Os arquivos de retorno de cobrança são lotes de pagamento que os bancos fornecem às empresas em formato específico para que façam a conciliação bancária de boletos com ou sem registro. Para exemplificar como importar o Arquivo Retorno, veremos aqui a importação de Arquivo Retorno de liquidação através da rotina de Baixa automática.


Baixa automática por conta


  1. Clique em Baixa automática/ Uma conta, no menu Principal do Contas a pagar.
  2. Selecione o Empresa e a Conta onde será realizada a baixa.
  3. Selecione o Layout e o caminho do Arquivo de Retorno enviado pelo banco.

    Dica:

    Normalmente o arquivo possui a extensão ".RET". As posições das variáveis do Arquivo de Retorno já devem estar previamente informadas na configuração da Criação dos registros.

  4. Marque suas preferências de baixa, incluindo os campos:

    CampoDescrição
    Gerar arquivo de Log

    Com os títulos identificados no arquivo

    • Marcada (Recomendado): ao final da leitura do Arquivo Retorno o sistema exibe um log com todas as ocorrências encontradas referentes aos títulos identificados no arquivo.
    • Desmarcada: não gera nenhum arquivo contendo os eventos realizados pelo sistema referente aos títulos identificados no Arquivo Retorno.
    Com os títulos que apresentarem algum tipo de inconsistência, crítica ou erro
    • Marcada: ao final da leitura do Arquivo Retorno será gerado um arquivo de log registrando apenas os títulos que apresentarem algum tipo de inconsistência, crítica ou erro.
    • Desmarcada: não gera nenhum arquivo contendo os eventos realizados pelo sistema referente aos títulos identificados no arquivo retorno mesmo em casos de inconsistência, crítica ou erro.
    Integração bancáriaAglutina movimento bancário
    • Marcada: esta opção será utilizada caso o sistema esteja configurado para integrar com o módulo Movimento bancário - Disponível, configurado no Configurador Bimer em Financeiro / Opções / Disponível. Desta forma, quando houver mais de um título sendo baixado na importação do Arquivo Retorno, o sistema criará um movimento bancário para cada grupo de títulos com a mesma data de vencimento no Disponível com a descrição informada no campo abaixo Nrº do documento.
    • Desmarcada: o sistema criará um movimento bancário para cada título no módulo Movimento Bancário - Disponível.
    Nrº do documento

    Esta informação será utilizada para identificação da baixa no módulo Movimento Bancário - Disponível.

    Atenção:

    Caso opte pela aglutinação e o número do documento não for informado neste campo, os títulos não serão aglutinados.

  5. Clique em Ok.





Baixa automática com múltiplas contas


  1. Clique em Baixa automática/ Múltiplas contas, no menu Principal do Contas a pagar.
  2. Selecione o Banco onde será realizada a baixa.

    • Ao executar a rotina, o sistema irá realizar a importação de arquivo retorno para múltiplas contas.
    A conta bancária será resgatada a partir da informação existente no Header de Lote, sendo necessário que na montagem de layout seja informado o layout de Header do lote. Para isso, será necessário a existência da variável "NR_CONTA_COMPENS" dentro do layout de Header do lote.
    O sistema obrigará a existência da variável "NR_SEQ_LOTE" tanto no layout de Header do lote, quanto no layout Detail, pois esta variável será utilizada para vincular o registro do Header do lote aos registros do detail.
    A partir do vínculo entre Header do lote e o detail será preenchida a conta bancária existente no registro do arquivo e consequentemente, o sistema irá realizar a baixa para aquela conta bancária, agrupando os lotes de baixa por empresa.
    A informação da variável "DAC_NR_CONTA_COMPENS", utilizada na rotina de arquivo retorno, preencherá o campo de número da conta bancária com DV (dígito de verificação). Desta forma, o sistema realiza a consulta da conta bancária cadastrada no Bimer por dois campos, do campo referente a variável "NR_CONTA_COMPENS" e do novo campo que será composto pela composição da variável "NR_CONTA_COMPENS" + "-" + "DAC_NR_CONTA_COMPENS" (Exemplo: xxxxx-x)

  3. Selecione o Layout do arquivo retorno e o caminho desse Arquivo enviado pelo banco.

    Dica:

    Normalmente o arquivo possui a extensão ".RET". As posições das variáveis do Arquivo de Retorno já devem estar previamente informadas na configuração da Criação dos registros.

  4. Marque suas preferências de baixa, incluindo os campos:
    CampoDescrição
    Gerar arquivo de Log

    Com os títulos identificados no arquivo

    • Marcada (Recomendado): ao final da leitura do Arquivo Retorno o sistema exibe um log com todas as ocorrências encontradas referentes aos títulos identificados no arquivo.
    • Desmarcada: não gera nenhum arquivo contendo os eventos realizados pelo sistema referente aos títulos identificados no Arquivo Retorno.
    Com os títulos que apresentarem algum tipo de inconsistência, crítica ou erro
    • Marcada: ao final da leitura do Arquivo Retorno será gerado um arquivo de log registrando apenas os títulos que apresentarem algum tipo de inconsistência, crítica ou erro.
    • Desmarcada: não gera nenhum arquivo contendo os eventos realizados pelo sistema referente aos títulos identificados no arquivo retorno mesmo em casos de inconsistência, crítica ou erro.
    Integração bancáriaAglutina movimento bancário
    • Marcada: esta opção será utilizada caso o sistema esteja configurado para integrar com o módulo Movimento bancário - Disponível, configurado no Configurador Bimer em Financeiro / Opções / Disponível. Desta forma, quando houver mais de um título sendo baixado na importação do Arquivo Retorno, o sistema criará um movimento bancário para cada grupo de títulos com a mesma data de vencimento no Disponível com a descrição informada no campo abaixo Nrº do documento.
    • Desmarcada: o sistema criará um movimento bancário para cada título no módulo Movimento Bancário - Disponível.
    Nrº do documento

    Esta informação será utilizada para identificação da baixa no módulo Movimento Bancário - Disponível.

    Atenção:

    Caso opte pela aglutinação e o número do documento não for informado neste campo, os títulos não serão aglutinados.


  5. Clique em Ok.