Utilize o recurso Devoluções para fazer os lançamentos dos movimentos de devolução no ERP4ME.


Ao acessar a tela de movimento serão exibidos todos os movimentos até a data atual, e não mais os movimentos dos últimos 7 dias. No campo Exibir localizado no canto inferior direito, você pode escolher a quantidade de movimentos exibidos, que pode ser de 10, 50 ou 100 em 100.
Se trabalha com pagamento integrado com o POS, tem informação para você aqui...   


O ERPME possui proteção com foco no status das notas, particularmente as com status 'Rejeitado'.

  • Edições ou exclusões não são possíveis quando a nota possuir pagamento integrado com o POS, onde o status esteja 'Pago'.
  • Edições, envios ou exclusões não são permitidos em uma nota quando houver múltiplos pagamentos integrados e algum esteja com o status de 'Pago', mesmo que os demais estejam com status de 'Estornado'.

    (informação) Sendo assim, o uso de todas as funcionalidades no menu de 'Ações' só é permitido quando a nota estiver com todos os pagamentos integrados com o status de 'Estornado'.

Também não é possível enviar uma nota com pagamentos integrados com POS parcialmente pagos.



Lançar Movimento

Para lançar movimentos, siga os passos:

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Movimento.
  3. Clique em Devoluções.
  4. Clique em Novo.
  5. Informe os dados do documento.

    CampoDescrição
    Natureza de operação

    Informe a Natureza de Operação do lançamento de devoluções.

    Dica! Se necessário você pode alterar o cadastro da natureza de operação ou cadastrá-la , a medida que o lançamento do movimento estiver sendo feito.

    Pessoa

    Informe a Pessoa lançamento, ou seja, o cliente para o qual a devolução será feita.

    Dica! Se necessário você pode alterar o cadastro da pessoa ou cadastrá-la , a medida que o lançamento do movimento estiver sendo feito.
    Ao realizar o lançamento de uma NF-e, caso não informe a pessoa, ao clicar em Gravar será exibida uma mensagem informando sobre a obrigatoriedade desse preenchimento. Para facilitar, o sistema direcionará seu foco para este campo. Esse comportamento visa assegurar que as informações obrigatórias das notas estejam preenchidas.

    Data de emissão

    Informe a data de emissão.

    Dica! Este campo permite que você lance movimentos com data retroativa e movimente o estoque na data selecionada.

    SérieInforme a série do movimento de compra.
    Chave de acessoInforme a sequência numérica de 44 posições, ou seja, a identidade da nota de compra.
    NúmeroInforme o número da nota.

    Dica! Os campos Série, Data emissão e Hora emissão estarão previamente preenchidos, no entanto, é possível alterá-los conforme necessidade.

  6. Clique nas abas para preencher as outras informações do lançamento.

    Para informar os itens do lançamento. siga os passos:

    1. Clique em Adicionar item.

      Observação! Ao lançar um item na devolução de venda, com CST de PIS/COFINS 50 e que esteja configurado no Cadastro de Produtos como Veículo usado, a base de cálculo do PIS/COFINS será: Base = Valor de Venda - Valor de Custo.

    2. Informe o código ou descrição do item.

      Informação! Caso faça a busca do produto por partes, o sistema irá grifar em amarelo a parte da descrição ou código que for correspondente a informação que você preencher no campo Pesquisar por descrição ou código principal.

      • Se necessário, você pode alterar  o cadastro do produto ou cadastra-lo  a medida que lançar o movimento ou localizar o produto que deseja vincular ao movimento.
        Caso utilize a opção de localização, ao clicar em você também pode consultar o código interno, o EAN e códigos personalizados e ainda continuar visualizando as outras informações da tela de seleção de produtos.
      • No canto superior direito da tela Item do Movimento você visualiza as imagens vinculadas no cadastro do produto que estiver sendo incluído no documento.



    3. (Opcional) Selecione a opção Adicionar outro.

      Dica:

      Dica! Assim a tela Item do movimento será mantida aberta para que você posso incluir mais itens.

    4. Clique em Adicionar.

    Para informar os dados da NF-e do lançamento, siga os passos:

    1. Informe a operação presencial do lançamento.
    2. (Opcional) Selecione a opção Consumidor Final.
    3. Informe o intemediador no campo Informações do Intermediador.

