Utilize este recurso para fazer lançamentos de movimentos de compras no ERP4ME.


Ao acessar a tela de movimento serão exibidos todos os movimentos até a data atual, e não mais os movimentos dos últimos 7 dias. No campo Exibir localizado no canto inferior direito, você pode escolher a quantidade de movimentos exibidos, que pode ser de 10, 50 ou 100 em 100.
Se trabalha com pagamento integrado com o POS, tem informação para você aqui...   


O  ERP ME  possui proteção com foco no status das notas, particularmente as com status 'Rejeitado'.

  • Edições ou exclusões não são possíveis quando a nota possuir pagamento integrado com o POS, onde o status esteja 'Pago'.
  • Edições, envios ou exclusões não são permitidos em uma nota quando houver múltiplos pagamentos integrados e algum esteja com o status de 'Pago', mesmo que os demais estejam com status de 'Estornado'.

    (informação)  Sendo assim, o uso de todas as funcionalidades no menu de 'Ações' só é permitido quando a nota estiver com todos os pagamentos integrados com o status de 'Estornado'.

Também não é possível enviar uma nota com pagamentos integrados com  POS  parcialmente pagos.



Lançar Movimento de Compra / Emissão de NFe

Para lançar movimentos, siga os passos:

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Movimento.
  3. Clique em Compras.
  4. Clique em Novo.
  5. Selecione a opção Emissão de NFe.
  6. Preencha as informações do documento.

    CampoDescrição
    Natureza de operação

    Informe a Natureza de Operação do lançamento de venda.

    Se necessário, você pode alterar   o cadastro d a natureza de operação  ou cadastrá-la  a medida que o lançamento do movimento estiver sendo feito.

    Pessoa

    Informe a Pessoa do lançamento de venda.

    Se necessário, você pode alterar   o cadastro da pessoa ou cadastrá-la  a medida que o lançamento do movimento estiver sendo feito.
    Ao realizar o lançamento de uma NF-e, caso não insira a pessoa, ao clicar em Gravar será exibida uma mensagem informando sobre a obrigatoriedade desse preenchimento. Para facilitar, o sistema direcionará seu foco para este campo. Esse comportamento visa assegurar que as informações obrigatórias das notas estejam preenchidas.

    Data emissão

    Informe a data de emissão.

    Dica:

    Este campo permite que você lance movimentos com data retroativa e movimente o estoque na data selecionada.

    Dica! Embora os campos Série, Data emissão e Hora emissão tenham seus preenchimentos sugeridos automaticamente pelo sistema, você pode alterá-lo, se necessário.

  7. Clique nas abas para informar os outros dados do lançamento.

    Para informar os itens do lançamento, siga os passos:

    1. Clique em Adicionar item.
    2. Informe o código ou descrição do item.

      Caso faça a busca do produto por partes, o sistema irá grifar em amarelo a parte da descrição ou código que for correspondente a informação que você preencher no campo Pesquisar por descrição ou código principal.
      Desta forma você pode localizar o produto desejado por parte da descrição ou código.
      Caso utilize a opção de localização, ao clicar em você também pode consultar o código interno, o EAN e códigos personalizados e ainda continuar visualizando as outras informações da tela de seleção de produtos.
      No canto superior direito da tela Item do Movimento você visualizará as imagens vinculadas no cadastro do produto que estiver sendo incluído no documento.

      Utilize este recurso para cadastrar o produto ou serviço que deseja incluir no movimento.

      1. Clique em .
      2. Escolha o que deseja cadastrar: Criar novo produto ou Criar novo serviço.

        Desta forma forma você tem atalhos de acesso para cadastrar o produto ou serviço que deseja incluir no movimento.

      3. Preenchas as informações do cadastro.
      4. Clique em Gravar.

      Utilize este recurso para localizar o produto ou serviço que deseja incluir no movimento.

      1. Clique em .
      2. Selecione o produto ou serviço que deseja incluir no movimento.

      Utilize este recurso para alterar o produto ou serviço que incluiu no movimento.

