3. Clique em Tomada de preço.
  4. Selecione o Fornecedor para o qual está sendo realizada a cotação.
  5. Informe em Data tomada preço a data de contato com o fornecedor em que obteve os valores.
  6. Descreva no nome da pessoa de Contato que forneceu os valores.
  7. (Opcional) Informe um número do orçamento para um melhor controle interno. Este controle pode ser alfanumérico.
  8. Nas abas apresentadas, registre a tomada de preço incluindo os campos:

    a. Selecione o produto.
    b. Clique em Editar.
    c. Informe a quantidade a ser cotada (Qt. cotada), o Valor unitário, a Previsão de entrega, os Impostos entre outros dados referente à cotação do produto selecionado.

    A quantidade cotada pode ser maior em relação à quantidade a cotar, caso o fornecedor não possua toda a quantidade para atender a empresa, por exemplo.

    d. Clique em Ok.
    e. Repita os passos para registrar os valores de outro produto, caso haja.

    Informe nesta aba a Previsão de entrega e o Prazo de pagamento da cotação oferecidos pelo fornecedor, a serem considerados para a análise de compra.

    Ao cadastrar o Prazo, o sistema automaticamente calcula esse período conforme as parcelas e valores a serem pagos que vão gerar títulos a pagar. Todavia, é possível editar a parcela calculada com base neste prazo ou até mesmo adicionar manualmente uma nova data.

    Informe nesta aba a Transportadora encarregada de entregar a mercadoria e também qualquer Observação que julgue necessário com relação à cotação.

    Para cargo de consulta, todos dos contatos do fornecedor selecionado (cadastrado no sistema Pessoa) serão exibidos no quadro Tipo de contato.

  9. Informe os valores de acréscimo, desconto, frete, seguro e/ou outras despesas nos respectivos campos, caso haja no total do orçamento.

  10. Clique em Ok.
  11. Repita os passos do 4 ao 9 para registrar a tomada de preço de outro fornecedor cadastrado na cotação, até que todos tenham seus preços registrados.