A rotina de envio do cheque para conciliação bancária é utilizada quando, ao chegar a data de vencimento dos cheques, estes precisam ser enviados ao banco para compensação. O envio dos cheques para a conciliação pode ser realizado de duas maneiras no sistema: de forma individual ou através do envio de vários cheques de uma só vez, ou seja, de forma aglutinada.


Enviar Cheque para Conciliação


  1. Selecione a Empresa que recebeu o cheque, no painel principal do Cheque a Receber.

  2. Selecione o filtroCadastrados no menu principal.
  3. Localize o cheque.
  4. Com o cheque na tela, clique em Alterar status do cheque presente no menu principal.
  5. Selecione a opção Enviado para conciliação.
  6. Clique em Alterar status.
  7. Confirme a alteração do status.
  8. Informe a conta bancária onde o cheque deve ser compensado.
  9. (Opcional) Informe um número de documento a fim de que esta informação possa ser utilizada para identificar o movimento no módulo Movimento Bancário

    Dica:

    Esta identificação pode ser alfanumérica. Ex.: CHQ12062019

  10. Clique em Ok

Enviar Vários Cheques para Conciliação


  1. Selecione a Empresa que recebeu o cheque, no painel principal do Cheque a Receber.

  2. Clique em Conciliação/ Enviar Cheque para conciliação, presente no menu principal.
  3. Nos filtros apresentados em sequência, informe os dados nos respectivos campos de cada tela para filtrar os cheques e clique em Avançar para seguir à próxima tela até a conclusão do processo, ou em Voltar, caso queira retornar alguma etapa.
  4. Clique sobre o cheque no quadro Cheques disponíveis

    Dica:

    Utilize as teclas CTRL ou SHIFT para selecionar vários cheques do quadro Cheques disponíveis.

  5. Clique em Adicionar cheque selecionado ou em Adicionar todos.
  6. Informe a conta bancária onde os cheques devem ser compensados.
  7. Informe a data do movimento bancário.

    A data do movimento e o número do documento já vem por padrão sugerido pelo sistema. Caso necessário, altere esta informação de acordo com seus critérios.

  8. Informe o Número do documento a fim de que esta informação possa ser utilizada para identificar o movimento no módulo Movimento Bancário

  9. (Opcional) Clique em Editar tipo de baixa e valor de desconto para incluir um desconto e/ou alterar o tipo de baixa pré-selecionado nas configurações.

  10. (Opcional) Marque a opção Aglutina movimento por empresa para gerar um único movimento para todos os cheques enviados para conciliação escolhendo, assim, a aglutinação do movimento separado por empresa.
  11. (Opcional) Marque a opção Aglutina movimento caso seja enviado mais de um cheque para conciliação e gere um único movimento no módulo Movimentos Bancários ou um movimento para cada cheque enviado para conciliação.
  12. Clique em Enviar.
  13. Confirme o envio dos cheques selecionados para conciliação.
  14. (Opcional) Confirme a impressão de um guia de depósito.


Cancelar Cheque Enviado para Conciliação


  1. Selecione a Empresa emitente do cheque, no painel principal do Cheque a Pagar.

  2. Clique em Conciliação/ Cancelar cheque enviado para conciliação presente no menu principal.
  3. Informe seu login e senha de acesso à rotina.
  4. Clique em Liberar.
  5. Informe os dados no filtro para localizar os cheques conciliados.
  6. Clique em Atualizar Filtro.
  7. Dê um duplo clique sobre o cheque para selecioná-lo.
  8. (Opcional) Marque a opção Imprimir guia de depósito para que, após cancelar o envio, um comprovante do cancelamento seja impresso.
  9. Clique em Cancelar Envio.
  10. Confirme o cancelamento do envio do cheque para conciliação.