      Informação! Você pode cadastrá-los previamente no cadastro de Intemediadores, ou ao lançar o movimento.

      • Cadastrar
        Clique em caso precise cadastrar.

      • Alterar
        Clique rm caso precise alterar as informações do Intermediador.

      • Remover
        Clique em caso precise remover o Intermediador do movimento.



    4. Informe o CPF/CNPJ para Autorização de Download.

      Informação! No campo Autorização de Download devem ser informados os CNPJs/CPFs (separados por vírgula) que possuem autorização para realizar o download da nota após a sua emissão.

    Para informar os dados de referência do lançamento, siga os passos:

    1. Informe o Tipo de documento referenciado.
    2. Informe a chave de acesso se o tipo for NF-e, NFC-e, CT-e, Sat.

      Se o tipo for NF, siga os passos:

      1. Informe data de Emissão.
      2. Informe a Série.
      3. Informe o Numero do documento.
      4. Informe o CNPJ.
      5. Informe a UF.

      Se o tipo for Cupom Fiscal, siga os passos:

      1. Informe o Modelo do documento.
      2. Informe o número do Emissor de Cupom Fiscal (ECF).
      3. Informe o número do Contador de Ordem de Operação (COO).
      4. Clique em Adicionar.

      Se o tipo for NF de Produção, siga os passos:

      1. Informe data de Emissão.
      2. Informe a Série.
      3. Informe o Numero do documento.
      4. Informe a UF.
      5. Informe o modelo da Nota Fiscal de Serviço de Telecomunicação em Modelo 22.
      6. Informe o CPF/CNPJ.
      7. Informe a Inscrição Estadual.

        Informação! Caso não possua, selecione a a opção Isento.

      8. Clique em Adicionar.

      Se o tipo for Nota Fiscal de Venda ao Consumidor, siga os passos:

      1. Informe data de Emissão.
      2. Informe a Série.
      3. Informe o Numero do documento.
      4. Informe o CNPJ.
      5. Informe a UF.
      6. Clique em Adicionar.

    Informe os dados de endereço do lançamento.

    Para informar os dados de transporte do lançamento, siga os passos:

    1. Informe o Tipo de frete.
    2. Informe a Transportadora.
    3. Informe os dados da Placa do veículo.

      Dica! Caso tenha informado erroneamente, clique em para limpar os dados.

    4. Informe o Registro ANTT.

      Informação! O registro da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) é obrigatório pra todos que trabalham nesse ramo em território nacional, tanto transportadoras quanto caminhoneiros.

    5. Informe os dados dos volumes transportados.

      Informação! Entre esses dados estão espécie, marca, quantidades e pesos.

    Atenção! Ao incluir uma natureza de operação dos tipos: Devolução de Venda e Devolução de Compra, a aba Pagamento deixa de ser exibida.

     
    Para informar os dados de pagamento do lançamento. siga os passos:
    1. Informe a Forma de Pagamento

    2. Informa as Parcelas, se o pagamento for feito de forma parcelada.
    3. Informe a Categoria.

      Dica! Se necessário você pode alterar o cadastro da categoria ou cadastrá-la , a medida que o lançamento do movimento estiver sendo feito.

    4. Informe o Centro de Custo.

      Informação! Após preencher as informações da aba Pagamento ao gravar a notas, as informações serão salvas de forma automática.

    Informe as opções para o lançamento.

    Informação! As informações incluídas devem possuir até 5000 caracteres.


  7. Escolha a ação de sua preferência.

    Dica! Algumas dessas opções podem ser acessadas após gravar o movimento, através do ícone  do menu de contexto.

     

    • Gravar e Enviar
      Selecione esta opção para que o lançamento seja gravado e a Nota enviada para SEFAZ.

      Informação! Ao gravar e enviar uma nota sem item, o sistema exibirá uma mensagem sobre a obrigatoriedade de se informar pelo menos um. Ao clicar em OK, o foco será direcionado para o campo de itens. Esse comportamento visa garantir mais segurança no lançamentos das suas notas.

       

    • Gravar
      Selecione esta opção para que o lançamento seja apenas gravado.

