Utilize o recurso Vendas para fazer os lançamentos dos movimentos de venda no ERP4ME.


Ao acessar a tela de movimento serão exibidos todos os movimentos até a data atual, e não mais os movimentos dos últimos 7 dias. No campo Exibir localizado no canto inferior direito, você pode escolher a quantidade de movimentos exibidos, que pode ser de 10, 50 ou 100 em 100.
Se trabalha com pagamento integrado com o POS, tem informação para você aqui...   


O ERPME possui proteção com foco no status das notas, particularmente as com status 'Rejeitado'.

  • Edições ou exclusões não são possíveis quando a nota possuir pagamento integrado com o POS, onde o status esteja 'Pago'.
  • Edições, envios ou exclusões não são permitidos em uma nota quando houver múltiplos pagamentos integrados e algum esteja com o status de 'Pago', mesmo que os demais estejam com status de 'Estornado'.

    (informação) Sendo assim, o uso de todas as funcionalidades no menu de 'Ações' só é permitido quando a nota estiver com todos os pagamentos integrados com o status de 'Estornado'.

Também não é possível enviar uma nota com pagamentos integrados com POS parcialmente pagos.




Caso utilize forma de pagamento vinculada ao grupo de pagamento Outros na emissão de NF-e ou NFC-e, na abertura da tela Movimento será exibida uma notificação para que revise a descrição da forma de pagamento. Ela também é levada para o xml de NF-e / NFC-e por exigência da SEFAZ. Ao clicar em Conferir, você é redirecionado para o cadastro de Formas de Pagamento onde pode realizar os ajustes necessários.

Lançar Movimento

Para lançar movimentos, siga os passos:

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Movimento.
  3. Clique em Vendas.
  4. Clique em Novo.
  5. Preencha as informações do documento.

    CampoDescrição
    Natureza de operação

    Informe a Natureza de Operação do lançamento de venda.

    Se necessário, você pode alterar  o cadastro da natureza de operação ou cadastrá-la  a medida que o lançamento do movimento estiver sendo feito.

    Pessoa

    Informe a Pessoa do lançamento de venda.

    Se necessário, você pode alterar  o cadastro da pessoa ou cadastrá-la  a medida que o lançamento do movimento estiver sendo feito.
    Ao realizar o lançamento de uma NF-e, caso não insira a pessoa, ao clicar em Gravar será exibida uma mensagem informando sobre a obrigatoriedade desse preenchimento. Para facilitar, o sistema direcionará seu foco para este campo. Esse comportamento visa assegurar que as informações obrigatórias das notas estejam preenchidas.

    Data emissão

    Informe a data de emissão.

    Dica:

    Este campo permite que você lance movimentos com data retroativa e movimente o estoque na data selecionada.

    Dica:

    Embora os campos Série, Data emissão e Hora emissão tenham seus preenchimentos sugeridos automaticamente pelo sistema, você pode alterá-lo, se necessário.

  6. Clique nas abas para informar os outros dados do lançamento.

    Para informar os itens do lançamento, siga os passos:

    1. Clique em Adicionar item.
    2. Informe o código ou descrição do item.

      Caso faça a busca do produto por partes, o sistema irá grifar em amarelo a parte da descrição ou código que for correspondente a informação que você preencher no campo Pesquisar por descrição ou código principal.
      Desta forma você pode localizar o produto desejado por parte da descrição ou código.
      Caso utilize a opção de localização, ao clicar em você também pode consultar o código interno, o EAN e códigos personalizados e ainda continuar visualizando as outras informações da tela de seleção de produtos.
      No canto superior direito da tela Item do Movimento você visualizará as imagens vinculadas no cadastro do produto que estiver sendo incluído no documento.

      Utilize este recurso para cadastrar o produto ou serviço que deseja incluir no movimento.

      1. Clique em .
      2. Escolha o que deseja cadastrar: Criar novo produto ou Criar novo serviço.

        Desta forma forma você tem atalhos de acesso para cadastrar o produto ou serviço que deseja incluir no movimento.

      3. Preenchas as informações do cadastro.
      4. Clique em Gravar.

      Utilize este recurso para localizar o produto ou serviço que deseja incluir no movimento.

      1. Clique em .
      2. Selecione o produto ou serviço que deseja incluir no movimento.

      Utilize este recurso para alterar o produto ou serviço que incluiu no movimento.