      1. Clique em  para alterar o cadastro incluso no movimento.
      2. Altere as informações necessárias.

      3. Clique em Gravar.


    3. Informe a Quantidade.

    4. (Opcional) Informe o percentual ou valor de desconto.
    5. Clique nas abas da tela Item do movimento para informar os outros dados.

      Para informar os dados de impostos, siga os passos:

      1. Informe o Cálculo de ICMS.

        Dica:

        Caso no momento do lançamento de uma nota não exista cálculo de ICMS para a UF, o sistema exibirá uma mensagem informando sobre a falta dele. Ao optar por informar, o sistema abrirá a tela para inserir a informação do cálculo. Após gravar o cálculo, você retornará para o lançamento da nota.
        Se necessário, você pode alterar  o cadastro do cálculos de ICMS ou cadastrá-lo  a medida que lançar o movimento.

      2. Informe os CSTs e alíquotas necessárias.

        Caso o produto já possua esses dados definidos no cadastro, eles serão carregados para o movimento assim que o item for selecionado.

        Para operações que não sejam para consumidor final, será informado o CST 60 ou CSOSN 500 e preenchidos os campos (Tags) vBCSTRet, pST, vICMSSubstituto e vICMSSTRet para que a nota não seja rejeitada com o código 938.

        • Cálculo de ICMS
        • CSOSN
        • CST PIS
        • CST COFINS
        • CST IPI
        • Alíquotas ou Valores de Crédito
        • Alíquotas ou Valores PIS e COFINS

          O cálculo das bases de PIS/COFINS sempre será abatido dos valores de descontos (global e por item) nos movimentos.

        • Dados de Desoneração

          A obrigatoriedade do valor desonerado e o Motivo da desoneração dependerão de cada UF.
          Para auxiliá-lo na compreensão e correção de possíveis rejeições no uso do sistema, a Assistente Virtual Alterdata (AVA) apresentará dicas para os novos códigos de rejeição referentes à desoneração: 928, 930, 931 e 934.

        • Benefício Fiscal

          O Benefício Fiscal é um regime especial de tributação que envolve uma vantagem fiscal perante o regime normal, assumindo-se como uma forma de isenção, redução de taxas, deduções à matéria coletável, amortizações e/ou outras medidas fiscais dessa natureza.
          O Código de Benefício Fiscal é uma sequência de números e letras, iniciados pela sigla da UF em questão, cujo objetivo é identificar em qual grupo de Benefício Fiscal aquele item/produto se enquadra. Cada UF (Estado) é responsável pela criação de tal código e ele precisa ter 8 ou 10 caracteres.

      Informe as observações adicionais do produto incluído no movimento.

      Esta observação deve possuir no máximo 500 caracteres.

      Informe as observações adicionais do produto incluído no movimento.

      1. Informe o número do pedido.

      2. Informe a número do item do pedido.

    6. (Opcional) Selecione a opção Adicionar outro.

      Dica:

      Assim a tela Item do movimento será mantida aberta para que você posso incluir mais itens.

    7. Clique em Adicionar.
    1. Selecione o Indicador de Presença.
    2. (Opcional) Selecione a opção Consumidor Final.
    3. Informe o intemediador no campo Informações do Intermediador.

      Você pode cadastrá-los previamente no cadastro de Intemediadores, ou ao lançar o movimento.

      • Cadastrar: Clique em caso precise cadastrar.

      • Alterar: Clique em caso precise alterar as informações do Intermediador.

      • Remover: Clique em caso precise remover o Intermediador do movimento.

    4. (Opcional) Informe os CNPJs/CPFs para Autorização de Download.

      No campo Autorização de Download informar os CNPJs/CPFs (separados por vírgula) que possuem autorização para realizar o download da nota após a sua emissão.

    Esta aba é utiliza quando, por exemplo, um cliente devolve uma máquina de lavar que comprou após perceber que o produto está com defeito. Diante disso, ao lançar a nota de devolução, você deverá referenciar aquela primeira nota de compra da máquina de lavar que enviou ao seu cliente.

