O cadastro de funcionários é o responsável por grande parte das informações utilizadas para o processamento dos recibos e relatórios. Através dele você pode inserir os indicadores e parametrizações para a realização dos cálculos.

Novo Funcionário


  1. Na tela principal do GAP, clique no módulo Social.
  2. Acesse a rotina Folha de Pagamento/ Manutenção de Arquivos Funcionais/ Cadastro de Funcionários.

  3. Selecione a Empresa.
  4. Clique em Novo.
  5. Preencha os campos:
    CampoDescrição
    FuncionárioInforme um código numérico de 5 dígitos, que identificará o funcionário.
    ChapeiraInforme o número de ordenação de chapeira de cartão de ponto, se for o caso.
    Divisão de RHCaso a empresa opte por processar a Folha de Pagamento separada por Áreas de Recursos Humanos, informe neste campo o código da divisão ao qual o funcionário pertence.
    C/Custo ContábilEste campo será utilizado para integração de dados com o módulo Contabilidade. O código deverá estar de acordo com os dados cadastrados no módulo contábil.
    Matrícula eSocialEste campo será preenchido automaticamente e ficará desabilitado para edição. Será habilitada a opção Atribuir matrícula manualmente nos seguintes casos:

    Dados Básicos

    1. Na guia Informações Pessoais/ Dados Básicos , preencha os campos com os principais dados pessoais do funcionário.
    2. Preencha as informações de Nascimento do funcionário.

      Caso seja um estrangeiro, ao selecionar o País de Nascimento e de Nacionalidade, os campos UFMunicípio ficarão desabilitados.

    3. Configure as abas:

      Informe o endereço e os dados de contato do funcionário. Caso o funcionário more em outro país, marque o checkbox Reside no Exterior e informe o seu endereço na aba de mesmo nome.

      Caso não tenha sido selecionada uma Divisão de RH, ou a selecionada refira-se à Administração da empresa (tipo Normal), o sistema preenche essa aba com o endereço informado no Cadastro da Empresa. Caso a Divisão de RH seja do tipo Obra ou Empresa, será considerado o endereço da divisão.

      Informe os dados de Características Físicas do funcionário para geração de arquivos de obrigações legais, como RAISeSocial.

      Nesta aba serão preenchidos os dados dos dependentes do funcionário. A partir destas informações, o sistema realiza os controles de pagamento de Salário Famíliadedução do Imposto de Renda.

      Os dependentes podem ser informados de duas maneiras para:

      • Marcando o checkbox Ler Cadastro, o sistema considera as informações do Cadastro de Dependentes.
      • Caso o funcionário não possua dependentes cadastrados, informe manualmente a Quantidade.

        É possível  Adicionar, Alterar ou  Remover dependentes nesta rotina.

      Caso tenha selecionado em País de Nascimento qualquer código diferente de flag: Brazil 01058 - Brasil, esta aba será habilitada.

      1. Informe se o funcionário é casado e/ou tem filhos com brasileiro(a). Se for o caso, informe a quantidade de filhos brasileiros.
      2. Preencha os campos referentes ao Registro Nacional do Estrangeiro (RNE).
      3. Preencha os demais campos, acerca da naturalização e dos documentos do funcionário.
      4. Informe o Tempo de Residência do funcionário estrangeiro no Brasil, se é por Prazo Determinado ou Indeterminado. Este campo é utilizado para prestar informações ao eSocial.
      5. Selecione a Classificação da Condição do Trabalhador. Este campo também será utilizado para enviar informações ao eSocial.

      Caso tenha marcado o checkbox Reside no Exterior, na aba Local de Moradia, os campos desta aba serão habilitados. Preencha as informações de Endereço, e caso o funcionário possua NIF, é possível cadastrar e vincular nesta mesma seção.

    Documentos

    Na guia Informações Pessoais/ Documentos, preencha as informações relacionadas à documentação do funcionário.

    Admissão e Demissão

    Na guia Informações Contratuais/ Admissão e Demissão , preencha as informações acerca do vínculo entre o trabalhador e a empresa:

    SeçãoCampoDescrição
    Admissão/DemissãoCondição

    Selecione a situação em que o funcionário encontra-se na empresa, entre Ativo Desligado. Se condição estiver como Desligado, serão habilitados os campos Data DemissãoData Exame Dem. e Motivo de Desligamento. Caso a rescisão de contrato seja processada pelo sistema, a condição do funcionário será atualizada automaticamente para a condição de Desligado no momento da validação da rescisão.

