Utilize o recurso Vendas para fazer os lançamentos dos movimentos de venda no ERP4ME.
Ao acessar a tela de movimento serão exibidos todos os movimentos até a data atual, e não mais os movimentos dos últimos 7 dias. No campo Exibir localizado no canto inferior direito, você pode escolher a quantidade de movimentos exibidos, que pode ser de 10, 50 ou 100 em 100.
Se trabalha com pagamento integrado com o POS, tem informação para você aqui...
O ERP ME possui proteção com foco no status das notas, particularmente as com status 'Rejeitado'.
- Edições ou exclusões não são possíveis quando a nota possuir pagamento integrado com o POS, onde o status esteja 'Pago'.
- Edições, envios ou exclusões não são permitidos em uma nota quando houver múltiplos pagamentos integrados e algum esteja com o status de 'Pago', mesmo que os demais estejam com status de 'Estornado'.
Sendo assim, o uso de todas as funcionalidades no menu de 'Ações' só é permitido quando a nota estiver com todos os pagamentos integrados com o status de 'Estornado'.
Também não é possível enviar uma nota com pagamentos integrados com POS parcialmente pagos.
Caso utilize forma de pagamento vinculada ao grupo de pagamento Outros na emissão de NF-e ou NFC-e, na abertura da tela Movimento será exibida uma notificação para que revise a descrição da forma de pagamento. Ela também é levada para o xml de NF-e / NFC-e por exigência da SEFAZ. Ao clicar em Conferir, você é redirecionado para o cadastro de Formas de Pagamento onde pode realizar os ajustes necessários.
Lançar Movimento
Para lançar movimentos, siga os passos:
- Acesse o ERP4ME.
- Clique em Movimento.
- Clique em Vendas.
- Clique em Novo.
Preencha as informações do documento.
Clique nas abas para informar os outros dados do lançamento.
Escolha a ação de sua preferência.
Dica! Algumas dessas opções podem ser acessadas após gravar o movimento, através do botão de ações no menu de contexto.
Caso ocorra algum erro no envio de NF-e/NFC-e feitos através do DF-e um ícone de alerta (!) será exibido no status do Movimento para você se atentar que o envio não ocorreu. Ao clicar neste ícone, você pode identificar o erro ocorrido durante o envio e posteriormente realizar o ajuste necessário para o reenvio da NF-e/NFC-e.
O status do lançamento será atualizado de acordo com o lançamento, se o titulo for pago o status do boleto ficará como Recebido.
Esse comportamento do sistema simplifica a identificação quanto a se o lançamento foi pago/recebido ou não.
Filtrar Movimentos
Para consultar os movimentos por meio de filtragem, siga os passos:
- Acesse o ERP4ME.
- Clique em Movimento.
- Clique em Vendas.
- Informe o período de filtragem.
- Clique em Filtrar.
- (Opcional) Clique em
- Hoje
Selecione esta opção para filtrar os movimentos na data atual. - Todos até hoje
Selecione esta opção para filtrar todos movimentos até a data atual. - Filtro Avançado
- Clique em Filtro Avançado.
Preencha as informações de filtragem da tela Filtro avançado de movimento.
Além dos dados básicos como período, pessoa, chave de acesso, entre outros, os movimentos emitidos em contingência offline também podem ser filtrados.
- Clique em Filtrar.
- (Opcional) Clique em Restaurar filtro para determinar uma nova filtragem.
- Feche a tela Filtro para consulta.
Utilize as opções adicionais de filtragem. - Hoje
Alterar Movimento
Para alterar um movimento, siga os passos:
- Acesse o ERP4ME.
- Clique em Movimento.
- Clique em Vendas.
- Clique em do movimento que será alterado.
Selecione a opção Editar.
Não consegue fazer a edição?Nos movimentos que possuem boleto associado, não será permitido alterar ou excluir os dados que são integrados, conforme o status do documento.
Essa proteção impede a edição quando o boleto vinculado estiver em um dos seguintes status: Em Aberto, Baixa Manual ou Pago.