      1. Clique em  para alterar o cadastro incluso no movimento.
      2. Altere as informações necessárias.

      3. Clique em Gravar.


    3. Informe a Quantidade.

    4. (Opcional) Informe o percentual ou valor de desconto.
    5. Clique nas abas da tela Item do movimento para informar os outros dados.

      Para informar os dados de impostos, siga os passos:

      1. Informe o Cálculo de ICMS.

        Dica:

        Caso no momento do lançamento de uma nota não exista cálculo de ICMS para a UF, o sistema exibirá uma mensagem informando sobre a falta dele. Ao optar por informar, o sistema abrirá a tela para inserir a informação do cálculo. Após gravar o cálculo, você retornará para o lançamento da nota.
        Se necessário, você pode alterar  o cadastro do cálculos de ICMS ou cadastrá-lo  a medida que lançar o movimento.

      2. Informe os CSTs e alíquotas necessárias.

        Caso o produto já possua esses dados definidos no cadastro, eles serão carregados para o movimento assim que o item for selecionado.

        Para operações que não sejam para consumidor final, será informado o CST 60 ou CSOSN 500 e preenchidos os campos (Tags) vBCSTRet, pST, vICMSSubstituto e vICMSSTRet para que a nota não seja rejeitada com o código 938.

        • Cálculo de ICMS
        • CSOSN
        • CST PIS
        • CST COFINS
        • CST IPI
        • Alíquotas ou Valores de Crédito
        • Alíquotas ou Valores PIS e COFINS

          O cálculo das bases de PIS/COFINS sempre será abatido dos valores de descontos (global e por item) nos movimentos.

        • Dados de Desoneração

          A obrigatoriedade do valor desonerado e o Motivo da desoneração dependerão de cada UF.
          Para auxiliá-lo na compreensão e correção de possíveis rejeições no uso do sistema, a Assistente Virtual Alterdata (AVA) apresentará dicas para os novos códigos de rejeição referentes à desoneração: 928, 930, 931 e 934.

        • Benefício Fiscal

          O Benefício Fiscal é um regime especial de tributação que envolve uma vantagem fiscal perante o regime normal, assumindo-se como uma forma de isenção, redução de taxas, deduções à matéria coletável, amortizações e/ou outras medidas fiscais dessa natureza.
          O Código de Benefício Fiscal é uma sequência de números e letras, iniciados pela sigla da UF em questão, cujo objetivo é identificar em qual grupo de Benefício Fiscal aquele item/produto se enquadra. Cada UF (Estado) é responsável pela criação de tal código e ele precisa ter 8 ou 10 caracteres.

      Informe as observações adicionais do produto incluído no movimento.

      Esta observação deve possuir no máximo 500 caracteres.

      Informe as observações adicionais do produto incluído no movimento.

      1. Informe o número do pedido.

      2. Informe a número do item do pedido.

    6. (Opcional) Selecione a opção Adicionar outro.

      Dica:

      Assim a tela Item do movimento será mantida aberta para que você posso incluir mais itens.

    7. Clique em Adicionar.
    1. Selecione o Indicador de Presença.
    2. (Opcional) Selecione a opção Consumidor Final.
    3. Informe o intemediador no campo Informações do Intermediador.

      Você pode cadastrá-los previamente no cadastro de Intemediadores, ou ao lançar o movimento.

      • Cadastrar: Clique em caso precise cadastrar.

      • Alterar: Clique em caso precise alterar as informações do Intermediador.

      • Remover: Clique em caso precise remover o Intermediador do movimento.

    4. (Opcional) Informe os CNPJs/CPFs para Autorização de Download.

      No campo Autorização de Download informar os CNPJs/CPFs (separados por vírgula) que possuem autorização para realizar o download da nota após a sua emissão.

    Esta aba é utiliza quando, por exemplo, um cliente devolve uma máquina de lavar que comprou após perceber que o produto está com defeito. Diante disso, ao lançar a nota de devolução, você deverá referenciar aquela primeira nota de compra da máquina de lavar que enviou ao seu cliente.

    1. Selecione o Tipo de Documento Referenciado.
    2. Informe a Chave de Acesso.

    Nesta aba, preencha os campos com as informações sobre o endereço da nota.

    As informações contidas nesta aba já são preenchidas automaticamente de acordo com o cadastro do cliente, mas podem ser editadas.