    A validação da rescisão é um procedimento realizado pelo usuário após o processamento da quitação para tornar o recibo oficial.

    Categoria do TrabalhadorSelecione a Categoria do Trabalhador, conforme a tabela de categorias do eSocial.
    Vínculo EmpregatícioSelecione o tipo de vínculo entre o trabalhador e a empresa.
    Emprego AnteriorInforme se o funcionário já teve outro emprego, e se houve algum tipo de transferência.
    Tipo AdmissãoSelecione a maneira como o funcionário foi admitido, se por Admissão comum, Transferência ou Mudança de CPF.
    Indicativo de AdmissãoEste campo serve para categorizar o tipo de entrada do trabalhador na empresa, quando há implicações legais.
    Data AdmissãoInforme a data em que o funcionário foi admitido.
    Data DemissãoNo caso de demissão, informe a data em que ocorreu. Caso a rescisão de contrato seja processada pelo sistema, este campo será preenchido automaticamente quando a rescisão for validada.
    Data Exame Dem.Informe a data em que foi realizado o exame demissional. Caso a rescisão de contrato seja processada pelo sistema, este campo será preenchido automaticamente quando a rescisão for validada.
    Motivo de DesligamentoSelecione o Motivo de Desligamento, conforme a tabela de motivos do eSocial.
    Contrato a Tempo ParcialCaso o funcionário seja contratado a tempo parcial, selecione o limite de horas.
    FGTS

    Data OpçãoEste campo será preenchido automaticamente com a mesma data da admissão, permitindo alteração, caso necessário.
    Número da ContaInforme o número da conta do FGTS do funcionário.
    Categoria GFIPSelecione o código correspondente à categoria do funcionário para a GFIP.
     
    CampoDescrição
    Tabela de Cargos e Salários
    1. Selecione a tabela conforme cadastrada na rotina Tabela de Cargos e Salários. Será aberta a tela de Movimentação Salarial:
      CampoDescrição
      Data da AtualizaçãoEste campo será preenchido automaticamente com a data em que estiver sendo realizado o cadastro, porém o campo permite alteração.
      Valor do SalárioInforme o valor atual do salário do funcionário.
      Tipo de SalárioSelecione a periodicidade do pagamento do salário ao funcionário.
      MotivoSelecione o motivo da alteração salarial, conforme cadastrado na rotina Tabela de Motivos de Atualização Salarial.
      Tabela de Cargos e SaláriosEste campo será preenchido conforme a opção selecionada anteriormente, e não permitirá edição.
      CBO / FunçãoEste campo será preenchido automaticamente a partir da opção escolhida no campo anterior, conforme cadastrado na rotina Tabela de Cargos e Salários.
      SindicatoSelecione o Sindicato conforme a categoria do funcionário.
      Descrição Salário VariávelDescreva as informações sobre valores de salário que não sejam fixos.
      Etiqueta já ImpressaInforme se já foi feita a impressão da etiqueta para atualização de carteira No caso de inclusão da movimentação este indicador não estará marcado, porém ao emitir a etiqueta será feita a alteração neste campo automaticamente.
       
    2. Clique em gravar.
    CBO / FunçãoEste campo será preenchido automaticamente conforme o cadastro na rotina Tabela de Cargos e Salários.
    SindicatoSelecione o Sindicato conforme a categoria do funcionário. este campo será preenchido automaticamente, caso tenha configurado o campo de mesmo nome na tela de Movimentação Salarial.
    Associado ao SindicatoMarque este checkbox caso o funcionário seja associado ao sindicato. Esta informação é utilizada para impressão de relatórios e criação de fórmulas para cálculos de valores no recibo de pagamento mensal dos funcionários. 
    Atividade DesenvolvidaSelecione a natureza da atividade exercida pelo trabalhador, entre UrbanaRural.
    Servidor Optou pela Remuneração do Cargo EfetivoEste campo é exclusivo para o envio do evento S-2300 ao eSocial, para servidor público que exerce mandato eletivo.

     Selecione a Duração do Contrato de Trabalho.

    1. Caso seja um contrato por Prazo Determinado, informe no campo Término do Contrato, a data final do prazo.
    2. Informe se há Cláusula no contrato.