Documentos que tenham vínculo de boleto com o status: Cancelado, Rejeitado, Devolvido ou Contestado podem ser alterados.Altere as informações.
Informação! Caso troque ou inclua um endereço no movimento em que a pessoa vinculada não possua endereço principal no cadastro, esse novo endereço informado pode ser cadastrado diretamente pelo movimento, basta confirmar a inclusão no Cadastro de Pessoa.
Para consultar a Listagem de Pendências do movimento caso este possua, clique em O movimento possui pendências, clique aqui para visualizar.
Precisa alterar um movimento vinculado a pagamento integrado com POS Stone?
Em movimento com pagamento integrado com POS Stone, caso precise alterar o Intervalo, a Data de Vencimento e o Valor das parcelas, faça a alteração pelo Gerenciamento de Pagamentos.
Consulte o tópico Gerenciar Pagamentos e saiba como!- Clique em Gravar.
Duplicar Movimento
Para duplicar um movimento, siga os passos:
- Acesse o ERP4ME.
- Clique em Movimento.
- Clique em Vendas.
- Clique em do movimento que será duplicado.
- Selecione a opção Duplicar.
- (Opcional) Altere os dados.
- Clique em Gravar.
Imprimir DAV
Para fazer a impressão do Documento Auxiliar de Venda (DAV) de um movimento, siga os passos:
- Acesse o ERP4ME.
- Clique em Movimento.
- Clique em Vendas.
- Clique em do movimento que será duplicado.
- Selecione a opção Imprimir DAV para visualizar a prévia da impressão do documento.
No canto superior direito da tela, clique em Imprimir.
Dica:
A impressão ocorrerá conforme o tamanho do papel informado na aba DAV das Configurações do ERP4ME.
Imprimir NFS-e
Para fazer a impressão da Nota Fiscal Eletrônica de Serviço (NFS-e) de um movimento, siga os passos:
- Acesse o ERP4ME.
- Clique em Movimento.
- Clique em Vendas.
- Clique em do movimento autorizado ou cancelado.
Selecione a opção Imprimir NFS-e para visualizar a prévia da impressão do documento.
A opção Imprimir NFS-e, estará disponível para notas com o status Autorizada e Cancelada.
No canto superior direito da tela, clique em Imprimir.
Copiar Número da NFS-e
Para copiar a numeração da Nota Fiscal Eletrônica de Serviço (NFS-e) de um movimento, siga os passos:
- Acesse o ERP4ME.
- Clique em Movimento.
- Clique em Vendas.
- Clique em do movimento autorizado ou cancelado.
Selecione a opção Copiar Número da NFS-e.
Gerenciar Pagamentos
Para gerenciar pagamentos, siga os passos:
- Acesse o ERP4ME.
- Clique em Movimento.
- Clique em Vendas.
- Clique em do movimento que será gerenciado.
Clique em Gerenciar Pagamentos.
Na coluna Pago, você pode visualizar rapidamente os valores que já foram baixados no financeiro, indicando que já foram recebidos.
Reenviar
O pagamento do movimento foi cancelado por algum motivo?
Clique em Reenviar para enviar novamente o mesmo pagamento sem alterar a forma de pagamento do movimento.Alterar Reenviar
No Gerenciamento de Negociações do movimento você pode facilmente atualizar as informações de pagamento, por incluir no seu movimento um novo pagamento e reenviar.
Em movimento com pagamento integrado com POS Stone, o Intervalo, a Data de Vencimento e o Valor das parcelas podem ser alterados no Gerenciamento de Negociações. Assim você tem mais controle e praticidade para suas negociações.
- Clique em Alterar e Reenviar.
- Clique em Novo Pagamento para preencher os dados do novo pagamento:
- Informe a Forma de Pagamento.
Caso a forma de pagamento, esteja com a Categoria, com o Centro de Custo, e com as parcelas informados, serão exibidos automaticamente.
- Informe o valor do pagamento.
- Clique em Adiconar.
- Informe a Forma de Pagamento.
- Clique em Gravar.
Gerar Boleto
Para gerar boleto, siga os passos:
- Clique em Gerar Boleto.