    Preencha os campos desta aba com as informações sobre o transporte utilizado e os produtos que serão transportados.

    Assim, serão definidos o responsável pelo valor de frete, veículo que realizará o transporte dos itens, volumes que serão transportados, entre outros.

    1. Selecione a Forma de Pagamento.

      Os campos Parcelas e Valor são preenchidos automaticamente de acordo com o cadastro da forma de pagamento e com o valor do documento, respectivamente, mas permitem a edição, se necessário.

      Ao adicionar uma forma de pagamento configurada para baixar o lançamento, a conta que foi escolhida, será exibida após a forma de pagamento ser adicionada ao documento.
      Isso facilitara você saber qual conta foi selecionada na criação do documento.

    2. Informe as Parcelas.

    3. Informe o Valor das parcelas.

    4. Selecione a Categoria.

    5. Selecione o Centro de Custo.

      A Categoria e o Centro de Custo serão integrados com o Financeiro.
      Após preencher as informações da aba Pagamento ao gravar a notas, as informações serão salvas de forma automática.

    Informe alguma observação sobre a nota, caso julgue necessário.

    A mensagem padrão para empresas do Simples Nacional estará informada para que seja impressa no documento emitido.
    Na geração do XML das NF-es e NFC-es uma validação do sistema verificará a existência ou não produtos do tipo combustível (GLP) com o CST de ICMS 61. Quando isso ocorrer, nas informações complementares do XML / DANFE será gerada a informação padrão conforme Nota Técnica 2023.001: "ICMS monofásico sobre combustíveis cobrado anteriormente conforme Convênio ICMS 199/2022".


  7. Escolha a ação de sua preferência. 

    Dica! Algumas dessas opções podem ser acessadas após gravar o movimento, através do botão de ações no menu de contexto.
    Caso ocorra algum erro no envio de NF-e/NFC-e feitos através do DF-e um ícone de alerta (!) será exibido no status do Movimento para você se atentar que o envio não ocorreu. Ao clicar neste ícone, você pode identificar o erro ocorrido durante o envio e posteriormente realizar o ajuste necessário para o reenvio da NF-e/NFC-e.

    Caso o movimento não tenha forma de pagamento, ao Pré-visualizar o DANFE, o sistema o redireciona para a aba Pagamento, onde você pode preencher a informação necessária.

    Ao pré-visualizar um documento sem as informações de pagamento preenchidas, além da exibição de uma mensagem, o sistema o direcionará para a aba de Pagamento indicando quais campos precisam ser preenchidos.

     

    Selecione esta opção para que o lançamento seja gravado e a Nota enviada para SEFAZ.

    Informação! Ao gravar e enviar uma nota sem item, o sistema exibirá uma mensagem sobre a obrigatoriedade de informar pelo menos um item. Ao clicar em OK, o foco será direcionado para o campo de itens. Esse comportamento visa garantir mais segurança no lançamentos das suas notas.

    Selecione esta opção para que o lançamento seja apenas gravado.

    Informação! Ao informar itens na nota, caso algum deles não tenha Código ou Descrição, Valor Unitário ou Unidade de Medida, ao clicar em Gravar será exibida uma mensagem informando que esses campos estão em branco e o sistema marcará os campos. Este comportamento visa assegurar que as informações obrigatórias das notas estejam preenchidas.

    Selecione esta opção para cancelar o lançamento do movimento.


O status do lançamento será atualizado de acordo com o lançamento, se o titulo for pago o status do boleto ficará como Recebido.
Esse comportamento do sistema simplifica a identificação quanto a se o lançamento foi pago/recebido ou não.



Filtrar Movimentos

Para consultar os movimentos por meio de filtragem, siga os passos:

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Movimento. 
  3. Clique em Vendas.
  4. Informe o período de filtragem.
  5. Clique em Filtrar.
  6. (Opcional) Clique em  Utilize as opções adicionais de filtragem.

    • Hoje

      Selecione esta opção para filtrar os movimentos na data atual.

    • Todos até hoje

      Selecione esta opção para filtrar todos movimentos até a data atual.

    • Filtro Avançado

      1. Clique em Filtro Avançado.
      2. Preencha as informações de filtragem da tela Filtro avançado de movimento.

        Além dos dados básicos como período, pessoa, chave de acesso, entre outros, os movimentos emitidos em contingência offline também podem ser filtrados.

