- Centro de Aprendizagem
- Cadastro de Produtos - Bimer Desktop
- Cadastrar Produto - Bimer Desktop
Através desta rotina é possível cadastrar os produtos e serviços comercializados pela empresa, bem como analisar e listar seus preços. Além disso, é possível vincular as tabelas de impostos que incidem sobre determinado produto ou serviço e definir a quais empresas e setores pertencem.
Ao iniciar o cadastro de um produto ou serviço, o sistema apresenta a tela de código. Nela, é permitido cadastrar os mais variados tipos de códigos que o produto ou serviço possui, tais como: código EAN13, código do produto no fornecedor, código interno, código PLU e etc. O código, presente na aba Identificação, poderá ou não ser vinculado a um fornecedor e, para criar o vínculo, basta informá-lo junto ao tipo de código do produto.
As principais informações que serão utilizadas neste aplicativo devem ser previamente cadastradas nas tabelas do Configurador Bimer, na aba Estoque.
Novo Produto
Clique em
Novo Produto, no menu do Cadastro de Produtos. Caso a empresa esteja integrada ao Universo SPED no Configurador Bimer, em Geral/ Empresas/ aba Estoque/ Integração escrita fiscal, será aberta uma tela para auxílio no preenchimento das informações de NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul), gênero, CSTs de entrada e saída para PIS e COFINS do cadastro dos itens comercializados. Este preenchimento é feito automaticamente pelo sistema assim que o item desejado for informado no campo de Pesquisa de Produtos Universo SPED para a importação do mesmo. Caso não queria utilizar o código sugerido, basta clicar em Discordo do Universo SPED.
Selecione o Tipo de código do produto.
Caso selecione um tipo de código EAN, clique em Gerar código EAN13.
A opção Gerar código EAN13 será habilitada somente se configurada a opção para Trabalhar com código EAN13 sequencial, localizada no Configurador Bimer, em Estoque/ Opções/ Produto/ Padrões e, em seguida, selecionar o Padrão EAN e/ou Padrão EAN tributável (permite diferenciar o código EAN da unidade comercial do código EAN da unidade tributável - gerado na tag <cEANTrib>) como tipo de código do produto.
Ao preencher este campo e também o campo Fornecedor, o sistema considerará o código cadastrado como um código do produto no fornecedor. Caso o código a ser cadastrado seja EAN, e for informado um fornecedor, este código será considerado como um código do produto no fornecedor e não como código EAN do produto na empresa. Na geração de XML de nota fiscal eletrônica só será preenchido na tag <cEAN><cEAN/> o código EAN do produto na empresa, ou seja, o código EAN que não estiver vinculado a um fornecedor.Caso selecione outro tipo de código do produto, altere o código aleatório gerado pelo sistema, se for necessário.
- Informe se o código inserido se trata do código principal do produto.
Informe o fornecedor do produto.
É necessário indicar um fornecedor como principal. Para isso, acesse a aba Complementar, selecione o fornecedor desejado, clique em Editar e marque a opção Fornecedor Principal.
- Clique em Gravar.
Nas abas seguintes, cadastre o produto, incluindo os campos:
Descreva uma identificação para o produto, códigos, sua classificação, bem como observações relevantes de cada produto ou serviço cadastrado neste módulo.
Campo Descrição Classificação Permite criar classificações de maneira que seja possível emitir relatórios e fazer consultas agrupadas.
Grupo/Família Possibilita agrupar o produto em família ou grupo de produtos que possuam algum parentesco numa mesma apresentação. Unidade A informação da Unidade de medida do produto. Tipo Aqui você informa se o produto é o tipo comercializado, industrializado, matéria-prima ou etc.
Para efeito de escrituração fiscal, abaixo segue a relação entre os tipos de produto no cadastro do Bimer com os tipos de produto do SPED:
Bimer SPED Matéria-prima 01 - Matéria-prima Produto intermediário 06 - Produto Intermediário Produto comercializado 00 - Mercadoria para Revenda Produto industrializado 04 - Produto Acabado Material expediente 07 - Material de Uso e Consumo Serviço 09 - Serviços Serviço comercializado 09 - Serviços Mercadoria para revenda 00 - Mercadoria para Revenda Embalagem 02 - Embalagem Produto em processo 03 - Produto em Processo Produto acabado 04 - Produto Acabado Subproduto 05 - Subproduto Material de uso e consumo 07 - Material de Uso e Consumo Ativo imobilizado 08 - Ativo Imobilizado Outros insumos 10 - Outros insumos Outras 99 - Outras Tipo Complementar O tipo complementar do produto tem como objetivo informar se ele é um produto de uso inter-relacionado com outro tipo de produto. Códigos Este campo permite cadastrar vários códigos que o produto ou serviço possua. Para cada novo item cadastrado, será atribuído sequencialmente pelo sistema um código. Todavia, este código poderá ser alterado.
Observação Este campo permite vincular ao produto ou serviço observações relevantes ao mesmo.
Aplicação Aqui é possível incluir uma informação referente à aplicação do produto, o que será útil para indicar onde o mesmo será aplicado.
Exemplo:Em uma autopeças você utilizará a aplicação do produto para identificar em que automóvel uma caixa de marchas, por exemplo, pode ser utilizada. Ex: Gol modelos 2010, 2013, 2017 e 2018.
Informe as particularidades do produto assim como as dimensões do mesmo a serem utilizadas em casos de transporte.
Campo Descrição Etiqueta Aqui são cadastradas as informações solicitadas pelo Ministério Público que serão utilizadas para imprimir as etiquetas do produto. Marque a opção Etiquetas com informação de quantidade caso deseje que na rotina de impressão de etiquetas o sistema imprima a quantidade com base na quantidade de produtos e não no volume em si.
Exemplo:Ao comprar um produto, deverá vir em sua etiqueta a informação do preço por quilo, metro e etc. Na compra de um achocolatado de 250g por R$3,50, por exemplo, a etiqueta deve informar que, se o consumidor comprar esta embalagem, pagará R$14,00 por quilo.
Dimensões para transporte As informações inseridas neste campo serão utilizadas para fins de transporte do produto. Volume Aqui você informa a quantidade de volumes (produtos) que deve ser usada em casos de transporte, bem como o peso bruto (peso total) e líquido (peso do conteúdo) do mesmo.
