Através desta rotina é possível renegociar títulos vencidos ou mesmo a vencer, possibilitando a alteração de datas de vencimento, formas de pagamento e valores com inclusão de descontos, juros e multas. Os títulos envolvidos na renegociação serão baixados e será criado um novo título com o valor integral somado aos juros e acréscimos informados. Por padrão, esses títulos serão criados com o prefixo REN, indicando que é um título oriundo de uma renegociação. Além disso, o sistema ainda permite:

 

  1. Clique na aba Ferramentas do Contas a receber.
  2. Clique em Renegociar Título no menu.
  3. Informe a Pessoa que terá seus títulos vencidos ou a vencer renegociados.
  4. Clique em Ok para exibir a tela de renegociação contendo todos os títulos em aberto da pessoa selecionada.

    Dica:

    Caso queria pesquisar os títulos da pessoa dentro de um determinado período de emissão, utilize a área de filtro e, em seguida, clique em Atualizar.

  5. (Opcional) Selecione outras pessoas que terão seus títulos renegociados através desta rotina, em Renegociar títulos destas pessoas.

  6. Marque quais títulos serão renegociados para a pessoa selecionada, no quadro de Títulos a Receber.

    Atenção:

    Não é permitida a renegociação de títulos de previsão.

  7. (Opcional) Clique em um dos recursos do quadro Títulos a receber para otimizar sua rotina de renegociação:

    Botão Funcionalidade
    Edita a observação do título selecionado.

    Através desta opção, é possível visualizar e selecionar títulos do contas a pagar gerados como carta de crédito a serem utilizados como crédito na renegociação de títulos a receber da pessoa informada.

    O comportamento padrão do sistema é marcar as cartas de crédito disponíveis automaticamente para utilização na renegociação dos títulos a receber. A exceção é caso esteja marcada a opção Exibir cartas de crédito desmarcadas, localizada no Configurador Bimer em Financeiro/ Opções/ Renegociação/ Geral. Nesse caso, o sistema não marcará as cartas de crédito disponíveis automaticamente para utilização na renegociação dos títulos a receber.

    Abre a tela de Linha do Tempo para acessar todas as informações ancestrais do título.

    Renegociação otimizada

    Ao selecionar 1 (um) título a ser renegociado e clicar em Avançar, com esta opção:
    • Marcada: ao clicar em Avançar, abre diretamente na tela de Prazos da renegociação para realização da alteração do prazo do título selecionado;
    • Desmarcada: ao clicar em Avançar, não abre diretamente na tela de Prazos da renegociação, sendo necessário clicar na edição da parcela para acessar esta tela e realizar a alteração do prazo do título selecionado.  

    Para esta rotina, a renegociação será de 1 para 1, ou seja, a renegociação gerará apenas um título a partir de apenas um título original.

  8. (Opcional) Altere, caso necessário, a informação de Tipo de baixa final (não gera numerário) apresentado automaticamente pelo sistema. Este tipo de baixa significa que os títulos originais serão baixados, mas não vão movimentar valores financeiros, ou seja, somente "alimentarão" os novos títulos gerados a partir da renegociação.

  9. Informe o Nº de cheque inicial no campo Preenchimento automático de Títulos para renegociações cuja a forma de pagamento da parcela seja do tipo Cheque.
  10. (Opcional) Clique no botão  para alterar os valores de juros e multas dos títulos selecionados.

    Dica:

    Em qualquer momento você poderá clicar em Salvar renegociação para salvar um rascunho da renegociação que está sendo gerada ou simulada. Ao reabrir a renegociação salva, além de dar continuidade na renegociação, também é possível Excluir renegociação pendente caso necessário.

  11. Clique em Avançar.

  12. (Opcional) Informe o valor de acréscimo e/ou desconto, caso haja.
  13. Selecione o prazo de pagamento. O número de Parcelas será de acordo com o prazo de pagamento informado.

    Quando a forma de pagamento da parcela a ser criada for cartão ou financeira, será gerada pelo sistema a renegociação de títulos a receber contra a administradora. Esta rotina acontecerá somente quando for marcada a opção Gerar renegociação de títulos a receber contra a administradora quando a forma de pagamento da parcela for cartão ou financeira localizada no Configurador Bimer em Financeiro / Opções / Renegociação / Informações complementares. Caso contrário, a rotina funciona normalmente, ou seja, o título será gerado para pessoa informada na tela de parcelas.

  14. (Opcional) Descreva uma Observação da renegociação que julgue necessário a ser inserida nos títulos a receber gerados após a renegociação.

  15. Clique em Avançar.
  16. (Opcional) Informe uma pessoa de contato referente à renegociação realizada.
  17. Clique em Avançar.

  18. (Opcional) Informe uma pessoa de contato referente à renegociação realizada.
  19. (Opcional) Clique no botão  do quadro Título(s) gerado(s) para renegociação para editar os dados do título de renegociação gerado pelo sistema. O número de títulos será de acordo com a quantidade de parcelas informadas. 
  20. Clique em Concluir.

  21. (Opcional) Confirme a impressão do extrato da renegociação realizada.