      Informação! Ao inserir itens na nota, caso algum deles não tenha Código ou Descrição, Valor Unitário ou Unidade de Medida, ao clicar em Gravar será exibida uma mensagem informando que esses campos estão em branco e o sistema ira marcá-los. Esse comportamento visa assegurar que as informações obrigatórias das notas estejam preenchidas.

    • Cancelar
      Selecione esta opção para cancelar o lançamento do movimento.




Filtrar Movimentos

Para consultar os movimentos por meio de filtragem, siga os passos:

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Movimento.
  3. Clique em Devoluções.
  4. Informe o período de filtragem.
  5. Clique em Filtrar.
  6. (Opcional) Clique em  Utilize as opções adicionais de filtragem.

    • Hoje

      Selecione esta opção para filtrar os movimentos na data atual.

    • Todos até hoje

      Selecione esta opção para filtrar todos movimentos até a data atual.

    • Filtro Avançado

      1. Clique em Filtro Avançado.
      2. Preencha as informações de filtragem da tela Filtro avançado de movimento.

        Informação! Além dos dados básicos como período, pessoa, chave de acesso, entre outros, os movimentos emitidos em contingência offline também podem ser filtrados.

      3. Clique em Filtrar.
      4. (Opcional) Clique em Restaurar filtro para determinar uma nova filtragem.
      5. Feche a tela Filtro para consulta.


Alterar Movimento

Para alterar o movimento, siga os passos:

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Movimento.
  3. Clique em Devoluções.
  4. Clique em  do movimento que será alterado.
  5. Selecione a opção Editar.

  6. Altere as informações necessárias.

    Informação! Caso troque ou inclua um endereço no movimento em que a pessoa vinculada não possua endereço principal no cadastro, esse novo endereço informado pode ser cadastrado diretamente pelo movimento, basta confirmar a inclusão no Cadastro de Pessoa.

    Para consultar a Listagem de Pendências do movimento caso este possua, clique em O movimento possui pendências, clique aqui para visualizar.

    Veja como...    

     

  7. Clique em Gravar.

 

Duplicar Movimento

Para duplicar o movimento, siga os passos:

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Movimento.
  3. Clique em Devoluções.
  4. Clique em  do movimento que será duplicado.
  5. Selecione a opção Duplicar.
  6. (Opcional) Altere as informações do movimento duplicado.
  7. Clique em Gravar.


Imprimir DAV

Para fazer a impressão do Documento Auxiliar de Venda (DAV) de um movimento, siga os passos:

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Movimento.
  3. Clique em Devoluções.
  4. Clique em  do movimento que será duplicado.
  5. Selecione a opção Imprimir DAV para visualizar a prévia da impressão do documento.
  6. No canto superior direito da tela, clique em Imprimir.

    Dica! A impressão ocorrerá conforme tamanho do papel informado na aba DAV das Configurações do ERP4ME.

Excluir Movimento

Para excluir o movimento, siga os passos:

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Movimento.
  3. Clique em Devoluções.
  4. Clique em  do movimento que será excluído.
  5. Selecione a opção Excluir.

  6. Confirme a exclusão.

Exportar XML

Para exportar os xmls das notas, siga os passos:

Saiba como o sistema vai combater as instabilidades e lentidões da integração com a api do NF-stock:   

A funcionalidade de Exportar XML possui melhoria significativa!
Agora, os XMLs podem ser exportados direto do DF-e, proporcionando mais eficiência, te livrando de problemas de instabilidade e lentidões para te oferecer uma experiência mais ágil. Após a conclusão do processo de exportação, uma notificação e o link para download estará disponível na Central de Notificações e essa melhoria também foi feita no ERP4ME Contador.


  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Movimento.
  3. Clique em Devoluções.
  4. Faça a filtragem das notas que você deseja exportar.

    Informação! Quando não houver notas no período, a opção Exporta XMLs ficará desabilitada.

  5. Clique em Exportar XML.
  6. Preencha as informações para a exportação compactada dos XMLs.

    1. Informe o modelo dos XMLs que serão exportados: TodosSomente NF-e ou Somente NFC-e.
    2. Informe o período dos arquivos que serão exportados.

  7. Clique em Exportar XMLs.

    Os XMLs de notas exportados são os mesmos independentemente de qual opção de Movimento esteja (Devoluções, Compras ou Devoluções).