Ao marcar a opção Múltiplo volume e informar uma quantidade no campo Qt. Volumes, o sistema multiplicará a quantia informada em Qt. Pedida do documento por este número.
Exemplo: Se um produto for configurado como Qt. volumes 2 e no Faturamento for informada a Quantidade Pedida 8, o sistema preencherá a quantidade de volumes da aba transportadora como 16.Outros Indique aqui informações complementares com relação ao detalhamento do produto, caso haja. Tais como:
- Dias Validade: serve para apresentar o número de dias de validade de um produto a ser utilizado em sua etiqueta. Pode ser utilizado, por exemplo, para informar quantos dias um bolo é valido: "Válido por 5 dias". Este campo é visível no módulo Consulta de estoque (EstConsulta), na aba informações complementares/ geral, e resgatado no Exportador geral Alterdata na geração das etiquetas para balanças padrão (Ex: Filizóla e MGV);
- Rendimento: tem a função de indicar o rendimento do produto como, por exemplo, tintas e tecidos.
- Tratamento especial: esse campo é referente ao tratamento dado ao produto e pode ser usado, por exemplo, caso tenha alguma peça de computador especial, referenciando que precisa de maior cuidado em manuseio, entre outras questões. Sendo assim, você insere um código especifico para referência-lo em determinados filtros. Por exemplo: colocando o código 1 para vários produtos você saberá que estes precisam de um cuidado maior ou são especiais;
- Fator de acréscimo: é utilizado para configurar uma nova alíquota que incidirá no valor unitário do produto. Este valor será acrescido no momento em que o mesmo for lançado nos sistemas Pedido de venda e Pré-pedido. Este campo possui algumas limitações em seu formato, devido sua grande precisão em relação a casas decimais. Desta forma, poderemos apenas inserir, no máximo, 6 (seis) dígitos inteiros e, se for necessário, até 9 (nove) casas decimais.
- Tempo de reposição: é o período que se leva desde a emissão do pedido de compras de determinado produto até o seu efetivo recebimento pela empresa.
Marca do produto A Marca tem como objetivo identificar o produto ou serviço de uma empresa ou grupo de empresas para diferenciá-los da concorrência. Imagens Permite inserir uma ou mais fotos referentes ao produto.
Dica:
Se o produto tiver mais de uma foto vinculada, basta passar o mouse por cima da foto que será apresentado as setas para navegação entre elas.
E tem mais! Dando um duplo clique em cima da foto, ela será maximizada! 🤩
Cadastre os impostos que se aplicam ao produto. Antes de realizar o cadastro, é imprescindível consultar seu Contador, principalmente por tratar das atribuições fiscais que influenciam diretamente no cálculo de impostos e que podem ser aplicadas ou não a sua empresa.
Campo Descrição Origem A Origem do item, geralmente classificada por códigos numéricos (tabela do ICMS)), indica a procedência e a forma como o produto chegou ao mercado nacional.
Esta informação é crucial no contexto fiscal e comercial, principalmente para a emissão de notas fiscais e para determinar a tributação correta do produto.Classificação fiscal (NCM) Essa Classificação Fiscal identifica um produto e atribuir a ele um código numérico padronizado, indicando sua natureza, composição e função. A Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) é a base para o cálculo de praticamente todos os impostos incidentes sobre a circulação de mercadorias. Classificação tributária de IBS/CBS Informe a Classificação Tributária (cClassTrib). Ela é crucial para a correta aplicação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) em cada produto. Código exceção da tabela de IPI Trata-se da informação do código de exceção da tabela de incidência do IPI (TIPI/2012) que refere-se a produtos pertencentes a uma determinada classificação fiscal, porém com alíquota diferente, que pode ser maior ou menor do que a alíquota fixada na tabela para classificação fiscal sem essa exceção (TIPI – Decreto nº 7.660/2011). Cálculo de ICMS Informa o cálculo de ICMS que será aplicado ao item. Serviço ou serviço comercializado com tributação de ICMS Disponível para produtos dos tipos serviço ou serviço comercializado. Este campo deve ser marcado quando o produto (serviço) for tributado em ICMS. Ao marcar esta opção, o sistema estará habilitado a tributar o imposto de ICMS na integração fiscal, mesmo que o produto seja do tipo serviço ou serviço comercializado. O aplicativo deve estar devidamente configurado na operação para calcular ICMS. Este procedimento é legal devido a tributação de ICMS para serviços de telecomunicações e energia elétrica, por exemplo.
Desonera ICMS Marque esta opção para que o sistema permita que seja abatido do valor da Nota Fiscal o valor do ICMS desonerado do produto em questão. Cálculo de ISS do destino Informe o cálculo refere-se ao Imposto Sobre Serviços (ISS) devido ao Município onde o serviço é efetivamente prestado ou consumido (o destino) e não ao município onde o prestador de serviço está estabelecido (a origem). Base de cálculo de CSLL: PIS/ COFINS compõem a base de cálculo da CSLL É a base utilizada para calcular a CSLL, serão as mesmas informações cadastrais referentes ao cálculo de PIS e COFINS. Marque esta opção caso queira calcular CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido). Tributação monofásica do ICMS sobre combustíveis A Alíquota ad rem ICMS será resgatada da Tabela de Combustíveis Sujeitos à Tributação Monofásica localizado no Configurador Bimer em Estoque / Tributos / Tributação monofásica do ICMS sobre combustíveis, caso no cadastro do produto tenha um código preenchido com "210203001","210203003", "210203004", "210203005" ou "320201001" e com o tipo de código configurado para ANP. Calcula PIS/ COFINS Para configuração por empresa, marque a opção Tributação específica de COFINS ou Tributação específica de PIS no cadastro da empresa do cadastro do produto.