    1. Selecione o Tipo de Documento Referenciado.
    2. Informe a Chave de Acesso.

    Nesta aba, preencha os campos com as informações sobre o endereço da nota.

    As informações contidas nesta aba já são preenchidas automaticamente de acordo com o cadastro do cliente, mas podem ser editadas.

    Preencha os campos desta aba com as informações sobre o transporte utilizado e os produtos que serão transportados.

    Assim, serão definidos o responsável pelo valor de frete, veículo que realizará o transporte dos itens, volumes que serão transportados, entre outros.

    1. Selecione a Forma de Pagamento.

      Os campos Parcelas e Valor são preenchidos automaticamente de acordo com o cadastro da forma de pagamento e com o valor do documento, respectivamente, mas permitem a edição, se necessário.

      Ao adicionar uma forma de pagamento configurada para baixar o lançamento, a conta que foi escolhida, será exibida após a forma de pagamento ser adicionada ao documento.
      Isso facilitara você saber qual conta foi selecionada na criação do documento.

    2. Informe as Parcelas.

    3. Informe o Valor das parcelas.

    4. Selecione a Categoria.

    5. Selecione o Centro de Custo.

      A Categoria e o Centro de Custo serão integrados com o Financeiro.
      Após preencher as informações da aba Pagamento ao gravar a notas, as informações serão salvas de forma automática.

    Informe alguma observação sobre a nota, caso julgue necessário.

    A mensagem padrão para empresas do Simples Nacional estará informada para que seja impressa no documento emitido.
    Na geração do XML das NF-es e NFC-es uma validação do sistema verificará a existência ou não produtos do tipo combustível (GLP) com o CST de ICMS 61. Quando isso ocorrer, nas informações complementares do XML / DANFE será gerada a informação padrão conforme Nota Técnica 2023.001: "ICMS monofásico sobre combustíveis cobrado anteriormente conforme Convênio ICMS 199/2022".

  8. Escolha a ação de sua preferência. 

    Dica! Algumas dessas opções podem ser acessadas após gravar o movimento, através do ícone do menu de contexto.

    Caso o movimento não tenha forma de pagamento, ao Pré-visualizar o DANFE, o sistema o redireciona para aba Pagamento, onde você pode preencher a informação necessária. 

    Selecione esta opção para que o lançamento seja gravado e a Nota enviada para SEFAZ.

    Informação! Ao gravar e enviar uma nota sem item, o sistema exibirá uma mensagem sobre a obrigatoriedade de informar pelo menos um item. Ao clicar em OK, o foco será direcionado para o campo de itens. Esse comportamento visa garantir mais segurança no lançamentos das suas notas.

    Selecione esta opção para que o lançamento seja apenas gravado.

    Informação! Ao informar itens na nota, caso algum deles não tenha Código ou Descrição, Valor Unitário ou Unidade de Medida, ao clicar em Gravar será exibida uma mensagem informando que esses campos estão em branco e o sistema marcará os campos. Este comportamento visa assegurar que as informações obrigatórias das notas estejam preenchidas.

    Selecione esta opção para cancelar o lançamento do movimento.


Lançar Movimento de Compra / Movimento Interno

Para lançar movimentos, siga os passos:

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Movimento.
  3. Clique em Compras.
  4. Clique em Novo.
  5. Selecione a opção  Movimento Interno .
  6. Preencha as informações do documento.

    CampoDescrição
    Natureza de operação

    Informe informe a Natureza de Operação do lançamento de compra.

    Informação! Se necessário você pode alterar o cadastro da natureza de operação ou cadastrá-la , a medida que o lançamento do movimento estiver sendo feito.

    Pessoa

    Informe a Pessoa do lançamento de compra.

