A diferença entre criar um processo e inserir um parecer é que o processo deve ser criado para cada novo assunto abordado pelo cliente. Por exemplo, quando ele liga com duas dúvidas distintas, devem ser abertos dois processos, pois se tratam de assuntos diferentes. Inserir um parecer, portanto, é dar continuidade a um processo que está aguardando conclusão por algum motivo quando o assunto é o mesmo, mas são acrescentadas informações que visam resolver o assunto levantado pelo cliente. 

Dica:

Você também pode indicar o andamento do processo, conforme for executando a demanda. Apesar dessa ação não registrar propriamente como um parecer, você pode acompanhar todo o histórico do andamento do processo diretamente na tela principal do CRM Produção.

  1. Realize o filtro dos processos no CRM - Produção.
  2. Clique em Filtrar

  3. Acesse a aba Atendimento.

  4. Selecione o processo.
  5. Clique no menu Parecer

    Dica:

    Além desse recurso, para que você possa efetuar pareceres, o sistema também disponibiliza de um atalho para que você possa verificar e também dar o seu parecer na lista de atendimentos e contatos pendentes para o usuário filtrado. Para isso, basta acessar a tela de resultado e clicar em ">>Atendimentos pendentes<<" e/ou ">>Follow up de vendas pendentes<<", do quadro Processos.

  6. Descreva o que foi realizado no processo e outras informações que julgue importante.
  7. (Opcional) Além das opções já informadas no momento da criação do processo, utilize as funcionalidades da tela de inclusão de parecer, conforme a sua necessidade:

    CampoDescrição
    AgendamentosPermite realizar agendamentos para a pessoa atual, assim como consultar os agendamentos anteriores e excluídos. Nesta opção também é possível você consultar os Dias livres dos usuários selecionados para consulta, ou seja, os usuários que não possuam agendamentos no período selecionado.
    E-mail

    É utilizado no acesso rápido para envio de e-mails, sem precisar sair da aplicação. Ao confirmar o envio, o sistema copia o e-mail e cola diretamente em seu Parecer e também grava automaticamente em um parecer separado no processo.

    Além disso, o envio através da tela de parecer, permite que você utilize um Texto padrão para envio que será exibido conforme o Tipo de atendimento selecionado no Configurador Bimer/ Geral/ Atendimento/agendamento/ Tipos de atendimento/ Envio de e-mail.

    HistóricoPossibilita consultar tudo o que já foi tratado anteriormente no atendimento selecionado, inclusive os registros de atendimentos e/ou e-mails gerados automaticamente, caso haja.
    Editar parecer complementarEsta funcionalidade tem como objetivo servir apenas como um "bloco de notas" do processo, onde é permitido editar, alterar ou até mesmo excluir as informações contidas nesta tela, tais informações não são inseridas no parecer do processo.
    Anexos

    Possibilita carregar um arquivo a ser enviado junto ao processo.

    O limite desse arquivo (que pode chegar até 10MB), bem como a exibição dessa opção dependem da configuração Permite anexar arquivo, presente no cadastro do Tipo de atendimento selecionado.

    A concluir

    Ao clicar em A concluir, o seu parecer será gravado de forma temporária. Assim, você pode fazer outras coisas no sistema e quando quiser voltar a digitar o parecer de onde parou, basta clicar em Pareceres pendentes.

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  8. Clique em Ok

    Neste momento o sistema irá confirmar as informações inseridas e, dependendo da forma que esteja configurado o Workflow (ou Fluxo de Trabalho)*, será questionado qual será o próximo Centro de responsabilidade (CR) atual ou gerará uma nova decisão.

    *WorkFlow representa o caminho que um tipo de atendimento deve seguir conforme a sua situação atual, por exemplo, um atendimento de venda seguirá o percurso onde serão questionados os contatos obtidos com o cliente, se esses contatos foram bem-sucedidos e se a venda foi realizada ou não.

    (ideia) Saiba mais sobre como cadastrar um Workflow.