Esta configuração será responsável por enviar automaticamente, para os documentos criados no Faturamento, as alíquotas e códigos de situação tributária de PIS e COFINS. Nesse contexto, há uma hierarquia para recuperar informações de PIS e COFINS, sendo:
1 - Relacionamento Produto x Empresa;
2 - Produto;
3 - Operação.Caso a operação não esteja configurada para ter prioridade no Configurador Bimer em Estoque / Operação / aba Cálculos / PIS/COFINS/CSLL / Prioridade para localização das informações PIS por operação e Prioridade para localização das informações COFINS por operação, o sistema resgatará os dados do cálculo específico por empresa no Cadastro de Produtos / aba Empresas / edição da empresa / aba Tributos/ Geral. Isso acontecerá somente se as opções Tributação específica PIS ou Tributação específica COFINS estiverem marcadas. Caso contrário, recupera as informações do produto ou operação, de acordo com a hierarquia comentada acima.
CFOP Existem situações em que os CFOP`s utilizados em operações de compra, venda e outros podem variar para determinados tipos de produto. Desta forma, este recurso permite que sejam configurados CFOP`s específicos para cada produto dentro e fora do estado para vendas, compras e devoluções.
O sistema recupera os CFOP`s aqui informados, caso a operação utilizada no documento esteja com a configuração Prioridade para localização de CFOP por operação desmarcada no Configurador Bimer, em Estoque/ Operação /aba Documento/ CFOP. Assim, no momento de recuperar um CFOP para um determinado documento, o sistema verifica se a operação utilizada está com esta configuração desmarcada. Em caso positivo, ele verifica os CFOP`s aqui informados e só vai recuperar da operação se não encontrar um CFOP válido para o produto.
Trabalha com tributação específica Esta opção é utilizada em casos onde é preciso especificar o CFOP, não somente de acordo com cada produto, mas também de acordo com o tipo de movimentação que será feita. Ao marcar esta configuração será habilitada a aba CFOP Equivalente, no cadastro das Empresas do produto, onde será possível configurar por empresa os CFOP`s específicos para cada tipo de movimentação.
O sistema vai recuperar os CFOP`s aqui informados, se a operação utilizada no documento estiver com a configuração Prioridade para localização de CFOP por operação desmarcada no Configurador Bimer, em Estoque/ Operação /aba Documento/ CFOP.
Insira as informações complementares do produto, tais como seus Fornecedores, Características e Centro de custos.
Campo Descrição Produto com restrição de complemento de quantidade Ao marcar esta opção será habilitado o campo Complemento de quantidade. Será utilizada no desmembramento de quantidades vendidas de um produto composto, onde será discriminada a quantidade de cada produto da composição.
No aplicativo Pedido de Venda, ao informar um produto configurado para trabalhar com o conceito de complemento de quantidade, será habilitado o botão
ao lado do campo Qt. Pedida. Ao clicar neste botão, será aberta uma tela para que o usuário informe os complementos de quantidades desejados, bem como a quantidade referente a cada complemento. A soma das quantidades informadas nos complementos tem que ser igual ao valor informado no campo Qt. Pedida.Para que esta rotina seja bem-sucedida, é necessário realizar, primeiramente, as seguintes configurações:
- Habilitar a opção Trabalha utilizando o conceito de complemento de quantidade no Configurador Bimer, em Estoque / Opções/ aba Produto;
- Cadastrar os complementos desejados no Configurador Bimer, em Estoque/ Outros Cadastros/ Complemento de quantidade.
Para esta rotina, o produto não pode ter controle de lote ou série.
Fornecedores Neste quadro, você cadastra o fornecedor relacionado ao produto em questão. Este vínculo, permite uma específicação do preço (bruto, líquido e por empresa), prazo, alíquota, etc.
Campo Descrição Fornecedor Indique o fornecedor que será relacionado ao produto cadastrado. Fornecedor Principal Marque esta opção, caso este seja seu principal fornecedor. Junto com ele, para melhor identificação, indique se esse fornecedor principal se trata de um Distribuidor ou Fabricante. Prazo de entrega A quantidade de dias informado nesse campo, tem por objetivo aumentar a data de previsão de entrega no sistema Pedido de Compras. Qt padrão na embalagem Neste campo, você pode indicar a quantidade padrão de unidades do produto por embalagem. Por exemplo, uma caixa de bombons contém 15 unidades em cada embalagem.
Para funcionamento desse campo, é necessário que a configuração Trabalhar com informação de quantidade por embalagem esteja marcada no Configurador em Estoque / Opções / Movimento / Opções gerais.
Qt. mínima Indique a quantidade mínima deste produto que deve ser mantida em estoque. Quando esse mínimo for atingido, será sinalizada a necessidade de reabastecimento. Alíquota de ISS entrada Indique a alíquota de ISS do serviço desse fornecedor. A recuperação da alíquota ocorrerá caso a empresa e operação estiverem configuradas para cálculo do imposto de serviço.
A hierarquia da alíquota considera primeiramente o que estiver informando no cadastro do produto, ou seja, na ausência dessa informação, o sistema irá recuperar a alíquota informada na operação do pedido/ nota fiscal.
Índice de qualidade O índice de qualidade visa qualificar o fornecedor, funcionado como se fosse uma nota (de 0 a 9). Digamos que você compra muito desse fornecedor, por exemplo, então você preenche com um índice mais alto.
Este índide, você pode ser visualizado no relatório de produtos do Cadastro de produto, porém não é possível filtrar por este índice.
Última compra Esta aba é informativa, contendo a data da última compra, processadas pela operação do tipo "Compra". Qt. máxima Indique a quantidade máxima deste produto que deve ser mantida em estoque. Essa quantidade máxima será sinalizada ao realizar um pedido de compra. Prazo Informe o prazo de pagamento a ser utilizado. Nome no produto no fornecedor O nome informado aqui altera o nome do produto no pedido de compra, funcionando como se fosse um "apelido" para o produto. Unidade Indique a unidade desse produto. Vl. preço bruto Aqui você deve informar o preço bruto padrão do produto cadastrado para esse fornecedor. O Preço informado aqui, atuará como excessão do campo abaixo Preço por empresa.
Tenho 5 empresas, porém apenas uma das empresas tem um preço diferenciado.
Neste caso o sistema irá resgatar o preço da configuração abaixo Preço por Empresa para essa empresa diferente e na opção Vl. preço bruto, as demais.