- Preencha os dados na tela Geração de Boleto.
Na geração do boleto pelo Gerenciar Pagamentos do movimento de notas de venda, ao inserir um novo Telefone o mesmo será gravado no cadastro da pessoa. Para mais detalhes, das configurações necessárias ao processo de geração de boletos, consulte o tópico Emissão de Boletos.
- Clique em Gerar.
Gerar Pix
Para gerar Pix, siga os passos:
- Clique em Gerar Pix.
Na tela Geração de PIX você pode informar os dados (Telefone, E-mail) do cliente.
A conta vinculada ao movimento também é exibida nesta tela. - Clique em Gerar QRCode.
Na tela Informações do PIX, os dados da cobrança são exibidos.
Ah, e nesta etapa você pode Enviar por e-mail, enviar o código via Copia e Cola para o cliente ou apenas exibir em tela o QRCode a ser escaneado para pagamento. - Concluído o pagamento, você pode consultar os dados posteriormente, se necessário.
Imprimir Comprovante do Pagamento
Se você trabalha integrado com POS, os dados pertinentes ao provedor para qual o pagamento foi aprovado também são inseridos no comprovante.
Para gerenciar pagamentos, siga os passos:
- Acesse o ERP4ME.
- Clique em Movimento.
- Clique em Vendas.
- Clique em do movimento cujo comprovante será impresso.
Clique em Imprimir Comprovante de Pagamento.
Excluir Movimento
Para excluir um movimento, siga os passos:
- Acesse o ERP4ME.
- Clique em Movimento.
- Clique em Vendas.
- Clique em do movimento que será duplicado.
Selecione a opção Excluir.
Não consegue fazer a exclusão?
Nos movimentos que possuem boleto associado, não será permitido alterar ou excluir os dados que são integrados, conforme o status do documento. Essa proteção não permitirá a exclusão quando o boleto vinculado estiver em um dos seguintes status: Em Aberto, Baixa Manual ou Pago. Documentos que tenham vínculo de boleto com o status: Cancelado, Rejeitado, Devolvido ou Contestado podem ser excluídos.
- Confirme a exclusão.
Exportar XML
Para exportar os xmls das notas, siga os passos:
Saiba como o sistema vai combater as instabilidades e lentidões da integração com a api do NF-stock:
A funcionalidade de Exportar XML possui melhoria significativa!
Agora, os XMLs podem ser exportados direto do DF-e, proporcionando mais eficiência, te livrando de problemas de instabilidade e lentidões para te oferecer uma experiência mais ágil. Após a conclusão do processo de exportação, uma notificação e o link para download estará disponível na Central de Notificações e essa melhoria também foi feita no ERP4ME Contador.
- Acesse o ERP4ME.
- Clique em Movimento.
- Clique em Vendas.
Faça a filtragem das notas que você deseja exportar.
Quando não houver notas no período, a opção Exporta XMLs ficará desabilitada.
- Clique em Exportar XML.
- Preencha as informações para a exportação compactada dos XMLs.
- Informe o modelo dos XMLs que serão exportados: Todos, Somente NF-e ou Somente NFC-e.
- Informe o período dos arquivos que serão exportados.
Clique em Exportar XMLs.
Os XMLs de notas exportados são os mesmos independentemente de qual opção de Movimento esteja (Vendas, Compras ou Devoluções).
Uma notificação te informará sobre o andamento da exportação e, ao finalizá-la, um link para download será disponibilizado. Tudo em segundo plano para você continuar utilizando outras rotinas do sistema, enquanto exporta seus XMLs. Processo similar ao de Exportação de Pessoas.
A notificação de conclusão também será enviada para a aba Informativas da Central de Notificações do ERPME.
Inutilizar Faixa
A inutilização de número de NF-e permite que o emissor comunique à SEFAZ, até o décimo dia do mês subsequente, os números de NF-e que não serão utilizados em razão de ter ocorrido uma quebra de sequência da numeração da NF-e. Esta inutilização só é possível caso a numeração ainda não tenha sido utilizada em nenhuma NF-e (autorizada, cancelada ou denegada).
