Nesta rotina o usuário deve informar todos os dependentes do funcionário. Esse cadastro será a base para a atualização mensal do número de dependentes de Salário Família e Imposto de Renda dos respectivos campos no Cadastro de Funcionários. Embora o número de dependentes possa ser informado diretamente no Cadastro de Funcionários e mantido manualmente, alguns relatórios são baseados nas informações fornecidas no Cadastro de Dependentes.

Novo Dependente


  1. Na tela principal do GAP, clique no módulo Social.

  2. Acesse a rotina Folha de Pagamento/ Manutenção de Arquivos Funcionais/ Cadastro de Dependentes.

  3. Selecione a Empresa.
  4. Selecione o Funcionário.
    Pressione Enter neste campo caso queira apresentar todos os funcionários.
  5. Clique em Novo.
  6. Nas abas apresentadas, preencha os campos:
    1. Informe um Código numérico de dois dígitos que identificará o dependente.
    2. Informe o nome completo.
    3. Informe os dados básicos do dependente, como NomeCPFSexo.
    4. Selecione a Relação de Dependência conforme a classificação da legislação do Imposto de Renda.
    5. Selecione o Tipo da Dependência conforme a tabela do eSocial.

      Caso o tipo informado seja 99 - Agregado/Outros, será necessário informar uma Descrição da Dependência no campo correspondente.

    6. Marque se o dependente cadastrado será considerado para a Dedução do IRRF.
    7. Marque se o dependente cadastrado será considerado para o pagamento do Salário Família. Ao marcar Sim (Dep. inválidos), o pagamento não será cessado quando o dependente completar 14 anos.
    8. Informe se o dependente é portador de deficiência, seja física ou mental.
    9. Preencha as informações da Operadora de Saúde, caso ele também seja dependente do plano de saúde, seja médico ou odontológico.
    CampoDescrição
    DependenteEste campo será preenchido automaticamente com o nome do dependente, conforme informado na aba Dependentes.
    Local NascimentoInforme a Cidade e o Estado de nascimento do dependente.
    CartórioInforme o nome do cartório em que foi registrado o nascimento.
    Núm. RegistroInforme o Número de Registro conforme a Certidão de Nascimento.
    Núm. LivroInforme o Número do Livro de registro de nascimento.
    Núm. FolhaInforme o Número da Folha de registro de nascimento.
    Data da BaixaInforme a data do término do pagamento do salário família, quando este não for mais devido.
    Dt. Entr. CertidãoInforme a data em que o funcionário apresentou a certidão de nascimento do dependente ao RH da empresa.
    Obs. GeraisEste campo é livre para observações, e permite até 134 caracteres.
    VacinaçãoPreencha as informações da carteira de vacinação do dependente.

    Nos casos de haver pensão alimentícia, as informações deverão ser preenchidas nesta aba:

    CampoDescrição
    DependenteEste campo será preenchido automaticamente com o nome do dependente, conforme informado na aba Dependentes.
    Percentual da PensãoInforme o percentual que deverá ser pago de pensão.
    Data de Início da Decisão JudicialInforme a data de início do pagamento da pensão alimentícia.
    Data Limite de PagamentoCaso a pensão alimentícia tenha uma data limite para pagamento, informe a data neste campo.
    Valor da PensãoCaso tenha sido determinado na sentença judicial, um valor fixo de pensão alimentícia, informe neste campo.
    Observação da PensãoEste campo é livre para observações.
    Inibe PagamentoMarque esta opção para inibir o desconto da pensão no recibo de pagamento do funcionário.
    Pensão Alimentícia - eSocial

    Adicione os eventos de pensão alimentícia. Basta clicar em  Adicionar e preencher os campos na janela apresentada.

    Esta aba trata de informações referentes aos valores de Assistência Médica ou Odontológica pagos mensalmente, além dos valores de Pensão Alimentícia, que também devem ser informados.

    Na aba Valores Mensais existe a opção Replicar Valores, que permite ao usuário informar o período que deseja que os valores sejam repetidos, sem a necessidade de digitar cada um.

     
  7. Clique em Gravar.

    É possível gerar um relatório ou planilha com os dependentes cadastrados através das opções Listagem,  Gerar planilha Excel dos dados da grade e Impressão da Grade.

Editar Dependente


  1. Na tela principal do GAP, clique no módulo Social.

  2. Acesse a rotina Folha de Pagamento/ Manutenção de Arquivos Funcionais/ Cadastro de Dependentes.

  3. Selecione a Empresa e o Funcionário.
  4. Na aba Dependentes, dê duplo clique sobre o dependente desejado.
  5. Realize as alterações necessárias.
  6. Clique em Gravar.

Excluir Dependente


  1. Na tela principal do GAP, clique no módulo Social.

  2. Acesse a rotina Folha de Pagamento/ Manutenção de Arquivos Funcionais/ Cadastro de Dependentes.

  3. Selecione a Empresa e o Funcionário.
  4. Na aba Dependentes, selecione o dependente desejado.
  5. Pressione a tecla Delete no teclado do computador.