      3. Clique em Filtrar.
      4. (Opcional) Clique em Restaurar filtro para determinar uma nova filtragem.
      5. Feche a tela Filtro para consulta.


Alterar Movimento

Para alterar um movimento, siga os passos:

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Movimento.
  3. Clique em Vendas.
  4. Clique em  do movimento que será alterado.
  5. Selecione a opção Editar.

    Não consegue fazer a edição?

    Nos movimentos que possuem boleto associado, não será permitido alterar ou excluir os dados que são integrados, conforme o status do documento.
    Essa proteção impede a edição quando o boleto vinculado estiver em um dos seguintes status: Em Aberto, Baixa Manual ou Pago.
    Documentos que tenham vínculo de boleto com o status: Cancelado, Rejeitado, Devolvido ou Contestado podem ser alterados.

  6. Altere as informações.

    Informação! Caso troque ou inclua um endereço no movimento em que a pessoa vinculada não possua endereço principal no cadastro, esse novo endereço informado pode ser cadastrado diretamente pelo movimento, basta confirmar a inclusão no Cadastro de Pessoa.

    Para consultar a Listagem de Pendências do movimento caso este possua, clique em O movimento possui pendências, clique aqui para visualizar.

    Veja como...    

    Precisa alterar um movimento vinculado a pagamento integrado com POS Stone?

    Em movimento com pagamento integrado com POS Stone, caso precise alterar o Intervalo, a Data de Vencimento e o Valor das parcelas, faça a alteração pelo Gerenciamento de Pagamentos.
    Consulte o tópico Gerenciar Pagamentos e saiba como!

     

  7.  Clique em Gravar.

Duplicar Movimento

Para duplicar um movimento, siga os passos:

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Movimento.
  3. Clique em Vendas.
  4. Clique em  do movimento que será duplicado.
  5. Selecione a opção Duplicar.
  6. (Opcional) Altere os dados.
  7.  Clique em Gravar.

 

Imprimir DAV

Para fazer a impressão do Documento Auxiliar de Venda (DAV) de um movimento, siga os passos:

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Movimento.
  3. Clique em Vendas.
  4. Clique em  do movimento que será duplicado.
  5. Selecione a opção Imprimir DAV para visualizar a prévia da impressão do documento.
  6. No canto superior direito da tela, clique em Imprimir.

    Dica:

    A impressão ocorrerá conforme o tamanho do papel informado na aba DAV das Configurações do ERP4ME.

Imprimir NFS-e

Para fazer a impressão da Nota Fiscal Eletrônica de Serviço (NFS-e) de um movimento, siga os passos:

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Movimento.
  3. Clique em Vendas.
  4. Clique em  do movimento autorizado ou cancelado.
  5. Selecione a opção Imprimir NFS-e para visualizar a prévia da impressão do documento.

    A opção Imprimir NFS-e, estará disponível para notas com o status Autorizada e Cancelada.

  6. No canto superior direito da tela, clique em Imprimir.


Copiar Número da NFS-e

Para copiar a numeração da Nota Fiscal Eletrônica de Serviço (NFS-e) de um movimento, siga os passos:

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Movimento.
  3. Clique em Vendas.
  4. Clique em  do movimento autorizado ou cancelado.
  5. Selecione a opção Copiar Número da NFS-e.


Gerenciar Pagamentos

Para gerenciar pagamentos, siga os passos:

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Movimento.
  3. Clique em Vendas.
  4. Clique em  do movimento que será gerenciado.
  5. Clique em Gerenciar Pagamentos.

    Na coluna Pago, você pode visualizar rapidamente os valores que já foram baixados no financeiro, indicando que já foram recebidos.

    Reenviar  

    O pagamento do movimento foi cancelado por algum motivo?
    Clique em Reenviar p
    ara enviar novamente o mesmo pagamento sem alterar a forma de pagamento do movimento.

    Alterar Reenviar   

    No Gerenciamento de Negociações do movimento você pode facilmente atualizar as informações de pagamento, por incluir no seu movimento um novo pagamento e reenviar.

    Em movimento com pagamento integrado com POS Stone, o Intervalo, a Data de Vencimento e o Valor das parcelas podem ser alterados no Gerenciamento de Negociações. Assim você tem mais controle e praticidade para suas negociações.