Ao informar o Valor do preço bruto, você também deve indicar a Fórmula do cálculo de preço líquido do fornecedor clicando no ícone
. Aqui, você usa as opções da fórmula para o sistema calcular o preço líquido do produto em questão para as empresas não indicadas no campo Preço por empresa . Caso seja o mesmo valor, basta indicar a fórmula com o caractere "P". 
Além do módulo de pedido de compra, esse preço também será utilizado na geração dos pedidos de compra pelo BI Estoque, na área de pesquisa Assistente de compras.Preço por empresa Aqui você deve informar o preço bruto padrão do produto cadastrado para esse fornecedor, unicamente para a empresa informada. O Preço informado aqui, atuará como excessão do campo acima Vl. preço bruto.Digamos que você cadastrou o preço de R$10,00 para o fornecedor X na empresa 1 e R$12,00 na empresa 2.
Ao realizar um pedido de compra para este fornecedor X na empresa 1, o campo de Vl. unitário no lançamento do item irá resgatar este preço de R$10,00 que foi vinculado no cadastro do produto.
Ao realizar um pedido de compra para este mesmo produto e fornecedor na empresa 2, será resgatado o preço de R$12,00, conforme o cadastro realizado.Ao indicar a Empresa e o informar o Valor do preço bruto, você também deve indicar a Fórmula do cálculo de preço líquido do fornecedor clicando no ícone
. Aqui, você usa as opções da fórmula para o sistema calcular o preço líquido do produto em questão somente para esta empresa. Caso seja o mesmo valor, basta indicar a fórmula com o caractere "P".
Além do módulo de pedido de compra, esse preço também será utilizado na geração dos pedidos de compra pelo BI Estoque, na área de pesquisa Assistente de compras.
Característica Informe a Característica do produto e a Data de vencimento. Caso o campo Data de vencimento não seja preenchido, a característica informada no produto não terá uma data para ser removida. Do contrário, com uma data preenchida, no dia seguinte da data de vencimento a característica será removida do produto.
Para que a característica seja removida é necessário que:
- A tarefa GERemoveCaracteristica esteja cadastrada em Configurador Bimer/ Geral/ Tarefas.
- Uma tarefa seja agendada em Configurador Bimer/ Geral/ Tarefas agendadas.
- O aplicativo Gerente Eletrônico esteja em execução.
Selecione as empresas que pertencerão os produtos. Com isso, somente as empresas que estiverem informadas no cadastro do produto poderão movimentá-lo.
Campo Descrição Comercialização Marque esta opção para que a tela de composição de preço seja exibida na tela principal do cadastro desse produto por Empresa.
Dica:
Caso realize a composição do preço após já ter cadastrado o produto, atualize o preço sugerido no sistema.
Produto ativo para venda/ Compra Informar o status desse produto, se o mesmo estará ativo ou não para venda e/ou compra. Ainda possibilita informar a data final de venda e/ou compra para o mesmo, de maneira que o sistema possa bloquear a rotina de compra e/ou venda no sistema após a data informada. Localização Este campo serve para identificar onde o produto está localizado na empresa e é utilizado quando é necessário fazer um balanço ou contagem de estoque. Ex: Prateleira 25. Quantidade crítica/ mínima/ máxima/ exposição mínima As informações desses campos serão utilizadas pelo recurso de assistente de compras. Aqui serão definidas as quantidades que vão auxiliar no gerenciamento de controle de estoque por empresa.
As quantidades máxima, mínima e crítica de cada produto podem ser definidas por empresa ou por setor.
- Quantidade máxima: quantidade que não deve ultrapassar em seu estoque, para que não tenha produtos em excesso. Neste caso, deve ser tomada uma medida para colocar o produto "para fora" através de uma promoção, liquidação ou algo parecido, transformando aquele excesso em capital de giro novamente.
- Quantidade mínima: será a quantidade limite para disparar o processo de compras, ou seja, o seu estoque regulador deve estar entre o mínimo e o máximo e sempre que baixar do mínimo deverá ser comprado.
- Quantidade crítica: será a quantidade na qual o estoque não pode chegar em hipótese nenhuma, pois quando a quantidade baixar do mínimo deve ser comprada. Quando baixar do crítico, significa que o fornecedor ainda não lhe entregou e, certamente, merece uma pressão especial, pois é possível perder vendas se não tiver a mercadoria.
Quantidade exposição mínima: a quantidade de produtos que ficará em exposição para os clientes, como é o caso dos produtos expostos na vitrine, por exemplo.
Composição do preço Caso seja marcado o campo Comercialização, este será habilitado para que as informações inseridas aqui atribuam alíquotas que serão somadas ao custo do produto a fim de compor o custo final do mesmo. Nesta aba você define quais serão os valores de venda desse produto com base nas tabelas de preços selecionadas.
Campo Descrição Quantidade crítica/ mínima/ máxima/ exposição mínima As informações desses campos serão utilizadas pelo recurso de assistente de compras. Aqui serão definidas as quantidades que vão auxiliar no gerenciamento de controle de estoque por setor.
As quantidades máxima, mínima e crítica de cada produto podem ser definidas por empresa ou por setor.
- Quantidade máxima: quantidade que não deve ultrapassar no estoque, pois teremos produtos em excesso. Neste caso, deve ser tomada uma medida para colocar o produto "para fora" através de uma promoção, liquidação ou algo parecido, transformando aquele excesso em capital de giro novamente.
- Quantidade mínima: será a quantidade limite para disparar o processo de compras, ou seja, o seu estoque regulador deve estar entre o mínimo e o máximo e, sempre que baixar do mínimo, deverá ser comprado.
- Quantidade crítica: será a quantidade na qual o estoque não poderá chegar em hipótese nenhuma, pois quando a quantidade baixar do mínimo deverá ser comprada. Quando baixar do crítico, significa que o fornecedor ainda não lhe entregou e, certamente, merece uma pressão especial, pois é possível perder vendas se não tiver a mercadoria.
Quantidade exposição mínima: a quantidade de produtos que ficará em exposição para os clientes, como é o caso dos produtos expostos na vitrine.
