A rotina Tabelas de INSS e IR centraliza as informações referentes às alíquotas e faixas de contribuição previdenciária e de imposto de renda. Por meio dessa funcionalidade, é possível atualizar as tabelas necessárias para cálculos automáticos e manter a conformidade com a legislação vigente.
Cadastrar Tabela
Atualização Automática de Tabelas de INSS e IR
As Tabelas de INSS e IR podem atualizadas automaticamente através da opção Atualização Automática. Esta funcionalidade está disponível a partir do exercício 2025.
- Na tela principal do GAP, clique no menu Parâmetros Gerais.
- Clique em Tabelas Oficiais.
- Clique em Tabelas Trabalhistas.
- Dê duplo clique na rotina Tabela de INSS e Imposto de Renda.
- Clique em Incluir.
- No campo Competência de Referência, informe o mês e ano correspondentes.
- Preencha os campos conforme as informações divulgadas pelo governo.
- Clique em Salvar.
Consultar Valores
- Na tela principal do GAP, clique no menu Parâmetros Gerais.
- Clique em Tabelas Oficiais.
- Clique em Tabelas Trabalhistas.
- Dê duplo clique na rotina Tabela de INSS e Imposto de Renda.
- Clique em Pesquisar.
- Selecione a Referência.
Editar Tabela
- Localize a tabela.
- Clique em Alterar.
- Realize as alterações necessárias.
- Clique em Salvar.
Excluir Tabela
- Localize a tabela.
- Clique em Excluir.
- Confirme a exclusão.
Imprimir Tabela
- Localize a tabela.
- Clique em Imprimir.
- Selecione a opção desejada:
Opção Descrição Visualizar Impressão Utilize esta opção para visualizar o documento antes de salvar ou imprimir. Imprimir Abre a tela para definir os parâmetros da impressão. Exportar para Html Gera um arquivo HTML para ser visualizado no navegador. Exportar para Texto Gera um arquivo TXT.
Informações Sobre o Registro
Através da opção Informações sobre o registro, você pode visualizar os dados de Data, Hora e Operador que realizou a inclusão dos valores da tabela em questão.