    1. Clique em Alterar e Reenviar.
    2. Clique em Novo Pagamento para preencher os dados do novo pagamento:

      1. Informe a Forma de Pagamento.

        Caso a forma de pagamento, esteja com a Categoria, com o Centro de Custo, e com as parcelas informados, serão exibidos automaticamente.

      2. Informe o valor do pagamento.
      3. Clique em Adiconar.


    3. Clique em Gravar.


    Gerar Boleto   

    Para gerar boleto, siga os passos:

    1. Clique em Gerar Boleto.
    2. Preencha os dados na tela Geração de Boleto.

      Na geração do boleto pelo Gerenciar Pagamentos do movimento de notas de venda, ao inserir um novo Telefone o mesmo será gravado no cadastro da pessoa. Para mais detalhes, das configurações necessárias ao processo de geração de boletos, consulte o tópico Emissão de Boletos.


    3. Clique em Gerar.

    Gerar Pix   

    Para gerar Pix, siga os passos:

    1. Clique em Gerar Pix.

      Na tela Geração de PIX você pode informar os dados (Telefone, E-mail) do cliente.
      A conta vinculada ao movimento também é exibida nesta tela.


    2. Clique em Gerar QRCode.

      Na tela Informações do PIX, os dados da cobrança são exibidos. 
      Ah, e nesta etapa você pode Enviar por e-mail, enviar o código via Copia e Cola para o cliente ou apenas exibir em tela o QRCode a ser escaneado para pagamento.


    3. Concluído o pagamento, você pode consultar os dados posteriormente, se necessário.

     


Imprimir Comprovante do Pagamento

Se você trabalha integrado com POS, os dados pertinentes ao provedor para qual o pagamento foi aprovado também são inseridos no comprovante.

 
Para gerenciar pagamentos, siga os passos:

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Movimento.
  3. Clique em Vendas.
  4. Clique em  do movimento cujo comprovante será impresso.
  5. Clique em Imprimir Comprovante de Pagamento.


Excluir Movimento

Para excluir um movimento, siga os passos:

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Movimento.
  3. Clique em Vendas.
  4. Clique em  do movimento que será duplicado.
  5. Selecione a opção Excluir.

    Não consegue fazer a exclusão?   

    Nos movimentos que possuem boleto associado, não será permitido alterar ou excluir os dados que são integrados, conforme o status do documento. Essa proteção não permitirá a exclusão quando o boleto vinculado estiver em um dos seguintes status: Em Aberto, Baixa Manual ou Pago. Documentos que tenham vínculo de boleto com o status: Cancelado, Rejeitado, Devolvido ou Contestado podem ser excluídos.

  6. Confirme a exclusão.

Exportar XML

Para exportar os xmls das notas, siga os passos:

Saiba como o sistema vai combater as instabilidades e lentidões da integração com a api do NF-stock:   

A funcionalidade de Exportar XML possui melhoria significativa!
Agora, os XMLs podem ser exportados direto do DF-e, proporcionando mais eficiência, te livrando de problemas de instabilidade e lentidões para te oferecer uma experiência mais ágil. Após a conclusão do processo de exportação, uma notificação e o link para download estará disponível na Central de Notificações e essa melhoria também foi feita no ERP4ME Contador.


  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Movimento.
  3. Clique em Vendas
  4. Faça a filtragem das notas que você deseja exportar.

    Quando não houver notas no período, a opção Exporta XMLs ficará desabilitada.

  5. Clique em Exportar XML.
  6. Preencha as informações para a exportação compactada dos XMLs.

    1. Informe o modelo dos XMLs que serão exportados: TodosSomente NF-e ou Somente NFC-e.
    2. Informe o período dos arquivos que serão exportados.

  7. Clique em Exportar XMLs.

    Os XMLs de notas exportados são os mesmos independentemente de qual opção de Movimento esteja (Vendas, Compras ou Devoluções).

    Uma notificação te informará sobre o andamento da exportação e, ao finalizá-la, um link para download será disponibilizado. Tudo em segundo plano para você continuar utilizando outras rotinas do sistema, enquanto exporta seus XMLs. Processo similar ao de Exportação de Pessoas.

    A notificação de conclusão também será enviada para a aba Informativas da Central de Notificações do ERPME.