Consumo Marque esta opção caso o produto cadastrado seja para uso de materiais de utilização direta na produção, caracterizados por serem imprescindíveis na produção de um respectivo produto. Ex: Embalagens para acomodação do produto final, tintas e rótulos. Produto Referência Caso o produto seja controlado neste setor com outra unidade de estoque, informe aqui qual produto deverá ser movimentado neste setor para que o sistema faça a conversão de unidade corretamente. Aba Campo Descrição Geral PIS/ Cofins Esta configuração será responsável por enviar automaticamente para os documentos criados no Faturamento as alíquotas e códigos de situação tributária de PIS e COFINS. Nesse contexto, há uma hierarquia para recuperar informações de PIS e COFINS, sendo:
1 - Relacionamento Produto x Empresa;
2 - Produto;
3 - Operação.Caso a operação não esteja configurada para ter prioridade no Configurador Bimer, em Estoque / Operação / aba Cálculos / PIS/COFINS/CSLL / Prioridade para localização das informações PIS por operação e Prioridade para localização das informações COFINS por operação, o sistema resgata os dados do cálculo específico por empresa neste quadro. Isso acontece somente se as opções Tributação especifica PIS ou Tributação especifica COFINS estiverem marcadas. Caso contrário, recupera as informações do produto ou operação, de acordo com a hierarquia comentada acima.
Simples Nacional A recuperação do Código de Situação da Operação no Simples Nacional (CSOSN) no sistema Nota Fiscal de Entrada respeita a seguinte hierarquia:
1- Cadastro de Produto / aba Empresa / Vínculo produto x empresa / aba Tributos / Geral.
2- Configurador Bimer / Geral / Empresas / aba Cadastro/ Complementar / Regime Especial de tributação.
Na importação de uma NF-e no sistema Nota Fiscal de Entrada, o Código de Situação da Operação no Simples Nacional (CSOSN) será recuperado do Cadastro de Produto ou do Cadastro da empresa somente se estiver marcada a opção Ao importar o XML, recuperar o código da situação tributária ou código da situação da operação no simples nacional do declarante ao invés do informado no XML, localizada no Configurador Bimer, em Estoque / Opções/ Nota fiscal de entrada/ aba Importação NF-e XML.Serviços Calcula ISS Disponível para produtos dos tipos Serviço e Serviço comercializado. Para habilitar este campo, a opção Calcula ISS deve ser marcada e o Item da lista de serviços (localizado no cadastro do produto, na aba Geração de NF-e) deve ser preenchido.
As informações desta tabela podem ser cadastradas no Configurador Bimer, em Geral / Endereço / Cidades. O sistema recupera a tabela de acordo com a cidade da empresa selecionada, verificando em seu cadastro o código IBGE informado.
Não tributação de ISS Caso o produto não tenha tributação de ISS, selecione neste campo o motivo da não tributação do mesmo. Esta aba será habilitada somente quando marcada a configuração Trabalha com tributação específica, localizada na aba Impostos do cadastro do produto.
Existem situações em que os CFOP`s utilizados em operações de compra, venda e outros podem variar para determinados tipos de produto. Entretanto, estes mesmos produtos, com CFOP`s diferentes, podem ser movimentados em uma mesma nota. Desta forma, este recurso permite que sejam configurados CFOP`s específicos para cada empresa vinculada ao produto, conforme o tipo de movimentação do documento.
O sistema recupera os CFOP`s aqui informados caso a operação utilizada no documento esteja com a configuração Prioridade para localização de CFOP por operação desmarcada no Configurador Bimer, em Estoque/ Operação /aba Documento/ CFOP, e se a configuração Trabalha com tributação específica do produto estiver marcada no Cadastro do produto/ aba Impostos/ CFOP.
O Ajuste SINIEF expedido pelo CONFAZ estabeleceu que, nas operações com bens ou mercadorias submetidos aos processos de industrialização, o contribuinte deve preencher a Ficha de Conteúdo de Importação (FCI) e transmiti-la à administração tributária, ou seja, a Ficha de Conteúdo de Importação (FCI) é uma obrigação acessória devida pelos contribuintes do ICMS que realizam importações do exterior sujeita à alíquota interestadual.
Ao cadastrar um código da FCI e marcar a opção Preencher informação da ficha de importação, a numeração da mesma será exibida na aba complementar do item da nota fiscal, bastando selecioná-la para configurar.
Esta aba possibilita o cadastro do código de benefício fiscal por Código da Situação Tributária - CST e utiliza a empresa, não optante pelo Simples Nacional, como parâmetro. Ao lado de cada código o sistema disponibiliza o botão
que possibilita replicar este código para as empresas vinculadas neste produto. Ao clicar neste botão, o sistema irá automaticamente replicar esse código de benefício fiscal para o respectivo CST em todas as empresas, que sejam da mesma UF da empresa informada no vínculo (Produto x Empresa) editado. Já ao Replicar os códigos de benefício para outras empresas, o sistema irá replicar os códigos de benefício fiscal de todos os CST´s para as empresas que sejam da mesma UF da empresa informada no vínculo (Produto x Empresa) editado.Caso utilize a opção
para Copiar os dados da empresa selecionada para outra empresa, na tela do cadastro de produto, aba Empresa / quadro empresas, o sistema irá automaticamente copiar os códigos de benefício fiscal já cadastrados na empresa selecionada para a de destino desde que ambas as empresas sejam da mesma UF.Por questões de integridade, caso o CST utilizado para o item seja: 04, 05, 06, 07, 08 ou 09, as alíquotas de PIS e/ou COFINS não serão exportadas para o PDV Alterdata ou Spice.
A Nota Técnica 2019.001 v1.64 trouxe uma mudança importante para a gestão do crédito presumido de ICMS entre as Unidades Federativas (UFs). O objetivo é garantir maior controle e conformidade com as legislações locais, tanto para o contribuinte quanto para as Secretarias da Fazenda.
Essa regra vale para a NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) e NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica).
Como funciona a emissão?
Ao emitir uma NF-e ou NFC-e que se beneficie do crédito presumido, será necessário preencher corretamente dois campos:
Código do benefício fiscal do crédito presumido: Este campo receberá o código de benefício fiscal.