      Trata-se da Cláusula Assecuratória de Direito Recíproco de Rescisão, a cláusula que permite a ambas as partes rescindir o contrato antes da data de término, se desejarem.

      • Caso tenha selecionado a duração como Prazo Determinado, Vinculado à Ocorrência de um Fato, no campo Objeto Determinante da Contratação, especifique o fato ou objeto que determinará o término do contrato. 

    Selecione os tipos de Regime Trabalhista e Previdenciário para o funcionário.

    Este campo é livre para descrever as observações gerais do contrato.

    Os campos desta aba serão habilitados caso tenha sido selecionada em Admissão/Demissão/ Vínculo Empregatício, a opção 2 - Estatutário. Estes campos serão considerados no envio das informações para o eSocial.

    Esta aba é destinada ao preenchimento de informações adicionais específicas sobre funcionários nas categorias 401 - Dirigente Sindical - informação prestada pelo Sindicato304 - Servidor público exercente de mandato eletivo, inclusive com exercício de cargo em comissão.

    Esta aba é destinada ao preenchimento de informações adicionais específicas sobre funcionários nas categorias 305 - Servidor Público indicado para conselho ou órgão deliberativo, na condição de representante do governo, órgão ou entidade da administração pública e 410 - Trabalhador cedido/exercício em outro órgão/juiz auxiliar - Informação prestada pelo cessionário/destino.

    Esta aba é destinada ao preenchimento de informações adicionais específicas sobre funcionários na categoria 106 - Trabalhador Temporário - contrato nos termos da Lei 6019/74.

    Esta aba é destinada ao preenchimento de informações adicionais específicas sobre funcionários na categoria 103 - Empregado - Aprendiz.

Salários e Indicadores

Na guia Informações Contratuais/ Salários e Indicadores, preencha os campos:

CampoDescrição
Tipo de SalárioSelecione a periodicidade do pagamento do salário ao funcionário. Este campo será preenchido automaticamente conforme as informações cadastradas na tela de Movimentação Salarial
Tipo de PagamentoSelecione a maneira como será realizado o pagamento ao funcionário, entre Mensal e Periódico. Este campo será preenchido automaticamente conforme as informações cadastradas na tela de Movimentação Salarial
Salário Base AtualInforme o valor atual do salário do funcionário, sem considerar adicionais. Este campo será preenchido automaticamente conforme as informações cadastradas na tela de Movimentação Salarial.
Último DissídioInforme o valor do salário correspondente ao último dissídio coletivo da categoria. O sistema utiliza essa informação para fins de reajustes salariais.
AdiantamentoSelecione se o funcionário deseja ou não o pagamento do Adiantamento Salarial. Para funcionários que recebem somente por comissão, existem as opções para efetuar o cálculo sobre o valor de comissões e sobre o Piso Comissionista. O sistema fará a leitura do valor de comissão da Ficha Financeira e, no caso do Piso Comissionista, o sistema realiza a leitura da Tabela de Piso Comissionário do Cadastro de Sindicatos.
%Caso o funcionário deseje receber o Adiantamento com um percentual diferenciado dos demais funcionários, poderá ser informado o percentual de cálculo neste campo.
Valor FixoUtilize este campo para escolher um valor específico de Adiantamento.
Forma de PagamentoSelecione uma das opções conforme cadastrado na rotina Tabela de Formas de Pagamento.
Banco / Agência / C/C NúmeroPreencha as informações da conta de recebimento do salário.
IndicadoresMarque os Indicadores que serão considerados no cálculo do salário do funcionário.
Tributa INSSNeste campo, poderá ser informado Sim, Não, ou Não (Aposentado). Neste último caso não será efetuado o desconto no recibo do funcionário, porém o salário de contribuição deste funcionário será utilizado para o cálculo da contribuição da GPS Empresa.
Faixa GorjetaSelecione a faixa de Gorjeta em qual o funcionário se enquadra, conforme a Tabela de Gorjetas definida no Cadastro de Sindicatos. Nesses casos o sistema lança automaticamente os eventos de gorjeta 013 e 131 (provento e desconto) no recibo de pagamento mensal, pois esse valor deverá ser computado apenas para fins de encargos sociais.
Piso ComissionistaSelecione a faixa de Piso de Comissão em que o funcionário se enquadra, conforme a Tabela de Piso Comissionista definida no Cadastro de Sindicatos. Caso os rendimentos do funcionário não atinjam o valor mínimo do comissionista, será lançada automaticamente a diferença no recibo de pagamento mensal do funcionário através do evento 082.
Adicional de InsalubridadeSelecione a faixa a qual o funcionário terá direito ao recebimento. O sistema realiza o cálculo automaticamente nos recibos de pagamento através do evento 011.
Simples NacionalEste campo só será habilitado caso a empresa selecionada seja do tipo Simples Nacional. Selecione a atividade que o funcionário exerce dentro da empresa conforme Lei Complementar 128/2008.
Agente Nocivo e Múltiplos VínculosSelecione a opção que corresponde ao grau de exposição do trabalhador a agentes nocivos, conforme a quantidade a quantidade de vínculos empregatícios.
Descrição Salário VariávelDescreva as informações sobre valores de salário que não sejam fixos. Este campo será preenchido automaticamente conforme as informações cadastradas na tela de Movimentação Salarial.
 