Inutilizar Faixa

A inutilização de número de NF-e permite que o emissor comunique à SEFAZ, até o décimo dia do mês subsequente, os números de NF-e que não serão utilizados em razão de ter ocorrido uma quebra de sequência da numeração da NF-e. Esta inutilização só é possível caso a numeração ainda não tenha sido utilizada em nenhuma NF-e (autorizada, cancelada ou denegada).

Como este procedimento têm caráter de denúncia espontânea do contribuinte de irregularidades de quebra de sequência de numeração, o Fisco pode não reconhecer o pedido nos casos de dolo, fraude ou simulação apurados. No caso das NF-es canceladas, denegadas e os números inutilizados devem ser escriturados sem valores monetários, de acordo com a legislação tributária vigente.


Para inutilizar faixa, siga os passos:

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Movimento.
  3. Clique em Vendas.
  4. Clique em Inutilizar Faixa.

    Por meio da opção Inutilizar Faixa da tela de Movimentos será sinalizado quando alguma inutilização de faixa enviada estiver com erro ou rejeitada.
    Um contabilizador em cima da opção informará a quantidade de inutilizações com status Rejeitado e/ou Não enviada existentes com menos de 30 dias de emissão.

  5. Preencha as informações para a inutilização.

    1. Informe o modelo NF-e ou NFC-e.
    2. Informe a série da faixa.

      Na inutilização de Faixa para NF-e ou NFC-e, serão apresentadas apenas as séries correspondentes, ou seja, as séries cadastradas para o Ambiente e tipo de documento conforme especificadas nas configurações do ERP4ME.

    3. Informe o número inicial e final da série a ser inutilizada.

    4. Informe a justificativa para a inutilização.


  6. Clique em Enviar.

Dica:

Caso tenha inutilizado uma faixa de numeração de nota muito alta, você poderá utilizar uma menor, desde que esta realmente não tenha sido utilizada na SEFAZ.


Visualizar Informações Gerais do Movimento

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Movimento.
  3. Clique em Vendas.
  4. Clique em  do movimento autorizado ou cancelado cujas informações deseja visualizar.
  5. Clique em Visualizar.
  6. Feche a consulta.


Duplicar Movimento

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Movimento.
  3. Clique em Vendas.
  4. Clique em  do movimento que será duplicado.
  5. Clique em Duplicar.
  6. Informa a forma de pagamento.
  7. (Opcional) Altere as informações necessárias.
  8. Clique em Gravar e enviar.


Copiar Chave de Acesso

Utilize este recuso para copiar os 44 dígitos da chave de acesso para outra área de transferência (arquivo, e-mail...).

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Movimento.
  3. Clique em Vendas.
  4. Clique em  do movimento autorizado ou cancelado cuja cópia da chave de acesso será feita.
  5. Clique em Copiar Chave de Acesso.
  6. Pressione Ctrl + V para colar a chave copiada na área de transferência.


Baixar XML

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Movimento.
  3. Clique em Vendas.
  4. Clique em  do movimento autorizado cujo XML será baixado.
  5. Clique em Baixar XML.


Enviar por E-mail

Para enviar a nota por e-mail, siga os passos:

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Movimento.
  3. Clique em Vendas.
  4. Clique em  do movimento autorizado cujo envio será feito.
  5. Clique em Enviar por E-mail.

    Caso as configurações de e-mail não estejam preenchidas, um aviso será exibido alertando que essas configurações não estão informadas, e dará a você a opção de configurar.
    Por meio da opção Enviar por E-mail você pode reenviar por e-mail o DANFE junto com o XML de NF-e/NFC-e.

    • Sua empresa precisa estar vinculada no DF-e e nas Configurações de E-mail do ERP4ME a opção Envia danfe, localizada na aba E-mail precisa estar marcada para você poder utilizar esse recurso.
    • Esse recurso não funciona para empresas que emitem nota pela DLL (extensão).
  6. Informe os endereços de e-mail dos destinatários.

    Agora, quando você enviar um email para uma NF-e/NFC-e ou NFS-e Autorizado e o email não estiver na lista de contatos da pessoa, você pode cadastrar o email na hora do envio! É super prático!
    Funciona assim: quando você digitar o email, o sistema vai verificar se já existe na lista de contatos. Se não existir, vai aparecer uma mensagem perguntando se você quer adicionar esse e-mail ao cadastro da pessoa.