Situação tributária da operação (CST): Este campo deve estar preenchido de acordo com a situação tributária do produto.Com esses dados informados, o sistema gerará automaticamente no XML do documento fiscal um novo grupo, o gCred, que conterá a tag <cCredPresumido> preenchida com o código do benefício fiscal. Isso garante a rastreabilidade e a transparência da operação para todos os envolvidos.
Esta aba será habilitada somente quando a base estiver configurada para trabalhar com Spice e, em seguida, selecionada a opção Taxa serviço como Tipo complementar, localizada na aba Identificação do cadastro do produto.
A configuração do Tipo de taxa será exportada para o aplicativo Spice e poderá ser utilizada ao finalizar vendas. Marque uma opção e informe o valor ou percentual da taxa de acordo com seus critérios:
Campo Observação Serviço Marque esta opção caso sua empresa trabalhe com um percentual que precisa ser aplicado ao total da venda e que irá compor o valor da comissão, com exceção dos itens que contenham a característica configurada no Configurador do PDV Aterdata (PDVAlterdataCfg) em Ferramentas/ Spice/ Característica para produtos que serão isentos de taxa". Couvert artístico Marque esta opção caso a sua empresa ofereça alguma atração para seus clientes, como música ao vivo, por exemplo. Personalizada (valor) Marque esta opção caso sua empresa necessite adicionar um valor ao total da venda, referente a um serviço prestado à parte.
Exemplo:O cliente leva a garrafa de vinho ou um bolo de aniversário ao restaurante e o estabelecimento fica responsável por armazenar e servir. Para isto, será cobrado R$50,00 de taxa de serviço que será somado ao valor total da venda.
Personalizada (Percentual) Marque esta opção caso sua empresa necessite aplicar um percentual ao total da venda, referente a um serviço prestado à parte.
Exemplo:O cliente leva a garrafa de vinho ou um bolo de aniversário ao restaurante e o estabelecimento fica responsável por armazenar e servir. Para isto, será cobrado 10% de taxa de serviço sobre valor o total da venda.
Entrega Marque esta opção caso sua empresa trabalhe com delivery e cobre um valor adicional pela entrega.
Ao marcar esta opção, cadastre a Taxa de entrega por bairro no quadro abaixo. Caso o bairro onde a entrega será feita não esteja cadastrado, o sistema acatará o valor preenchido no campo "Valor padrão".As taxas são válidas apenas para o aplicativo Spice e sua tributação deve ser preenchida de acordo com as orientações da contabilidade, visto que, pode haver variações de acordo com o Estado.
Ao selecionar uma empresa, este quadro exibirá a mesma informação inserida na aba Preços da Empresa no Cadastro de produtos, o que possibilita seu rápido acesso às informações sobre os valores cadastrados, bem como inserir novos preços.
Nesse campo devem ser informados os preços que serão utilizados para o produto. Ao adicionar um preço, será exibida uma tela para seleção os valores que são pré-cadastrados no Configurador Bimer, em Estoque/ Preço, ou você também pode incluir um novo. O sistema permite selecionar vários preços, tais como: "à vista" e "parcelado", por exemplo, e incluir valores diferentes para cada um deles.
Os preços serão informados por empresa, ou seja, para cada uma delas você deve incluir preços individuais.
Ao selecionar uma empresa, este quadro exibirá a mesma informação inserida na aba Setores da Empresa no Cadastro de produtos, o que possibilita seu rápido acesso às informações dos preços cadastrados, bem como a inserção de novos setores.
Nesse quadro você informa os setores de cada empresa vinculada e que movimentarão o produto. Caso você não vincule o setor e tente fazer uma requisição, por exemplo, mesmo que a empresa esteja vinculada corretamente, não será possível realizar a rotina, visto que o setor também tem que estar informado.
Nesta aba são configurados os dados de relacionamento deste produto com outros como, por exemplo, se o produto é uma composição de outros produtos. Nesta aba, é feito o vínculo que define este tipo de situação.
Campo Descrição Produto Origem Para que o sistema entenda que se trata de um mesmo produto, torna-se necessário realizar o vínculo entre eles. Sendo assim, é necessário definir no produto configurado para Venda seu Produto Origem e Fator de conversão.
Caso o produto controle lote e possua origem, as opções referentes ao cadastro do lote serão desabilitadas. Isto acontece porque, como o produto possui origem, o cadastro do lote deverá ser feito no produto origem. Ao cadastrar um lote em um produto que seja origem de outro, automaticamente o sistema replica o lote para os filhos.
Fator de Conversão Define o fator de conversão das unidades entre um produto e seu produto origem.
Exemplo:1 kg do produto X corresponde a 10 metros do produto Y. Desta forma, quando é realizada uma compra do produto X, o produto Y será atualizado multiplicando a quantidade comprada pelo valor definido no Fator de conversão.
Aba Campo Descrição Composição/ Kit Possui composição Marque esta opção quanto o produto for composto por outros produtos. Neste caso, a movimentação de estoque será feita para todos os produtos, ou seja, o produto composto e seus produtos de composição. Ao informar que o item possui composição, o sistema habilita a aba Composição para que sejam informados os produtos que formam a composição deste item.
O produto composto passará por um processo de fabricação no Bimer, ou seja, ao fornecer a entrada da mercadoria em estoque será necessário fazer a retirada dos produtos que serão utilizados para a produção, e será futuramente feita a entrada dessa mercadoria já produzida.
Podemos realizar esse processo de acordo com vários tipos de produtos como bolos e seus ingredientes, informando que, para produzir o bolo, é utilizada certa quantidade de leite, farinha, fermento e ovos, por exemplo. Assim conseguiremos controlar tanto o estoque dos itens utilizados para fabricar o produto composto, como do produto composto em si ao realizar as movimentações de entradas e saídas no sistema.A composição será um kit e a quantidade de produto opcionais será de:
Esta opção é habilitada ao marcar a opção Possui composição e é utilizada quando o produto é composto por outros produtos, mas a movimentação de estoque será feita apenas para os itens que fazem parte da composição e não pelo composto.
Como só ocorrerá a movimentação dos produtos da composição, o produto kit sempre ficará sem quantidade em estoque, ou seja, a quantidade do produto kit será sempre zero.