Como este procedimento têm caráter de denúncia espontânea do contribuinte de irregularidades de quebra de sequência de numeração, o Fisco pode não reconhecer o pedido nos casos de dolo, fraude ou simulação apurados. No caso das NF-es canceladas, denegadas e os números inutilizados devem ser escriturados sem valores monetários, de acordo com a legislação tributária vigente.
Para inutilizar faixa, siga os passos:
- Acesse o ERP4ME.
- Clique em Movimento.
- Clique em Vendas.
Clique em Inutilizar Faixa.
- Preencha as informações para a inutilização.
- Informe o modelo NF-e ou NFC-e.
Informe a série da faixa.
Na inutilização de Faixa para NF-e ou NFC-e, serão apresentadas apenas as séries correspondentes, ou seja, as séries cadastradas para o Ambiente e tipo de documento conforme especificadas nas configurações do ERP4ME.
Informe o número inicial e final da série a ser inutilizada.
- Informe a justificativa para a inutilização.
- Clique em Enviar.
Dica:
Caso tenha inutilizado uma faixa de numeração de nota muito alta, você poderá utilizar uma menor, desde que esta realmente não tenha sido utilizada na SEFAZ.
Visualizar Informações Gerais do Movimento
- Acesse o ERP4ME.
- Clique em Movimento.
- Clique em Vendas.
- Clique em do movimento autorizado ou cancelado cujas informações deseja visualizar.
- Clique em Visualizar.
- Feche a consulta.
Duplicar Movimento
- Acesse o ERP4ME.
- Clique em Movimento.
- Clique em Vendas.
- Clique em do movimento que será duplicado.
- Clique em Duplicar.
- Informa a forma de pagamento.
- (Opcional) Altere as informações necessárias.
- Clique em Gravar e enviar.
Copiar Chave de Acesso
Utilize este recuso para copiar os 44 dígitos da chave de acesso para outra área de transferência (arquivo, e-mail...).
- Acesse o ERP4ME.
- Clique em Movimento.
- Clique em Vendas.
- Clique em do movimento autorizado ou cancelado cuja cópia da chave de acesso será feita.
- Clique em Copiar Chave de Acesso.
- Pressione Ctrl + V para colar a chave copiada na área de transferência.
Baixar XML
- Acesse o ERP4ME.
- Clique em Movimento.
- Clique em Vendas.
- Clique em do movimento autorizado cujo XML será baixado.
- Clique em Baixar XML.
Enviar por E-mail
Para enviar a nota por e-mail, siga os passos:
- Acesse o ERP4ME.
- Clique em Movimento.
- Clique em Vendas.
- Clique em do movimento autorizado cujo envio será feito.
Clique em Enviar por E-mail.
Caso as configurações de e-mail não estejam preenchidas, um aviso será exibido alertando que essas configurações não estão informadas, e dará a você a opção de configurar.
Por meio da opção Enviar por E-mail você pode reenviar por e-mail o DANFE junto com o XML de NF-e/NFC-e.- Sua empresa precisa estar vinculada no DF-e e nas Configurações de E-mail do ERP4ME a opção Envia danfe, localizada na aba E-mail precisa estar marcada para você poder utilizar esse recurso.
- Esse recurso não funciona para empresas que emitem nota pela DLL (extensão).
Informe os endereços de e-mail dos destinatários.
Agora, quando você enviar um email para uma NF-e/NFC-e ou NFS-e Autorizado e o email não estiver na lista de contatos da pessoa, você pode cadastrar o email na hora do envio! É super prático!
Funciona assim: quando você digitar o email, o sistema vai verificar se já existe na lista de contatos. Se não existir, vai aparecer uma mensagem perguntando se você quer adicionar esse e-mail ao cadastro da pessoa.- Clique em Enviar.
Consultar na SEFAZ
Para consultar a nota na SEFAZ, siga os passos:
- Acesse o ERP4ME.
- Clique em Movimento.
- Clique em Vendas.
- Clique em do movimento autorizado cuja consulta será feita.
- Clique em Consultar na SEFAZ.