    Informação! Se necessário você pode alterar o cadastro da pessoa ou cadastrá-la , a medida que o lançamento do movimento estiver sendo feito.
    Ao realizar o lançamento de uma NF-e, caso não informe a pessoa, ao clicar em  Gravar  será exibida uma mensagem sobre a obrigatoriedade desse preenchimento. Para facilitar, o sistema direcionará seu foco para este campo. Esse comportamento visa assegurar que as informações obrigatórias das notas estejam preenchidas.

    Data de emissão

    Informe a data de emissão.

    Dica! Este campo permite que você lance movimentos com data retroativa e movimente o estoque na data selecionada.

    SérieInforme a série do movimento de compra.
    Chave de acessoInforme a sequência numérica de 44 posições, ou seja, a identidade da nota de compra.
    NúmeroInforme o número da nota.

    Dica! Embora os campos Data emissão e Hora emissão tenham seus preenchimento sugerido automaticamente pelo sistema, você pode alterá-lo se necessário.

     

  7. Clique nas abas para informar os outras informações do lançamento.

    Para informar os itens do lançamento. siga os passos:

    1. Clique em Adicionar item.
    2. Informe o código ou descrição do item.

      Caso faça a busca do produto por partes , o sistema irá grifar em amarelo a parte da descrição ou código que for correspondente a informação que você preencher no campo Pesquisar por descrição ou código principal.
      Se necessário, você pode alterar   o cadastro do produto ou cadastrá-lo  a medida que lançar o movimento ou localizar o produto que deseja vincular ao movimento.
      Caso utilize a opção de localização, ao clicar em você também pode consultar o código interno, o EAN e códigos personalizados e ainda continuar visualizando as outras informações da tela de seleção de produtos.

      No canto superior direito da tela Item do Movimento você visualizará as imagens vinculadas no cadastro do produto que estiver sendo incluído no documento.

    3. (Opcional) Selecione a opção Adicionar outro.

      Dica:

      Assim a tela Item do movimento será mantida aberta para que você posso incluir mais itens.

    4. Clique em Adicionar.

    Para informar os dados de transporte do lançamento, siga os passos:

    1. Informe o Tipo de frete.
    2. Informe a Transportadora.
    3. Informe os dados da Placa do veículo.

      Informação! Caso tenha informado erroneamente, clique em para limpar os dados.

    4. Informe o Registro ANTT.

      Informação! O registro da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) é obrigatório pra todos que trabalham nesse ramo em território nacional, tanto transportadoras quanto caminhoneiros.

    Para informar os dados de pagamento do lançamento. siga os passos:

    1. Informe a Forma de Pagamento.

      Informação! Para que você saiba qual conta foi selecionada na criação do documento, ao adicionar uma Forma de Pagamento configurada para baixar o lançamento automaticamente , a conta escolhida será exibida após a forma de pagamento ser adicionada ao documento.

    2. Informa as Parcelas, se o pagamento for feito de forma parcelada.
    3. Informe a Categoria.

      Informação! Se necessário você pode alterar o cadastro da categoria ou cadastrá-la , a medida que o lançamento do movimento estiver sendo feito.

    4. Informe o Centro de Custo.

      Informação! Após preencher as informações da aba Pagamento ao gravar a notas, as informações serão salvas de forma automática.

  8. Clique em Gravar.

    Informação! Ao inserir itens na nota, caso algum deles não tenha Código ou Descrição , Valor Unitário ou Unidade de Medida , ao clicar em Gravar será exibida uma mensagem informando que esses campos estão em branco e o sistema ira marcá-los. Esse comportamento visa assegurar que as informações obrigatórias das notas estejam preenchidas.
    Ao gravar e enviar
    uma nota sem item, o sistema exibirá uma mensagem sobre a obrigatoriedade de informar pelo menos um item. Ao clicar em OK, o foco será direcionado para o campo de itens. Esse comportamento visa garantir mais segurança no lançamentos das suas notas.


Importar XML

Para importar XMLs, siga os passos:

Informação! Na importação de XML, o sistema indicará os itens que estiverem com o NCM descontinuado, ou inválido na SEFAZ.
Esse comportamento do sistema agiliza os ajustes necessários na hora da importação de suas notas.

