Caso algum cheque não tenha sido compensado, mas sim devolvido, é possível fazer a devolução no aplicativo Cheques a Receber através do recurso Devolver cheques. Ao devolver um cheque, o sistema o armazena no status Devolvidos pendentes e gera automaticamente um novo título a receber em aberto vinculado ao cheque, sendo que a composição do número do novo titulo passa a ser: código do banco + o número do cheque + a letra D, sinalizando que o cheque foi devolvido pela primeira vez (Ex:2203410D).

Ao devolver um cheque a receber, títulos com sufixo D junto ao número do título, estes serão criados conforme as seguintes regras:

  • Caso a data de emissão do cheque original seja superior à data de fechamento contábil da empresa, serão mantidas as datas de emissão, referência e vencimento do cheque original no novo título com sufixo D.
  • Caso a data de emissão do cheque original seja inferior à data de fechamento contábil da empresa, serão alteradas as datas de emissão, referência e vencimento no novo título, utilizando nesses campos a data de devolução do cheque.

O cheque devolvido ainda pode ser reapresentado ao banco através da opção Enviar cheques para conciliação. Todavia, caso o cheque seja devolvido pela segunda vez, o sistema fará o armazenamento dele agora no status Bloqueados e criará outro título a receber em aberto vinculado ao cheque, sendo que a composição do número do titulo passa a ser: o código do banco + o número do cheque + DD, sinalizando que o cheque foi devolvido pela segunda vez (Ex.:2203410DD). Neste caso, o cheque não poderá mais ser reenviado ao banco, sendo possível somente a renegociação do cheque.

A devolução do cheque pode ser realizada de duas maneiras no sistema: de forma individual ou através da devolução de vários cheques de uma só vez, ou seja, de forma aglutinada.

Só é permitido devolver cheques conciliados.


Devolver Cheque


  1. Selecione a Empresa que recebeu o cheque no painel principal do Cheque a Receber.
  2. Selecione o filtro  Já conciliados no menu principal.
  3. Localize o cheque.
  4. Com o cheque na tela, clique em Editar.
  5. Selecione a Alínea de devolução no quadro Cheque devolvido, localizado no rodapé da tela de cadastro do cheque, trata-se do código legal referente ao motivo da devolução do cheque.
  6. Informe a Data e a Localização do cheque, ainda no quadro Cheque devolvido

    O cadastro da localização do cheque é pré-configurado no Configurador Bimer em Geral/ Outros cadastros/ Informações gerais.

  7. Clique em Gravar.
  8. Confirme a devolução.

Devolver Vários Cheques


  1. Selecione a Empresa que recebeu o cheque, no painel principal do Cheque a Receber.
  2. Clique em Devolução/ Devolver cheque presente no menu principal.
  3. Nos filtros apresentados em sequência, informe os dados nos respectivos campos de cada tela para filtrar os cheques.
  4. Clique em Avançar para seguir à próxima tela até a conclusão do processo ou em Voltar, caso queira retornar alguma etapa.
  5. Clique sobre o cheque no quadro Cheques disponíveis

    Utilize as teclas CTRL ou SHIFT para selecionar vários cheques do quadro Cheques disponíveis.

  6. Clique em Adicionar cheque selecionado ou em Adicionar todos.

  7. (Opcional) Clique em Editar alínea, data de devolução e localização do cheque, caso queira alterar os dados do cheque a ser devolvido.
  8. Clique em Devolver.
  9. Confirme a devolução.

Cancelar Devolução de Cheque


  1. Selecione a Empresa que recebeu o cheque, no painel principal do Cheque a Receber.
  2. Clique em Devolução/ Cancelar devolução presente no menu principal.
  3. Informe seu login e senha de acesso à rotina.

  4. Clique em Liberar.
  5. Informe os dados no filtro para localizar os cheques devolvidos.
  6. Clique em Atualizar Filtro.
  7. Dê um duplo clique sobre o cheque para selecioná-lo.
  8. Clique em Cancelar Devolução.
  9. Confirme o cancelamento. 

    Ao confirmar o cancelamento da devolução dos cheques marcados, o sistema irá desfazer tudo o que foi gerado no processo de devolução. A movimentação do disponível será excluída e o cheque a receber gerado será apresentado na linha do tempo como excluído.