  7. Clique em Enviar.



Consultar na SEFAZ

Para consultar a nota na SEFAZ, siga os passos:

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Movimento.
  3. Clique em Vendas.
  4. Clique em  do movimento autorizado cuja consulta será feita.
  5. Clique em Consultar na SEFAZ.


Gerar DANFE

Para gerar o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE), siga os passos:

Certifique-se de que o relógio do Windows® esteja com a hora ou fuso horário correto para que a Rejeição 577 - A data do evento não pode ser menor que a data de emissão da NF-e, não ocorra.

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Movimento.
  3. Clique em Vendas.
  4. Clique em  do movimento autorizado cujo DANFE será gerado.
  5. Clique em Gerar DANFE.

    Na geração do DANFE em modo Mobile, você pode fazer o download do arquivo ao tocar na mensagem de geração do DANFE.

Gerar Devolução

Para devolver uma venda, siga os passos:

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Movimento.
  3. Clique em Vendas.
  4. Clique em  do movimento que será devolvido.
  5. Clique em Gerar Devolução.
  6. Clique em Gravar e enviar.


Consultar Informações da NF-e 

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Movimento.
  3. Clique em Vendas.
  4. Clique em   movimento autorizado cuja consulta será feita.
  5. Clique em Visualizar informações da NF-e autorizada.
  6. (Opcional) Clique em Gerar DANFE.


Gerar Cancelamento

Ao realizar o cancelamento de uma nota, os status dos eventos de cancelamento na tela de movimentos serão atualizados automaticamente

  • Caso o cancelamento seja autorizado, o status da nota na listagem de movimentos será alterado para Cancelado.
  • Caso o cancelamento seja rejeitado ou retorne erro no envio, o botão de Ações na listagem de movimentos será alterado para o alerta (!) vermelho  para cancelamentos rejeitados e para o alerta (!) laranja caso tenha ococrrido algum erro no cancelamento.

Ao clicar nos botões de alerta, suas respectivas opções para cada status serã exibidas (Visualizar rejeição do cancelamento ou Gerar cancelamento).


E se a nota (NF-e e NFC-e) autorizada possuir pagamento integrado?  


No ERPME a rotina de cancelamento de nota com pagamento integrado possui proteção do sistema!

Portanto, nota Autorizada com pagamento integrado do POS com status Pago, não será possível cancelá-la diretamente. O cancelamento ocorrerá de forma automática pelo sistema quando todos os pagamentos POS estiverem com o status Estornado.


  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Movimento.
  3. Clique em Vendas.
  4. Clique em  no movimento autorizado cujo cancelamento será feito.
  5. Clique em Gerar Cancelamento.

    Dica:

    No envio de eventos de cancelamento caso ocorra algum erro no envio, o ícone (!) de alerta será exibido no status do Movimento, no lugar do botão de ações e no status do cancelamento na tela de dados do cancelamento para você se atentar que os cancelamentos com este alerta não foram enviados.

    Ao clicar em Gerar Cancelamento no menu de ações, antes de abrir a tela do cancelamento para edição, o sistema irá exibir o alerta com os dados do erro e ao fechar esse alerta será aberta a tela de dados do cancelamento.

  6. Informe a justificativa.
  7. Clique em Enviar.


Gerar Carta de Correção

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Movimento.
  3. Clique em Vendas.
  4. Clique em  no movimento autorizado cujo cancelamento será feito.
  5. Clique em Gerar Carta de Correção.

    O ERP4ME possui ícone de alerta de ocorrência de erro no envio de Carta de Correção feitos através do DF-e.
    O ícone de alerta (!) na cor laranja indica que você precisa se atentar as Cartas de correção que não foram enviadas. Ele será exibido na tela de movimentos ao lado do status do movimento no lugar do botão de ações e no status da Carta de correção na tela de Dados da Carta de correção, em Cartas de Correção anteriores.

    Ao clicar neste ícone, você pode identificar o erro ocorrido durante o envio da Carta de correção para posteriormente realizar o reenvio do cancelamento.
    Para os movimentos com o ícone de alerta (!), ao clicar em Gerar Carta de correção no menu de ações, antes de abrir a tela com os Dados da Carta de correção para edição, os dados do erro serão exibidos.

  6. Informe o texto de correção.
  7. Clique em Enviar.