Nesta aba é possível definir eventos que serão considerados mensalmente, de modo que, no momento do processamento dos recibos, o sistema fará a leitura dos eventos definidos nesta rotina, sem a necessidade de digitá-los em variáveis.

  1. Clique em  Adicionar.
  2. Preencha os campos:
    CampoDescrição
    EventoSelecione o Evento que será considerado na folha de pagamento.
    Valor/QuantidadesInforme o Valor ou a Quantidade que será provisionada ou descontada, conforme o tipo do evento selecionado.
    Definir MesesCaso o evento deva ser considerado apenas em meses específicos, marque este checkbox e defina os meses nos campos Mês/Ano.
     
  3. Clique em Gravar.

    Caso necessário, é possível  Editar ou  Remover os eventos selecionados.

Esta aba será deverá ser preenchida nos casos de funcionários com mais de um vínculo empregatício.

  1. Selecione o Método de Cálculo.
  2. Clique em  Adicionar.
  3. Preencha os campos:
    CampoDescrição
    TipoSelecione o tipo de cadastro, CPF ou CNPJ.
    Número de InscriçãoInforme o número do cadastro.
    Sal. ContribuiçãoInforme o Salário de Contribuição do segurado referente a esse vínculo específico. É o valor da remuneração bruta que serve de base para o cálculo da contribuição previdenciária.
    Início / FimInforme as competências de início e fim de contribuição.
    Sal. Contribuição 13ºEste campo é específico para o Salário de Contribuição referente ao 13º salário desse vínculo.
    Ano BaseInforme o ano a que se refere o Salário de Contribuição referente ao 13º.
    Categoria do TrabalhadorSelecione a Categoria do Trabalhador para este vínculo empregatício.
    Não considerar para o eSocialMarque este checkbox para que as informações desde vínculo empregatício não sejam enviados ao eSocial.

Controle de Horários

Na guia Informações Contratuais/ Controle de Horários , será possível cadastrar os horários de trabalho do funcionário, para que o sistema possa emitir os relatórios que exigem essas informações, como quadro de horário ou etiqueta para cartão de ponto, por exemplo. P reencha os campos:

Campo

Descrição

Regime Jornada

Informe o tipo de jornada de trabalho do funcionário.

Hora Base Mês

Informe a quantidade de horas que o funcionário deve trabalhar por mês.

Hora Semanal

Informe a quantidade de horas que o funcionário deve trabalhar por semana.

Hora Adc. Noturno

Informe a quantidade de horas consideradas para o cálculo do percentual noturno.

% Adc. Noturno

Informe o percentual do adicional noturno que será aplicado sobre o valor da hora normal para o cálculo da hora noturna remunerada

Jornada

Selecione a Jornada conforme cadastrada na rotina Tabela de Horários.

 

Informe na linha de cada mês, os dias em que o funcionário irá folgar. Através das informações inseridas nesta tabela, o sistema poderá imprimir a Escala de Revezamento. Ela será habilitada conforme o parâmetro Emite Escala de Revezamento no Cadastro de Empresas/ Trabalhista.

