Método XML
Importação mediante a seleção de um arquivo XML.
Selecione esta opção para realizar a importação da Nota Fiscal Eletrônica a partir de um arquivo XML.
Será possível importar XMLs de NFC-e (modelo 65) através do recurso de Importação de NF-e do Movimento de Estoque. Essa importação será possível apenas pelo XML, cujo arquivo deve ser baixado ou salvo previamente no diretório desejado.
Suas operações padrão para importação estão configuradas?
Em Configurações / Opções do Sistema / Movimentação / Operações padrão para importação de NF-e devem ser definidas as operações utilizadas no Movimento de Estoque para a importação das notas de dentro e fora do estado. Caso contrário, após selecionar o método desejado, a tela Pesquisa de operação para importação da NF-e será exibida para que a operação seja selecionada.
Considerações sobre o processo de importação:
Nota de compra com item de bonificação...
Caso esteja importando uma nota de compra, com um item e receba outro de bonificação você pode determinar qual item vai atualizar o custo. Isso ocorrerá quando a operação de entrada estiver configurada para atualizar o custo e tiver o mesmo produto mais de uma vez na nota. Uma mensagem será exibida para que você selecione o item cujo custo deseja atualizar.
Unidade do item não está previamente cadastrada...
Caso a unidade do item presente na nota não exista na base de dados, esta será cadastrada automaticamente pelo sistema.
Se precisar, confirme que deseja alterar o fator de conversão da unidade.
Impostos na importação de NF-e...
- O valor de IPI será somado automaticamente na base de cálculo de PIS/COFINS quando o IPI da empresa estiver configurado como: IPI Simples.
- A base de PIS e COFINS presente na NF-e será considerada. No entanto, as alíquotas e valores serão recalculados pelo sistema com base nos dados do Cadastro de Produtos.
- Caso a NF-e não contenha base de PIS/COFINS, o sistema calcula a base para ambos.
- A alíquota de crédito de ICMS e o valor de crédito de ICMS serão importados.
Tribitação da empresa e o processo de importação de nota...
A tributação da empresa será considerada na importação de NF-e para que o campo CST ou CSOSN seja habilitado na tela de relacionamento de produtos. Caso altere o CST de ICMS, IPI ou PIS/COFINS de um item, uma mensagem será exibida para que confirme ou não a alteração dos demais itens que tenham este mesmo CST, otimizando a rotina de importação das NF-es da empresa.
Produtos com o preço de custo diferente do valor unitário...
Os produtos que estiverem com o preço de custo diferente do valor unitário serão destacados ao realizar importação de NF-e. O produto que estiver divergente terá seu registro na na tela Importação de NF-e em amarelo (Produtos com custo da NFe diferente do cadastro do produto).
Este comportamento do sistema é um facilitador, principalmente se você estiver importando grande volume de produtos diferentes, pois permite acompanhar durante processo de importação quais tiveram seus preços de custo alterados, para realizar o ajuste de imediato.
Para realizar a importação de NF-e com o Método XML, siga os passos:
- Clique em Importar NF-e / Importar NF-e por XML.
- Selecione o arquivo XML da nota que deseja importar e clique em Abrir.
- Selecione a operação, caso não tenha informado em Opções do Sistema / Movimentação / Operações padrão para importação de NF-e, e utilize as seguintes funcionalidades:
Fornecedor
Aqui estará inserida o fornecedor dos itens da nota importada que você poderá cadastrá-lo ou vinculá-lo a um fornecedor previamente cadastrado.
Caso queira atualizar os códigos que você adquire deste fornecedor, marque a opção Atualizar códigos dos produtos nesse fornecedor.
Cadastrar
Clique em Cadastrar para que o fornecedor informado na nota importada seja gravado no cadastro de Fornecedores
Vincular
Utilize esta funcionalidade para vincular a nota importada ao um fornecedor previamente cadastrado.
- Clique em Vincular.
- Selecione a transportadora previamente cadastrada cujo o vinculo será feito.
- Clique em Selecionar ou pressione Enter.
Transportadora
Aqui estará inserida a transportadora dos itens da nota importada que você poderá cadastrá-la ou vinculá-la a um transportador previamente cadastrado.
Cadastar
Clique em Cadastrar para que a transportadora informada na nota importada seja gravada no Cadastro de Transportadores.
Vincular
Utilize esta funcionalidade para vincular a nota importada ao um transportador previamente cadastrado.
- Clique em Vincular.
- Selecione a transportadora previamente cadastrada cujo vínculo será feito.
- Clique em Selecionar ou pressione Enter.
Como Data de Referência, será sugerida a data atual da importação da nota.
- Para fazer a conversão de unidades, o vínculo, cadastro ou distribuição dos itens da nota, utilize as demais funcionalidades da tela Importação de NF-e:
Alteração de Impostos
Para facilitar no preenchimento dos valores de ST retidos (cobrados anteriormente) na venda, você pode digitá-los na entrada por importação de NF-e.
