Esta rotina permite o cadastro de cheques avulsos, ou seja, sem vínculo com títulos a receber já cadastrados no sistema Contas a Receber. No entanto, a partir do cadastro de um cheque, o sistema gera automaticamente um título no Contas a Receber visto que todo cheque a receber corresponde a uma receita da empresa e precisa ser monitorado nas consultas e relatórios de contas a receber.



Cadastrar Cheque a Receber


  1. Selecione a Empresa que está recebendo do cheque, no painel principal do Cheque a Receber.

  2. Selecione o filtro Cadastrados no menu principal.
  3. Clique em Novo.
  4. Selecione a Pessoa responsável pelo cheque.
  5. Informe os dados do cheque, tais como: banco, agência e nº do cheque.
  6. Informe o vencimento do cheque.
  7. Selecione o emitente do cheque, ou seja, a pessoa que assinou o cheque.
  8. Informe o CMC7 do cheque, que é a seqüência numérica impressa na parte inferior do cheque em código de barras.
  9. Informe o Valor original do cheque. 

  10. Cadastre os dados para gerar o título a receber vinculado ao cheque, incluindo os campos:

    CampoDescrição
    Situação administrativaSelecione a situação administrativa que irá definir se o título cadastrado será ou não exibido no sistema de Cobrança de Títulos a Receber.
    Número do títuloInforme a descrição, que pode ser alfanumérica, para identificação do título criado.
    Código da Operação no WFiscalInforme o código desta operação caso o aplicativo Contas a Receber esteja configurado para trabalhar integrado com a Escrita fiscal Alterdata. Esta configuração é realizada no Configurador Bimer em Estoque / Opções / Integração Fiscal / Financeiro / Habilitar exportação de dados para fiscal no BI Financeiro, para regime de caixa.
    Natureza de lançamentoSelecione a conta do plano financeiro da empresa para o controle das receitas. A Natureza de Lançamento dará individualidade a cada título cadastrado no Contas a Receber além de tornar a filtragem dos títulos no módulo Financeiro mais objetiva.
    Centro de custo

    Informe o Centro de custo fazendo com que a distribuição do valor pelos centros de custos totalizem em 100% do valor total do cheque. Este recurso será habilitado somente se a Natureza de lançamento estiver configurada para trabalhar com controle de centro de custos.

    Observação(Opcional) Informe qualquer observação desejada referente ao cheque que está sendo criado. Essa informação não influenciará nenhuma configuração, somente estará disponível para consulta, tanto nas obervações do cheque no sistema Cheque a receber quanto nas observações do título gerado no Contas a receber, na aba complementar.
  11. Clique em Gravar
  12. Clique em Cancelar para sair da tela de cadastro.




Localizar Cheque


  1. Selecione a Empresa que recebeu o cheque, no painel principal do Cheque a Receber.

  2. Clique em Localizar no menu principal.

  3.  Selecione as opções de filtro para que o sistema considere os seguintes status do cheque abaixo e os apresente para consulta:

    StatusDescrição
    Devolvidos pendentesEsse status significa que o cheque foi devolvido pelo banco.
    Cadastrado

    Esse status significa que o cheque foi criado ou que foi gerado um título com a forma de pagamento "cheque".

    Enviados para conciliaçãoEsse status significa que o cheque foi enviado ao banco para depósito. Com isso, o título é baixado e é gerado um movimento pendente no Disponível.
    Já conciliadosEsse status significa que o cheque foi depositado e compensado.
    Baixados sem numerário

    Esse status significa que o cheque foi baixado sem numerário gerado através da rotina de baixa, baixa de cheques por terceiros no módulo Contas a Pagar ou em outra rotina de baixa que venha a existir no Bimer.

    Não é permitido conciliar um cheque baixado sem numerário, pois não existirá movimento bancário vinculado ao cheque no módulo Movimento bancário.

    BloqueadosEsse status significa que o cheque sofreu um desacordo comercial, por exemplo, e o cheque está bloqueado para que ninguém possa depositá-lo.
  4. Clique em Localizar.

  5. Clique sobre o cheque para selecioná-lo.
  6. Clique em Ok.
  7. (Opcional) Marque a opção Ordenar cheques por data de vencimento, da tela principal, para que exiba os cheques de acordo com sua data de vencimento ao utilizar as setas de navegação no menu principal.
  8. (Opcional) Utilize as setas de navegação localizadas no menu principal para encontrar outros cheques de acordo com o status selecionado.



Editar Cheque


Só é permitido editar um cheque no status Cadastrados, ou seja, os cheques que ainda não foram conciliados com o banco.


  1. Selecione a Empresa que recebeu o cheque, no painel principal do Cheque a Receber.

  2. Localize o cheque.
  3. Com o cheque exibido na tela, clique em Editar no menu principal.
  4. Altere as informações necessárias.
  5. Clique em Gravar.



Excluir Cheque


A exclusão do cheque faz com que o mesmo não apareça mais no sistema fazendo com que o título gerado anteriormente também seja excluído no Contas a receber, possibilitando assim, que o número do cheque possa ser reutilizado. Esta opção pode ser utilizada em alguns casos como, por exemplo, quando é necessário alterar informações do título a receber, que não podem ser alteradas devido ao vínculo com o cheque ou quando simplesmente é cadastrado de forma incorreta e se deseja criar outro cheque utilizando o mesmo número.

Por motivo de integridade, a exclusão não poderá ser realizada caso exista um lançamento conciliado referente ao cheque em questão no módulo Disponível.


  1. Selecione a Empresa que recebeu o cheque, no painel principal do Cheque a Receber.

  2. Localize o cheque.
  3. Com o cheque exibido na tela, clique em Excluir no menu principal.
  4. Confirme a exclusão do cheque.
  5. Selecione o motivo da exclusão.
  6. Clique em Ok.