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Movimento.
  3. Clique em Compras.
  4. Clique em Importar XML.

    Dica! Este recuso contempla somente importação de XML que contenha apenas produtos. Caso seja selecionado um XML com produtos e serviços, uma mensagem de validação será exibida.
    Serão permitidas importações de XML emitido para CNPJ diferente do cadastrado na base, exibindo só uma mensagem de aviso e confirmação.
    Apenas XMLs do tipo distribuição poderão ser importados, tanto os emitidos em ambiente normal como aqueles em contingência.

  5. Siga as etapas da importação.

    Dica: consulte o tour do módulo de Importação de nota e simplifique o processo de auto-implantação no sistema ERP4Me

    Veja o Tour de Importação de XML...  


    Você pode acessá-lo quando quiser pelo menu Ferramentas de ajuda. Para mais detalhes sobre ele, conslute o tópico Visão Geral.

    Você utiliza o mouse para avançar ou retornar do fluxo?   

    Costuma utilizar o botão direito do mouse para avanço ou retorno no fluxo de importação?
    Ao fazer importação de XML e clicar em "Anterior" utilizando o botão direito do mouse, você não sairá automaticamente da tela de importação. Neste caso, uma mensagem será exibida para você confirmar ou não sair da página.
    Isso evita saídas acidentais e garante que você confirme ou não suas ações!

    Importar XML

    1. Escolha como informar o arquivo que será importado.

      • Arrastar Arquivo

        1. Abra o diretório onde o arquivo se encontra.
        2. Selecione o arquivo mantendo o botão do mouse pressionado.
        3. Arraste-o para a área Solte o arquivo XML aqui.

      • Selecionar Arquivo

        1. Clique na área Solte o arquivo XML aqui.
        2. Localize o diretório onde a arquivo se encontra.
        3. Selecione o arquivo.
        4. Clique em Abrir.

      Caso o arquivo seja inválido, clique em Remover.

    2. Clique em Avançar .
    Configurar Importação

    1. Configure a importação.

      As informações importadas do XML serão apresentadas como Sugestão de Cadastro.

      Saiba mais sobre a etapa de configuração da importação...  

      Nesta etapa de configuração da Importação de XML, o sistema criará e vinculará a natureza de operação de Compra (via Importação XML) com as informações necessárias para importação da nota.

      • Você pode alterar esta operação criada pelo sistema ou criar uma nova conforme desejar.
      • As informações do emitente da nota serão importadas do XML. 

        Caso o cadastro já exista no sistema, através do CPF/CNPJ será feito o vínculo e levado este para o campo Pessoa da importação.
        Caso o CPF/CNPJ do emitente da nota não esteja cadastrado no sistema, este será exibido na tela de importação como pessoa tipo fornecedor, possibilitando apenas avançar e, assim, criar o cadastro com as informações importadas.

      • As informações da transportadora/frete serão importadas.
        Você pode alterar as informações importadas ou lança-las manualmente, caso não tenham sido informadas no XML.

      • O valor total da nota será importado para o pagamento da importação.
        Você pode incluir a forma de pagamento, parcelas, categoria de despesa e centro de custo.
        Adicionando este lançamento, ao concluir a importação ele será criado no Financeiro.
        Caso a pessoa (Fornecedor) constante na importação tenha categoria e centro de custo padrão informados em seu cadastro, estes serão levados para os campos da aba Pagamento.

        Sim você pode!
        Caso o fornecedor já cadastrado, mas com um endereço principal diferente do xml, uma mensagem o questionará se deseja manter o endereço do cadastro ou atualizar pelo que consta no xml. Se o fornecedor não estiver cadastrado, o cadastro automático com o endereço do xml continua sendo realizando, e na importação do xml você pode editar esse endereço.

