Através desta rotina, é possível cadastrar as seções de trabalho de uma empresa. Elas podem ser cadastradas como divisão de departamentos da empresa, setores relacionados a prestação de serviços a terceiros, e como atividade de construção civil.
Nova Divisão de RH
- Na tela principal do GAP, clique no módulo Social.
- Acesse a rotina Folha de Pagamento/ Cadastros/ Cadastro de Áreas de Recursos Humanos.
- Selecione a Empresa.
- Clique em Novo.
Campo Descrição Tipo de Divisão RH - Normal/Departamentos: Marque esta opção para indicar as divisões dos setores da empresa, ou o setor administrativo.
- Obra: Utilize esta opção para indicar uma divisão que tenha a atividade de construção civil total ou parcial devidamente identificada pelo CEI.
- Tomador/Empresa: Marque esta opção quando se tratar de uma empresa Tomadora de Serviços.
Identificação eSocial Este campo é preenchido automaticamente e não permite alteração. O código de identificação para o eSocial é formado pelo CNPJ da empresa acrescido do código da divisão de RH. Tipo Lotação eSocial Selecione o tipo de lotação tributária para o eSocial. Código O código é dividido em três níveis. Dessa maneira, o usuário pode criar subdivisões dentro de uma área principal.
Descrição / Nome do Tomador Informe um nome para identificar a divisão. Desonerada Para habilitar esta opção, a Empresa deve estar configurada como Atividade enquadrada na desoneração em Cadastro de Empresas/ Trabalhista/ Dados Básicos/ INSS - CPRB. Totaliza Divisão RH Este checkbox é utilizado para determinar se será realizado o cálculo do Resumo de Tributos para a divisão de RH, mesmo que o tipo seja Normal/Departamento.
A rotina Resumo de Tributos efetua o cálculo de forma desmembrada somente para as divisões de RH do tipo Obra ou Tomador/Empresa. Para as áreas do tipo Normal/Departamento, todas as divisões terão os valores calculados em um mesmo Resumo.
Integração Contábil Marque este checkbox para definir se os valores calculados referentes à área de RH serão integrados para a contabilidade. Centro de Custo Informe o código conforme o Cadastro de Centro de Custo, do módulo Contábil, para realizar a integração dos lançamentos da folha de pagamento. Dessa maneira, não é necessário vincular o código do centro de curso no cadastro de cada funcionário. Desativado Marque este checkbox quando a divisão não estiver mais ativa, e informe a data da desativação.
Caso a Divisão de RH seja do tipo Obra ou Tomador/Empresa , serão habilitadas as abas:
- Clique em Gravar.
Localizar Divisão de RH
- Na tela principal do GAP, clique no módulo Social.
- Acesse a rotina Folha de Pagamento/ Cadastros/ Cadastro de Áreas de Recursos Humanos.
- Selecione a Empresa.
- Clique em Pesquisar.
- Pesquise pelo Código, Descrição, CNPJ ou CEI da divisão.
- Selecione a opção desejada.
Editar Divisão de RH
- Localize a Divisão de RH.
- Clique em Alterar.
- Realize as alterações necessárias.
- Clique em Gravar.
Excluir Divisão de RH
- Localize a Divisão de RH.
- Clique em Excluir.
- Confirme a exclusão.
Imprimir Listagem
- Na tela principal do GAP, clique no módulo Social.
- Acesse a rotina Folha de Pagamento/ Cadastros/ Cadastro de Áreas de Recursos Humanos.
- Clique em Imprimir.
- Configure os parâmetros para impressão:
Campo Descrição Listagem - Simples: Marque esta opção para gerar o relatório contendo apenas a listagem com a relação das divisões.
- Completa: Com esta opção marcada, será gerado o relatório com as informações detalhadas de cada divisão.
Tipo Selecione o Tipo de Divisão de RH que deseja considerar no relatório. As opções são Todos, Normal, Obra e Empresa. Selecione a opção Opção Descrição Visualizar Impressão Utilize esta opção para visualizar o documento antes de salvar ou imprimir. Imprimir Abre a tela para definir os parâmetros da impressão. Exportar para Html Gera um arquivo HTML para ser visualizado no navegador. Exportar para Texto Gera um arquivo TXT.