Suponhamos que haja uma caixa de som, microfone e um apoio de punho, todos sendo itens opcionais que podem ou não ser vinculados ao produto no momento de sua saída. Assim, devo cadastrar todos estes produtos na composição, ou seja, a caixa de som, o microfone e o apoio de punho, e informar no campo 'Quantidade de produtos opcionais' o número '2'. Sendo assim, ao tentar incluir 3 produtos opcionais no momento da venda, o sistema não permite e emite a mensagem dizendo que a quantidade limite de produtos opcionais já foi atingida.
Composição Flexível
- Marcada: O produto será apresentado marcado na tela de seleção da composição.
- Desmarcada: O produto será apresentado desmarcado na tela de seleção da composição.
Este ajuste impacta todos os aplicativos que possuem a rotina de contato de venda, e você poderá marcar oudesmarcar os produtos da composição conforme necessidade.
Produtos que fazem parte da composição
Aqui você deve
incluir os produtos que irão fazer parte da composição ou kit dos produtos.A opção Ativo na aba de Composição indica que o produto incluído na composição está disponível para venda junto ao produto principal.
No aplicativo do CRM, ao efetuar a rotina de Fechamento de venda e no Manutenção de Contratos, por exemplo, ao gerar contratos fixos, variáveis ou de negociação:
• Ativo marcado: o produto composto será exibido na tela de composição ao selecionar um produto para venda.
• Ativo desmarcado: o produto composto não será exibido na tela de composição ao selecionar um produto para venda.Ao duplicar um produto, o status da opção "Ativo" será replicado conforme o produto original, e qualquer alteração na opção "Ativo" será registrada no módulo Configurador, em Geral/ Ferramentas/ Auditoria dos sistemas.
Produtos insumos Neste quadro você pode informar os insumos do produto que está sendo cadastrado, ou seja, cada um dos elementos essenciais para a produção do item ou do serviço. Produtos equivalentes Nesse quadro você pode informar os produtos que possuem a mesma propriedade que o produto que está sendo cadastrado, porém são de fabricantes diferentes. Dessa forma, caso um produto esteja em falta, o vendedor poderá oferecer um produto similar ao cliente.
Exemplo:Em uma farmácia o cliente deseja comprar um determinado medicamento indicado para dor de cabeça, porém esse medicamento está em falta. Com o recurso de produto equivalente, o vendedor pode oferecer um medicamento genérico, que possui as mesmas propriedades do produto que está em falta, evitando assim perder uma venda.
Produtos complementares Os produtos complementares são aqueles que possuem relacionamento com o produto vendido e podem ser oferecidos para o cliente durante a compra.
Exemplo:Quando um cliente compra um tênis, você pode oferecer um pacote de meias como produto complementar à venda.
Pertence à composição dos produtos abaixo Nesse quadro é possível visualizar todos os produtos que esse item faz parte da composição. Esse campo é apenas informativo, funciona como um facilitador e não tem a função de cadastro de composição. Adicionais Spice Neste quadro é possível incluir produtos que podem ser acrescentados a um pedido customizado, como um sanduíche por exemplo. Os itens selecionado aqui, serão apresentados no aplicativo Spice como Adicionais a fim de deixar o pedido do seu cliente ainda mais saboroso e é claro, ajudar a alavancar as vendas. Pertence como complemento Neste quadro, você pode identificar rapidamente em quais produtos ele está listado como complementar, sem a necessidade de verificar cada cadastro individualmente. Nesta aba você define suas preferências gerais referentes ao produto cadastrado, tais como: descontos, opções de repasse/comissão, venda por embalagem, venda por tamanho e também informações em casos onde o produto necessite de montagem.
Esta aba será utilizada para cadastrar informações de alguns produtos que são específicos nas abas: Informações Nutricionais, Telecomunicação, GLP (gás liquefeito de petróleo) e Integração Muven.
Marque uma das opções abaixo caso o produto em questão possua controle de Lote ou Série ou marque a opção Nenhum.
Campo Descrição Controla Lote Esta opção é utilizada quando há necessidade de controlar os produtos através de lotes. Para que haja o controle de lote é necessário que a opção Controla lote esteja marcada no Cadastro do produto, no Cadastro do setor (caso a empresa trabalhe com setores) e no Cadastro da empresa. Sempre que um produto configurado para controlar lote for movimentado, o sistema obrigará a informação de lote, possibilitando a análise da movimentação de cada lote do produto através do aplicativo Consulta de Estoque.
Controla Série Esta opção é utilizada quando há necessidade de controlar os produtos através do número de série. Para que haja o controle de número de série é necessário que a opção Controla série esteja marcada no Cadastro do produto, no Cadastro do setor (caso a empresa trabalhe com setores) e no Cadastro da empresa. Sempre que um produto configurado para controlar série for movimentado, o sistema obrigará a informação da série, possibilitando a análise da movimentação de cada série do produto através do aplicativo Consulta de Estoque.
Cada número de série corresponde a uma unidade do produto, não sendo possível editar a quantidade, que sempre será 1 (UM).
Campo Descrição Controla selo de IPI Marque esta opção caso o produto cadastrado possua controle de selo de IPI e informe os dados necessários de controle (unidade, código e classe de enquadramento). Segundo o Regulamento do IPI (Decreto 7.212/2010), os produtos sujeitos ao selo de controle não podem ser liberados pelas repartições fiscais, sair dos estabelecimentos industriais ou equiparados a industrial, nem serem expostos à venda, vendidos ou mantidos em depósitos fora dos mesmos estabelecimentos sem que antes sejam selados. Sobretudo, o emprego do selo não dispensa a rotulagem ou marcação dos produtos, de acordo com as normas previstas no Regulamento. Códigos Aqui serão cadastrados alguns códigos externos utilizados para identificação fiscal.
Código Fiscal: o código de identificação deste produto no sistema Alterdata - Escrita Fiscal (PackFiscal).
Código Prodepe: esta rotina é exclusiva para o Estado de Pernambuco e permite efetuar o cadastro dos códigos de apuração para os beneficiários do Prodepe onde deve-se cadastrar cada tipo de incentivo com um código diferente.