Benefícios

Na guia Informações Contratuais/ Benefícios, você poderá vincular os benefícios aos quais o funcionário terá direito, como Vale-TransporteVale-Refeição e Plano de Saúde. Preencha os campos:

Operadora de Saúde

      1. Clique em  Adicionar.
      2. Na janela Manutenção de Operadoras, preencha os campos:
        CampoDescrição
        OperadoraSelecione uma Operadora de Saúde conforme o cadastro realizado na rotina Tabela de Benefícios.
        TipoEste campo será preenchido automaticamente como Convênio Médico ou Convênio Odontológico, conforme o cadastro da operadora na Tabela de Benefícios.
        Data InícioInforme a data em que o funcionário passou a ter direito ao benefício.
        Data FimCaso o benefício não esteja mais ativo ou tenha uma data limite, preencha este campo com a data correspondente.
         
      3. Clique em Gravar.

Vale-Transporte

      1. Clique em  Adicionar.
      2. No campo Código, selecione uma tarifa, conforme o cadastro na Tabela de Benefícios.
      3. Informe a Quantidade diária que será fornecida ao funcionário.
      4. Clique em Gravar.
      5. Informe se o funcionário Trabalha aos Sábados.

        Marque a opção Meio Período apenas para os funcionários que recebem Vale-Transporte para almoçar em casa de segunda a sexta-feira, mas trabalham meio período aos sábados, marque a opção Meio Período.

Refeição / Alimentação

      1. Clique em  Adicionar.
      2. No campo Código, selecione um vale, conforme cadastrado na Tabela de Benefícios.
      3. Informe a Quantidade diária que será fornecida ao funcionário.
      4. Clique em Gravar.
      5. No campo % de Vale-Refeição, informe o percentual de desconto do vale.

        O sistema utiliza como base de cálculo o valor do salário mínio vigente informado na Tabela de INSS, em Parâmetros Gerais.

         

    Caso necessário, é possível  Editar ou  Remover os benefícios selecionados.

Dados do Estágio

Os campos da guia Informações Contratuais/ Dados do Estágio serão úteis para a consulta e impressão de relatórios relacionados a Estágio.

Os campos só serão habilitados caso a Categoria do Trabalhador selecionada na guia Admissão e Demissão seja Estagiário.

    • Instituição de Ensino
    • Estágio
    • Agente de Integração
    • Coordenador do Estágio
    • Seguro

Campos Adicionais

Na guia Informações Contratuais/ Campos Adicionais, é possível registrar informações complementares ao cadastro do funcionário. Verifique as abas:

Nestas abas, serão apresentados os campos cadastrados na rotina Tabela de Títulos Campos Adicionais Funcionário.

Preencha os campos:

CampoDescrição
Nº Recibo Registro Preliminar (S-2190)Caso seja realizada Admissão Preliminar, informe neste campo o número do recibo.
Gerar cadastro para o eSocial?Este campo estará marcado por padrão, e só deve ser desmarcado nos casos de categorias que não estejam obrigadas a enviar os dados cadastrais do funcionário ao eSocial.
Matrícula eSocial Atribuída por Anotação JudicialInforme o número da matrícula do trabalhador no evento S-8200 - Anotação Judicial do Vínculo em caso de admissão por decisão judicial. Este campo só será habilitado caso no campo Indicativo de Admissão, na guia  Admissão e Demissão, esteja selecionada a opção Decorrente de Decisão Judicial.

Nesta aba é possível Adicionar treinamentos ou capacitações ao cadastro do funcionário, conforme a Tabela 28 do eSocial.

Prontuário

Em Histórico Funcional/ Prontuário, é possível consultar o prontuário do funcionário e cadastrar ocorrências.

      6. Após configurar os campos, clique em  Salvar.

Editar Funcionário


  1. Na tela principal do GAP, clique no módulo Social.
  2. Acesse a rotina Folha de Pagamento/ Manutenção de Arquivos Funcionais/ Cadastro de Funcionários.

  3. Selecione a Empresa.
  4. Selecione o Funcionário.
  5. Clique em  Alterar.
  6. Realize as alterações necessárias.
  7. Clique em Salvar.

Excluir Funcionário


Funcionários que possuírem eventos transmitidos e aceitos pelo eSocial não serão excluídos.

  1. Na tela principal do GAP, clique no módulo Social.
  2. Acesse a rotina Folha de Pagamento/ Manutenção de Arquivos Funcionais/ Cadastro de Funcionários.

  3. Selecione a Empresa.
  4. Selecione o Funcionário.
  5. Clique em  Excluir.
  6. Leia atentamente as informações na janela Exclusão de Funcionários.
  7. Marque o checkbox Confirma a Exclusão.
  8. Clique em Sim.