Assim, ao fazer a venda do item importado, os valores informados na aba Alteração de Impostos serão recuperados para geração da NF-e com os valores de Substituição Tributária cobrada anteriormente.- Clique na aba Alteração de Impostos.
- Selecione o item desejado da nota para consultar ou alterar os impostos os tributos que se aplicam ao item nas abas ICMS/ST, PIS/COFINS e Outros impostos.
ICMS/ST
Valores e base de ICMS, ICMS/ST, Crédito de ICMS, ST cobrada anteriormente, FCP Retido, ICMS substituto cobrado anteriormente.
Diferencial de ICMS
Ao importar uma nota de compra, você pode alterar ou apagar o valor do diferimento e desoneração do ICMS.Esse comportamento do sistema, será muito útil se sua empresa recebe o benefício do diferimento de ICMS, ou seja, um benefício aplicado na importação do produto.
PIS/COFINS
Base e alíquotas de PIS/COFINS que se aplicam a nota de origem considerados na nota caso a operação calcule o imposto.
Outros Impostos
Base e alíquotas de IPI, ISS, Imposto de Importação, Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e Despesas Aduaneiras.
Em Totais do Documento visualize os totalizadores do impostos aplicados a nota.
Conhecimento de Transporte
No campo Conhecimento de Transporte, informe o valor referente ao documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o objetivo de documentar, para fins fiscais, uma prestação de serviço de transporte de cargas realizada por qualquer modal (Rodoviário, Aéreo, Ferroviário, Aquaviário e Dutoviário) cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emitente e pela recepção e autorização de uso por parte do Fisco. Este valor só deve ser informado neste campo quando o conhecimento de transporte for cobrado em nota separada.Ao informar o valor do Conhecimento de transporte, o campo Código e descrição do prazo de pagamento do conhecimento de transporte será habilitado na aba Duplicatas da tela Importação de NF-e. Este valor só deve ser preenchido com o valor correspondente quando o conhecimento de transporte for cobrado em nota separada.
Duplicatas
Clique na aba Duplicatas.
Quando a operação estiver configurada para Exigir a informação do prazo no Movimento de Estoque, a opção Não importar duplicatas da SEFAZ, da tela Importação de NF-e, estará marcada para que obrigatoriamente o prazo seja informado.
A data da baixa da duplicata será registrada na Auditoria do Sistema. A informação ficará registrada em "Duplicadas da nota", na descrição "Importação NFe".Informe o prazo de pagamento.
Dica!
(Opcional) Clique em caso precise realizar o cadastro do prazo.
Para mais detalhes sobre como realizar este cadastro, consulte o tópico Prazos.- (Opcional) Vincule os títulos já cadastrados ao documento.
Para realizar o vínculo, caso exista título para este fornecedor, siga os passos:- Clique em Buscar títulos já cadastrados.
Clique em Selecionar ou pressione Enter.
O código da natureza de lançamento, natureza de lançamento, data da baixa, entre outros dados da duplicata serão visualizados no grid após a sua seleção.
Informe o prazo de pagamento do conhecimento de transporte.
O campo Código e descrição do prazo de pagamento do conhecimento de transporte será habilitado caso o valor o valor do Conhecimento de transporte tenha sido informado na aba Alteração de Impostos da tela Importação de NF-e. Este valor só deve ser preenchido com o valor correspondente quando o conhecimento de transporte for cobrado em nota separada.
- Clique na aba Alteração de Impostos.
- Preencha os dados para baixa no Pedido de Compra:
Baixar Pedido de Compras
Esta funcionalidade permite efetuar a baixa dos pedidos de compras no momento da importação da Nota Fiscal Eletrônica.
Caso o pedido de compras seja baixado com corte na importação de NF-e, este também será apresentado no filtro Atendidos com Corte, do módulo Pedido de Compras.Se for relacionado ao Conhecimento de Transporte, após clicar no botão Baixar Pedidos de Compra, a tela Prazos de Pagamento - Conhecimento de Transporte será exibida.
Clique em Baixar Pedidos de Compras.
Se houver divergências entre o NCM da nota a ser importada e o informado no cadastro do item, aparecerá um aviso na tela de seleção.
Clique em Selecionar.
Na tela de Conciliação de Pedido de Compras será exibido o status da conciliação do pedido, a NF-e e demais informações.Clique em Confirmar.
Na Importação de NF-e, se algum produto estiver sem unidade de compra no Cadastro de Produtos, o sistema questionará se deseja atualizar esta informação do item com a unidade presente na nota. Este questionamento ocorrerá na gravação da importação, após relacionar todos os produtos e clicar no botão Confirma ou pressionar F3.
- (Opcional) Avalie o recurso de Importação de NF-e.
- Clique em Confirmar para finalizar a importação e gravar o documento.
Na importação de NF-e, ao tentar gravar uma importação com campos obrigatórios em branco, o sistema grifará os campos obrigatórios de vermelho até que estes sejam preenchidos.
Ao cancelar a importação de uma nota, o sistema emite um alerta questionando se os vínculos de produtos devem ser mantidos ou não.