    Uma notificação te informará sobre o andamento da exportação e, ao finalizá-la, um link para download será disponibilizado. Tudo em segundo plano para você continuar utilizando outras rotinas do sistema, enquanto exporta seus XMLs. Processo similar ao de Exportação de Pessoas.

    A notificação de conclusão também será enviada para a aba Informativas da Central de Notificações do ERPME.



Inutilizar Faixa

A inutilização de número de NF-e permite que o emissor comunique à SEFAZ, até o décimo dia do mês subsequente, os números de NF-e que não serão utilizados em razão de ter ocorrido uma quebra de sequência da numeração da NF-e. Esta inutilização só é possível caso a numeração ainda não tenha sido utilizada em nenhuma NF-e (autorizada, cancelada ou denegada).

Informação! Como este procedimento tem caráter de denúncia espontânea do contribuinte de irregularidades de quebra de sequência de numeração, o fisco pode não reconhecer o pedido nos casos de dolo, fraude ou simulação apurados. No caso das NF-es canceladas, denegadas e os números inutilizados devem ser escriturados, sem valores monetários, de acordo com a legislação tributária vigente.


Para inutilizar faixa, siga os passos:

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Movimento. 
  3. Clique em Devoluções.
  4. Clique em Inutilizar Faixa.

    Por meio da opção Inutilizar Faixa da tela de Movimentos será sinalizado quando alguma inutilização de faixa enviada estiver com erro ou rejeitada.
    Um contabilizador em cima da opção informará a quantidade de inutilizações com status Rejeitado e/ou Não enviada existentes com menos de 30 dias de emissão.


  5. Preencha as informações da faixa a ser inutilizada.

    1. Informe o modelo NF-e ou NFC-e.
    2. Informe a série da faixa.

      Aviso! Na inutilização de Faixa para NF-e ou NFC-e, serão apresentadas apenas as séries correspondentes, ou seja, as séries cadastradas para o Ambiente e tipo de documento conforme especificadas nas configurações do ERP4ME.

    3. Informe o número inicial e final da série a ser inutilizada.

    4. Informe a justificativa para a inutilização.

  6. Clique em Enviar.

Dica! Caso tenha inutilizado uma faixa de numeração de nota muito alta, você poderá utilizar uma menor, desde que esta realmente não tenha sido utilizada na SEFAZ.

Enviar por E-mail

Para enviar a nota por e-mail, siga os passos:

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Movimento.
  3. Clique em Devoluções.
  4. Clique em  do movimento autorizado cujo envio será feito.
  5. Clique em Enviar por E-mail.

    Dica! Caso as configurações de e-mail não estejam preenchidas, um aviso será exibido alertando que essas configurações não estão informadas, e dará a você a opção de configurar.
    Por meio da opção Enviar por E-mail você pode reenviar por e-mail o DANFE junto com o XML de NF-e/NFC-e.

    • Sua empresa precisa estar vinculada no DF-e e nas Configurações de E-mail do ERP4ME a opção Envia danfe, localizada na aba E-mail precisa estar marcada para você poder utilizar esse recurso.
    • Esse recurso não funciona para empresas que emitem nota pela DLL (extensão).
  6. Informe o endereço de e-mail.

  7. Clique em Enviar.


Pré-visualizador DANFE

Caso o movimento de Devolução esteja sem o documento de referência, ao realizar a Pré Visualização do DANFE, o sistema o direciona para a aba de Referência, o que permite o preenchimento da informação necessária de forma rápida e eficiente.

Ao pré-visualizar um documento com um campo de Alíquota Interestadual inválido no Cálculo do ICMS, você será informado que o campo possui uma alíquota inválida.

No ERP4ME, são aquelas alíquotas diferentes de 4, 7 e 12, bem como quando o campo estiver vazio.  


  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Movimento.
  3. Clique em Devoluções.
  4. Clique em  do movimento cujo DANFE deseja visualizar.
  5. Clique em Pré-visualizar DANFE.

    1. Se o movimento de Devolução não possui o documento de Referência, informe o Tipo de Documento Referenciado.

      • Se tratando de NF-e, NFC-e, CT-e, Sat, informe a Chave de Acesso e clique em Adicionar.
      • Se tratando de NF ou Cupom Fiscal, preencha as informações correspondentes e clique em Adicionar.

    2. Clique em Gravar e Pré-visualizar DANFE.