Caso algum cheque não tenha sido compensado, mas sim devolvido, é possível fazer a devolução no aplicativo Cheques a Receber através do recurso Devolver cheques. Ao devolver um cheque, o sistema o armazena no status Devolvidos pendentes e gera automaticamente um novo título a receber em aberto vinculado ao cheque, sendo que a composição do número do novo titulo passa a ser: código do banco + o número do cheque + a letra D, sinalizando que o cheque foi devolvido pela primeira vez (Ex:2203410D).
Ao devolver um cheque a receber, títulos com sufixo D junto ao número do título, estes serão criados conforme as seguintes regras:
- Caso a data de emissão do cheque original seja superior à data de fechamento contábil da empresa, serão mantidas as datas de emissão, referência e vencimento do cheque original no novo título com sufixo D.
- Caso a data de emissão do cheque original seja inferior à data de fechamento contábil da empresa, serão alteradas as datas de emissão, referência e vencimento no novo título, utilizando nesses campos a data de devolução do cheque.
O cheque devolvido ainda pode ser reapresentado ao banco através da opção Enviar cheques para conciliação. Todavia, caso o cheque seja devolvido pela segunda vez, o sistema fará o armazenamento dele agora no status Bloqueados e criará outro título a receber em aberto vinculado ao cheque, sendo que a composição do número do titulo passa a ser: o código do banco + o número do cheque + DD, sinalizando que o cheque foi devolvido pela segunda vez (Ex.:2203410DD). Neste caso, o cheque não poderá mais ser reenviado ao banco, sendo possível somente a renegociação do cheque.
A devolução do cheque pode ser realizada de duas maneiras no sistema: de forma individual ou através da devolução de vários cheques de uma só vez, ou seja, de forma aglutinada.
Só é permitido devolver cheques conciliados.
Devolver Cheque
- Selecione a Empresa que recebeu o cheque no painel principal do Cheque a Receber.
- Selecione o filtro
- Localize o cheque.
- Com o cheque na tela, clique em Editar.
- Selecione a Alínea de devolução no quadro Cheque devolvido, localizado no rodapé da tela de cadastro do cheque, trata-se do código legal referente ao motivo da devolução do cheque.
Informe a Data e a Localização do cheque, ainda no quadro Cheque devolvido.
O cadastro da localização do cheque é pré-configurado no Configurador Bimer em Geral/ Outros cadastros/ Informações gerais.
- Clique em Gravar.
- Confirme a devolução.
Devolver Vários Cheques
- Selecione a Empresa que recebeu o cheque, no painel principal do Cheque a Receber.
- Clique em Devolução/ Devolver cheque presente no menu principal.
- Nos filtros apresentados em sequência, informe os dados nos respectivos campos de cada tela para filtrar os cheques.
- Clique em Avançar para seguir à próxima tela até a conclusão do processo ou em Voltar, caso queira retornar alguma etapa.
Clique sobre o cheque no quadro Cheques disponíveis.
Utilize as teclas CTRL ou SHIFT para selecionar vários cheques do quadro Cheques disponíveis.
Clique em Adicionar cheque selecionado ou em Adicionar todos.
- (Opcional) Clique em Editar alínea, data de devolução e localização do cheque, caso queira alterar os dados do cheque a ser devolvido.
- Clique em Devolver.
- Confirme a devolução.
Cancelar Devolução de Cheque
- Selecione a Empresa que recebeu o cheque, no painel principal do Cheque a Receber.
- Clique em Devolução/ Cancelar devolução presente no menu principal.
Informe seu login e senha de acesso à rotina.
- Clique em Liberar.
- Informe os dados no filtro para localizar os cheques devolvidos.
- Clique em Atualizar Filtro.
- Dê um duplo clique sobre o cheque para selecioná-lo.
- Clique em Cancelar Devolução.
Confirme o cancelamento.
Ao confirmar o cancelamento da devolução dos cheques marcados, o sistema irá desfazer tudo o que foi gerado no processo de devolução. A movimentação do disponível será excluída e o cheque a receber gerado será apresentado na linha do tempo como excluído.