      Transporte  

      Na aba Transporte serão informados:

      1. O Tipo de Frete, ou seja, sob quem estará responsabilidade do frete ou se não haverá.
      2. A Transportadora que fará o transporte.
      3. Os dados do veículo (Placa, UF e o Registro na Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT).
      Pagamento   

      Na aba Pagamento serão informados:

      1. Informe a Forma de pagamento utilizada. 
      2. Preencha quantidade de Parcelas e Valor (R$).
      3. Informe a Categoria e o Centro de Custo.

        Caso não possua o Categoria em questão, clique em para cadastrá-la. Isso mesmo, você cria uma Categoria durante o processo de importação do XML.

    2. Clique em Avançar.


    Configurar Itens

    Nesta etapa de configuração dos itens você determina as informações dos produtos que serão importadas do arquivo XML.

    Na importação de XML o número do item estará disponível na etapa de configuração de itens, de acordo com o XML. Isso facilita a localização dentro do módulo.

    Quando o item estiver com um NCM inválido, desabilitado na SEFAZ ou algum EAN já utilizado em outro item, um informativo é exibido indicando o campo que precisa ser ajustado.
    Produtos já cadastrados no ERP4ME serão atualizados apenas se possuirem alteração. Para os novo cadastros serão sugeridos os dados cadastrais do XML. Esses dados podem ser comparados na etapa 3 de configuração dos itens nos quadro Produtos da NF-e Importada e Produtos no ERP4ME.


    1. Configure os itens importados nas abas:

      Expando  

      Na aba Sugestão de Cadastro serão apresentadas as informações dos itens presentes no xml.
      (informação)  As informações sugeridas no arquivo xml ou as que forem informadas ou alteradas manualmente serão gravadas no cadastro do item.

      1. Preencha as informações do produto.

        Dica:

        Se necessário você pode clicar em para cadastrar o Grupo ou Características do produto, sem precisar cancelar o processo de importação do XML.

      2. (Opcional) Clique em Localizar outro produto, caso queira importar outro item.

        Dica:

        Você pode localizar o produto na tela de filtragem pela descrição ou pelo código principal.

      Expando  

      Na aba Dados Fiscais serão apresentadas as informações relacionadas aos tributos dos itens presentes no xml.

      1. Preencha as informações do produto.

        Caso não possua o Cálculo de ICMS  em questão, clique em para cadastrá-lo. Isso mesmo, você cria um Cáculo de ICMS durante o processo de importação do XML.

      2. (Opcional) Clique em Localizar outro produto, caso queira importar outro item.

    2. Clique em  Avançar.



  6. Clique em  Concluir.


Filtrar Movimentos

Para consultar os movimentos por meio de filtragem, siga os passos:

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Movimento.
  3. Clique em Compras.
  4. Informe o período de filtragem.
  5. Clique em Filtrar .
  6. (Opcional) Clique em  Utilize as opções adicionais de filtragem.

    • Hoje

      Selecione esta opção para filtrar os movimentos na data atual.

    • Todos até hoje

      Selecione esta opção para filtrar todos movimentos até a data atual.

    • Filtro Avançado

      1. Clique em Filtro Avançado.
      2. Preencha as informações de filtragem da tela Filtro avançado de movimento.

        Além dos dados básicos como período, pessoa, chave de acesso, entre outros, os movimentos emitidos em contingência offline também podem ser filtrados.

      3. Clique em Filtrar.
      4. (Opcional) Clique em Restaurar filtro para determinar uma nova filtragem.
      5. Feche a tela Filtro para consulta.


Emitir NF-e de Compra

Para emitir NF-e de compra, siga os passos:

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Movimento.
  3. Clique em Compras.
  4. Clique em Novo (Emissão Própria).


    Para informar os itens do lançamento, siga os passos:

    1. Clique em Adicionar item.
    2. Informe o código ou descrição do item.

      Informação! Se necessário, você pode alterar o cadastro do produto ou cadastrá-lo a medida que o lançamento do movimento estiver sendo feito.

    3. (Opcional) Selecione a opção Adicionar outro.

      Dica! Assim, a tela Item do movimento será mantida aberta para que você possa incluir mais itens.

