Os arquivos de retorno de cobrança são lotes de recebimento que os bancos fornecem às empresas em formato específico para que façam a conciliação bancária de boletos com ou sem registro. Para exemplificar como importar o Arquivo Retorno, veremos aqui a importação de Arquivo Retorno de liquidação através da rotina de Baixa automática.
- Clique em Baixa Automática, no menu da aba Principal do Contas a receber.
Informe os dados da baixa, incluindo os campos:
Campo Descrição Arquivo O caminho e o nome do Arquivo de Retorno enviado pelo banco. Normalmente esse arquivo possui a extensão ".RET".
As posições das variáveis do Arquivo de Retorno já devem estar previamente informadas na configuração da Criação dos registros.
Ao importar um arquivo de retorno de algum banco que contenha movimentações de Débito Automático, será feita uma busca de títulos semelhantes através do CPF/CNPJ e Valor, para que eles sejam baixados automaticamente.
Grupo Campo Descrição Gerar arquivo de Log Com os títulos identificados no arquivo - Marcada (Recomendado): ao final da leitura do Arquivo Retorno o sistema exibe um lote com todas as ocorrências encontradas referentes aos títulos identificados no arquivo.
- Desmarcada: Não gera nenhum arquivo contendo os eventos realizados pelo sistema referente aos títulos identificados no Arquivo Retorno.
Com os títulos que apresentarem algum tipo de inconsistência, crítica ou erro - Marcada: ao final da leitura do Arquivo Retorno será gerado um arquivo de log registrando apenas os títulos que apresentarem algum tipo de inconsistência, crítica ou erro.
- Desmarcada: Não gera nenhum arquivo contendo os eventos realizados pelo sistema referente aos títulos identificados no arquivo retorno mesmo em casos de inconsistência, crítica ou erro.
Integração bancária Aglutina movimento bancário - Marcada: esta opção será utilizada caso o sistema esteja configurado para integrar com o módulo Movimento bancário - Disponível, criará um movimento bancário para cada grupo de títulos com a mesma data de vencimento no Disponível com a descrição informada no campo abaixo Nrº do documento. configurado no Configurador Bimer em Financeiro / Opções / Disponível. Desta forma, quando houver mais de um título sendo baixado na importação do Arquivo Retorno, o sistema
- Desmarcada: o sistema criará um movimento bancário para cada título no módulo Movimento Bancário - Disponível.
Nrº do documento Esta informação será utilizada para identificação da baixa no módulo Movimento Bancário - Disponível.
Atenção:
Caso opte pela aglutinação e o número do documento não for informado neste campo, os títulos não serão aglutinados.
Clique em Ok.