Os arquivos de retorno de cobrança são lotes de pagamento que os bancos fornecem às empresas em formato específico para que façam a conciliação bancária de boletos com ou sem registro. Para exemplificar como importar o Arquivo Retorno, veremos aqui a importação de Arquivo Retorno de liquidação através da rotina de Baixa automática.
Baixa automática por conta
- Clique em Baixa automática/ Uma conta, no menu Principal do Contas a pagar.
- Selecione o Empresa e a Conta onde será realizada a baixa.
Selecione o Layout e o caminho do Arquivo de Retorno enviado pelo banco.
Dica:
Normalmente o arquivo possui a extensão ".RET". As posições das variáveis do Arquivo de Retorno já devem estar previamente informadas na configuração da Criação dos registros.
Marque suas preferências de baixa, incluindo os campos:
Campo Descrição Gerar arquivo de Log Com os títulos identificados no arquivo
- Marcada (Recomendado): ao final da leitura do Arquivo Retorno o sistema exibe um log com todas as ocorrências encontradas referentes aos títulos identificados no arquivo.
- Desmarcada: não gera nenhum arquivo contendo os eventos realizados pelo sistema referente aos títulos identificados no Arquivo Retorno.
Com os títulos que apresentarem algum tipo de inconsistência, crítica ou erro - Marcada: ao final da leitura do Arquivo Retorno será gerado um arquivo de log registrando apenas os títulos que apresentarem algum tipo de inconsistência, crítica ou erro.
- Desmarcada: não gera nenhum arquivo contendo os eventos realizados pelo sistema referente aos títulos identificados no arquivo retorno mesmo em casos de inconsistência, crítica ou erro.
Integração bancária Aglutina movimento bancário - Marcada: esta opção será utilizada caso o sistema esteja configurado para integrar com o módulo Movimento bancário - Disponível, configurado no Configurador Bimer em Financeiro / Opções / Disponível. Desta forma, quando houver mais de um título sendo baixado na importação do Arquivo Retorno, o sistema criará um movimento bancário para cada grupo de títulos com a mesma data de vencimento no Disponível com a descrição informada no campo abaixo Nrº do documento.
- Desmarcada: o sistema criará um movimento bancário para cada título no módulo Movimento Bancário - Disponível.
Nrº do documento Esta informação será utilizada para identificação da baixa no módulo Movimento Bancário - Disponível.
Atenção:
Caso opte pela aglutinação e o número do documento não for informado neste campo, os títulos não serão aglutinados.
Clique em Ok.
Baixa automática com múltiplas contas
- Clique em Baixa automática/ Múltiplas contas, no menu Principal do Contas a pagar.
Selecione o Banco onde será realizada a baixa.
Selecione o Layout do arquivo retorno e o caminho desse Arquivo enviado pelo banco.
Dica:
Normalmente o arquivo possui a extensão ".RET". As posições das variáveis do Arquivo de Retorno já devem estar previamente informadas na configuração da Criação dos registros.
- Marque suas preferências de baixa, incluindo os campos:
Campo Descrição Gerar arquivo de Log Com os títulos identificados no arquivo
- Marcada (Recomendado): ao final da leitura do Arquivo Retorno o sistema exibe um log com todas as ocorrências encontradas referentes aos títulos identificados no arquivo.
- Desmarcada: não gera nenhum arquivo contendo os eventos realizados pelo sistema referente aos títulos identificados no Arquivo Retorno.
Com os títulos que apresentarem algum tipo de inconsistência, crítica ou erro - Marcada: ao final da leitura do Arquivo Retorno será gerado um arquivo de log registrando apenas os títulos que apresentarem algum tipo de inconsistência, crítica ou erro.
- Desmarcada: não gera nenhum arquivo contendo os eventos realizados pelo sistema referente aos títulos identificados no arquivo retorno mesmo em casos de inconsistência, crítica ou erro.
Integração bancária Aglutina movimento bancário - Marcada: esta opção será utilizada caso o sistema esteja configurado para integrar com o módulo Movimento bancário - Disponível, configurado no Configurador Bimer em Financeiro / Opções / Disponível. Desta forma, quando houver mais de um título sendo baixado na importação do Arquivo Retorno, o sistema criará um movimento bancário para cada grupo de títulos com a mesma data de vencimento no Disponível com a descrição informada no campo abaixo Nrº do documento.
- Desmarcada: o sistema criará um movimento bancário para cada título no módulo Movimento Bancário - Disponível.
Nrº do documento Esta informação será utilizada para identificação da baixa no módulo Movimento Bancário - Disponível.
Atenção:
Caso opte pela aglutinação e o número do documento não for informado neste campo, os títulos não serão aglutinados.
Clique em Ok.