Gerar DANFE
Para gerar o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE), siga os passos:
Certifique-se de que o relógio do Windows® esteja com a hora ou fuso horário correto para que a Rejeição 577 - A data do evento não pode ser menor que a data de emissão da NF-e, não ocorra.
- Acesse o ERP4ME.
- Clique em Movimento.
- Clique em Vendas.
- Clique em do movimento autorizado cujo DANFE será gerado.
Clique em Gerar DANFE.
Na geração do DANFE em modo Mobile, você pode fazer o download do arquivo ao tocar na mensagem de geração do DANFE.
Gerar Devolução
Para devolver uma venda, siga os passos:
- Acesse o ERP4ME.
- Clique em Movimento.
- Clique em Vendas.
- Clique em do movimento que será devolvido.
- Clique em Gerar Devolução.
- Clique em Gravar e enviar.
Consultar Informações da NF-e
- Acesse o ERP4ME.
- Clique em Movimento.
- Clique em Vendas.
- Clique em movimento autorizado cuja consulta será feita.
- Clique em Visualizar informações da NF-e autorizada.
- (Opcional) Clique em Gerar DANFE.
Gerar Cancelamento
Ao realizar o cancelamento de uma nota, os status dos eventos de cancelamento na tela de movimentos serão atualizados automaticamente
- Caso o cancelamento seja autorizado, o status da nota na listagem de movimentos será alterado para Cancelado.
- Caso o cancelamento seja rejeitado ou retorne erro no envio, o botão de Ações na listagem de movimentos será alterado para o alerta (!) vermelho para cancelamentos rejeitados e para o alerta (!) laranja caso tenha ococrrido algum erro no cancelamento.
Ao clicar nos botões de alerta, suas respectivas opções para cada status serã exibidas (Visualizar rejeição do cancelamento ou Gerar cancelamento).
E se a nota (NF-e e NFC-e) autorizada possuir pagamento integrado?
No ERP ME a rotina de cancelamento de nota com pagamento integrado possui proteção do sistema!
Portanto, nota Autorizada com pagamento integrado do POS com status Pago, não será possível cancelá-la diretamente. O cancelamento ocorrerá de forma automática pelo sistema quando todos os pagamentos POS estiverem com o status Estornado.
- Acesse o ERP4ME.
- Clique em Movimento.
- Clique em Vendas.
- Clique em no movimento autorizado cujo cancelamento será feito.
Clique em Gerar Cancelamento.
Dica:
No envio de eventos de cancelamento caso ocorra algum erro no envio, o ícone (!) de alerta será exibido no status do Movimento, no lugar do botão de ações e no status do cancelamento na tela de dados do cancelamento para você se atentar que os cancelamentos com este alerta não foram enviados.
Ao clicar em Gerar Cancelamento no menu de ações, antes de abrir a tela do cancelamento para edição, o sistema irá exibir o alerta com os dados do erro e ao fechar esse alerta será aberta a tela de dados do cancelamento.
- Informe a justificativa.
- Clique em Enviar.
Gerar Carta de Correção
- Acesse o ERP4ME.
- Clique em Movimento.
- Clique em Vendas.
- Clique em no movimento autorizado cujo cancelamento será feito.
Clique em Gerar Carta de Correção.
O ERP4ME possui ícone de alerta de ocorrência de erro no envio de Carta de Correção feitos através do DF-e.
O ícone de alerta (!) na cor laranja indica que você precisa se atentar as Cartas de correção que não foram enviadas. Ele será exibido na tela de movimentos ao lado do status do movimento no lugar do botão de ações e no status da Carta de correção na tela de Dados da Carta de correção, em Cartas de Correção anteriores.
Ao clicar neste ícone, você pode identificar o erro ocorrido durante o envio da Carta de correção para posteriormente realizar o reenvio do cancelamento.
Para os movimentos com o ícone de alerta (!), ao clicar em Gerar Carta de correção no menu de ações, antes de abrir a tela com os Dados da Carta de correção para edição, os dados do erro serão exibidos.- Informe o texto de correção.
- Clique em Enviar.