    4. Clique em Adicionar.

    Para informar os dados de transporte do lançamento. siga os passos:

    1. Informe o Tipo de frete.
    2. Informe a Transportadora.
    3. Informe os dados da Placa do veículo.

      Informação! Caso tenha informado erroneamente, clique em para limpar os dados.

    4. Informe o Registro ANTT.

      Informação! O registro da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) é obrigatório pra todos que trabalham nesse ramo em território nacional, tanto transportadoras quanto caminhoneiros.

    Para informar os dados de pagamento do lançamento. siga os passos:

    1. Informe a Forma de Pagamento
    2. Informa as Parcelas, se o pagamento for feito de forma parcelada.
    3. Informe a Categoria.

      Informação! Se necessário você pode alterar o cadastro da categoria ou cadastrá-la , a medida que o lançamento do movimento estiver sendo feito.

    4. Informe o Centro de Custo.
    5. Clique em Adicionar.

    Informe alguma observação sobre a nota, caso julgue necessário.

    Informação! A mensagem padrão para empresas do Simples Nacional estará informada para que seja impressa no documento emitido.

  5. Clique em Gravar .
  6. Selecione a ação de sua preferência. 

    Dica! Algumas dessas opções podem ser acessadas após gravar o movimento, através do ícone   do menu de contexto.

    • Gravar e Enviar
      Selecione esta opção para que o lançamento seja gravado e a Nota enviada para SEFAZ.

    • Gravar
      Selecione esta opção para que o lançamento seja apenas gravado.

    • Cancelar
      Selecione esta opção para cancelar o lançamento do movimento.


Gerar Devolução

Para criar um movimento de Devolução de Compra a partir de um movimento de Compra, siga os passos:

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Movimento.
  3. Clique em Compras.
  4. Clique em  do movimento cuja devolução será gerada.
  5. Clique em Gerar Devolução.

    Informação! Os itens respeitarão os  Dados Fiscais  no  Cadastro de Produtos  e os CFOPs na Natureza de Operação criada para Devolução de Compra.

  6. (Opcional) Inclua ou altere as informações necessárias.
  7. Clique em Gravar.


Alterar Movimento

Para alterar o movimento, siga os passos:

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Movimento.
  3. Clique em Movimentos
  4. Clique em Compras.
  5. Clique em  do movimento que será alterado.
  6. Selecione a opção Editar.

  7. Altere os dados.

    Informação! Caso troque ou inclua um endereço no movimento em que a pessoa vinculada não possua endereço principal no cadastro, esse novo endereço informado pode ser cadastrado diretamente pelo movimento, basta confirmar a inclusão no Cadastro de Pessoa.

    Para consultar a Listagem de Pendências do movimento caso este possua, clique em O movimento possui pendências, clique aqui para visualizar.

    Veja como...    

  8.  Clique em Gravar .

Duplicar Movimento

Para duplicar o movimento, siga os passos:

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Movimento.
  3. Clique em Movimentos
  4. Clique em Compras.
  5. Clique em  do movimento que será duplicado.
  6. Selecione a opção Duplicar.
  7. (Opcional) Altere as informações do movimento duplicado.
  8. Clique em Gravar .


Excluir Movimento

Para excluir o movimento, siga os passos:

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Movimento.
  3. Clique em Movimentos
  4. Clique em Compras.
  5. Clique em  do movimento que será excluído.
  6. Selecione a opção Excluir.

  7. Confirme a exclusão.

Exportar XML

Para exportar os xmls das notas, siga os passos:

Saiba como o sistema vai combater as instabilidades e lentidões da integração com a api do NF-stock:   

A funcionalidade de Exportar XML possui melhoria significativa!
Agora, os XMLs podem ser exportados direto do DF-e, proporcionando mais eficiência, te livrando de problemas de instabilidade e lentidões para te oferecer uma experiência mais ágil. Após a conclusão do processo de exportação, uma notificação e o link para download estará disponível na Central de Notificações e essa melhoria também foi feita no ERP4ME Contador.


