Através desta rotina, é possível cadastrar as seções de trabalho de uma empresa. Elas podem ser cadastradas como divisão de departamentos da empresa, setores relacionados a prestação de serviços a terceiros, e como atividade de construção civil.

Nova Divisão de RH


  1. Na tela principal do GAP, clique no módulo Social.
  2. Acesse a rotina Folha de Pagamento/ Cadastros/ Cadastro de Áreas de Recursos Humanos.
  3. Selecione a Empresa.
  4. Clique em  Novo.
  5. CampoDescrição
    Tipo de Divisão RH
    • Normal/Departamentos: Marque esta opção para indicar as divisões dos setores da empresa, ou o setor administrativo.
    • Obra: Utilize esta opção para indicar uma divisão que tenha a atividade de construção civil total ou parcial devidamente identificada pelo CEI.
    • Tomador/Empresa: Marque esta opção quando se tratar de uma empresa Tomadora de Serviços.
    Identificação eSocialEste campo é preenchido automaticamente e não permite alteração. O código de identificação para o eSocial é formado pelo CNPJ da empresa acrescido do código da divisão de RH.
    Tipo Lotação eSocialSelecione o tipo de lotação tributária para o eSocial.
    Código

    O código é dividido em três níveis. Dessa maneira, o usuário pode criar subdivisões dentro de uma área principal.

    • 001.000.000 - Produção: Apenas o primeiro nível.
    • 001.001.000 - Produção - Montagem: Primeiro e segundo nível.
    • 001.001.001 - Produção - Montagem - Gerência: Utilizando todos os níveis.

    Para cadastrar os subníveis, é necessário ter o primeiro nível cadastrado.

    Descrição / Nome do TomadorInforme um nome para identificar a divisão.
    DesoneradaPara habilitar esta opção, a Empresa deve estar configurada como Atividade enquadrada na desoneração em Cadastro de Empresas/ Trabalhista/ Dados Básicos/ INSS - CPRB.
    Totaliza Divisão RH

    Este checkbox é utilizado para determinar se será realizado o cálculo do Resumo de Tributos para a divisão de RH, mesmo que o tipo seja Normal/Departamento.

    A rotina Resumo de Tributos efetua o cálculo de forma desmembrada somente para as divisões de RH do tipo Obra ou Tomador/Empresa. Para as áreas do tipo Normal/Departamento, todas as divisões terão os valores calculados em um mesmo Resumo.

    Integração ContábilMarque este checkbox para definir se os valores calculados referentes à área de RH serão integrados para a contabilidade.
    Centro de CustoInforme o código conforme o Cadastro de Centro de Custo, do módulo Contábil, para realizar a integração dos lançamentos da folha de pagamento. Dessa maneira, não é necessário vincular o código do centro de curso no cadastro de cada funcionário.
    DesativadoMarque este checkbox quando a divisão não estiver mais ativa, e informe a data da desativação.

    Caso a  Divisão de RH seja do tipo Obra ou Tomador/Empresa , serão habilitadas as abas:

    1. Informe o CNPJ para divisões do tipo Tomador/Empresa ou CEI para o tipo Obra.
    2. Selecione o CNAE conforme a atividade da divisão.
    3. Preencha os campos referentes ao Endereço da divisão, caso seja diferente do endereço da empresa.

      Se a Divisão de RH estiver localizada em um município diferente da empresa, será gravado no arquivo da RAIS, no campo Local de Trabalho, o código do município informado no Cadastro de Divisão de RH em que o funcionário estiver vinculado.

    CampoDescrição
    Tipo

    Informe o tipo de documento que será considerado, conforme o Tipo de Divisão de RH:

    • Obra: CNPJ ou CNO (Cadastro Nacional de Obras).
    • Tomador/Empresa: CNPJ, CPF ou CAEPF (Cadastro de Atividades Econômicas da Pessoa Física).
    NúmeroInforme o número do cadastro.
    Tipo de CAEPFCaso tenha selecionado CAEPF no campo Tipo, este campo será habilitado, com as opções: Contribuinte Individual, Produtor Rural e Segurado Especial.
    1. Preencha os campos para a geração da referentes à GPS e SEFIP.
    2. Informe o multiplicador a ser aplicado sobre a alíquota do Fator Acidentário de Prevenção (FAP).
    3. Marque o checkbox Emite GPS Individual Tomador para imprimir as guias separadamente, com os valores individuais de cada divisão de RH.

      Será habilitada a seção Utilizar os seguintes dados, para marcar as informações que devem ser consideradas na GPS. Com a opção desmarcada, os valores de todas as divisões serão unificados e o sistema fará a impressão de apenas uma guia de INSS contendo o total geral da empresa.

     
  6. Clique em Gravar.

Localizar Divisão de RH


  1. Na tela principal do GAP, clique no módulo Social.
  2. Acesse a rotina Folha de Pagamento/ Cadastros/ Cadastro de Áreas de Recursos Humanos.
  3. Selecione a Empresa.
  4. Clique em Pesquisar.
  5. Pesquise pelo  Código,  DescriçãoCNPJ ou CEI da divisão.
  6. Selecione a opção desejada.

Editar Divisão de RH


  1. Localize a Divisão de RH.
  2. Clique em Alterar.
  3. Realize as alterações necessárias.
  4. Clique em Gravar.

Excluir Divisão de RH


  1. Localize a Divisão de RH.
  2. Clique em Excluir.
  3. Confirme a exclusão.

Imprimir Listagem


  1. Na tela principal do GAP, clique no módulo Social.
  2. Acesse a rotina Folha de Pagamento/ Cadastros/ Cadastro de Áreas de Recursos Humanos.
  3. Clique em Imprimir.
  4. Configure os parâmetros para impressão:
    CampoDescrição
    Listagem
    • Simples: Marque esta opção para gerar o relatório contendo apenas a listagem com a relação das divisões.
    • Completa: Com esta opção marcada, será gerado o relatório com as informações detalhadas de cada divisão.
    TipoSelecione o Tipo de Divisão de RH que deseja considerar no relatório. As opções são TodosNormalObraEmpresa
    Selecione a opção
    OpçãoDescrição
    Visualizar ImpressãoUtilize esta opção para visualizar o documento antes de salvar ou imprimir.
    ImprimirAbre a tela para definir os parâmetros da impressão.
    Exportar para HtmlGera um arquivo HTML para ser visualizado no navegador.
    Exportar para TextoGera um arquivo TXT.