Item da lista de serviços: é disponível apenas para produtos dos tipos Serviço e Serviço comercializado. Este campo deve ser preenchido quando a empresa trabalha com Nota Fiscal de Serviço Eletrônica. Ao preencher este campo, o campo Código de Tributação no Município, localizado na aba Tributos, aba Serviços do relacionamento do produto com a empresa, será habilitado.
Código CEST: é o acrônimo para Código Especificador da Substituição Tributária. Ou seja, a tabela atribui um código para cada categoria específica de mercadorias, com o objetivo de facilitar a identificação dos bens passíveis à substituição tributária.
Códigos (Geração NF-e Anfavea) Este campo é utilizado para levar uma nota fiscal eletrônica, no momento de sua emissão, um ou mais códigos ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). - (Opcional) Clique em Validar exportação PDV Alterdata para o sistema verificar se os dados do produto inserido são válidos para que sejam exportados para o PDV Alterdata.
- Clique em Gravar.
Novo Produto com Grade
Através do recurso de grade de produtos é possível trabalhar com variações de um mesmo produto utilizando uma matriz de variações. Um exemplo muito comum na utilização de grades de produtos é no segmento de moda como, por exemplo, as variações de uma camisa, para a qual temos o cadastro da grade que pode ter cores e tamanhos diversos, gerando assim uma matriz de variação da seguinte forma:
| Branco | Azul | Verde | Vermelho | |
|---|---|---|---|---|
| P | X | X | X | |
| M | X | X | X | |
| G | X | X | X | |
| GG | X | X |
Como é possível observar nesta tabela, existem variações horizontais de cores e variações verticais de tamanhos. Algumas células desta matriz possuem uma marcação com X, que indica que para esta camisa existe a variação de determinada cor e tamanho. Já as células da matriz que não estão sinalizadas com X indicam que não existe tal variação de cor e tamanho para a mesma. Com base nesta tabela, é possível tirar a seguinte conclusão:
- Variações da camisa disponíveis = [P, Branco], [P, Azul], [P, Vermelho], [M, Branco], [M, Azul], [M, Verde], [G, Branco], [G, Verde], [G, Vermelho], [GG, Branco], [GG, Azul].
Variações da camisa não disponíveis = [P, Verde], [M, Vermelho], [G, Azul], [GG,Verde], [GG, Vermelho].
Também é possível trabalhar com grades que possuam apenas variação horizontal ou apenas vertical, vai de acordo com o produto.
Cada variação de produto possui alguns dados controlados individualmente, como valor do produto e quantidade em estoque. Dessa forma, é possível informar no sistema que a camisa com grade P, Branca, custa R$ 20,00 e tem 30 unidades em estoque, enquanto a camisa com a grade P, Vermelho, custa R$24,99 e tem 17 em estoque.
- Na aba Grade, clique em Configurar grade.
Selecione a variação que ocupará a grade Vertical.
- Acesse a aba Horizontal e também selecione a variação que ocupará esta grade.
Clique em Gravar.
Selecione as áreas da grade disponíveis para o produto.
Clique em Adicionar item.
Importante:
Após cadastrar o produto, caso venha alterar esta grade, clique em Sincronizar informações. Desta forma, os dados desse produto serão replicados para todos os itens da grade. Caso queira que os dados do produto sejam atualizados para todos os itens da grade automaticamente, é necessário marcar a opção Sincronizar as informações dos produtos da grade no Configurador Bimer, em Estoque/ Opções/ Produto/ Grade. Todavia, com esta configuração marcada, não será apresentada a opção Sincronizar informações no cadastro do produto.
- Nas abas seguintes, informe os dados para Cadastrar o Produto.
- (Opcional) Clique em Validar exportação PDV Alterdata para que o sistema verifique se os dados do produto são válidos para a exportação para o PDV Alterdata.
- Clique em Gravar.
Localizar Produto
Informe a Empresa, no menu do Cadastro de Produtos.
- Informe um trecho da sua busca selecionando o campo onde este trecho deve ser localizado dentro do filtro informado.
- Selecione o Tipo de produto a ser localizado.
- Clique em Localizar.
- Selecione o produto desejado.
Clique em Ok.
Dica:
Você também pode localizar o produto utilizando as opções do Filtro do sistema. Além disso, o sistema permite uma busca mais específica ao informar um trecho referente à descrição do produto e selecionar um campo específico de busca, assim como permite uma busca personalizada através do botão
. Você também pode configurar para que o aplicativo apresente a localização junto a produtos semelhantes ao de sua busca. Esta configuração é realizada no Configurador Bimer, em Geral / Opções / Diversos/ aba Produtos/ Habilitar localização de produtos equivalentes.
Editar Produto
- Informe a Empresa, no menu do Cadastro de Produtos.
- Localize o produto.
- Clique sobre o mesmo para selecioná-lo.
- Clique em
Editar. Realize as alterações necessárias.
Clique em Gravar.
Visualizar Produto
- Informe a Empresa, no menu do Cadastro de Produtos.
- Localize o produto.
- Clique sobre o mesmo para selecioná-lo.
- Clique em
Visualizar.
Duplicar Produto
- Informe a Empresa, no menu do Cadastro de Produtos.
- Localize o produto.
- Clique sobre o mesmo para selecioná-lo.
- Clique em
Duplicar. - Confirme a duplicidade.
- (Opcional) Edite o produto duplicado.
- Clique em Gravar.
Excluir Produto
Não é permitida a exclusão do produto no sistema nas seguintes situações:
- Caso possua movimentações de estoque;
A opção Trabalha com integração do PDV Alterdata esteja marcada no Configurador Bimer, em Geral/ Empresas/ aba Cadastro/ Complementar;
Possua contatos de venda para o mesmo;
- Possua requisições para o mesmo;
- Caso o produto em questão esteja em utilização em outro sistema Bimer, tais como: Pedido de Venda (FatPedido), Cotação (EstCotacao), Compras (EstCompras) e etc.
Esteja vinculado a uma pessoa no cadastro de pessoa;
Seja parte integrante da composição de um outro produto.
Nestes casos, o produto deve estar com a opção Produto ativo para venda e/ou compra desmarcada no cadastro da empresa vinculada ao mesmo (aba Empresa/ edição da Empresa/ aba Dados).