  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Movimento.
  3. Clique em Compr as.
  4. Faça a filtragem das notas que você deseja exportar.

    Informação! Quando não houver notas no período, a opção Exporta XMLs ficará desabilitada.

  5. Clique em Exportar XML.
  6. Preencha as informações para a exportação compactada dos XMLs.

    1. Informe o modelo dos XMLs que serão exportados: TodosSomente  NF-e ou Somente  NFC-e.
    2. Informe o período dos arquivos que serão exportados.

  7. Clique em Exportar XMLs.

    Os XMLs de notas exportados são os mesmos independentemente de qual opção de Movimento esteja (Compras, Compras ou Devoluções).

    Uma notificação te informará sobre o andamento da exportação e, ao finalizá-la, um link para download será disponibilizado. Tudo em segundo plano para você continuar utilizando outras rotinas do sistema, enquanto exporta seus XMLs. Processo similar ao de Exportação de Pessoas.

    A notificação de conclusão também será enviada para a aba Informativas da Central de Notificações do ERPME.



Inutilizar Faixa

A inutilização de número de NF-e permite que o emissor comunique à SEFAZ, até o décimo dia do mês subsequente, os números de NF-e que não serão utilizados em razão de ter ocorrido uma quebra de sequência da numeração da NF-e. Esta inutilização só é possível caso a numeração ainda não tenha sido utilizada em nenhuma NF-e (autorizada, cancelada ou denegada).

Informação! Como este procedimento tem caráter de denúncia espontânea do contribuinte de irregularidades de quebra de sequência de numeração, o fisco pode não reconhecer o pedido nos casos de dolo, fraude ou simulação apurados. No caso das NF-es canceladas, denegadas e os números inutilizados devem ser escriturados sem valores monetários, de acordo com a legislação tributária vigente.


Para inutilizar faixa, siga os passos:

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Movimento.
  3. Clique em Movimentos
  4. Clique em Compra s.
  5. Clique em Inutilizar Faixa.

    Por meio da opção Inutilizar Faixa da tela de Movimentos será sinalizado quando alguma inutilização de faixa enviada estiver com erro ou rejeitada.
    Um contabilizador em cima da opção informará a quantidade de inutilizações com status Rejeitado e/ou Não enviada existentes com menos de 30 dias de emissão.


  6. Preencha as informações da faixa a ser inutilizada.

    1. Informe o modelo NF-e ou NFC-e.
    2. Informe a série da faixa.

      Atenção! Na inutilização de Faixa para NF-e ou NFC-e, serão apresentadas apenas as séries correspondentes, ou seja, as séries cadastradas para o Ambiente e tipo de documento conforme especificadas nas configurações do ERP4ME .

    3. Informe o número inicial e final da série a ser inutilizada.

    4. Informe a justificativa para a inutilização.


  7. Clique em Enviar.

Dica! Caso tenha inutilizado uma faixa de numeração de nota muito alta, você poderá utilizar uma menor, desde que esta re almente não tenha sido utilizada na SEFAZ.

Enviar por E-mail

Para enviar a nota por e-mail, siga os passos:

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Movimento.
  3. Clique em Movimentos
  4. Clique em Compr as.
  5. Clique em   do movimento autorizado cujo envio será feito.
  6. Clique em Enviar por E-mail.

    Dica! Caso as configurações de e-mail não estejam preenchidas, um aviso será exibido alertando que essas configurações não estão informadas, e dará a você a opção de configurar.
    Por meio da opção Enviar por E-mail você pode reenviar por e-mail o DANFE junto com o XML de NF-e/NFC-e.

    • Sua empresa precisa estar vinculada no DF-e e nas Configurações de E-mail do ERP4ME a opção Envia danfe, localizada na aba E-mail precisa estar marcada para você poder utilizar esse recurso.
    • Esse recurso não funciona para empresas que emitem nota pela DLL (extensão).
  7. Informe o endereço de e-mail.

  8. Clique em Enviar.