Ficha Financeira é um importante centro de informações que organiza dados utilizados em cálculos, declarações anuais e na geração de diversos relatórios. Os dados podem ser incluídos manualmente ou de forma automática através da rotina Atualização Ficha Financeira/Enc.de Mês.

As guias da ficha financeira já estão previamente definidas de forma fixa nos códigos 0115 da rotina Tabela de Títulos da Ficha Financeira, e o usuário poderá adicionar novos itens a partir do código 16, os quais serão apresentados na aba Outros Valores.

  1. Na tela principal do GAP, clique no módulo Social.

  2. Acesse a rotina  Folha de Pagamento/ Manutenção de Arquivos Funcionais/ Manutenção Ficha Financeira.

  3. Informe o Ano que deseja consultar.

    Caso não haja uma ficha financeira criada para o ano informado, será exibida uma janela perguntando se você deseja criá-la, basta clicar em Sim.

  4. Selecione a Empresa e o Funcionário.

    A ficha financeira é criada automaticamente para os funcionários com recibo de pagamento processado, quando for executada a rotina Atualização Ficha Financeira/Enc.de Mês. Caso não haja uma ficha financeira criada para funcionário selecionado, será exibida uma janela perguntando se você deseja criá-la, basta clicar em Sim. Após selecionar a empresa e o funcionário, o sistema carregará os dados básicos do funcionário e os valores dos campos.

    Caso utilize a Tabela de Eventos padrão do sistema como base, os eventos fixos já estão com o campo Ficha Financeira preenchidos corretamente. Entretanto, no caso de a Tabela de Eventos ser convertida, é necessário conferir os eventos novamente para evitar cálculos incorretos.

    Valores Mensais

    Nesta aba são acumulados os valores mensais dos funcionários, com base nos recibos de pagamento e conforme as especificações da Tabela de Eventos.

    Informe de Rendimentos

    Nesta aba serão acumulados os valores inerentes ao IRRF. Ela é subdividida em Valores MensaisValores 13º SalárioValores FériasValores PLRValores RRA (Anos Anteriores).

    • Empresas Regime de Caixa: Para empresas cujo pagamento seja em regime de caixa (pagamentos efetuados no 5º dia útil do mês subsequente), a composição do rendimento tributável será a base de IRRF do mês anterior acrescida do valor de adiantamento do mês atual. Além disso, o valor de IRRF é a soma dos valores de IRRF descontado no recibo de adiantamento acrescida do valor de IRRF descontado no recibo de pagamento mensal.
    • Valores Mensais: Os valores mensais serão acumulados de acordo com os recibos de pagamento do mês.
    • Valores de 13º Salário : Esses valores serão acumulados na ficha financeira apenas quando a segunda parcela for processada na competência correspondente.
    • Valores Férias: Esses valores são acumulados de acordo com o pagamento, e não com a competência em que o recibo foi processado.
    • Valores PLR: Os valores de PLR serão acumulados na ficha financeira conforme o mês/ano de pagamento e a data de crédito informados na rotina Participação nos Lucros.
    • Valores RRA (Anos Anteriores): Esses valores, relativos às diferenças salariais de anos anteriores (anos-calendário anteriores ao do recebimento) serão acumulados conforme o mês/ano de pagamento e a data de crédito informados no Recibo de Pagamento Complementar.

    Outros Valores

    Esta aba apresenta os itens incluídos pelo usuário na rotina Tabela de Títulos da Ficha Financeira, para realizar o acúmulo de valores gerados nos recibos de pagamento, que podem ser considerados para compor a base de cálculo das médias de hora, para fins de cálculos dos recibos de Férias, 13º Salário e Quitação.

    Alguns parâmetros da Tabela de Eventos interferem diretamente no acúmulo dos dados na ficha financeira:

    • Rotina: Neste campo é definida a forma de cálculo do evento. Geralmente, o sistema acumula o valor resultante na ficha financeira, mas em alguns casos, é ideal acumular a quantidade de referência do evento. Isso permite que esses dados sejam usados em outros processos, como Férias e Rescisão.
    • Ficha Financeira: Selecione a coluna da ficha financeira em que o evento será acumulado, exceto nos casos em que não seja necessário acumular o valor na ficha financeira do funcionário.
    • Informe de Rendimentos: Selecione o campo em que deve ser acumulado o valor para fins de controle do Informe de Rendimentos. Caso o evento não se enquadre em nenhuma das opções, deverá ser mantido em branco. Se for um evento de Férias ou 13º Salário, o sistema acumulará o valor na coluna Pensão Judicial nas respectivas guias.